Skip to main content
Header

Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

 

Desligamento da rede 3G

O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.
Esta atualização vai permitir o reforço das redes 4G e 5G da NOS e uma melhoria na:

  • Qualidade de rede
  • Velocidade de navegação
  • Eficiência energética

Calendário de desligamento 3G

O desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou em maio de 2024.

Atualmente foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Açores, Madeira, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Grande Lisboa e Grande Porto.
Nas restantes zonas do país será feito de forma faseada até ao final do ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

 

Verificar compatibilidade do cartão SIM e equipamentos 3G

Queremos a sua satisfação e assim garantir que esta transição seja feita de forma gradual e que decorra sem perturbações, para que não sinta qualquer impacto sem ser a melhoria da qualidade dos seus serviços.

Por motivos de antiguidade, alguns equipamentos telemóvel e cartão SIM não captam as redes 4G e 5G, pelo que é necessário à sua substituição de forma a garantir o melhor serviço de rede móvel após o desligamento da rede 3G:
 

Cartão SIM

 

No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:

Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:

 


 

Equipamentos

 

Os equipamentos podem estar restritos à rede 3G, por limitação do próprio modelo ou por definições da rede efetuadas no mesmo.
Verifique se o seu equipamento smartphone, tablet ou pen/hotspot, está habilitado a aceder à rede 4G ou 5G.

  • Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel.

    Saiba como verificar se tem o equipamento limitado à tecnologia 3G e como ativar a rede 4G ou 5G nas definições de rede móvel:

    Em equipamento com o sistema operativo Android

    1. Aceda às definições do seu smartphone;
    2. De seguida, em “Ligações”, escolha “Redes móveis”;

       

    3. Selecione “Modo de rede” e verifique se a rede 3G está bloqueada;

       

    4. Ative a rede 4G ou 5G para permitir o acesso às redes mais recentes: 

     

     

    ❗️Os equipamentos com o sistema operativo iOS mais recentes, em regra, já têm a definida a rede 4G/5G de forma automática❗️
    Para confirmar a tecnologia que está seleciona no dispositivo aceda às “Definições” e em “Rede Móvel”, escolha “Opções” e, de seguida, selecione “Voz e dados” 


    Saiba mais em:​​​​

     

     

  • Confirme no site do fabricante do equipamento que utiliza, se o seu equipamento permite acesso às redes 4G e 5G

Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
Apple – iPhone 5 ou inferior

Honor – 4C

Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C

Nokia – C2-01
Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1

Wiko – Sunny2 Plus | Y50

ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II

 

Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a tecnologia VoLTE e a rede 4G/5G. Esta funcionalidade, por defeito, já se encontra ativa para estes equipamento e versões.
Se necessário confirmar ou ativar a VoLTE, que permite facilitar a realização de chamadas em simultâneo com os dados móveis, saiba como o fazer em

 

Descubra ainda na Loja Online da NOS, ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G, os equipamentos compatíveis.

 

Ficou com questões sobre o desligamento da rede 3G. Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Porque é que a rede 3G está a ser desligada?

    O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração. É um movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria generalizada da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética.
    Este movimento está a decorrer em todo o mundo e em diversos países nas várias geografias, como Alemanha, Estados Unidos ou Malásia, o 3G já foi desativado com sucesso.

     

  2. Quando é que a rede 3G vai ser desligada?

    A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

     

  3. O desligamento da rede 3G está a decorrer apenas em Portugal?

    É uma atualização natural da tecnologia e, como tal, está a decorrer em todo o mundo. Neste momento, em dezenas de países nas várias geografias, o 3G já foi desativado, com sucesso, como ocorreu nos Estados Unidos da América:

     

     

  4. O que vai acontecer se tiver um equipamento ou cartão SIM 3G?

    Caso o seu equipamento seja 3G, isto é, não compatível com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal.
    No entanto o serviço de acesso à Internet através de dados móveis passa automaticamente para 2G, possibilitando o acesso à Internet mas com velocidades bastante menores, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do sei equipamento

    Se o seu cartão SIM for 3G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal. No entanto para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G proceda à sua troca gratuitamente por um cartão mais recente.

     

  5. Como sei se o meu equipamento é 3G?

    Atualmente a grande maioria dos equipamentos já são compatíveis com redes 4G e 5G. Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Caso ainda não tenha um equipamento compatível com 4G e 5G, podemos ajudá-lo com tudo o que necessita para fazer a transição.
    Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

    • Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
    • Apple – iPhone 5 ou inferior
    • Honor – 4C
    • Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C
    • Nokia – C2-01
    • Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1
    • Wiko – Sunny2 Plus | Y50
    • ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II


    Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a rede 4G e 5G e descubra-os na Loja Online da NOS ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G..

    Caso tenha dificuldades em perceber se o seu equipamento é 3G ou compatível com rede 4G e 5G, fale connosco.

     

  6. Como sei se o meu cartão SIM é 3G?

    Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM recentemente, este já é capaz de utilizar as redes 4G e 5G.
    Se o seu cartão for anterior a 2013 e se tiver dúvidas, pode dirigir-se a uma loja NOS para ajuda e trocar gratuitamente.
    Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM, uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G.

    Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.

     

  7. Vou poder continuar a fazer chamadas de voz com o meu equipamento ou cartão, mesmo que seja 3G?

    Sim. Mesmo que o seu equipamento ou cartão SIM não sejam compatíveis com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G. Se apenas necessita de fazer chamadas de voz, não é necessário um novo equipamento. A rede 2G da NOS tem uma cobertura superior a 99% da população em Portugal.

     

  8. Continuo a poder aceder à Internet com os dados móveis mesmo que o meu equipamento ou cartão seja 3G?

    Caso o seu equipamento não seja compatível com as tecnologias 4G ou 5G, o serviço passa automaticamente para 2G. Assim, continua a ser possível aceder à Internet, mas com uma velocidade muito menor, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do seu equipamento.
    Se o seu cartão SIM não for compatível com as redes 4G e 5G, proceda à sua troca por um cartão mais recente para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G.

    Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

     

  9. Ao perder o 3G vou perder cobertura?

    Não. As outras redes alternativas têm uma cobertura igual ou superior à do 3G e a transição para estas redes é feita automaticamente.

     

Partilhe connosco caso tenha alguma questão.
Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 😊

Compreendemos o que nos indica, @DanielS 

No entanto, as restantes zonas do país o desligamento será feito de forma faseada até ao final de 2024. Disponibilizaremos mais informação brevemente e de forma gradual.

Fique atento às novidades aqui no Fórum NOS. 

Obrigado,

Nós clientes, continuamos a aguardar uma transparência neste processo de mudança como aconteceu com o MEO. 

Curiosamente tanto a NOS como a Vdf não dão a conhecer aos seus clientes os prazos e zonas onde o 3G vai ser desligado. 
Falta de transparência neste processo por parte da NOS. 


Compreendemos o que nos indica, @DanielS 

No entanto, as restantes zonas do país o desligamento será feito de forma faseada até ao final de 2024. Disponibilizaremos mais informação brevemente e de forma gradual.

Fique atento às novidades aqui no Fórum NOS. 

Obrigado,

Nós clientes, continuamos a aguardar uma transparência neste processo de mudança como aconteceu com o MEO. 

Curiosamente tanto a NOS como a Vdf não dão a conhecer aos seus clientes os prazos e zonas onde o 3G vai ser desligado. 
Falta de transparência neste processo por parte da NOS. 

 

É frustrante eu sei, mas infelizmente se não fornecem as datas/informações à moderação, esta não tem como dizer…

Agora, até hoje não recebi SMS ou na fatura nada acerca do fim do 3G, será que vão avisar? Se vão, acredito que já deviam tê-lo feito pois posso usar o telemóvel em qualquer distrito.

 


Compreendemos o que nos indica, @DanielS 

No entanto, as restantes zonas do país o desligamento será feito de forma faseada até ao final de 2024. Disponibilizaremos mais informação brevemente e de forma gradual.

Fique atento às novidades aqui no Fórum NOS. 

Obrigado,

Nós clientes, continuamos a aguardar uma transparência neste processo de mudança como aconteceu com o MEO. 

Curiosamente tanto a NOS como a Vdf não dão a conhecer aos seus clientes os prazos e zonas onde o 3G vai ser desligado. 
Falta de transparência neste processo por parte da NOS. 

 

É frustrante eu sei, mas infelizmente se não fornecem as datas/informações à moderação, esta não tem como dizer…

Agora, até hoje não recebi SMS ou na fatura nada acerca do fim do 3G, será que vão avisar? Se vão, acredito que já deviam tê-lo feito pois posso usar o telemóvel em qualquer distrito.

 

É papel da moderação encaminhar para quem de direito, se isso escala até lá, duvido. 
 

Não existindo mais nenhum local, é aqui que se pode demonstrar o desagrado pela enorme falta de transparência que começa a caracterizar negativamente a NOS. 


Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @DanielS e @Bruno S.

De momento não temos informações sobre as próximas zonas ou datas a ser alvo do desligamento 3G.

Logo que tenhamos mais informações, partilhamos através desta via.

Obrigado


Boa tarde,

Após uma viagem maioritariamente de comboio por alguns distritos, confirmo a existência de rede 3G nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém (Entroncamento) e Portalegre.

Obrigado.


Os clientes continuam a aguardar transparência neste desligamento, que na NOS não tem sido absolutamente nenhum.

De lamentar essa postura intransigente e arrogante de quem de direito.

 

No mínimo atualizem o tópico com os Concelhos onde o 3G já está desligado.


A rede móvel está totalmente operacional nas zonas afetadas pelos incêndios? A NOS não publicou nada no Estado da Rede, ao contrário da MEO...


A rede móvel está totalmente operacional nas zonas afetadas pelos incêndios? A NOS não publicou nada no Estado da Rede, ao contrário da MEO...

Nas NOS aprenderam a fazer tudo pela calada. Passou a ser uma empresa onde a transparência e respeito pelo cliente está muito aquém daquilo que era.
Como diz a outra em mais um anúncio completamente ridículo - sinais do tempo.


Boa tarde a todos,

Foi concluído mais uma etapa do processo de desligamento 3G. 

Atualmente foi concluído nas zonas de SantarémFaroBejaÉvoraPortalegreCastelo Branco, Açores, Madeira e parte de CoimbraLeiriaLisboa Setubal.

Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Obrigado


Foi concluído mais uma etapa do processo de desligamento 3G. 

Atualmente foi concluído nas zonas de SantarémFaroBejaÉvoraPortalegreCastelo Branco, Açores, Madeira e parte de CoimbraLeiriaLisboa Setubal.

Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Obrigado

  

Neste momento já foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Santarém. Nas restantes zonas do país irá ser feito de forma faseada até ao final deste ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Significa então que só faltam os distritos de Aveiro, Porto, Braga e parte dos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal. São zonas litorais, são quase de certeza as zonas que não foram alvo do acordo de partilha com a Vodafone em 2020 

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/nos-e-vodafone-fecham-acordo-de-partilha-de-infraestruturas-de-rede-movel

https://www.vodafone.pt/press-releases/2020/10/vodafone-e-nos-celebram-acordo-historico.html

 

Esperemos que a NOS esteja a alocar o espetro agora vago (900 MHz) ao 4G.


Foi concluído mais uma etapa do processo de desligamento 3G. 

Atualmente foi concluído nas zonas de SantarémFaroBejaÉvoraPortalegreCastelo Branco, Açores, Madeira e parte de CoimbraLeiriaLisboa Setubal.

Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Obrigado

  

Neste momento já foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Santarém. Nas restantes zonas do país irá ser feito de forma faseada até ao final deste ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Significa então que só faltam os distritos de Aveiro, Porto, Braga e parte dos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal. São zonas litorais, são quase de certeza as zonas que não foram alvo do acordo de partilha com a Vodafone em 2020 

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/nos-e-vodafone-fecham-acordo-de-partilha-de-infraestruturas-de-rede-movel

https://www.vodafone.pt/press-releases/2020/10/vodafone-e-nos-celebram-acordo-historico.html

 

Esperemos que a NOS esteja a alocar o espetro agora vago (900 MHz) ao 4G.

Nada a ver o ransharing em nada tem influência nisso, em Alcobaça a VDF tem ainda o 3G e a NOS já desligou, a Nazaré igual, partes da cidade de Leiria igual, Caldas da rainha tambem, Peniche igual, em Coimbra cidade já existe zonas sem 3G, o acordo ransharing tá aqui neste mapa colaborativo Ran-sharing NOS/Vodafone - uMap (openstreetmap.fr)


Boa tarde,

Certo @CP001, a próxima fase irá concluir o desligamento da rede na zona litoral centro e norte (Aveiro, Porto, Braga, Coimbra e Leiria) e zona sul de Lisboa e norte de Setubal.

Logo que tenhamos mais informações, partilhamos convosco através desta vai.

Muito obrigado


 

  

 

Significa então que só faltam os distritos de Aveiro, Porto, Braga e parte dos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal. São zonas litorais, são quase de certeza as zonas que não foram alvo do acordo de partilha com a Vodafone em 2020 

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/nos-e-vodafone-fecham-acordo-de-partilha-de-infraestruturas-de-rede-movel

https://www.vodafone.pt/press-releases/2020/10/vodafone-e-nos-celebram-acordo-historico.html

 

Esperemos que a NOS esteja a alocar o espetro agora vago (900 MHz) ao 4G.

Nada a ver o ransharing em nada tem influência nisso, em Alcobaça a VDF tem ainda o 3G e a NOS já desligou, a Nazaré igual, partes da cidade de Leiria igual, Caldas da rainha tambem, Peniche igual, em Coimbra cidade já existe zonas sem 3G, o acordo ransharing tá aqui neste mapa colaborativo Ran-sharing NOS/Vodafone - uMap (openstreetmap.fr)

Boa tarde, @Celso Costa,

 

Analise o mapa. É uma constatação de facto! O RAN Sharing com a Vodafone coincide precisamente com as zonas que foram desligadas da rede NOS.


Pode ter sido opção do operador. Mas, vai-me desculpar, que é um facto que as zonas que não foram desligadas da NOS são precisamente aquelas… são…

 

Em resumo, as zonas que ainda não tiveram 3G desligado são essencialmente aquelas (sem tirar nem pôr) em que a NOS depende exclusivamente de si na rede móvel, sem acordo de partilha com a Vodafone. 
 

Acaba por ser apenas uma curiosidade, nisso estou de acordo.

 


Como era de esperar o serviço DTH (NET) piorou nas zonas mais interiores da zona centro, com o desligamento do 3G, sem qualquer aviso prévio, ao contrário do que aqui foi mencionado... 

Alguém da NOS me explique o que se faz com 0,28 de download nos dias de hoje.

Houve um dia em que esteve nos 12 de download, mas o upload a 0.02. Tenho chamada para a linha de apoio técnico a comprovar. Nada sabem dizer de concreto.

Compreendo que nos primeiros dias possam existir testes e afins, mas ao fim de duas semanas,  nada justifica o péssimo serviço prestado…

 

 


 

  

 

Significa então que só faltam os distritos de Aveiro, Porto, Braga e parte dos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal. São zonas litorais, são quase de certeza as zonas que não foram alvo do acordo de partilha com a Vodafone em 2020 

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/nos-e-vodafone-fecham-acordo-de-partilha-de-infraestruturas-de-rede-movel

https://www.vodafone.pt/press-releases/2020/10/vodafone-e-nos-celebram-acordo-historico.html

 

Esperemos que a NOS esteja a alocar o espetro agora vago (900 MHz) ao 4G.

Nada a ver o ransharing em nada tem influência nisso, em Alcobaça a VDF tem ainda o 3G e a NOS já desligou, a Nazaré igual, partes da cidade de Leiria igual, Caldas da rainha tambem, Peniche igual, em Coimbra cidade já existe zonas sem 3G, o acordo ransharing tá aqui neste mapa colaborativo Ran-sharing NOS/Vodafone - uMap (openstreetmap.fr)

Boa tarde, @Celso Costa,

 

Analise o mapa. É uma constatação de facto! O RAN Sharing com a Vodafone coincide precisamente com as zonas que foram desligadas da rede NOS.


Pode ter sido opção do operador. Mas, vai-me desculpar, que é um facto que as zonas que não foram desligadas da NOS são precisamente aquelas… são…

 

Em resumo, as zonas que ainda não tiveram 3G desligado são essencialmente aquelas (sem tirar nem pôr) em que a NOS depende exclusivamente de si na rede móvel, sem acordo de partilha com a Vodafone. 
 

Acaba por ser apenas uma curiosidade, nisso estou de acordo.

 

Já tá em alguns lados, como parte da cidade de Leiria, mas sim entendo, em Coimbra existe zonas da cidade que o 3G já vem em sinal mínimo. Agora falta a ativação da B8 👌


Como era de esperar o serviço DTH (NET) piorou nas zonas mais interiores da zona centro, com o desligamento do 3G, sem qualquer aviso prévio, ao contrário do que aqui foi mencionado... 

Alguém da NOS me explique o que se faz com 0,28 de download nos dias de hoje.

Houve um dia em que esteve nos 12 de download, mas o upload a 0.02. Tenho chamada para a linha de apoio técnico a comprovar. Nada sabem dizer de concreto.

Compreendo que nos primeiros dias possam existir testes e afins, mas ao fim de duas semanas,  nada justifica o péssimo serviço prestado…

 

 

Se a antena não tiver capacidade a nível de fibra, não vai melhorar tão cedo.


Como era de esperar o serviço DTH (NET) piorou nas zonas mais interiores da zona centro, com o desligamento do 3G, sem qualquer aviso prévio, ao contrário do que aqui foi mencionado... 

Alguém da NOS me explique o que se faz com 0,28 de download nos dias de hoje.

Houve um dia em que esteve nos 12 de download, mas o upload a 0.02. Tenho chamada para a linha de apoio técnico a comprovar. Nada sabem dizer de concreto.

Compreendo que nos primeiros dias possam existir testes e afins, mas ao fim de duas semanas,  nada justifica o péssimo serviço prestado…

 

 

Se a antena não tiver capacidade a nível de fibra, não vai melhorar tão cedo.

Claro sem backbone bom e site de alta capacidade será complicado e claro saber se o sinal que chega lá a casa é bom


Boa tarde @Luís S.,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos o transtorno.

desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.
Esta atualização vai permitir o reforço das redes 4G e 5G da NOS e uma melhoria na qualidade de rede e velocidade de navegaçã.

Agradecemos a compreensão


Boa noite @João H. , 

Eu aceito e compreendo a evolução da tecnologia, mas não posso aceitar, que essa situação não fosse acautelada antes do desligamento do 3G.

Porque continuam a receber o valor mensal e o serviço piorou bastante. E quanto a prazos, estamos a falar de semanas, meses ou anos?

É que esta situação já aconteceu na fusão Optimus/ZON, em que a rede móvel Optimus ficou completamente saturada e foram necessários anos para terem uma rede móvel funcional na maioria das zonas.

Agora de que adianta ter o 5G "nas nuvens" se na terra nem o 4G funciona?

 

 


Parabéns 👏👏

 

Para além de mandarem mensagem 2 dias antes de desligarem obrigam uma pessoa a usar 4g/5g só para usar o Spotify.

 

Fico sem bateria a meio do dia quando antes conseguia ouvir durante o dia todo 


Boa tarde, @Badeky

Compreendemos o que nos indica, no entanto, o desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.

Obrigado, 


Bom dia,

 

Bem… Tenho uma coisa para dizer. Há uns meses vim aqui vaticinar que ia tudo correr mal neste desligamento 3G como correu no MEO.

 

Ora venho aqui retratar-me. Depois deste desligamento 3G tenho verificado até melhor cobertura 4G numa zona rural que frequento (provavelmente nos 900 MHz). Assim, venho aqui corrigir e concluir que afinal (e ainda bem) as minhas preocupações não tinham razão de ser; e, agora que está liberta do 3G, a NOS certamente está a monitorizar o tráfego 2G/4G em 900 MHz e a alocar espetro ao 4G à medida que o tráfego voz/dados em 2G for descendo ao longo dos anos.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @CP001 e partilha do seu testemunho sobre este processo. 🙂

Ficamos felizes por receber o seu parecer positivo sobre este tema. Trabalhamos de forma continua para trazer o melhor serviço a todos os nossos clientes.

Partilhe connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Boa tarde a todos,

Foi concluído mais uma etapa do processo de desligamento 3G

Atualmente foi concluído nas zonas de Aveiro, Coimbra, Leiria e Setúbal

Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.🙂

Obrigado


Bom dia,

 

Bem… Tenho uma coisa para dizer. Há uns meses vim aqui vaticinar que ia tudo correr mal neste desligamento 3G como correu no MEO.

 

Ora venho aqui retratar-me. Depois deste desligamento 3G tenho verificado até melhor cobertura 4G numa zona rural que frequento (provavelmente nos 900 MHz). Assim, venho aqui corrigir e concluir que afinal (e ainda bem) as minhas preocupações não tinham razão de ser; e, agora que está liberta do 3G, a NOS certamente está a monitorizar o tráfego 2G/4G em 900 MHz e a alocar espetro ao 4G à medida que o tráfego voz/dados em 2G for descendo ao longo dos anos.

Falta só eles ativarem o CA com a B8 e fica excelente 😉


Comentário