Skip to main content
Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
47% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

275 Comentários

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 8 de março de 2025

Entretanto em França, a semelhança de Espanha, com o último update todos os operadores já permitem RCS no iPhone no último beta do iOS 18.4.

por cá? Nada….

https://www.reddit.com/r/UniversalProfile/s/icOVlMPEio

Jorge C
Super User
  • 8038 comentários
  • 8 de março de 2025

Boa noite ​@RuiMJ

Sugiro-lhe a leitura deste site. 

Ative os chats RCS na app Mensagens | Google 

Obrigado. 

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 8 de março de 2025
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@RuiMJ

Obrigado. 

a conversa é sobre o RCS no iPhone.

RCS em android é suportado pelo Google e não pelos operadores.

Jorge C
Super User
  • 8038 comentários
  • 8 de março de 2025
RuiMJ escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@RuiMJ

Obrigado. 

Exatamente é apenas mais uma das vantagens do Android 😉 

Obrigado.

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 8 de março de 2025
Jorge C escreveu:
RuiMJ escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@RuiMJ

Obrigado. 

Obrigado.

A questão não está na preferência de android ou iPhone, como é óbvio, mas sim no operador suportar o standard.

o android tem rcs suportado pela Google para combater o iMessage que existe há muito mais tempo.

sendo o RCS um standard suportado pelo iPhone atualmente, apenas nos falta que os operadores o permitam em Portugal, a semelhança do que já acontece noutros países.

Jorge C
Super User
  • 8038 comentários
  • 8 de março de 2025
RuiMJ escreveu:
Jorge C escreveu:
RuiMJ escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@RuiMJ

Obrigado. 

Obrigado.

A questão não está na preferência de android ou iPhone, como é óbvio, mas sim no operador suportar o standard.

o android tem rcs suportado pela Google para combater o iMessage que existe há muito mais tempo.

sendo o RCS um standard suportado pelo iPhone atualmente, apenas nos falta que os operadores o permitam em Portugal, a semelhança do que já acontece noutros países.

Como é óbvio tem de esperar que a NOS disponibilize. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 8 de março de 2025
Jorge C escreveu:
RuiMJ escreveu:
Jorge C escreveu:
RuiMJ escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@RuiMJ

Obrigado. 

Obrigado.

Como é óbvio tem de esperar que a NOS disponibilize. 

Obrigado.

Como é óbvio. É sobre isto que este tópico fala. Da inação da NOS num tópico tão relevante para tanta gente, e o grande atraso em relação a todos os outros países tanto europeus como do resto do mundo.

Jorge C
Super User
  • 8038 comentários
  • 8 de março de 2025

Poderá ser relevante para alguns mas as mensagens RCS entre um iPhone e um dispositivo Android não são encriptadas ponta a ponta. 

Embora a aplicação Mensagens da Google suporte E2EE para conversas entre utilizadores Android, a Apple não irá estender a encriptação do iMessage ao RCS. 

Dessa forma, as mensagens RCS enviadas entre um iPhone e um Android estarão encriptadas em trânsito (via TLS), mas não ponta a ponta.

Obrigado.

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 8 de março de 2025
Jorge C escreveu:

Poderá ser relevante para alguns mas as mensagens RCS entre um iPhone e um dispositivo Android não são encriptadas ponta a ponta. 

Embora a aplicação Mensagens da Google suporte E2EE para conversas entre utilizadores Android, a Apple não irá estender a encriptação do iMessage ao RCS. 

Dessa forma, as mensagens RCS enviadas entre um iPhone e um Android estarão encriptadas em trânsito (via TLS), mas não ponta a ponta.

Obrigado.

Vai ter encriptacao sim ainda este ano. O standard rcs não tem encriptacao mas  foi confirmado que a versão do UP após a 2.7 (versão atual), vai ter encriptacao, que será ainda este ano.

Pessoalmente creio que acontecerá em setembro com o iOS 19, em que a Apple passará do UP 2.4 que usa atualmente para a nova versão com encriptacao (chamo-lhe UP 2.8 mas não há ainda versao).

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 10 de março de 2025

Vodafone Portugal confirma estar prestes a lançar RCS no iPhone.

NOS, já conseguem dar alguma previsão de quando podemos usar a funcionalidade?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 10 de março de 2025

Boa tarde, ​@RuiMJ 

Não temos informação adicionais que possamos partilhar. 

Obrigado, 

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 10 de março de 2025

Boa noite ​@Mário P. 

Seria possível dar uma resposta mais detalhada do ponto de vista técnico, por favor? Como referi e demonstrei há umas páginas atrás, é apenas necessário indicar o servidor da Jibe. É um trabalho de 5 minutos, não mais…

Vão mesmo perder o estatuto de pioneiros neste campo, quando podem mais uma vez ultrapassar a concorrência e serem os primeiros? Acho que não vale a pena por uma coisa tão simples, pois não? :)

Gostaria de obter uma resposta do lado da engenharia, se fosse possível. Algo como “estamos a trabalhar nisso, aguardem só mais um bocado”, nada que comprometa a informação confidencial, claro.

Penso que não estou a pedir nada demais, apenas uma breve transparência.

Muito obrigado desde já,
Rúben Garrido

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 10 de março de 2025

Boa tarde, ​@RGarrido03

Não temos nenhuma informação adicional que possamos partilhar. O assunto encontra-se endereçado e em acompanhamento. 

Assim que existam novidades, partilharemos, aqui. 

Obrigado, 

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 11 de março de 2025
Mário P. escreveu:

Boa tarde, ​@RGarrido03

Não temos nenhuma informação adicional que possamos partilhar. O assunto encontra-se endereçado e em acompanhamento. 

Assim que existam novidades, partilharemos, aqui. 

Obrigado, 

Boa tarde ​@Mário P. 

Peço desde já desculpa pela insistência, sei que vocês no fundo apenas dão a cara e têm de nos aturar, e não têm poder de decisão internamente.

Mas seria possível tentar obter uma resposta um bocadinho menos genérica, por favor? Penso que nós, clientes, apenas queremos saber em que estado é que isto vai.

Agradeço imenso a atenção.
Rúben Garrido

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 20 de março de 2025

Fazendo minhas as palavras do Rúben, há alguma previsão para a NOS implementar o RCS no iPhone?

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 177 comentários
  • 20 de março de 2025

Para os interessados no tema, mais uma novidade relativamente ao RCS: https://pplware.sapo.pt/apple/mensagens-rcs-vao-ser-mais-seguras-e-a-apple-vai-garantir-esta-nova-capacidade/

Só espero que NOS, MEO e Vodafone sigam os passos da DIGI porque uma operadora tão recente e já disponibiliza o RCS (incluindo os iPhones)

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 20 de março de 2025
Tiago Ferreira escreveu:

Para os interessados no tema, mais uma novidade relativamente ao RCS: https://pplware.sapo.pt/apple/mensagens-rcs-vao-ser-mais-seguras-e-a-apple-vai-garantir-esta-nova-capacidade/

Só espero que NOS, MEO e Vodafone sigam os passos da DIGI porque uma operadora tão recente e já disponibiliza o RCS (incluindo os iPhones)

A DIGI não tem ainda no iPhone em Portugal, embora tenham confirmado por escrito estarem a trabalhar para disponibilizar a feature em breve.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 177 comentários
  • 20 de março de 2025
RuiMJ escreveu:
Tiago Ferreira escreveu:

A DIGI não tem ainda no iPhone em Portugal, embora tenham confirmado por escrito estarem a trabalhar para disponibilizar a feature em breve.

A informação passada pela DIGI contradiz os seus argumentos:

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 20 de março de 2025
Tiago Ferreira escreveu:
RuiMJ escreveu:
Tiago Ferreira escreveu:

A informação passada pela DIGI contradiz os seus argumentos:

A DIGI vai ver ao Google como ativar e depois faz copy paste. Enfim. Pergunta a quem tem iPhone e vais ver a resposta. Redes sociais nunca são fonte de verdade em lado nenhum. 

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 177 comentários
  • 20 de março de 2025
RuiMJ escreveu:

A DIGI vai ver ao Google como ativar e depois faz copy paste. Enfim. Pergunta a quem tem iPhone e vais ver a resposta. Redes sociais nunca são fonte de verdade em lado nenhum. 

Então sinceramente não sei o que vens aqui fazer a pedir esclarecimentos sobre RCS, porque se as operadoras estão nas redes sociais e a fonte vinda das redes sociais não é verdade em lado nenhum (palavras tuas), então achas que um fórum vai ter acesso a informações mais verídicas? Loooooooll, não me faças rir

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 20 de março de 2025
Tiago Ferreira escreveu:
RuiMJ escreveu:

Então sinceramente não sei o que vens aqui fazer a pedir esclarecimentos sobre RCS, porque se as operadoras estão nas redes sociais e a fonte vinda das redes sociais não é verdade em lado nenhum (palavras tuas), então achas que um fórum vai ter acesso a informações mais verídicas? Loooooooll, não me faças rir

A Digi não tem RCS no iPhone, basta ir ver os carrier bundles do iOS. É factual. Posso apontar o dedo à NOS em muitas coisas, mas também sei reconhecer que não estão atrás da Digi, muito pelo contrário.

Daí eu dizer tantas vezes que estão ainda a tempo de serem os primeiros em Portugal, ainda para mais com uma alteração que envolve um par de linhas de código e 5 minutos de trabalho. Mas vamos combater a desinformação, e todos sabemos que nem sempre o que se diz se pode escrever, sobretudo através de canais de redes sociais. Nenhuma operadora em Portugal tem ainda RCS

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 20 de março de 2025
Tiago Ferreira escreveu:
RuiMJ escreveu:

Amigo esse screenshot é meu. Fui eu que o pus no zwame e estás a usá-lo. O fim da conversa foi que eles não entendem sequer o que é o RCS e confundem-no com iMessage. No final explicaram que ainda não tem rcs mas que estão a trabalhar para o disponibilizar no futuro.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 177 comentários
  • 20 de março de 2025
RuiMJ escreveu:

Amigo esse screenshot é meu. Fui eu que o pus no zwame e estás a usá-lo. O fim da conversa foi que eles não entendem sequer o que é o RCS e confundem-no com iMessage. No final explicaram que ainda não tem rcs mas que estão a trabalhar para o disponibilizar no futuro.

Se é teu ou de outra pessoa qualquer, pouco me importa, até porque eu posso dizer que sou o dono do mundo e só acredita quem quer, no entanto não é isso que está aqui em questão. A única coisa que não deves dizer é que tudo o que é digo pelas redes sociais não é credível, porque isso colocas em causa as pessoas que estão a trabalhar e a monitorizar as páginas das redes sociais das operadoras, até porque caso não saibas, quem está monitorizar as páginas das redes sociais das operadoras, tem os mesmos meios de informação que quem monitoriza os fóruns. O que o fórum da NOS faz aqui é transmitir informação que se encontra ao seu dispor, e quando tentam ajudar, eles apenas fazem o encaminhamento para quem possa resolver, portanto o mesmo é possível fazer nas redes sociais.

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 20 de março de 2025
Tiago Ferreira escreveu:
RuiMJ escreveu:

Se é teu ou de outra pessoa qualquer, pouco me importa, até porque eu posso dizer que sou o dono do mundo e só acredita quem quer, no entanto não é isso que está aqui em questão. A única coisa que não deves dizer é que tudo o que é digo pelas redes sociais não é credível, porque isso colocas em causa as pessoas que estão a trabalhar e a monitorizar as páginas das redes sociais das operadoras, até porque caso não saibas, quem está monitoriza as páginas das redes sociais, tem os mesmos meios de informação e não tem nem mais nem menos relevância. O que o fórum da NOS faz aqui é transmitir informação que se encontra ao seu dispor, e quando tentam ajudar, eles apenas fazem o encaminhamento para quem possa resolver, portanto mesmo é possível fazer nas redes sociais.

Mais uma vez: a DIGI no instagram foi ao Google fazer uma pesquisa genérica e fez copy paste e nem sequer sabem o que é o RCS. A conversa foi ridícula. Ao menos aqui no fórum NOS aparentemente reportaram internamente a quem sabe, e estamos a aguardar.

anyway, I rest my case. So pra ficar esclarecido que não há rcs na DIGI.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 177 comentários
  • 20 de março de 2025
RuiMJ escreveu:

Mais uma vez: a DIGI no instagram foi ao Google fazer uma pesquisa genérica e fez copy paste e nem sequer sabem o que é o RCS. A conversa foi ridícula. Ao menos aqui no fórum NOS aparentemente reportaram internamente a quem sabe, e estamos a aguardar.

anyway, I rest my case. So pra ficar esclarecido que não há rcs na DIGI.

A ver vamos, não tenho muita fé que isso fique disponível ainda no iOS 18. Eu estou à espera que a NOS resolva um problema na rede com o serviço de chamada de espera desde 2021 que tenho vindo a reportar e mais clientes já confirmaram que realmente não é possível desativar/ativar o serviço de chamada de espera nos iPhones e em Android funciona perfeitamente e até hoje a NOS ainda está analisar a questão.

E aqui no fórum a resposta também é a mesma, que estão acompanhar o problema, portanto não esperes para tão cedo a disponibilidade do RCS nos iPhones.

Comentário