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Desligamento da rede 3G em Portugal


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Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

 

Desligamento da rede 3G

O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.
Esta atualização vai permitir o reforço das redes 4G e 5G da NOS e uma melhoria na:

  • Qualidade de rede
  • Velocidade de navegação
  • Eficiência energética

 

Verificar compatibilidade do cartão SIM e equipamentos 3G

Queremos a sua satisfação e assim garantir que esta transição seja feita de forma gradual e que decorra sem perturbações, para que não sinta qualquer impacto sem ser a melhoria da qualidade dos seus serviços.

Por motivos de antiguidade, alguns equipamentos telemóvel e cartão SIM não captam as redes 4G e 5G, pelo que é necessário à sua substituição de forma a garantir o melhor serviço de rede móvel após o desligamento da rede 3G:
 

Cartão SIM

 

No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:

Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:

 


 

Equipamentos

 

Os equipamentos podem estar restritos à rede 3G, por limitação do próprio modelo ou por definições da rede efetuadas no mesmo.
Verifique se o seu equipamento smartphone, tablet ou pen/hotspot, está habilitado a aceder à rede 4G ou 5G.

  • Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel
  • Confirme no site do fabricante do equipamento que utiliza, se o seu equipamento permite acesso às redes 4G e 5G

Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
Apple – iPhone 5 ou inferior

Honor – 4C

Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C

Nokia – C2-01
Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1

Wiko – Sunny2 Plus | Y50

ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II

Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a rede 4G e 5G e descubra-os na Loja Online da NOS ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G.

 

Ficou com questões sobre o desligamento da rede 3G. Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Porque é que a rede 3G está a ser desligada?

    O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração. É um movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria generalizada da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética.
    Este movimento está a decorrer em todo o mundo e em diversos países nas várias geografias, como Alemanha, Estados Unidos ou Malásia, o 3G já foi desativado com sucesso.

     

  2. Quando é que a rede 3G vai ser desligada?

    A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

     

  3. O desligamento da rede 3G está a decorrer apenas em Portugal?

    É uma atualização natural da tecnologia e, como tal, está a decorrer em todo o mundo. Neste momento, em dezenas de países nas várias geografias, o 3G já foi desativado, com sucesso, como ocorreu nos Estados Unidos da América:

     

     

  4. O que vai acontecer se tiver um equipamento ou cartão SIM 3G?

    Caso o seu equipamento seja 3G, isto é, não compatível com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal.
    No entanto o serviço de acesso à Internet através de dados móveis passa automaticamente para 2G, possibilitando o acesso à Internet mas com velocidades bastante menores, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do sei equipamento

    Se o seu cartão SIM for 3G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal. No entanto para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G proceda à sua troca gratuitamente por um cartão mais recente.

     

  5. Como sei se o meu equipamento é 3G?

    Atualmente a grande maioria dos equipamentos já são compatíveis com redes 4G e 5G. Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Caso ainda não tenha um equipamento compatível com 4G e 5G, podemos ajudá-lo com tudo o que necessita para fazer a transição.
    Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

    • Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
    • Apple – iPhone 5 ou inferior
    • Honor – 4C
    • Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C
    • Nokia – C2-01
    • Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1
    • Wiko – Sunny2 Plus | Y50
    • ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II


    Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a rede 4G e 5G e descubra-os na Loja Online da NOS ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G..

    Caso tenha dificuldades em perceber se o seu equipamento é 3G ou compatível com rede 4G e 5G, fale connosco.

     

  6. Como sei se o meu cartão SIM é 3G?

    Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM recentemente, este já é capaz de utilizar as redes 4G e 5G.
    Se o seu cartão for anterior a 2013 e se tiver dúvidas, pode dirigir-se a uma loja NOS para ajuda e trocar gratuitamente.
    Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM, uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G.

    Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.

     

  7. Vou poder continuar a fazer chamadas de voz com o meu equipamento ou cartão, mesmo que seja 3G?

    Sim. Mesmo que o seu equipamento ou cartão SIM não sejam compatíveis com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G. Se apenas necessita de fazer chamadas de voz, não é necessário um novo equipamento. A rede 2G da NOS tem uma cobertura superior a 99% da população em Portugal.

     

  8. Continuo a poder aceder à Internet com os dados móveis mesmo que o meu equipamento ou cartão seja 3G?

    Caso o seu equipamento não seja compatível com as tecnologias 4G ou 5G, o serviço passa automaticamente para 2G. Assim, continua a ser possível aceder à Internet, mas com uma velocidade muito menor, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do seu equipamento.
    Se o seu cartão SIM não for compatível com as redes 4G e 5G, proceda à sua troca por um cartão mais recente para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G.

    Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

     

  9. Ao perder o 3G vou perder cobertura?

    Não. As outras redes alternativas têm uma cobertura igual ou superior à do 3G e a transição para estas redes é feita automaticamente.

     

Partilhe connosco caso tenha alguma questão.
Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 😊


50 Comentários

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Bom dia a todos, 

Estamos a reforçar as redes 4G e 5G da NOS. 

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 😊

No decorrer do desligamento da rede 3G para que os todos os clientes de internet móvel mantenham o acesso ao serviço, alguns tarifários serão atualizados para novos tarifários. Desta forma, manter-se-ão com o serviço ativo e com acesso às redes 4G e 5G, melhorando, assim, o serviço, cobertura e velocidade de navegação.🤗

❗Atenção❗A alteração ocorrerá a 1 de maio 2024 e não implica aumento de preço nem aumento da duração do contrato.

Todos aqueles a que se destine esta alteração são informados por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência, das novas condições dos seus produtos. 

Obrigado

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Sim, e espero bem que não desliguem definitivamente que façam testes para garantir que isso no acontece. Principalmente em época de verão na zona do algarve

 

Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

Espero que a ideia da NOS seja não fazer o mesmo que fez a operadora MEO. Na mesma data em que o 3G é desligado, o 4G deve logo ser reforçado com o espetro radioelétrico que antes estava no 3G.

 

Contudo, penso que a NOS deveria fazer este processo de forma mais lenta. À medida que os clientes fossem passando para 4G, ia diminuindo o espetro alocado ao 3G. Assim o que vai acontecer é uma sobrecarga dos aparelhos limitados a 3G no 2G, com consequente diminuição da qualidade do serviço em 2G. Lembro que a maior parte dos telemóveis continuam a realizar chamadas apenas em 2G/3G e que muitos equipamentos do setor empresarial que hoje trocam dados em 2G/3G deixarão de funcionar e funcionarão pior, dada a sobrecarga.

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Bom dia @CP001

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Tem razão, relativamente ao Pré-pago, o mesmo passa para o Kanguru Livre XL ao invés do Kanguru XL, pedimos desculpa pelo lapso. O Kanguru XL aplicar-se-á a algumas vertentes do tarifário Kanguru Light como, por exemplo, o Kanguru Light 4G de 201. 
A informação que temos quanto às alterações é aquelas que referimos. No entanto, endereçámos a sua questão e assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado,

@Mário P. é muito penosa esta situação. Então eu passo de 100 MB para zero?

 

É que o Kanguru Livre XL é o tarifário que metem quando se desativa uma banda larga móvel. Não é boa esta situação.

 

Tendo eu 100 MB gratuitos que uso para IoT deviam passar-me a um tarifário pós-pago. Se não existir outro, um de 1 GB ou 10 GB como no site mas sem custos, tendo em conta que o meu tarifário está na mesma fatura do pacote

https://www.nos.pt/movel/tarifarios-net-movel/pos-pagos?tabId=clientes-com-tv-nos

 

 

Boa tarde, @Mário P.,

 

Gostava que até lá aproveitassem este tempo para ponderar a decisão. Quando for descontinuado espero que aproveitem para o trocar por um tarifário com algum plafond de dados.

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Assim que tivermos mais informações, claro, que partilharemos aqui, @CP001 😊

Obrigado,

Reputação 3

Tenho tido uma péssima experiência com o desligadaecda da rede 3G na operadora MEO, o espectro é de maior alcance não foi efectuado o reforço da rede 4G e 5G, saturando a rede 4G e  não foi efetuado o investimento para cobrir as zonas em que apenas chegavam com qualidade a rede do espectro 3G. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @fbc

Confirme, por favor, se o equipamento é um dos que se encontra referidos no artigo. 

Indique-nos, por favor, o modelo do equipamento em questão para verificar. 

Obrigado, 

Reputação 3

Espero mesmo que o 4G/5G seja reforçado nos troços subterrâneos do Metro do Porto, pois na maioria do troço apenas o 3G tem uma ligação estável, mas com velocidades muito baixas. Por exemplo no troço Nau Vitória — Levada chego a ficar sem rede.

Espero que a NOS dê o primeiro passo e garanta uma boa cobertura 4G/5G dentro dos túneis, como tem acontecido em vários metropolitanos no mundo (em Toronto, por exemplo). Esperemos, entretanto o 5G SA (n28 — 700MHz) consiga ajudar a diminuir as falhas e também que seja possível aumentar a cobertura nacional, sobretudo no interior. 

Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

 

Boa tarde, 

 

Creio que esta resposta que é dada no artigo acima pela NOS não faça muito sentido.

 

Tínhamos uma autoestrada 2G+3G em que passavam os dados destes terminais. Agora, vamos passar de uma autoestrada para uma estrada nacional (2G com menos largura de MHz atribuída). Assim, vai haver perturbações e serão muitas numa primeira fase.

Se a NOS pudesse poupar os clientes de mais estes problemas depois de toda a barafunda nos canais analógicos, eu agradecia. 

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Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

 

Boa tarde, 

 

Creio que esta resposta que é dada no artigo acima pela NOS não faça muito sentido.

 

Tínhamos uma autoestrada 2G+3G em que passavam os dados destes terminais. Agora, vamos passar de uma autoestrada para uma estrada nacional (2G com menos largura de MHz atribuída). Assim, vai haver perturbações e serão muitas numa primeira fase.

Se a NOS pudesse poupar os clientes de mais estes problemas depois de toda a barafunda nos canais analógicos, eu agradecia. 

Mas ao mesmo tempo mais frequencias ficam livres para serem utilizada ai não? 

e mesmo assim, a maioria dos equipamentos já vão comunicar preferencialmente em 4/5G por isso não vejo que isso fosse afetar qualquer coisa. 

é uma trasnformação que já os 3 operadores estão a fazer, calculo que devam ter planeado bem a coisa para não lixarem o sistema nacional de comunicações xD 

um bem haja 

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Se for mesmo assim acho que a ação é muito boa por parte da NOS

Reputação 3

Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

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Bom dia @CP001

Mantemos a informação descrita aqui como, também, no artigo que refere. A mera atualização da nomenclatura ou do tarifário feita pela NOS não prevê uma renovação automática, pelo que apenas se renova o vinculo quando há pedido, por parte do cliente, de alteração ao serviço. 

 

Sugerimos, no entanto, que na comunicação que é enviada seja consultado a hiperligação com a informação detalhada do tarifário para qual vai ser atualizado. 

Obrigado, 

Boa tarde @Mário P. 
 

Muito obrigado pela pronta resposta!

 

E também não agrega ao pacote?  Ficam separados do pacote na mesma?
 

Quando se refere aos pré-pagos, estes passam para Kanguru XL ou Livre XL? É que, desses tarifários que listou, os que conheço  (Net Mobile Zero+) têm um tráfego base gratuito de 100 MB… Se forem passar para Kanguru Livre XL, passam de 100 para 0. Se forem passar para Kanguru XL passam de 100 MB para ilimitado. Espero que seja este último.


Em relação à situação que o ocorreu no ano passado, o que acontecia era que um cliente, que suponhamos tinha uma fidelização de 15 meses a alguns produtos do pacote, passava repentinamente a ter a fidelização alargada a todos os outros produtos do pacote que se encontrassem na mesma fatura e que até então nunca tinham tido fidelização (como tarifários extra de internet móvel), sem que a NOS o avisasse desta situação ou tivesse existido qualquer contacto. Não é possível legalmente fidelizar produtos que não estavam fidelizados e nesse sentido não se tratava de uma mera alteração de nomenclatura. 
 

Apenas alguns clientes foram afetados.

 

 

Atualização:

Contactei o apoio. O tarifário para o qual vou mudar é o Livre XL. Passo de 100 MB incluídos para 0 MB. É muito revoltante, usava para aplicações IoT e agora terei de arranjar um cartão novo. Pago o pacote de casa há muitos anos com este tarifário.

 

O comunicado da NOS ainda revolta mais “A alteração ocorrerá a 1 de maio 2024 e não implica aumento de preço nem aumento da duração do contrato.”

Pois não, fidelização nunca teve, preço também não muda, tiram é os dados do cartão 😡 Vou protestar por todos os meios, isto não se faz. Mais valia dizerem: vamos desligar-lhe o cartão em vez desta conversa.

 

A propósito, não é verdade que o Net Mobile Zero+ não tenha 4G/5G. Tenho 4G/5G nesse cartão desde 2022, bastou um telefonema para a NOS para ativar. Só posso depreender que a NOS inventou esta desculpa do 3G para descontinuar os tarifários.

 

 

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Então os tarifários Zero+ fica sem os 100mb obrigando ao carregamento para usar o serviço? 

Então os tarifários Zero+ fica sem os 100mb obrigando ao carregamento para usar o serviço? 

Sim, é isso mesmo o que resulta desta informação.

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Mas isso é uma alteração contratual em que tem de dar a possibilidade de escolha para cancelar ou não o serviço. Assim só aqueles que são pós é que ficam beneficiados que passam de 4gb para 30gb ou ilimitado (se bem entendi). 

Espero bem que consiga dar resposta rápida @Mário P. quanto a questao do CP001

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Boa tarde @CP001 e @Olaf,

Agradecemos as vossas mensagens.

@CP001 lamentamos a informação partilhada, a qual iremos retificar. 

Para já as condições do tarifário em questão (Net Mobile Zero+) mantêm-se e, caso existam alterações às mesmas é informado por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência das novas condições dos seus produtos.

Confirmamos ainda que as alterações não implicam aumento de preço nem aumento da duração do contrato.

Obrigado

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Boa noite @CP001,

Ao contrário do partilhado anteriormente, e após confirmação interna, o tarifário Net Mobile Zero + não sofrerá qualquer atualização, para já. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa noite @CP001,

Ao contrário do partilhado anteriormente, e após confirmação interna, o tarifário Net Mobile Zero + não sofrerá qualquer atualização, para já. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

@João H.

Começo por agradecer a resposta.

O que significa “ para já”? Estão a pensar posteriormente ainda este ano alterar o referido tarifário?

 

É que a mim também me confirmaram telefonicamente que o tarifário ia ser alterado para Kanguru Livre XL. A informação foi transmitida por duas vias distintas. A NOS voltou atrás na decisão?

Eu preciso do cartão para um terreno agrícola. Não posso estar nesta instabilidade de a qualquer momento a meio do verão o cartão deixar de ter dados incluídos. Gostava de saber já se vou ter ou não serviço este ano. É o mínimo 

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Bom dia, @CP001.

Compreendemos o que indica. A informação que temos é que o tarifário Net Mobile Zero + não sofrerá qualquer atualização, para já.
Caso exista alguma alteração futura, todos os clientes serão notificados por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência das novas condições dos seus produtos.

Obrigado

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Pode ser necessário trocar o cartão. Experimente ir a uma loja 

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