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Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!



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622 Comentários

O meu filho está num país do Espaço Económico Europeu onde irá permanecer cerca de 7 meses até finalizar o curso. Acontece que recebeu a seguinte mensagem: 

 

Acabei de aceder à minha área pessoal onde tenho acesso aos consumos dos 4 telemóveis associados à minha conta e os consumos dele são estes:

 

 

Estamos no dia 29/02/2024 e tal como indicado no meu perfil a mensalidade renova dia 01-03-2024, sendo que os consumos não me parecem nada exagerados, nem tão pouco estão perto dos limites, qual o motivo da mensagem sendo que ainda estão 5,4 GB por utilizar? 

A politica de utilização responsável pressupõe que o valor atribuído para Internet Roaming UE não seja excedido, assim como o valor atribuído para minutos/SMS.

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É exatamente como a sms refere. Poderá ter mais encargos derivado ao tempo que se encontra em roaming, é mesmo assim.

É exatamente como a sms refere. Poderá ter mais encargos derivado ao tempo que se encontra em roaming, é mesmo assim.

Que poderei ter mais encargos já entendi através da mensagem, mas como são definidos esses encargos? Afirma que é da quantidade de tempo em que o cliente se encontra em roaming, isso não fará sentido se tivermos em consideração que disponho de 6GB mensais e apenas utilizei 5,4GB.

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Percebo e acompanho as suas críticas, o extra deveria ser no tarifário e não em cima do tarifário. Uma política abusiva e que deveria ser proibida. São estas coisas que a esquerda política nos dá, pagar, pagar e pagar.

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É exatamente como a sms refere. Poderá ter mais encargos derivado ao tempo que se encontra em roaming, é mesmo assim.

Que poderei ter mais encargos já entendi através da mensagem, mas como são definidos esses encargos? Afirma que é da quantidade de tempo em que o cliente se encontra em roaming, isso não fará sentido se tivermos em consideração que disponho de 6GB mensais e apenas utilizei 5,4GB.

A mensagem começa a aparecer se estiver maioritariamente mais tempo em roaming do que em portugal. Num espaço de 7 meses é normal que a mensagem apareça

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Bom dia a todos,

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização.

@PaCo2020 a comunidade deu uma boa ajuda. Quando há uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, aplicar-se-á medidas para que o comportamento seja alterado, devido, sim, à politica de utilização responsável. Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Por favor, partilhe connosco caso surjam mais temas. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Bom dia a todos,

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização.

@PaCo2020 a comunidade deu uma boa ajuda. Quando há uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, aplicar-se-á medidas para que o comportamento seja alterado, devido, sim, à politica de utilização responsável. Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Por favor, partilhe connosco caso surjam mais temas. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Peço desculpa pela insistência, mas há algo que continuo sem entender no que respeita à “politica de utilização responsável”…

Então se por qualquer motivo, seja ele profissional ou académico, o cliente tiver de passar algum tempo fora do país e esta situação se coloca, então porque é que existe na área pessoal um plafond referente a “roaming”?

Após exceder o valor de 6GB mensais atribuído ao pacote que pago mensalmente, até aceito que se fale em “politica responsável” e obviamente entendo a cobrança de um eventual valor adicional, agora se estou longe de atingir o plafons atribuídos pela NOS para ROAMING não compreendo os avisos para uma eventual cobrança. Então os 6GB de roaming são para utilizar onde??

Alguém me pode explicar isto detalhadamente, uma vez que ao contrário do escrito anteriormente não estou esclarecido, assim como não fiquei ao ler este tópico?

Se vier a ser cobrado qualquer valor extra em relação ao valor da mensalidade com plafond de roaming por utilizar, será obviamente uma COBRANÇA ABUSIVA!

Obrigado.

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Boa noite @PaCo2020
A politica de utilização responsável tem que ver com o consumo maioritário do serviço no estrangeiro. Assim, e por conseguinte, quando há uma utilização no estrangeiro superior, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido. 

Deste modo, a sobretaxa não tem que ver com o plafond a que se refere e que está visível na App NOS ou Área de Cliente. 

Adicionalmente, e conforme indicado, a NOS cumpre na integra a legislação Portuguesa como, também, as diretivas imanadas tanto da União Europeia como do Regulador e, por isso, a Politica de Utilização responsável, tem como base o Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Obrigado

Boa noite @PaCo2020
A politica de utilização responsável tem que ver com o consumo maioritário do serviço no estrangeiro. Assim, e por conseguinte, quando há uma utilização no estrangeiro superior, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido. 

Deste modo, a sobretaxa não tem que ver com o plafond a que se refere e que está visível na App NOS ou Área de Cliente. 

Adicionalmente, e conforme indicado, a NOS cumpre na integra a legislação Portuguesa como, também, as diretivas imanadas tanto da União Europeia como do Regulador e, por isso, a Politica de Utilização responsável, tem como base o Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Obrigado

Desde já agradeço a rápida resposta e as informações prestadas, mas subsiste parte da dúvida inicial, se a sobretaxa não tem que ver com o plafond que está visível na App NOS ou Área de Cliente, então para que serve ou como pode ser utilizado esse plafond de roaming?

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Em relação à questão sobre o plafond de Roaming, ele não é um plafond adicional ao Nacional, @PaCo2020

Atualmente a politica de utilização responsável é feita com base na informação que demos acima. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado, 

Em relação à questão sobre o plafond de Roaming, ele não é um plafond adicional ao Nacional, @PaCo2020

Atualmente a politica de utilização responsável é feita com base na informação que demos acima. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado, 

@Mário P. Subsiste a dúvida inicial, se a sobretaxa não tem que ver com o plafond que está visível na App NOS ou Área de Cliente, então para que serve este plafond ou como pode/deve ser utilizado roaming?

 

A “Politica de Utilização Responsável” não define um limite temporal durante o qual o consumidor pode efetuar chamadas em roaming sem custos, pelo que os operadores terão de proceder à observação dos indicadores de presença e de consumo cumulativamente durante um período mínimo de quatro meses. Deverão ainda mencionar nos contratos por serviço o indicador de consumo de referência e a duração mínima do período de observação. Antes de aplicar qualquer sobretaxa, terão de contactar o cliente e alertá-lo para a situação abusiva ou anormal de consumo, caso esse ultrapasse o período normal de viagem. O cliente terá 14 dias, a contar desse aviso para restabelecer a sua presença ou consumo maioritariamente no seu país de residência, caso contrário o operador poderá aplicar uma sobretaxa sobre as comunicações efetuadas em roaming. Em qualquer caso, o operador deixa de aplicar a sobretaxa assim que o cliente regressar ao país de residência habitual e deixar de utilizar de forma abusiva ou anómala os serviços regulamentados de itinerância.

 

Tal como um membro do fórum mencionou atrás, “o extra deveria ser no tarifário e não em cima do tarifário. Uma política abusiva e que deveria ser proibida.”

 

 

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Boa noite @PaCo2020

As regras conforme indicado, são

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido. 

Ou seja, os 50% é consoante a utilização se fizer 100 comunicações e for para o estrangeiro, e e fizer 55 é mais de 50% aplicando-se assim a sobretaxa. 

Encontra esta informação nas cláusulas gerais contratuais como, também, nas especificas do serviço, pode consultar no nosso site em nos.pt

Alertamos, também, que a qualquer alteração às condições que existam todos os clientes são notificados das mesmas, por escrito, na fatura com pelo menos 30 dias de antecedência em conformidade com legislação portuguesa. 

Obrigado

Boa noite @PaCo2020

As regras conforme indicado, são

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido. 

Ou seja, os 50% é consoante a utilização se fizer 100 comunicações e for para o estrangeiro, e e fizer 55 é mais de 50% aplicando-se assim a sobretaxa. 

Encontra esta informação nas cláusulas gerais contratuais como, também, nas especificas do serviço, pode consultar no nosso site em nos.pt

Alertamos, também, que a qualquer alteração às condições que existam todos os clientes são notificados das mesmas, por escrito, na fatura com pelo menos 30 dias de antecedência em conformidade com legislação portuguesa. 

Obrigado

 

Caro @Mário P. agradeço uma vez mais as informações prestadas, mas esclareça-me o seguinte, se a sobretaxa não tem que ver com o plafond que está visível na App NOS ou Área de Cliente, então para que serve este plafond?

Uma vez que a situação se irá manter por mais 6 meses, as chamadas efetuadas de Portugal para o cliente NOS que permanece no país da EEE não são incluídas na “politica de utilização responsável “, ou seja não serão taxadas, correto?

O regulamento que prevê o fim do roaming para comunicações feitas quando o consumidor viaja, não define um limite temporal durante o qual o consumidor pode efetuar chamadas em roaming sem custos, pelo que os operadores terão de proceder à observação dos indicadores de presença e de consumo cumulativamente durante um período mínimo de quatro meses, confirma que uma eventual sobretaxa só pode ser aplicada passados 4 meses de permanência total num país da EEE?

O Regulamento (UE) n.º 2017/920 de 17 de maio de 2017, que altera o Regulamento (UE) n.º 531/2012, prevê que os prestadores de serviços de roaming podem pedir às autoridades reguladoras nacionais (ARN) para aplicar uma sobretaxa a fim de assegurar a sustentabilidade do modelo de tarifação a nível doméstico. Os pedidos de autorização para aplicar essa eventual sobretaxa são avaliados pelas autoridades reguladoras nacionais (no nosso caso a ANACOM) com base nos dados relativos aos volumes reais dos serviços regulamentados de itinerância de retalho prestados pelo requerente, as projeções do volume de serviços durante um período de 12 meses com início após 15 de Junho de 2017.

Em Portugal, a NOS pediu à ANACOM autorização para aplicação de uma sobretaxa aos serviços de roaming?

Cumprimentos

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O plafond serve para o gastar quando está fora de portugal. Daí o nome plafond roaming.

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@PaCo2020, a aplicação da sobretaxa, conforme já indicado, está previsto no Regulamento da União Europeia. 

Obrigado

O plafond serve para o gastar quando está fora de portugal. Daí o nome plafond roaming.

Obviamente, mas a questão é que se estou fora de Portugal e ainda tenho plafond não deveria ser taxado, apenas isso.

@PaCo2020, a aplicação da sobretaxa, conforme já indicado, está previsto no Regulamento da União Europeia. 

Obrigado

Isso já está explicito nas suas respostas anteriores, mas acabou por não responder a nenhuma das 3 questões que coloquei anteriormente.

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A partir do momento que é algo permitido pela União Europeia, a ANACOM nada tem que ver com isso. 

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@PaCo2020, se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. 
Já esclarecemos quanto: 

  • ao funcionamento da aplicação da sobretaxa da Politica de Utilização Responsável;
  • à legitimidade de aplicar a Politica de Utilização Responsável;
  • e que independentemente de ter tráfego disponível, se tiver um consumo superior de 50% do seu tarifário no estrangeiro, face a utilização em território nacional é aplicada a sobretaxa ; 

Lamentamos que a resposta não vá de encontro com as suas expectativas. 

Desejamos-lhe um excelente fim-de-semana. 
Obrigado

Hi I purchased kanguru xl postpaid on specific condition that it will work in Europe. I have just gotten to Spain and it is not working at all. I have been roaming with Australian simcard for a while so all settings work perfectly fine.  need urgent solution. I am unavailable to call nos or visit as I am not in portugal and have no roaming to call. What to do? 

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Hello @Viktoriya Nikitina,

Thank you for reaching out to us. We’re sorry to ear about this situation.

The mobile internet plans do not contemplate roaming access. You can see this information in the NOS Website.

Thank you

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Crachá +6

Boa tarde a todos, 

O Roaming Permanente é a aplicação de uma sobretaxa de roaming cujo o consumo em roaming e presença no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido sejam superiores ( >50%) a Portugal, nos últimos 4 meses.

No entanto, o Serviço de Exclusão de Roamers Permanente é uma alternativa para aqueles que pretendem ser excluídos da sobretaxa de roaming permanente e que lhes permite utilizar o seu tarifário base, sem sobretaxas, no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido.

Caso tenham alguma questão, falem connosco. 
Obrigado,

Reputação 7

Boa tarde a todos, 

O Roaming Permanente é a aplicação de uma sobretaxa de roaming cujo o consumo em roaming e presença no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido sejam superiores ( >50%) a Portugal, nos últimos 4 meses.

No entanto, o Serviço de Exclusão de Roamers Permanente é uma alternativa para aqueles que pretendem ser excluídos da sobretaxa de roaming permanente e que lhes permite utilizar o seu tarifário base, sem sobretaxas, no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido.

Caso tenham alguma questão, falem connosco. 
Obrigado,

 

Boa noite @Mário P.,

Agradecia mais informação sobre o serviço, uma vez que não o encontro no site da NOS.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +2

 

Reputação 7

 

Boa noite @Olaf,

Obrigado pela ajuda a esclarecer 😊

 

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