Skip to main content
Header
Destaque

Desligamento da rede 3G em Portugal

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
52% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

137 Comentários

CP001
  • 1512 comentários
  • 13 de maio de 2024

Boa tarde,

Recebo regularmente chamadas da NOS para o meu número de internet móvel kanguru (cujo cartão está num telemóvel).  Ora este número não faz chamadas, apenas recebe, mas as chamadas que recebe… recebe-as em 3G (não tem VoLTE para receber chamadas em 4G). Com o desligamento do 3G, venho sugerir que estes números passem também a ser compatíveis com VoLTE, VoWifi e com o voice mail (reencaminhamento para números +35166), tal como os números de telemóvel.

O número recebe ainda alertas do tarifário kanguru via SMS, pelo que sugiro a mesma implementação que permita receção de SMS em 4G em todos os números NOS, incluindo kanguru. Caso contrário, de cada vez que a NOS envie um conjunto de SMS, o número passará a 2G por uns instantes, o que impede a utilização de dados nesse momento e é esse um constrangimento, ainda que momentâneo.

Jorge C
Super User
  • 8064 comentários
  • 13 de maio de 2024
CP001 escreveu:

Boa tarde,

Recebo regularmente chamadas da NOS para o meu número de internet móvel kanguru (cujo cartão está num telemóvel).  Ora este número não faz chamadas, apenas recebe, mas as chamadas que recebe… recebe-as em 3G (não tem VoLTE para receber chamadas em 4G). Com o desligamento do 3G, venho sugerir que estes números passem também a ser compatíveis com VoLTE, VoWifi e com o voice mail (reencaminhamento para números +35166), tal como os números de telemóvel.

O número recebe ainda alertas do tarifário kanguru via SMS, pelo que sugiro a mesma implementação que permita receção de SMS em 4G em todos os números NOS, incluindo kanguru. Caso contrário, de cada vez que a NOS envie um conjunto de SMS, o número passará a 2G por uns instantes, o que impede a utilização de dados nesse momento e é esse um constrangimento, ainda que momentâneo.

Boa noite @CP001,

Partilho consigo os pré-requisitos para encerrar as redes 2G/3G e o núcleo de CS.

Obrigado

Fonte: Ericsson

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 13 de maio de 2024

Gostaria de recordar que a receção de chamadas telefónicas no serviço Kanguru é apenas uma exceção. 

No entanto continuamos a aguardar divulgação do plano de desligamento do 3G uma vez que parece já haver zonas sem 3G 

CP001
  • 1512 comentários
  • 13 de maio de 2024
DanielS escreveu:

Gostaria de recordar que a receção de chamadas telefónicas no serviço Kanguru é apenas uma exceção. 

Não lhe chamaria uma exceção, uma vez que, recebida uma chamada de suporte técnico da NOS, deixa de conseguir utilizar os dados se o VoLTE não for implementado porque a chamada é realizada em 2G.

@Jorge C muito muito obrigado pela partilha. O facto de estarmos longe desses 90% de VoLTE devia obrigar a cautela neste desligamento.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29320 comentários
  • 14 de maio de 2024

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens e partilha @CP001, @DanielS e @Jorge C.

Os vossos testemunhos são importantes para nós e, como tal, serão endereçados internamente para que possam ser tidos em consideração pelas equipas NOS responsáveis.

De momento, não temos informações disponíveis sobre o plano para o desligamento das redes, pelo que recomendamos que fiquem atentos a estas comunicações através dos meios habituais como fatura, SMS e aqui, no Fórum NOS.

Como partilhado pelo @DanielS, @CP001, a receção deste tipo de comunicações é uma particularidade deste tarifário, pelo que vamos partilhar a sua recomendação internamente para que possa ser analisada pelas nossas equipas especializadas.

Muito obrigado a todos

Bom dia,

Estou preocupado com os computadores Lenovo L450 com modem interno Ericsson N5321gw. (Tenho muitos em produção)

Não são 3G  nem 4G. Há que se refira a eles como 3,5G.

Para já ainda se ligam em HSPA+  

Estes equipamentos também  irão deixar de funcionar com os cartões na NOS ?

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 15 de maio de 2024
Antero Monteiro escreveu:

Bom dia,

Estou preocupado com os computadores Lenovo L450 com modem interno Ericsson N5321gw. (Tenho muitos em produção)

Apenas ficará disponível o 2G, 4G e 5G

No MEO o 3G já foi desligado e na NOS e Vodafone irá ser progressivamente ao longo do presente ano.

Nesse caso, irá funcionar apenas com 2G (GPRS e EDGE)

Jorge C
Super User
  • 8064 comentários
  • 15 de maio de 2024

Bom dia,

Bom dia @Antero Monteiro,

Talvez ainda possa alterar as especificações dos que faltam produzir para a que está referida aqui.

Obrigado

Jorge C escreveu:

Bom dia,

Bom dia @Antero Monteiro,

Talvez ainda possa alterar as especificações dos que faltam produzir para a que está referida aqui.

Obrigado

Obrigado pela dica.

É uma hipótese. Isto é adquirir placas Sierra EM7345 e substituir a Ericson 5321 no slot M.2.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29320 comentários
  • 15 de maio de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Antemio Guerreiro.

@DanielS partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre o tema. O equipamento indicado apenas funcionará com a rede 2G, mais especificamente nas gamas de tecnologias GPRS e EDGE.

Agradecemos também a partilha do @Jorge C, em alternativa pode ainda recorrer ao uso de uma pen exterior ou hotspot que tenha 4G para continuar a ter boa velocidade e captação de sinal de internet. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29320 comentários
  • 21 de maio de 2024

Boa tarde a todos, 🙂

Lembramos que para usufruir a melhor experiência de cobertura e velocidade nas redes 4G e 5G, garanta que o seu cartão SIM ou equipamento é compatível após o desligamento do 3G.

Saiba como verificar no nosso artigo ou caso tenha dúvidas fale connosco, aqui no Fórum NOS. 

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 21 de maio de 2024
João H. escreveu:

Boa tarde a todos, 🙂

Lembramos que para usufruir a melhor experiência de cobertura e velocidade nas redes 4G e 5G, garanta que o seu cartão SIM ou equipamento é compatível após o desligamento do 3G.

Saiba como verificar no nosso artigo ou caso tenha dúvidas fale connosco, aqui no Fórum NOS. 

Obrigado

Estamos a aguardar a divulgação do plano nacional de desligamento do 3G

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29320 comentários
  • 21 de maio de 2024

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @DanielS.

Logo que surjam novidades serão partilhadas aqui, no Fórum NOS. Fique atento a todas as novidades.

Obrigado

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 22 de maio de 2024

Boa tarde,

pretendo saber se a rede 2G (dados moveis) vai continuar a funcionar, Segundo as outras operadoras só vão manter a rede 2G a nível de voz. Gostaria de ter um comprovativo ou um documento oficial da NOS, que refere que irá manter a rede 2G a nível de dados móveis, para os circuitos M2M.

Temos cerca de 3000 cartões M2M e não queremos ter surpresas relativamente a esse assunto.

Obrigado.

Melhores cumprimentos,

André Ferreira

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 22 de maio de 2024
andre.ferreira escreveu:

Boa tarde,

pretendo saber se a rede 2G (dados moveis) vai continuar a funcionar, Segundo as outras operadoras só vão manter a rede 2G a nível de voz. Gostaria de ter um comprovativo ou um documento oficial da NOS, que refere que irá manter a rede 2G a nível de dados móveis, para os circuitos M2M.

Temos cerca de 3000 cartões M2M e não queremos ter surpresas relativamente a esse assunto.

Obrigado.

Melhores cumprimentos,

André Ferreira

O GPRS e EDGE para já irá continuar a funcionar nos 3 operadores em Portugal. 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2239 comentários
  • 22 de maio de 2024
andre.ferreira escreveu:

Boa tarde,

Obrigado.

Melhores cumprimentos,

André Ferreira

O moderador respondeu a isso dois comentários acima do teu!

um bem haja 

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 22 de maio de 2024

Boa noite, 

tenho confirmação oficial da ALTICE e da Vodafone que o 2G só irão estar disponiveis para Voz, no caso da Altice por causa da lei publicada no Diario da republica referente ao SIRESP e ao numero 112. Os dados moveis 2G foram cortados, essa informação também está publicada no site deles.Sendo que se as 2 outras operadoras, Altice já cortou e a Vodafone vai cortar. Acho estanho a NOS manter.

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 22 de maio de 2024
andre.ferreira escreveu:

Boa noite, 

tenho confirmação oficial da ALTICE e da Vodafone que o 2G só irão estar disponiveis para Voz, no caso da Altice por causa da lei publicada no Diario da republica referente ao SIRESP e ao numero 112. Os dados moveis 2G foram cortados, essa informação também está publicada no site deles.Sendo que se as 2 outras operadoras, Altice já cortou e a Vodafone vai cortar. Acho estanho a NOS manter.

Que informação oficial? 
O que é que interfere com o SIRESP?

Qual a publicação em DR? Link pff

Obrigado 

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 22 de maio de 2024

Boa noite, 

envio o link que me foi fornecido pela Altice empresas:

https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/apoio-tecnico-e-configuracoes/3g/descontinuacao-progressiva#fim3g

Como pode ver aí:

O que vai acontecer à rede 3G

​​Reforçamos o nosso compromisso de disponibilidade, qualidade e proximidade com o acesso às tecnologias mais evoluídas em todo o território nacional, através das redes 4G e 5G, com maior cobertura, velocidade e capacidade.

​Deste modo, para levar até si o melhor serviço e as soluções mais inovadoras, vamos descontinuar progressivamente a tecnologia 3G, nos serviços de voz e internet móvel, entre ​04-09-2023 e 31-01-2024.​​

​​

​Os serviços passam a ser garantidos por:

• Voz: por 2G ou 4G/5G se tiver VoLTE  
  • Dados: por 4G/5G

Melhores Cumprimentos,

André Ferreira

Jorge C
Super User
  • 8064 comentários
  • 22 de maio de 2024
andre.ferreira escreveu:

Boa noite, 

Descontinuação 3G | Vodafone

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 22 de maio de 2024

O GPRS e EDGE não vão ficar indisponíveis.

IoT/m2m vão continuar a funcionar. 
Mas brevemente o 2G também irá à vida à semelhança do que aconteceu progressivamente noutros países. 

https://www.nos.pt/ajuda/telemovel-e-internet-movel/descontinuacao-3g

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 22 de maio de 2024

Boa noite,

posto isto tenho de ter a documentação oficial da NOS que garanta que vai manter os dados moveis via 2G, caso contrario nos próximos tempo irei ter demasiados problemas, para além do mais coloco as minhas duvidas senão terei de trocar cartões gsm, pois grande parte deles foram adquiridos entre 2008 e 2015.

Existe alguma forma de saber?

Melhores cumprimentos,

André Ferreira.

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 22 de maio de 2024
andre.ferreira escreveu:

Boa noite,

posto isto tenho de ter a documentação oficial da NOS que garanta que vai manter os dados moveis via 2G, caso contrario nos próximos tempo irei ter demasiados problemas, para além do mais coloco as minhas duvidas senão terei de trocar cartões gsm, pois grande parte deles foram adquiridos entre 2008 e 2015.

Existe alguma forma de saber?

Melhores cumprimentos,

André Ferreira.

https://www.nos.pt/ajuda/telemovel-e-internet-movel/descontinuacao-3g

São bastante claros. 

Continuo a poder aceder à Internet
mesmo que o meu telemóvel seja 3G?

Caso o seu telemóvel não seja compatível com as tecnologias 4G ou 5G, o serviço passará automaticamente para 2G. Assim, continua a ser possível aceder à Internet, mas com uma menor capacidade, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do seu equipamento.

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 23 de maio de 2024

Boa noite,

peço desculpa, mas não tinha visto o link, antes de postar novamente.

Melhores cumprimentos,

André Ferreira

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 23 de maio de 2024
andre.ferreira escreveu:

Boa noite,

peço desculpa, mas não tinha visto o link, antes de postar novamente.

Melhores cumprimentos,

André Ferreira

Sim eu editei posteriormente. 
No MEO o GPRS e EDGE também funcionam no 2G. 
aliás tenho um localizador que está apenas em 2G. e envia a informação por dados. Não utilizo SMS