Header
Destaque

Desligamento da rede 3G em Portugal



Mostre a primeira mensagem

50 Comentários

Boa tarde @Mário P. 
 

Muito obrigado pela pronta resposta!

 

E também não agrega ao pacote?  Ficam separados do pacote na mesma?
 

Quando se refere aos pré-pagos, estes passam para Kanguru XL ou Livre XL? É que, desses tarifários que listou, os que conheço  (Net Mobile Zero+) têm um tráfego base gratuito de 100 MB… Se forem passar para Kanguru Livre XL, passam de 100 para 0. Se forem passar para Kanguru XL passam de 100 MB para ilimitado. Espero que seja este último.


Em relação à situação que o ocorreu no ano passado, o que acontecia era que um cliente, que suponhamos tinha uma fidelização de 15 meses a alguns produtos do pacote, passava repentinamente a ter a fidelização alargada a todos os outros produtos do pacote que se encontrassem na mesma fatura e que até então nunca tinham tido fidelização (como tarifários extra de internet móvel), sem que a NOS o avisasse desta situação ou tivesse existido qualquer contacto. Não é possível legalmente fidelizar produtos que não estavam fidelizados e nesse sentido não se tratava de uma mera alteração de nomenclatura. 
 

Apenas alguns clientes foram afetados.

 

 

Atualização:

Contactei o apoio. O tarifário para o qual vou mudar é o Livre XL. Passo de 100 MB incluídos para 0 MB. É muito revoltante, usava para aplicações IoT e agora terei de arranjar um cartão novo. Pago o pacote de casa há muitos anos com este tarifário.

 

O comunicado da NOS ainda revolta mais “A alteração ocorrerá a 1 de maio 2024 e não implica aumento de preço nem aumento da duração do contrato.”

Pois não, fidelização nunca teve, preço também não muda, tiram é os dados do cartão 😡 Vou protestar por todos os meios, isto não se faz. Mais valia dizerem: vamos desligar-lhe o cartão em vez desta conversa.

 

A propósito, não é verdade que o Net Mobile Zero+ não tenha 4G/5G. Tenho 4G/5G nesse cartão desde 2022, bastou um telefonema para a NOS para ativar. Só posso depreender que a NOS inventou esta desculpa do 3G para descontinuar os tarifários.

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @CP001

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Tem razão, relativamente ao Pré-pago, o mesmo passa para o Kanguru Livre XL ao invés do Kanguru XL, pedimos desculpa pelo lapso. O Kanguru XL aplicar-se-á a algumas vertentes do tarifário Kanguru Light como, por exemplo, o Kanguru Light 4G de 201. 
A informação que temos quanto às alterações é aquelas que referimos. No entanto, endereçámos a sua questão e assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado,

@Mário P. é muito penosa esta situação. Então eu passo de 100 MB para zero?

 

É que o Kanguru Livre XL é o tarifário que metem quando se desativa uma banda larga móvel. Não é boa esta situação.

 

Tendo eu 100 MB gratuitos que uso para IoT deviam passar-me a um tarifário pós-pago. Se não existir outro, um de 1 GB ou 10 GB como no site mas sem custos, tendo em conta que o meu tarifário está na mesma fatura do pacote

https://www.nos.pt/movel/tarifarios-net-movel/pos-pagos?tabId=clientes-com-tv-nos

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Então os tarifários Zero+ fica sem os 100mb obrigando ao carregamento para usar o serviço? 

Então os tarifários Zero+ fica sem os 100mb obrigando ao carregamento para usar o serviço? 

Sim, é isso mesmo o que resulta desta informação.

Reputação 7
Crachá +2

Mas isso é uma alteração contratual em que tem de dar a possibilidade de escolha para cancelar ou não o serviço. Assim só aqueles que são pós é que ficam beneficiados que passam de 4gb para 30gb ou ilimitado (se bem entendi). 

Espero bem que consiga dar resposta rápida @Mário P. quanto a questao do CP001

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @CP001 e @Olaf,

Agradecemos as vossas mensagens.

@CP001 lamentamos a informação partilhada, a qual iremos retificar. 

Para já as condições do tarifário em questão (Net Mobile Zero+) mantêm-se e, caso existam alterações às mesmas é informado por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência das novas condições dos seus produtos.

Confirmamos ainda que as alterações não implicam aumento de preço nem aumento da duração do contrato.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

 

Mas a alteração não era até ao dia 1de maio?

 

Ao passar para Kanguru Livre XL o que a NOS está a fazer não é a alterar o tarifário. Acaba por estar a desativá-lo.

Reputação 7

Boa tarde @João H. 

 

Mas a alteração não era até ao dia 1de maio?

 

Ao passar para Kanguru Livre XL o que a NOS está a fazer não é a alterar o tarifário. Acaba por estar a desativá-lo.

 

A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

 

Mas a alteração não era até ao dia 1de maio?

 

Ao passar para Kanguru Livre XL o que a NOS está a fazer não é a alterar o tarifário. Acaba por estar a desativá-lo.

 

A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

Obrigado

Este tarifário funciona em 4G e 5G @Jorge C. Por isso eu estranho toda esta situação.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @CP001,

Ao contrário do partilhado anteriormente, e após confirmação interna, o tarifário Net Mobile Zero + não sofrerá qualquer atualização, para já. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa noite @CP001,

Ao contrário do partilhado anteriormente, e após confirmação interna, o tarifário Net Mobile Zero + não sofrerá qualquer atualização, para já. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

@João H.

Começo por agradecer a resposta.

O que significa “ para já”? Estão a pensar posteriormente ainda este ano alterar o referido tarifário?

 

É que a mim também me confirmaram telefonicamente que o tarifário ia ser alterado para Kanguru Livre XL. A informação foi transmitida por duas vias distintas. A NOS voltou atrás na decisão?

Eu preciso do cartão para um terreno agrícola. Não posso estar nesta instabilidade de a qualquer momento a meio do verão o cartão deixar de ter dados incluídos. Gostava de saber já se vou ter ou não serviço este ano. É o mínimo 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @CP001.

Compreendemos o que indica. A informação que temos é que o tarifário Net Mobile Zero + não sofrerá qualquer atualização, para já.
Caso exista alguma alteração futura, todos os clientes serão notificados por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência das novas condições dos seus produtos.

Obrigado

Bom dia,

 

Obrigado. Vou contactar a NOS para esclarecer este assunto, sobre se há alguma intenção de brevemente descontinuar ou alterar o Net Mobile Zero +

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @CP001,

Agradecemos o seu testemunho.

Esta é a informação oficial disponível à data em todos os meios.

Conte connosco para o ajudarmos e esclarecer esta ou outras questões.

Obrigado

Boa noite, @João H. 

Pergunto sobre que informação estamos a falar. É a informação de que o tarifário se vai manter nos próximos tempos ou a informação de que o tarifário em breve poderá ser descontinuado? O tarifário vai ser descontinuado em 2024 ou não?

 

 

“o tarifário Net Mobile Zero + não sofrerá qualquer atualização, para já

Ainda não tive oportunidade de contactar a NOS, que o farei, porque esta frase me deixa muitas dúvidas e preciso de uma resposta clara, que até agora não tive do lado da empresa.

Reputação 7
Crachá +6

@CP001, boa tarde. 

Gostávamos de dar uma informação mais especifica quanto à questão. O tarifário Net Mobile Zero+, após confirmação, de momento, foi excluído desta atualização, ou seja, o tarifário será descontinuado, sim, mas numa data ainda por definir. Assim, e de momento, não temos uma data a fornecer.

Estamos disponíveis aqui para ajudar. 

Obrigado, 

Boa tarde, @Mário P.,

 

Gostava que até lá aproveitassem este tempo para ponderar a decisão. Quando for descontinuado espero que aproveitem para o trocar por um tarifário com algum plafond de dados.

Reputação 7
Crachá +6

Assim que tivermos mais informações, claro, que partilharemos aqui, @CP001 😊

Obrigado,

Reputação 3

Tenho tido uma péssima experiência com o desligadaecda da rede 3G na operadora MEO, o espectro é de maior alcance não foi efectuado o reforço da rede 4G e 5G, saturando a rede 4G e  não foi efetuado o investimento para cobrir as zonas em que apenas chegavam com qualidade a rede do espectro 3G. 

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua partilha, @Cabral

A NOS está a reforçar em todo o território nacional as redes 4G e 5G para que seja possível desligar o 3G. 
Obrigado, 

Reputação 6
Crachá +1

Entramos no mês de MAIO e a previsão será de desligamento gradual do 3G, assim seria importante e necessário tornar público o plano de desligamento por zonas!

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua sugestão, @DanielS
Assim que tenhamos mais informações quanto ao desligamento do 3G, partilharemos. 
Obrigado, 

Reputação 3

Entramos no mês de MAIO e a previsão será de desligamento gradual do 3G, assim seria importante e necessário tornar público o plano de desligamento por zonas!

 

Concordo, a divulgação da informação devia ter sido feita há bastante tempo.

Acredito que ainda há muito que trabalhar para que o 3G possa ser descontinuado totalmente em Portugal, nomeadamente a disponibilização do 5G SA (o que a NOS está a adiar) e reforço da oferta de cobertura e velocidade do 4G. Existem muitas zonas com cobertura 4G fraca e outras onde o 4G está congestionado (nomeadamente zonas de serviço Satélite). O 3G ainda é a salvação em muitos sítios em Portugal. 

Reputação 7
Crachá +6

@Bruno S., boa tarde. 
Agradecemos a manifestação de interesse na sugestão dada, como também quanto à disponibilização do 5G SA. 

Caso tenhamos mais informação a partilhar quanto ao desligamento de 3G, partilharemos, aqui, e quanto ao 5G partilharemos neste artigo: 

Obrigado, 

Comentário