Skip to main content
Header
Respondido

Reclamação – Falhas constantes de serviço e incumprimento contratual

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa ao serviço de internet contratado junto da NOS.

Sou cliente com o serviço C965106041 e utilizo a vossa internet para fins profissionais e pessoais, nomeadamente para:

• Formação e análises online em horário pós-laboral.

• Jogos online e utilização intensiva da ligação à internet.

No entanto, enfrento falhas graves e recorrentes:

1. Durante a madrugada, ocorrem quedas totais de serviço de cerca de 10 minutos, com o router a reiniciar ou perder conexão.

2. A velocidade por cabo nunca atingiu o valor contratado de 1Gbps, mesmo após diversos testes de velocidade em diferentes horários.

3. O Wi-Fi do router apresenta falhas a apenas 5 metros de distância, obrigando-me a adquirir repetidores a meu próprio custo.

4. O serviço utiliza instalações coaxiais antigas (anos 2000) e, apesar de várias queixas, não foram realizadas intervenções no edifício.

5. O problema afeta vários vizinhos (4 blocos do total de 8), o que indica tratar-se de uma falha de infraestrutura e não de utilização individual.

Recordo que estou a pagar por um serviço que não corresponde às condições contratadas, o que constitui incumprimento da vossa parte. Mudei recentemente da Vodafone para a NOS precisamente para obter melhor qualidade, mas a situação atual é inaceitável.

Solicito com urgência:

• Uma avaliação técnica completa da infraestrutura do edifício.

• Resolução definitiva das falhas de sinal e velocidade, ou, em alternativa,

• Revisão do contrato e/ou compensação pelos períodos de falha de serviço.

Caso não obtenha resposta satisfatória num prazo de 15 dias úteis, terei de apresentar queixa junto da ANACOM e do Livro de Reclamações Eletrónico, dado que estou a pagar por um serviço que não me é efetivamente prestado.

Aguardo o vosso contacto e resolução urgente desta situação.

Com os melhores cumprimentos,
Marco Ferreira

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, ​@Marco António Gomes Ferreira

Agradecemos o seu comentário e lamentamos o transtorno causado.

Relativamente às questões que colocou, esclarecemos o seguinte:

• Os equipamentos da NOS realizam atualizações, automáticas, durante a madrugada. Por esse motivo, é compreensível que, entre as 2h e as 4h da manhã, o seu equipamento reinicie para aplicar essas atualizações.

• Quanto à velocidade de internet, as mesmas são até 1Gbps, desde que o equipamento do cliente seja compatível. No entanto, diversos fatores podem afetar a velocidade real, nomeadamente:

• Características de hardware (como a RAM, o processador, a placa de rede e a velocidade da memória);

• Aplicações em segundo plano, configurações do sistema operativo e software instalado;

• Tipo de ligação (por cabo ou Wi-Fi).

• No caso do Wi-Fi, a performance pode ser influenciada por diversos factores, incluindo a estrutura da habitação, interferências de outros equipamentos, a presença de redes vizinhas, bem como as características do dispositivo que está a ser utilizado (PC, smartphone, tablet, etc.). Por exemplo, o número de antenas, o suporte para diferentes normas Wi-Fi (como 5GHz ou Wi-Fi 6), e a distância ao router são elementos que impactam diretamente a qualidade do sinal. Saiba mais em: 

Para um diagnóstico mais preciso e personalizado do seu serviço, sugerimos que utilize a funcionalidade de diagnóstico inteligente da sua internet fixa. Esta ferramenta permite identificar rapidamente eventuais problemas e aplicar as soluções mais eficazes.

Pode aceder ao processo através do nosso artigo em: 

Aguardamos o seu feedback. 

Obrigado, 

26 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 31, 2025

Boa tarde, ​@Marco António Gomes Ferreira

Agradecemos o seu comentário e lamentamos o transtorno causado.

Relativamente às questões que colocou, esclarecemos o seguinte:

• Os equipamentos da NOS realizam atualizações, automáticas, durante a madrugada. Por esse motivo, é compreensível que, entre as 2h e as 4h da manhã, o seu equipamento reinicie para aplicar essas atualizações.

• Quanto à velocidade de internet, as mesmas são até 1Gbps, desde que o equipamento do cliente seja compatível. No entanto, diversos fatores podem afetar a velocidade real, nomeadamente:

• Características de hardware (como a RAM, o processador, a placa de rede e a velocidade da memória);

• Aplicações em segundo plano, configurações do sistema operativo e software instalado;

• Tipo de ligação (por cabo ou Wi-Fi).

• No caso do Wi-Fi, a performance pode ser influenciada por diversos factores, incluindo a estrutura da habitação, interferências de outros equipamentos, a presença de redes vizinhas, bem como as características do dispositivo que está a ser utilizado (PC, smartphone, tablet, etc.). Por exemplo, o número de antenas, o suporte para diferentes normas Wi-Fi (como 5GHz ou Wi-Fi 6), e a distância ao router são elementos que impactam diretamente a qualidade do sinal. Saiba mais em: 

Para um diagnóstico mais preciso e personalizado do seu serviço, sugerimos que utilize a funcionalidade de diagnóstico inteligente da sua internet fixa. Esta ferramenta permite identificar rapidamente eventuais problemas e aplicar as soluções mais eficazes.

Pode aceder ao processo através do nosso artigo em: 

Aguardamos o seu feedback. 

Obrigado, 

Recebi a vossa resposta à minha reclamação anterior e considero-a insatisfatória e evasiva, uma vez que não resolve os problemas apresentados nem aborda pontos essenciais.

A vossa comunicação limitou-se a uma resposta “copiar/colar” típica de atendimento, que em resumo diz:

• “O router reinicia de madrugada porque sim”;

• “A velocidade é até 1Gbps, mas a culpa pode ser do seu PC ou do seu Wi-Fi”;

• “Use o nosso despiste técnico online”.

Traduzindo: não assumem qualquer responsabilidade nem propõem uma solução real para o problema reportado.

Os pontos críticos esses como não existe resposta automática, continuam sem resposta:

1. O serviço utiliza instalações coaxiais antigas (anos 2000), e apesar de várias queixas de moradores, não foi realizada qualquer intervenção no edifício.

2. O problema não é isolado: afeta vários vizinhos (4 blocos do total de 8), o que evidencia falha de infraestrutura coletiva, e não simples questões de equipamento individual.

3. As quedas de ligação de cerca de 10 minutos durante a madrugada prejudicam o meu trabalho pós laboral e atividades online, não podendo ser justificadas apenas por “atualizações automáticas” e “compreensíveis”.

Adicionalmente, a velocidade contratada de 1Gbps nunca foi atingida por cabo CAT6, e remeter a responsabilidade para fatores internos ou Wi-Fi não é aceitável quando a infraestrutura parece ser a causa do problema.

Face ao exposto, exijo com urgência:

• Intervenção técnica presencial no local para avaliação da infraestrutura e correção do problema;

• Comprovação da velocidade real por cabo, conforme contrato;

• Informação sobre medidas de melhoria da rede no edifício, dado tratar-se de falha coletiva.

Caso não obtenha resolução no prazo de 15 dias úteis, apresentarei queixa no Livro de Reclamações Eletrônico e junto da ANACOM, dado que estou a pagar por um serviço que não cumpre as condições contratadas.

Aguardo contacto urgente e resolução definitiva.

Informo ainda que, caso receba novamente uma resposta genérica ou de “copiar/colar” sem proposta de solução efetiva, apresentarei de imediato uma reclamação formal.

Obrigado. Marco Ferreira

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 31, 2025

Boa tarde ​@Marco António Gomes Ferreira

Sugiro que faça o teste descrito anteriormente, tem apoio técnico prioritário ou agendamento de uma equipa técnica em casos de necessidade. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 31, 2025

Lamentamos que, na sua opinião, a nossa resposta seja insuficiente, ​@Marco António Gomes Ferreira 

Ainda assim, informámos em conformidade. 

Caso tenha alguma questão adicional, partilhe-a. Estamos aqui para ajudar e esclarecer os clientes NOS.
Obrigado, 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 31, 2025

Recomendo ligares para a linha de apoio técnico e reportares a situação, estar a fazer essas exigencias de nada te serve porque as coisas não funcionam assim.

• Kilobyte
  • August 22, 2025

Todos dizem que a Vodafone está melhor e mudaste??? Eu vou mudar para lá e tenho justa causa para o fazer. O meu problema ainda é pior que o teu, a NOS parece que gosta de dar baile aos clientes, até ando a pensar em expôr o meu caso na CMTV.

Todos dizem que a Vodafone está melhor e mudaste??? Eu vou mudar para lá e tenho justa causa para o fazer. O meu problema ainda é pior que o teu, a NOS parece que gosta de dar baile aos clientes, até ando a pensar em expôr o meu caso na CMTV.

Já passei pelas três principais operadoras e acabei por aceitar uma proposta da NOS que, na altura, parecia vantajosa. Se soubesse o que sei hoje, nunca tinha feito essa escolha. Já apresentei reclamação formal, estou a aguardar resposta e o meu advogado já tem conhecimento do caso. Vou levar isto até onde for preciso, pelos meios legais. Agora é só esperar o desenrolar. Tenho lá em casa o fio da fibra sem ligação nenhuma e ligam o router por coaxial, enfim. Ainda por cima não está descriminado o tipo de ligação em lado nenhum, por isso, vai ter de ser, não gosto disto mas é um serviço pago e se está “aldrabado” tenho que reclamar.

Mas pior, eu e o meu vizinho, estamos exatamente na mesma situação, tempo de contrato, serviço, reclamamos os dois, andamos, andamos e a ele já resolveram a situação na semana passada, fibra direta, box android e tudo. Esquece.

• Kilobyte
  • August 22, 2025

“Relativamente às chamadas, tem disponível o número 931699000 que é o nosso número gratuito, caso tenha chamadas gratuitas para números nacionais”

E que raio de ******* é esta??? Isto é para os apanhados? Se tenho chamadas gratuitas para números nacionais, é obvio que tb teriam de ser gratuitas para a NOS...gozam conosco mmo à cara podre.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 22, 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

@CarlosR48 editámos o seu comentário por não respeitar as boas práticas do Fórum NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • August 22, 2025

Boa tarde,

@CarlosR48 editámos o seu comentário por não respeitar as boas práticas do Fórum NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Não pode ser pior do que aquilo que vcs me têm feito passar neste último mês...e as vossas boas práticas de prestação de serviço, onde andam??? Mas o dinheirinho na vossa conta todos os meses, esse nunca falha!!!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 22, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@CarlosR48.

Para podermos ajudar, por favor, partilhe connosco mais detalhes sobre a situação.

Obrigado

• Kilobyte
  • August 25, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@CarlosR48.

Para podermos ajudar, por favor, partilhe connosco mais detalhes sobre a situação.

Obrigado

Há um mês que vos relato a situação, já não sei que mais detalhes partilhar!!! Só se for a marca de ambientador que uso na minha casa.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 25, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48,

Agradecemos a sua mensagem.

O seu registo no Fórum NOS foi feito dia 21 de agosto de 2025, pelo que não temos qualquer informação ou noção do tema que está a tentar expor. 

Obrigado

• Kilobyte
  • August 25, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48,

O seu registo no Fórum NOS foi feito dia 21 de agosto de 2025, pelo que não temos qualquer informação ou noção do tema que está a tentar expor. 

Obrigado

Agora recebi um SMS a dizer que o vosso técnico vem cá no dia 1 de Janeiro de 0001...epá vcs atinem-se que já não há pachorra para isto, a sério. Parece que andam a brincar com as pessoas.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 25, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48,

Conforme partilhado anteriormente, não temos qualquer informação sobre o tema, pelo que, para podermos ajudar, necessitamos que partilhe mais detalhes connosco.

A mensagem que reporta trate-se de um erro informático, que lamentamos. Saiba como pode consultar a data de um agendamento técnico e reagenda-lo através da my NOS:

Obrigado

Boa tarde ​@CarlosR48,

Obrigado

Agora recebi um SMS a dizer que o vosso técnico vem cá no dia 1 de Janeiro de 0001...epá vcs atinem-se que já não há pachorra para isto, a sério. Parece que andam a brincar com as pessoas.

Sim, gozam e muito, então ao almoço ligaram-me a dizer que é impossível ter fibra direta na minha morada no meu bloco e o meu vizinho de cima tem e é NOS também, esquece, é cada um, já emiti outra reclamação, depois desta vai para a ANACOM pelo meu advogado, sa lixe.

• Kilobyte
  • August 25, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48,

Conforme partilhado anteriormente, não temos qualquer informação sobre o tema, pelo que, para podermos ajudar, necessitamos que partilhe mais detalhes connosco.

A mensagem que reporta trate-se de um erro informático, que lamentamos. Saiba como pode consultar a data de um agendamento técnico e reagenda-lo através da my NOS:

Obrigado

Erros informáticos vossos é o que tenho recebido mais no último mês, o que não abona muito a favor de uma empresa de telecomunicações (supostamente uma das maiores do país).

• Kilobyte
  • August 25, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48,

Obrigado

Sim, gozam e muito, então ao almoço ligaram-me a dizer que é impossível ter fibra direta na minha morada no meu bloco e o meu vizinho de cima tem e é NOS também, esquece, é cada um, já emiti outra reclamação, depois desta vai para a ANACOM pelo meu advogado, sa lixe.

À minha enorme lista de reclamações acrescento que com o pack novo supostamente teria direito a 2 anos grátis de TV Cine e continua a aparecer codificada...mas isto como diz o outro são “peaners” comparado com tudo o resto que me tem acontecido, tinha material para escrever um almanaque!!!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 25, 2025

Boa tarde,

Lamentamos que a tecnologia que pretende não se encontre disponível ​@Marco António Gomes Ferreira.

Agradecemos o seu testemunho ​@CarlosR48. Confirme, por favor, se a oferta de canais consta no modelo resumo de contrato. Saiba como o fazer:

Obrigado

• Kilobyte
  • August 26, 2025

Boa tarde,

Lamentamos que a tecnologia que pretende não se encontre disponível ​@Marco António Gomes Ferreira.

Agradecemos o seu testemunho ​@CarlosR48. Confirme, por favor, se a oferta de canais consta no modelo resumo de contrato. Saiba como o fazer:

Obrigado

Foi o que fiz, e sabe o que me apareceu??? Não é possível consultar os documentos. É que vcs não dão mmo uma para a caixa, isto se não fosse uma situação tão séria e grave até dava para rir. A NOS transformou-se num sketch dos Gato Fedorento.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 26, 2025

Bom dia ​@CarlosR48,

Agradecemos o seu feedback e lamentamos a situação.
Esta já se encontra a ser verificada por mensagem privada, pelo que pedimos que aguarde a nossa resposta. Vamos responder-lhe o mais brevemente possível.

Obrigado,

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 26, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48

Não verifico qualquer dificuldade ao aceder ao meu contrato pela App my NOS. 

Dados da Conta | App my NOS 

Obrigado.

• Kilobyte
  • August 27, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48

Não verifico qualquer dificuldade ao aceder ao meu contrato pela App my NOS. 

Dados da Conta | App my NOS 

Obrigado.

Pois a mim aparece isto: 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 27, 2025

Boa tarde,

Respondemos à sua mensagem privada ​@CarlosR48.

Obrigado