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Desligamento da rede 3G em Portugal



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90 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @andre.ferreira, e a partilha do @DanielS em esclarecer.

Confirmamos que a rede 2G continua com as gamas GPRS e EDGE, assim, equipamentos não compatíveis com as redes 4G ou 5G continuam com possibilidade de acesso à Internet através de 2G, mas com uma menor capacidade.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

 

obrigado pela vossa ajuda.

 

Melhores cumprimentos,

 

André Ferreira

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós, @andre.ferreira
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Boa noite!

Na zona onde moro Penedono no interior do pais maioritariamente a rede é 3g.

como vái ser nessas situações?

Obrigado

Reputação 3

Boa noite!

Na zona onde moro Penedono no interior do pais maioritariamente a rede é 3g.

como vái ser nessas situações?

Obrigado

 

Parece haver um emissor 4G (B20 — 800MHz) nessa localidade em RAN Sharing NOS/Vodafone. A informação não é precisa, as informações do mapa são fornecidas pelos registos feitos pelos utilizadores da aplicação ao longo do tempo. Os dados foram obtidos na aplicação/site Cellmapper.net, caso esteja interessado poderá ver mais informações acerca da cobertura de todos os operadores (limitado aos dados fornecidos pelos utilizadores).

— eNB ID (NOS/VDF): 780812

 

O espectro utilizado na rede 3G passará para o 4G, em princípio esse emissor ficará B8 (900MHz)/B20(800MHz) e com sorte poderão colocar a B3 (1800MHz) e/ou B1 (2100MHz).

Caso não haja cobertura 4G, as comunicações serão feitas em 2G após a descontinuação do 3G. Nesse caso, aconselho reportar à NOS pois a sua zona poderá necessitar de mais antenas/capacidade.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @julio74 e a partilha do @Bruno S..

Confirmamos que a rede 2G continua com as gamas GPRS e EDGE, assim, equipamentos não compatíveis com as redes 4G ou 5G, assim como clientes em locais sem cobertura 5G, continuam com possibilidade de acesso à Internet através de 2G, mas com uma menor capacidade.

Relembramos que estamos a trabalhar de forma constante de forma a criar uma maior cobertura 5G em todo o território nacional.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @julio74 e a partilha do @Bruno S..

Confirmamos que a rede 2G continua com as gamas GPRS e EDGE, assim, equipamentos não compatíveis com as redes 4G ou 5G, assim como clientes em locais sem cobertura 5G, continuam com possibilidade de acesso à Internet através de 2G, mas com uma menor capacidade.

Relembramos que estamos a trabalhar de forma constante de forma a criar uma maior cobertura 5G em todo o território nacional.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Aconselho a ler o Decreto-Lei n.º 66/2021, publicado a 30 de julho, pois se com a rede 3g não conseguem proporcionar ao cliente do interior condições de navegação absolutas, se ligarem só a 2g retrocedemos quase para os 48k.Da vossa parte não vão cumprir a lei.

Reputação 7

Aconselho a ler o Decreto-Lei n.º 66/2021, publicado a 30 de julho, pois se com a rede 3g não conseguem proporcionar ao cliente do interior condições de navegação absolutas, se ligarem só a 2g retrocedemos quase para os 48k.Da vossa parte não vão cumprir a lei.

 

Boa tarde @julio74,

O decreto-lei que refere, cria a tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga a aplicar a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais.

Por favor detalhe a ligação com o assunto do tópico.

Obrigado.

Boa tarde!

O que implica, com ou sem tarifa social fazer cumprir aspectos como upstream ou downstream viáveis, fato raro no interior do Pais.

Não esta em causa o estrato social, mas sim a qualidade do serviço mínimo garantido o que maioritariamente das vezes não acontece.

Reputação 7

@julio74 concordo e informo que desde 2022, os operadores que fornecem serviços de acesso à Internet em banda larga estão obrigados, no quadro do serviço universal, a disponibilizar aos consumidores a tarifa social de acesso à Internet em banda larga.

O serviço universal deve assegurar a disponibilidade de:

  • um serviço adequado de acesso à Internet de banda larga num local fixo (serviço de acesso à Internet fixo);

  • serviços de comunicações de voz, incluindo a ligação subjacente, num local fixo (serviço telefónico fixo);

  • medidas específicas para consumidores com deficiência, com o objetivo de assegurar um acesso equivalente às prestações que, no âmbito do serviço universal, estão disponíveis para os demais utilizador

Neste âmbito, cabe à ANACOM acompanhar a evolução dos preços de retalho dos serviços descritos, se concluir que os consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais não conseguem o acesso devido ao preço de mercado praticado, a ANACOM remete proposta ao Governo para que adote as medidas necessárias para assegurar a esses consumidores a acessibilidade dos preços do serviço de acesso adequado à Internet de banda larga e a serviços de comunicações vocais pelo menos num local fixo.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @julio74 e partilha do @Jorge C sobre o tema.

Tem, neste momento um equipamento compatível com 4G ou 5G? Estamos disponíveis para ajudar a verificar a compatibilidade do seu equipamento. 

O decreto-lei que refere é relativo a um diploma legal sobre Tarifa Social de Internet, como partilhado pelo @Jorge C.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Retirado de outro lado:

Uma grande parte do litoral do distrito de Viana do Castelo, com 3G da NOS desligado

 

Continuamos a aguardar, em nome da transparência, a publicação oficial da NOS com o mapa do plano de desligamento da rede 3G, à semelhança do que o MEO fez.

Reputação 3

Retirado de outro lado:

Uma grande parte do litoral do distrito de Viana do Castelo, com 3G da NOS desligado

 

Continuamos a aguardar, em nome da transparência, a publicação oficial da NOS com o mapa do plano de desligamento da rede 3G, à semelhança do que o MEO fez.

 

É uma situação lamentável, nem sei como a ANACOM não exigiu a divulgação ao público. Enquanto isso no Metro do Porto há zonas onde o EDGE chega com apenas 1 asu de potência (quase inexistente). Houve uma vez que a rede dos 3 operadores falhou totalmente em todo o troço e a própria NOS afirmou que a rede estava operacional.

Reputação 3

A cada dia tenho estado mais insatisfeito com o serviço fixo (HFC) e móvel.

Reputação 7
Crachá +1

A título de exemplo, inclusive nas FAQ, o MEO divulgou a informação, com transparência.

https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/apoio-tecnico-e-configuracoes/3g/descontinuacao-progressiva#planodescontinuacao3g

 

 

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