Skip to main content
Header
Respondido

Apps que nào funcionam através da ligação Wi Fi

Bom Dia, 

Tenho um Samsung A55 e algumas Apps (Publico, Expresso, Unibanco, p.ex) deixaram de funcionar quando me ligo através da rede wifi. Quando ne ligo através da rede de dados funcionam normalmente.

Em anterior contacto com o Apoio Tecnico e mesmo com a consulta ao vosso servico Tecnico especializado pago de apoio, o assunto não ficou resolvido, mesmo com resets e alteração de parãmetros.... Depois aconteceu o Apagão em abril e quando os sistemas voltaram tudo estva a funcionar. 

No fim de semana passado estava tudo bem. Entretanto a situação voltou a acontecer.

Como se resolve ?

Cumprimentos 

CcB

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos o seu testemunho.

Por norma, quando o site ou aplicação não suporta IPV6 a ligação deveria ocorrer automaticamente em IPV4, contudo, em alguns casos tal não acontece e o servidor de destino continua sem aceitar a ligação IPV4 existindo IPV6 disponível.

Este tema já é do conhecimento das equipas NOS.

Obrigado

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

13 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12576 comentários
  • 7 de junho de 2025

Assumo que tenha experimentado com outro equipamento e acontece o mesmo certo?

Se for o caso tem 2 coisas a fazer a meu ver:

1º, reset de fábrica ao router ( pega em algo pontiagudo, os routers têm um orificio de reset na parte de trás ou lateral )

2º, quando toda a gente for dormir, desligue o router da corrente e deixe desligado a noite toda. É provavel que a mudança de ip resolva a situação

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de junho de 2025

MuitoObrigado. Mas após o reset de fábrica não será necessário parametrizar o router ?  Cumprimentos 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12576 comentários
  • 7 de junho de 2025

Se fez alterações como por exemplo mudar nome wifi ou password sim, tem de configurar novamente

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de junho de 2025

Ok. Obrigado. Vou tentar. CcB

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31330 comentários
  • 7 de junho de 2025

Boa tarde, ​@Soltroia 

O ​@Guimas deu uma boa ajuda sobre este tema.

Ficamos a aguardar o seu feedback após as ações sugeridas.

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 27 de junho de 2025

Obrigado. O que resolveu o.problema foi a desactivação do IPV6..…

O que não me parece correcto é que o Serviço de Apoio a Cliente, no mês passado, me tenha encaminhado para uma Linha espcifica de apoio técnico, que não resolveu o.problema, tendo eu sido facturado em cerca de 14 € por esse apoio que  não teve qualquer resultado.

Cumprimentos 

Jorge C
Super User
  • 8980 comentários
  • 27 de junho de 2025

Bom dia ​@Soltroia

A PCMedic empresa parceira da NOS, devolve os custos caso comprove que é um problema da NOS. 

Creio que a questão do IPv6 é o caso. 

Aguarde a intervenção dos gestores da comunidade. 

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31734 comentários
  • 27 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha ​@Soltroia. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

CP001
  • 1549 comentários
  • 27 de junho de 2025

Boa tarde,

Fico bastante preocupado com esta situação, porque impede o uso normal do serviço e se arrasta há muito tempo. Achava que já estava resolvida:

Por aqui tomei uma medida drástica. Pedi para desativar o IPv6 e NOS devia fazer o mesmo com todos os clientes afetados por este problema ou mesmo desativar o IPv6 para todos até que a situação se resolvesse. Bem sei da escassez que há de endereços IPv4 mas isto é muito mau. É preferível tirar mesmo o IPv6

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31734 comentários
  • Resposta
  • 27 de junho de 2025

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos o seu testemunho.

Por norma, quando o site ou aplicação não suporta IPV6 a ligação deveria ocorrer automaticamente em IPV4, contudo, em alguns casos tal não acontece e o servidor de destino continua sem aceitar a ligação IPV4 existindo IPV6 disponível.

Este tema já é do conhecimento das equipas NOS.

Obrigado

CP001
  • 1549 comentários
  • 27 de junho de 2025

@João H. muito bem, é do conhecimento. E vão resolver? É que noutros operadores em Portugal com IPv6 isto não acontece e no caso da NOS já vamos com mais de um ano com estas situações.

Se fosse eu desativava o IPv6 em todos os routers até estar tudo funcional.

Jorge C
Super User
  • 8980 comentários
  • 27 de junho de 2025

Boa tarde ​@CP001

Como é do conhecimento geral, a NOS atribuiu IPv6 durante anos aos clientes.

Curiosamente, só quando começaram a surgir relatos constantes de problemas — sobretudo em dispositivos por Wi-Fi — é que a empresa anunciou oficialmente a sua implementação.

A situação arrasta-se há demasiado tempo, e a resposta da NOS tem-se limitado a reconhecer o problema, sem apresentar medidas concretas para o resolver.

No meu caso, com o serviço em modo bridge, foi-me atribuído o seguinte IPv6: 

2a01:11:400:1::7f6. Este endereço pertence ao bloco 2a01:11::/32, registado pela própria NOS Comunicações (AS2860) no RIPE. 

Tudo indica que a NOS usa DHCPv6 com delegação de prefixo (/64). Este método é válido e comum, mas exige configuração correta do fallback para IPv4 (RFC 6555 / Happy Eyeballs), rotas IPv6 funcionais e DNS dual-stack — caso contrário, há falhas visíveis. 

Em operadores que também fornecem IPv6, estes problemas simplesmente não acontecem, o que indica que estamos perante uma implementação deficitária ou incompleta por parte da NOS.

Aliás, parece-me urgente que a NOS:

• Atualize o firmware dos routers para garantir suporte total a fallback IPv6 → IPv4, com base no standard Happy Eyeballs; 

• Garanta que o DNS devolve corretamente os registos IPv4 e IPv6 (A e AAAA) em simultâneo;

• E, caso tal não seja possível de imediato, permita ao cliente desativar o IPv6 diretamente no router — sem depender de pedidos ao apoio técnico.

É certo que o IPv6 será fundamental no futuro, mas a sua implementação não pode comprometer a experiência de utilização hoje.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31330 comentários
  • 28 de junho de 2025

Agradecemos o seu comentário, ​@CP001 

O assunto encontra-se em análise. 
Muito obrigado, 

Comentário