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Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

 

Desligamento da rede 3G

O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.
Esta atualização vai permitir o reforço das redes 4G e 5G da NOS e uma melhoria na:

  • Qualidade de rede
  • Velocidade de navegação
  • Eficiência energética

Calendário de desligamento 3G

O desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou em maio de 2024.

Atualmente foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Açores, Madeira, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Grande Lisboa e Grande Porto.
Nas restantes zonas do país será feito de forma faseada até ao final do ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

 

Verificar compatibilidade do cartão SIM e equipamentos 3G

Queremos a sua satisfação e assim garantir que esta transição seja feita de forma gradual e que decorra sem perturbações, para que não sinta qualquer impacto sem ser a melhoria da qualidade dos seus serviços.

Por motivos de antiguidade, alguns equipamentos telemóvel e cartão SIM não captam as redes 4G e 5G, pelo que é necessário à sua substituição de forma a garantir o melhor serviço de rede móvel após o desligamento da rede 3G:
 

Cartão SIM

 

No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:

Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:

 


 

Equipamentos

 

Os equipamentos podem estar restritos à rede 3G, por limitação do próprio modelo ou por definições da rede efetuadas no mesmo.
Verifique se o seu equipamento smartphone, tablet ou pen/hotspot, está habilitado a aceder à rede 4G ou 5G.

  • Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel.

    Saiba como verificar se tem o equipamento limitado à tecnologia 3G e como ativar a rede 4G ou 5G nas definições de rede móvel:

    Em equipamento com o sistema operativo Android

    1. Aceda às definições do seu smartphone;
    2. De seguida, em “Ligações”, escolha “Redes móveis”;

       

    3. Selecione “Modo de rede” e verifique se a rede 3G está bloqueada;

       

    4. Ative a rede 4G ou 5G para permitir o acesso às redes mais recentes: 

     

     

    ❗️Os equipamentos com o sistema operativo iOS mais recentes, em regra, já têm a definida a rede 4G/5G de forma automática❗️
    Para confirmar a tecnologia que está seleciona no dispositivo aceda às “Definições” e em “Rede Móvel”, escolha “Opções” e, de seguida, selecione “Voz e dados” 


    Saiba mais em:​​​​

     

     

  • Confirme no site do fabricante do equipamento que utiliza, se o seu equipamento permite acesso às redes 4G e 5G

Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
Apple – iPhone 5 ou inferior

Honor – 4C

Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C

Nokia – C2-01
Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1

Wiko – Sunny2 Plus | Y50

ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II

 

Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a tecnologia VoLTE e a rede 4G/5G. Esta funcionalidade, por defeito, já se encontra ativa para estes equipamento e versões.
Se necessário confirmar ou ativar a VoLTE, que permite facilitar a realização de chamadas em simultâneo com os dados móveis, saiba como o fazer em

 

Descubra ainda na Loja Online da NOS, ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G, os equipamentos compatíveis.

 

Ficou com questões sobre o desligamento da rede 3G. Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Porque é que a rede 3G está a ser desligada?

    O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração. É um movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria generalizada da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética.
    Este movimento está a decorrer em todo o mundo e em diversos países nas várias geografias, como Alemanha, Estados Unidos ou Malásia, o 3G já foi desativado com sucesso.

     

  2. Quando é que a rede 3G vai ser desligada?

    A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

     

  3. O desligamento da rede 3G está a decorrer apenas em Portugal?

    É uma atualização natural da tecnologia e, como tal, está a decorrer em todo o mundo. Neste momento, em dezenas de países nas várias geografias, o 3G já foi desativado, com sucesso, como ocorreu nos Estados Unidos da América:

     

     

  4. O que vai acontecer se tiver um equipamento ou cartão SIM 3G?

    Caso o seu equipamento seja 3G, isto é, não compatível com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal.
    No entanto o serviço de acesso à Internet através de dados móveis passa automaticamente para 2G, possibilitando o acesso à Internet mas com velocidades bastante menores, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do sei equipamento

    Se o seu cartão SIM for 3G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal. No entanto para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G proceda à sua troca gratuitamente por um cartão mais recente.

     

  5. Como sei se o meu equipamento é 3G?

    Atualmente a grande maioria dos equipamentos já são compatíveis com redes 4G e 5G. Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Caso ainda não tenha um equipamento compatível com 4G e 5G, podemos ajudá-lo com tudo o que necessita para fazer a transição.
    Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

    • Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
    • Apple – iPhone 5 ou inferior
    • Honor – 4C
    • Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C
    • Nokia – C2-01
    • Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1
    • Wiko – Sunny2 Plus | Y50
    • ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II


    Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a rede 4G e 5G e descubra-os na Loja Online da NOS ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G..

    Caso tenha dificuldades em perceber se o seu equipamento é 3G ou compatível com rede 4G e 5G, fale connosco.

     

  6. Como sei se o meu cartão SIM é 3G?

    Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM recentemente, este já é capaz de utilizar as redes 4G e 5G.
    Se o seu cartão for anterior a 2013 e se tiver dúvidas, pode dirigir-se a uma loja NOS para ajuda e trocar gratuitamente.
    Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM, uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G.

    Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.

     

  7. Vou poder continuar a fazer chamadas de voz com o meu equipamento ou cartão, mesmo que seja 3G?

    Sim. Mesmo que o seu equipamento ou cartão SIM não sejam compatíveis com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G. Se apenas necessita de fazer chamadas de voz, não é necessário um novo equipamento. A rede 2G da NOS tem uma cobertura superior a 99% da população em Portugal.

     

  8. Continuo a poder aceder à Internet com os dados móveis mesmo que o meu equipamento ou cartão seja 3G?

    Caso o seu equipamento não seja compatível com as tecnologias 4G ou 5G, o serviço passa automaticamente para 2G. Assim, continua a ser possível aceder à Internet, mas com uma velocidade muito menor, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do seu equipamento.
    Se o seu cartão SIM não for compatível com as redes 4G e 5G, proceda à sua troca por um cartão mais recente para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G.

    Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

     

  9. Ao perder o 3G vou perder cobertura?

    Não. As outras redes alternativas têm uma cobertura igual ou superior à do 3G e a transição para estas redes é feita automaticamente.

     

Partilhe connosco caso tenha alguma questão.
Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 😊

Bom dia a todos, 

Estamos a reforçar as redes 4G e 5G da NOS. 

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

Obrigado, 


Sim, e espero bem que não desliguem definitivamente que façam testes para garantir que isso no acontece. Principalmente em época de verão na zona do algarve

 


Boa tarde,

 

Recebo regularmente chamadas da NOS para o meu número de internet móvel kanguru (cujo cartão está num telemóvel).  Ora este número não faz chamadas, apenas recebe, mas as chamadas que recebe… recebe-as em 3G (não tem VoLTE para receber chamadas em 4G). Com o desligamento do 3G, venho sugerir que estes números passem também a ser compatíveis com VoLTE, VoWifi e com o voice mail (reencaminhamento para números +35166), tal como os números de telemóvel.

 

O número recebe ainda alertas do tarifário kanguru via SMS, pelo que sugiro a mesma implementação que permita receção de SMS em 4G em todos os números NOS, incluindo kanguru. Caso contrário, de cada vez que a NOS envie um conjunto de SMS, o número passará a 2G por uns instantes, o que impede a utilização de dados nesse momento e é esse um constrangimento, ainda que momentâneo.


Gostaria de recordar que a receção de chamadas telefónicas no serviço Kanguru é apenas uma exceção. 

 

No entanto continuamos a aguardar divulgação do plano de desligamento do 3G uma vez que parece já haver zonas sem 3G 


Bom dia,

Estou preocupado com os computadores Lenovo L450 com modem interno Ericsson N5321gw. (Tenho muitos em produção)

Não são 3G  nem 4G. Há que se refira a eles como 3,5G.

Para já ainda se ligam em HSPA+  

Estes equipamentos também  irão deixar de funcionar com os cartões na NOS ?

 

Bom dia @Antero Monteiro,

Talvez ainda possa alterar as especificações dos que faltam produzir para a que está referida aqui.

Obrigado

Obrigado pela dica.

É uma hipótese. Isto é adquirir placas Sierra EM7345 e substituir a Ericson 5321 no slot M.2.

 


A título de exemplo, inclusive nas FAQ, o MEO divulgou a informação, com transparência.

https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/apoio-tecnico-e-configuracoes/3g/descontinuacao-progressiva#planodescontinuacao3g

 

 


Bom dia,

 

Bem… Tenho uma coisa para dizer. Há uns meses vim aqui vaticinar que ia tudo correr mal neste desligamento 3G como correu no MEO.

 

Ora venho aqui retratar-me. Depois deste desligamento 3G tenho verificado até melhor cobertura 4G numa zona rural que frequento (provavelmente nos 900 MHz). Assim, venho aqui corrigir e concluir que afinal (e ainda bem) as minhas preocupações não tinham razão de ser; e, agora que está liberta do 3G, a NOS certamente está a monitorizar o tráfego 2G/4G em 900 MHz e a alocar espetro ao 4G à medida que o tráfego voz/dados em 2G for descendo ao longo dos anos.


Bom dia a todos,

Concluímos o desligamento da rede 3G na zona do Grande Porto.

Se surgirem questões, por favor, partilhem connosco. 
Obrigado,


Bom dia a todos,

Concluímos o desligamento da rede 3G na zona do Grande Porto.

Se surgirem questões, por favor, partilhem connosco. 
Obrigado,

Isso inclui Braga? Também não tenho rede 3G aqui. 

A rede 3g foi desligada por completo, a ultima localização foi a do grande porto


Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

 

Boa tarde, 

 

Creio que esta resposta que é dada no artigo acima pela NOS não faça muito sentido.

 

Tínhamos uma autoestrada 2G+3G em que passavam os dados destes terminais. Agora, vamos passar de uma autoestrada para uma estrada nacional (2G com menos largura de MHz atribuída). Assim, vai haver perturbações e serão muitas numa primeira fase.

Se a NOS pudesse poupar os clientes de mais estes problemas depois de toda a barafunda nos canais analógicos, eu agradecia. 


Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

 

Boa tarde, 

 

Creio que esta resposta que é dada no artigo acima pela NOS não faça muito sentido.

 

Tínhamos uma autoestrada 2G+3G em que passavam os dados destes terminais. Agora, vamos passar de uma autoestrada para uma estrada nacional (2G com menos largura de MHz atribuída). Assim, vai haver perturbações e serão muitas numa primeira fase.

Se a NOS pudesse poupar os clientes de mais estes problemas depois de toda a barafunda nos canais analógicos, eu agradecia. 

Mas ao mesmo tempo mais frequencias ficam livres para serem utilizada ai não? 

e mesmo assim, a maioria dos equipamentos já vão comunicar preferencialmente em 4/5G por isso não vejo que isso fosse afetar qualquer coisa. 

é uma trasnformação que já os 3 operadores estão a fazer, calculo que devam ter planeado bem a coisa para não lixarem o sistema nacional de comunicações xD 

um bem haja 


Pode ser necessário trocar o cartão. Experimente ir a uma loja 


Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 


Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

Espero que a ideia da NOS seja não fazer o mesmo que fez a operadora MEO. Na mesma data em que o 3G é desligado, o 4G deve logo ser reforçado com o espetro radioelétrico que antes estava no 3G.

 

Contudo, penso que a NOS deveria fazer este processo de forma mais lenta. À medida que os clientes fossem passando para 4G, ia diminuindo o espetro alocado ao 3G. Assim o que vai acontecer é uma sobrecarga dos aparelhos limitados a 3G no 2G, com consequente diminuição da qualidade do serviço em 2G. Lembro que a maior parte dos telemóveis continuam a realizar chamadas apenas em 2G/3G e que muitos equipamentos do setor empresarial que hoje trocam dados em 2G/3G deixarão de funcionar e funcionarão pior, dada a sobrecarga.


Bom dia a todos, 😊

No decorrer do desligamento da rede 3G para que os todos os clientes de internet móvel mantenham o acesso ao serviço, alguns tarifários serão atualizados para novos tarifários. Desta forma, manter-se-ão com o serviço ativo e com acesso às redes 4G e 5G, melhorando, assim, o serviço, cobertura e velocidade de navegação.🤗

❗️Atenção❗️A alteração ocorrerá a 1 de maio 2024 e não implica aumento de preço nem aumento da duração do contrato.

Todos aqueles a que se destine esta alteração são informados por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência, das novas condições dos seus produtos. 

Obrigado


@Mário P. é muito penosa esta situação. Então eu passo de 100 MB para zero?

 

É que o Kanguru Livre XL é o tarifário que metem quando se desativa uma banda larga móvel. Não é boa esta situação.

 

Tendo eu 100 MB gratuitos que uso para IoT deviam passar-me a um tarifário pós-pago. Se não existir outro, um de 1 GB ou 10 GB como no site mas sem custos, tendo em conta que o meu tarifário está na mesma fatura do pacote

https://www.nos.pt/movel/tarifarios-net-movel/pos-pagos?tabId=clientes-com-tv-nos

 

 


Boa tarde, @Mário P.,

 

Gostava que até lá aproveitassem este tempo para ponderar a decisão. Quando for descontinuado espero que aproveitem para o trocar por um tarifário com algum plafond de dados.


Boa tarde,

 

Recebo regularmente chamadas da NOS para o meu número de internet móvel kanguru (cujo cartão está num telemóvel).  Ora este número não faz chamadas, apenas recebe, mas as chamadas que recebe… recebe-as em 3G (não tem VoLTE para receber chamadas em 4G). Com o desligamento do 3G, venho sugerir que estes números passem também a ser compatíveis com VoLTE, VoWifi e com o voice mail (reencaminhamento para números +35166), tal como os números de telemóvel.

 

O número recebe ainda alertas do tarifário kanguru via SMS, pelo que sugiro a mesma implementação que permita receção de SMS em 4G em todos os números NOS, incluindo kanguru. Caso contrário, de cada vez que a NOS envie um conjunto de SMS, o número passará a 2G por uns instantes, o que impede a utilização de dados nesse momento e é esse um constrangimento, ainda que momentâneo.

 

Boa noite @CP001,

Partilho consigo os pré-requisitos para encerrar as redes 2G/3G e o núcleo de CS.

Obrigado

Fonte: Ericsson


Gostaria de recordar que a receção de chamadas telefónicas no serviço Kanguru é apenas uma exceção. 

Não lhe chamaria uma exceção, uma vez que, recebida uma chamada de suporte técnico da NOS, deixa de conseguir utilizar os dados se o VoLTE não for implementado porque a chamada é realizada em 2G.

 

@Jorge C muito muito obrigado pela partilha. O facto de estarmos longe desses 90% de VoLTE devia obrigar a cautela neste desligamento.


Bom dia,

Estou preocupado com os computadores Lenovo L450 com modem interno Ericsson N5321gw. (Tenho muitos em produção)

Não são 3G  nem 4G. Há que se refira a eles como 3,5G.

Para já ainda se ligam em HSPA+  

Estes equipamentos também  irão deixar de funcionar com os cartões na NOS ?

Apenas ficará disponível o 2G, 4G e 5G

No MEO o 3G já foi desligado e na NOS e Vodafone irá ser progressivamente ao longo do presente ano.

Nesse caso, irá funcionar apenas com 2G (GPRS e EDGE)


Bom dia,

Estou preocupado com os computadores Lenovo L450 com modem interno Ericsson N5321gw. (Tenho muitos em produção)

Não são 3G  nem 4G. Há que se refira a eles como 3,5G.

Para já ainda se ligam em HSPA+  

Estes equipamentos também  irão deixar de funcionar com os cartões na NOS ?

 

Bom dia @Antero Monteiro,

Talvez ainda possa alterar as especificações dos que faltam produzir para a que está referida aqui.

Obrigado


Boa tarde,

 

pretendo saber se a rede 2G (dados moveis) vai continuar a funcionar, Segundo as outras operadoras só vão manter a rede 2G a nível de voz. Gostaria de ter um comprovativo ou um documento oficial da NOS, que refere que irá manter a rede 2G a nível de dados móveis, para os circuitos M2M.

 

Temos cerca de 3000 cartões M2M e não queremos ter surpresas relativamente a esse assunto.

 

Obrigado.

Melhores cumprimentos,

André Ferreira

O GPRS e EDGE para já irá continuar a funcionar nos 3 operadores em Portugal. 
 


Bom dia a todos, 

Agradecemos os vossos comentários e sugestão. 
Recordamos que todos os clientes da NOS afetados pelo desligamento do 3G foram e estão a ser devidamente informados.

No entanto, estamos a verificar a possibilidade internamente. Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco.

Obrigado,


Bom dia a todos,

Foi concluído mais uma etapa do processo de desligamento 3G

Atualmente foi concluído na zona da Grande Lisboa

Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.🙂

Obrigado


Boa tarde @fbc

Confirme, por favor, se o equipamento é um dos que se encontra referidos no artigo. 

Indique-nos, por favor, o modelo do equipamento em questão para verificar. 

Obrigado, 


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