Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


581 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa @Maria Cristina Dias Neves,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica ao router e teste novamente, por favor.

Diga-nos, por favor, se resolveu.

Obrigado

Boa tarde, @João H. , já fiz o reinício, fiz a reposição, perdi >2 horas ao telefone.

No fim, e após 2 reposições, com todas as configurações por defeito, consegui adicionar uma regra.

Logo que troquei os IPs do router e do DHCP para aqueles que preciso, voltou a dar erro na definição da regra. Deixar os IPs por defeito não é opção.

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Maria Cristina Dias Neves,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente e detalhe do seu pedido.

Obrigado

Boa tarde.

No meu caso, com o Router 6.0, não tenho qualquer problema em criar as regras, mas de nada me serve, porque é como se não existissem. As regras estão criadas, mas as portas continuam fechadas.

Da parte da NOS, respondem sempre o mesmo, que não têm conhecimento de nenhum problema, e não resolvem nada.

Como é possível tanta gente a queixar-se, e não admitem os problemas?

Estou mais que arrependido de ter mudado de operador...

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RuiBarroco 

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Habilitei os portos TCP/UDP 51413 e TCP 32400 no painel de administração do router da NOS, mas continuam bloqueados.

 

O que mais é preciso fazer?

 

Router: 5.0 FTTH

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

Continuo sem resposta, não percebo como é que fazer um simples Port-forwarding é mais difícil do que há 15 anos atrás.

Reputação 7
Crachá +2

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

 

Eu tentei diversas vezes em diversos routers e nunca consegui. Não consigo abrir as portas (embora estejam configuradas no router).

Estava agora a fazer um teste com o Router 5 v2 (HFC) e não consigo sequer criar a regra!

 

O mesmo acontece comigo, consigo criar as regras no nosnet.pt, onde esse portal depois cria no portal local de admin do router 🤣

GiGA 5.0


Depois disso continuo sem qualquer acesso pelos ports, de nada serve.

 

Agradecia que resolvessem esta sitação que parece geral o mais rápido possível, ou sinto-me obrigado a procurar outra operadora.

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +1

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

Boa tarde,

Desde que foi actualizada a NOS Net, não consigo criar regras na opção Gerir Acessos, dá um erro a dizer para tentar mais tarde.

Cumprimentos,

Miguel Aires

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

A solução é então gastar 100 a 200 euros num router para conseguir abrir portos?

Reputação 7
Crachá +2

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

A solução é então gastar 100 a 200 euros num router para conseguir abrir portos?

 

APENAS colocarei essa possibilidade quando a NOS admitir que as funcionalidades básicas dos routers NÃO funcionam.

 

Quando a NOS admitir que o Port Forwarding NÃO funciona, então os clientes poderão assumir que os Router NOS não têm essa funcionalidade (a presença de tal opção é mais gravosa do que a sua não existência, e pode ser considerada quebra de serviço), podendo então optar em manter-se na NOS, adquirindo equipamentos extra (não esquecer prováveis custos de energia acrescidos), ou contratar um operador cujo Router dispõe corresponde às expectativas de qualquer Router básico…

 

NOTA: Neste momento nem o serviço de DNS DINÂMICO funciona no Router 5 V2, pelo menos no serviço NO IP (não actualiza o IP)

Sim, já está  assim à algum tempo. Solução deles é  bola (nada).

Porcaria de serviço. 

Quanto mais tempo tenho de esperar?

Já se passaram dias e a minha vida profissional é dependente destes serviços básicos.

A falta destes serviços básicos de configuração de um router não me foi indicada!

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Não temos conhecimento de que existam dificuldades na utilização das funcionalidades disponibilizadas para cada equipamento NOS na App NOS NET ou em nosnet.pt.

Deste modo, pedimos a vossa ajuda para compreender melhor o que se passa, assim, pedimos que nos digam o seguinte: 

  • Qual o equipamento têm instalado?
  • Qual a funcionalidade que pretendem utilizar? 
  • Qual a mensagem de erro que surge? 

Podem, por favor, ajudar-nos, @marcolopes, @Axzanaeb, @RuiBarroco e @miguelnevesalvor?

Obrigado

Boa tarde.

Então repito mais uma vez:

Tenho o Router 6.0, e não tenho qualquer dificuldade com a configuração, nem me dá nenhum erro. Apenas não consigo ter acesso externo aos equipamentos, através do IP / portas abertas.

Funciona bem a configuração, mas o objetivo final não funciona.

Como é possível virem dizer que não têm conhecimento, quando este problema se arrasta há tanto tempo, com tantas queixas, tanto neste fórum como noutros?

Mas a resposta é sempre a mesma: “ Não temos conhecimento ...”

TENHAM VERGONHA!

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

A solução é então gastar 100 a 200 euros num router para conseguir abrir portos?

 

APENAS colocarei essa possibilidade quando a NOS admitir que as funcionalidades básicas dos routers NÃO funcionam.

 

Quando a NOS admitir que o Port Forwarding NÃO funciona, então os clientes poderão assumir que os Router NOS não têm essa funcionalidade (a presença de tal opção é mais gravosa do que a sua não existência, e pode ser considerada quebra de serviço), podendo então optar em manter-se na NOS, adquirindo equipamentos extra (não esquecer prováveis custos de energia acrescidos), ou contratar um operador cujo Router dispõe corresponde às expectativas de qualquer Router básico…

 

NOTA: Neste momento nem o serviço de DNS DINÂMICO funciona no Router 5 V2, pelo menos no serviço NO IP (não actualiza o IP)

No meu caso o serviço de DNS DINÂMICO funciona. O NO IP diz-me qual o meu IP público. Mas não me serve de nada, porque depois não consigo aceder aos equipamentos, cujas portas supostamente estão abertas.

Como o antigo operador, conseguia sem qualquer problema.

 - Router 6.0

 - Port-Forwarding

 - Não há mensagem de erro, as portas aparecem configuradas no portal de administração mas é uma informação errada pois continuam sem estar configuradas!

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado ​​​​​pela cooperação ​​@Axzanaeb e @RuiBarroco
Testámos e, de facto, não replicamos a dificuldade que referem, pelo que endereçamos a informação que nos deram e assim que tenhamos resposta, partilharemos. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Muito obrigado ​​​​​pela cooperação ​​@Axzanaeb e @RuiBarroco
Testámos e, de facto, não replicamos a dificuldade que referem, pelo que endereçamos a informação que nos deram e assim que tenhamos resposta, partilharemos. 

Obrigado

 

Caro @Mário P. podem. p.f. explicar como estão a testar?

Que tipo de regra abrem no router? (volto a dizer que também conseguia abrir regras no router 4 HFC, router 5 v1 HFC - mas não o consigo fazer no Router 5 v2 HFC - ERRO, volte a tentar mais tarde)

 

Vamos sincronizar esforços!

 

Vamos lá abrir a regra FTP Server (que está definida de base nas próprias configurações do interface de configuração remoto da NOS: https://nosnet.pt)

 

 

Agora, com um FTP Server (ex: Filezilla FTP Server https://filezilla-project.org/), configurado na Porta 21, adicionamos um user com acesso a uma pasta…

 

Conseguem aceder através de um FTP Client a partir de outra rede?

 

Já nem estou a meter o DNS Dinâmico ao barulho...

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @marcolopes

Não testámos no modelo que refere. 😥

Testámos no Router 6.0. Estamos a verificar. 
Obrigado

Muito obrigado ​​​​​pela cooperação ​​@Axzanaeb e @RuiBarroco
Testámos e, de facto, não replicamos a dificuldade que referem, pelo que endereçamos a informação que nos deram e assim que tenhamos resposta, partilharemos. 

Obrigado

Basicamente está a dizer que não existe qualquer problema, e que o assunto fica assim…

Mas testar um router em laboratório, vale o que vale. Na minha opinião, o router não tem culpa, não tem qualquer problema. O problema está nas limitações na rede NOS até chegar a minha casa.

Se querem fazer um teste a sério, então testem o meu router em minha casa! Aí vão ver o problema. Mas para isso era preciso que houvesse realmente vontade de resolver o problema.

Reputação 7
Crachá +6

Não, @RuiBarroco
Indicámos que aguardamos feedback e assim que tenhamos resposta iremos partilhar aqui. 

Por favor, aguardem! Mais uma vez muito obrigado pela vossa cooperação. 
Obrigado

Comentário