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Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

 

Desligamento da rede 3G

O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.
Esta atualização vai permitir o reforço das redes 4G e 5G da NOS e uma melhoria na:

  • Qualidade de rede
  • Velocidade de navegação
  • Eficiência energética

Calendário de desligamento 3G

O desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou em maio de 2024.

Atualmente foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Açores, Madeira, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Grande Lisboa e Grande Porto.
Nas restantes zonas do país será feito de forma faseada até ao final do ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

 

Verificar compatibilidade do cartão SIM e equipamentos 3G

Queremos a sua satisfação e assim garantir que esta transição seja feita de forma gradual e que decorra sem perturbações, para que não sinta qualquer impacto sem ser a melhoria da qualidade dos seus serviços.

Por motivos de antiguidade, alguns equipamentos telemóvel e cartão SIM não captam as redes 4G e 5G, pelo que é necessário à sua substituição de forma a garantir o melhor serviço de rede móvel após o desligamento da rede 3G:
 

Cartão SIM

 

No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:

Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:

 


 

Equipamentos

 

Os equipamentos podem estar restritos à rede 3G, por limitação do próprio modelo ou por definições da rede efetuadas no mesmo.
Verifique se o seu equipamento smartphone, tablet ou pen/hotspot, está habilitado a aceder à rede 4G ou 5G.

  • Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel.

    Saiba como verificar se tem o equipamento limitado à tecnologia 3G e como ativar a rede 4G ou 5G nas definições de rede móvel:

    Em equipamento com o sistema operativo Android

    1. Aceda às definições do seu smartphone;
    2. De seguida, em “Ligações”, escolha “Redes móveis”;

       

    3. Selecione “Modo de rede” e verifique se a rede 3G está bloqueada;

       

    4. Ative a rede 4G ou 5G para permitir o acesso às redes mais recentes: 

     

     

    ❗️Os equipamentos com o sistema operativo iOS mais recentes, em regra, já têm a definida a rede 4G/5G de forma automática❗️
    Para confirmar a tecnologia que está seleciona no dispositivo aceda às “Definições” e em “Rede Móvel”, escolha “Opções” e, de seguida, selecione “Voz e dados” 


    Saiba mais em:​​​​

     

     

  • Confirme no site do fabricante do equipamento que utiliza, se o seu equipamento permite acesso às redes 4G e 5G

Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
Apple – iPhone 5 ou inferior

Honor – 4C

Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C

Nokia – C2-01
Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1

Wiko – Sunny2 Plus | Y50

ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II

 

Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a tecnologia VoLTE e a rede 4G/5G. Esta funcionalidade, por defeito, já se encontra ativa para estes equipamento e versões.
Se necessário confirmar ou ativar a VoLTE, que permite facilitar a realização de chamadas em simultâneo com os dados móveis, saiba como o fazer em

 

Descubra ainda na Loja Online da NOS, ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G, os equipamentos compatíveis.

 

Ficou com questões sobre o desligamento da rede 3G. Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Porque é que a rede 3G está a ser desligada?

    O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração. É um movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria generalizada da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética.
    Este movimento está a decorrer em todo o mundo e em diversos países nas várias geografias, como Alemanha, Estados Unidos ou Malásia, o 3G já foi desativado com sucesso.

     

  2. Quando é que a rede 3G vai ser desligada?

    A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

     

  3. O desligamento da rede 3G está a decorrer apenas em Portugal?

    É uma atualização natural da tecnologia e, como tal, está a decorrer em todo o mundo. Neste momento, em dezenas de países nas várias geografias, o 3G já foi desativado, com sucesso, como ocorreu nos Estados Unidos da América:

     

     

  4. O que vai acontecer se tiver um equipamento ou cartão SIM 3G?

    Caso o seu equipamento seja 3G, isto é, não compatível com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal.
    No entanto o serviço de acesso à Internet através de dados móveis passa automaticamente para 2G, possibilitando o acesso à Internet mas com velocidades bastante menores, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do sei equipamento

    Se o seu cartão SIM for 3G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal. No entanto para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G proceda à sua troca gratuitamente por um cartão mais recente.

     

  5. Como sei se o meu equipamento é 3G?

    Atualmente a grande maioria dos equipamentos já são compatíveis com redes 4G e 5G. Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Caso ainda não tenha um equipamento compatível com 4G e 5G, podemos ajudá-lo com tudo o que necessita para fazer a transição.
    Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

    • Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
    • Apple – iPhone 5 ou inferior
    • Honor – 4C
    • Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C
    • Nokia – C2-01
    • Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1
    • Wiko – Sunny2 Plus | Y50
    • ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II


    Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a rede 4G e 5G e descubra-os na Loja Online da NOS ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G..

    Caso tenha dificuldades em perceber se o seu equipamento é 3G ou compatível com rede 4G e 5G, fale connosco.

     

  6. Como sei se o meu cartão SIM é 3G?

    Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM recentemente, este já é capaz de utilizar as redes 4G e 5G.
    Se o seu cartão for anterior a 2013 e se tiver dúvidas, pode dirigir-se a uma loja NOS para ajuda e trocar gratuitamente.
    Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM, uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G.

    Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.

     

  7. Vou poder continuar a fazer chamadas de voz com o meu equipamento ou cartão, mesmo que seja 3G?

    Sim. Mesmo que o seu equipamento ou cartão SIM não sejam compatíveis com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G. Se apenas necessita de fazer chamadas de voz, não é necessário um novo equipamento. A rede 2G da NOS tem uma cobertura superior a 99% da população em Portugal.

     

  8. Continuo a poder aceder à Internet com os dados móveis mesmo que o meu equipamento ou cartão seja 3G?

    Caso o seu equipamento não seja compatível com as tecnologias 4G ou 5G, o serviço passa automaticamente para 2G. Assim, continua a ser possível aceder à Internet, mas com uma velocidade muito menor, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do seu equipamento.
    Se o seu cartão SIM não for compatível com as redes 4G e 5G, proceda à sua troca por um cartão mais recente para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G.

    Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

     

  9. Ao perder o 3G vou perder cobertura?

    Não. As outras redes alternativas têm uma cobertura igual ou superior à do 3G e a transição para estas redes é feita automaticamente.

     

Partilhe connosco caso tenha alguma questão.
Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 😊

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @andre.ferreira, e a partilha do @DanielS em esclarecer.

Confirmamos que a rede 2G continua com as gamas GPRS e EDGE, assim, equipamentos não compatíveis com as redes 4G ou 5G continuam com possibilidade de acesso à Internet através de 2G, mas com uma menor capacidade.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde,

 

obrigado pela vossa ajuda.

 

Melhores cumprimentos,

 

André Ferreira


Obrigado nós, @andre.ferreira
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 


Boa noite!

Na zona onde moro Penedono no interior do pais maioritariamente a rede é 3g.

como vái ser nessas situações?

Obrigado


Boa noite!

Na zona onde moro Penedono no interior do pais maioritariamente a rede é 3g.

como vái ser nessas situações?

Obrigado

 

Parece haver um emissor 4G (B20 — 800MHz) nessa localidade em RAN Sharing NOS/Vodafone. A informação não é precisa, as informações do mapa são fornecidas pelos registos feitos pelos utilizadores da aplicação ao longo do tempo. Os dados foram obtidos na aplicação/site Cellmapper.net, caso esteja interessado poderá ver mais informações acerca da cobertura de todos os operadores (limitado aos dados fornecidos pelos utilizadores).

— eNB ID (NOS/VDF): 780812

 

O espectro utilizado na rede 3G passará para o 4G, em princípio esse emissor ficará B8 (900MHz)/B20(800MHz) e com sorte poderão colocar a B3 (1800MHz) e/ou B1 (2100MHz).

Caso não haja cobertura 4G, as comunicações serão feitas em 2G após a descontinuação do 3G. Nesse caso, aconselho reportar à NOS pois a sua zona poderá necessitar de mais antenas/capacidade.

 


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @julio74 e a partilha do @Bruno S..

Confirmamos que a rede 2G continua com as gamas GPRS e EDGE, assim, equipamentos não compatíveis com as redes 4G ou 5G, assim como clientes em locais sem cobertura 5G, continuam com possibilidade de acesso à Internet através de 2G, mas com uma menor capacidade.

Relembramos que estamos a trabalhar de forma constante de forma a criar uma maior cobertura 5G em todo o território nacional.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @julio74 e a partilha do @Bruno S..

Confirmamos que a rede 2G continua com as gamas GPRS e EDGE, assim, equipamentos não compatíveis com as redes 4G ou 5G, assim como clientes em locais sem cobertura 5G, continuam com possibilidade de acesso à Internet através de 2G, mas com uma menor capacidade.

Relembramos que estamos a trabalhar de forma constante de forma a criar uma maior cobertura 5G em todo o território nacional.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Aconselho a ler o Decreto-Lei n.º 66/2021, publicado a 30 de julho, pois se com a rede 3g não conseguem proporcionar ao cliente do interior condições de navegação absolutas, se ligarem só a 2g retrocedemos quase para os 48k.Da vossa parte não vão cumprir a lei.


Aconselho a ler o Decreto-Lei n.º 66/2021, publicado a 30 de julho, pois se com a rede 3g não conseguem proporcionar ao cliente do interior condições de navegação absolutas, se ligarem só a 2g retrocedemos quase para os 48k.Da vossa parte não vão cumprir a lei.

 

Boa tarde @julio74,

O decreto-lei que refere, cria a tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga a aplicar a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais.

Por favor detalhe a ligação com o assunto do tópico.

Obrigado.


Boa tarde!

O que implica, com ou sem tarifa social fazer cumprir aspectos como upstream ou downstream viáveis, fato raro no interior do Pais.

Não esta em causa o estrato social, mas sim a qualidade do serviço mínimo garantido o que maioritariamente das vezes não acontece.


@julio74 concordo e informo que desde 2022, os operadores que fornecem serviços de acesso à Internet em banda larga estão obrigados, no quadro do serviço universal, a disponibilizar aos consumidores a tarifa social de acesso à Internet em banda larga.

O serviço universal deve assegurar a disponibilidade de:

  • um serviço adequado de acesso à Internet de banda larga num local fixo (serviço de acesso à Internet fixo);

  • serviços de comunicações de voz, incluindo a ligação subjacente, num local fixo (serviço telefónico fixo);

  • medidas específicas para consumidores com deficiência, com o objetivo de assegurar um acesso equivalente às prestações que, no âmbito do serviço universal, estão disponíveis para os demais utilizador

Neste âmbito, cabe à ANACOM acompanhar a evolução dos preços de retalho dos serviços descritos, se concluir que os consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais não conseguem o acesso devido ao preço de mercado praticado, a ANACOM remete proposta ao Governo para que adote as medidas necessárias para assegurar a esses consumidores a acessibilidade dos preços do serviço de acesso adequado à Internet de banda larga e a serviços de comunicações vocais pelo menos num local fixo.

Obrigado.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @julio74 e partilha do @Jorge C sobre o tema.

Tem, neste momento um equipamento compatível com 4G ou 5G? Estamos disponíveis para ajudar a verificar a compatibilidade do seu equipamento. 

O decreto-lei que refere é relativo a um diploma legal sobre Tarifa Social de Internet, como partilhado pelo @Jorge C.

Obrigado


Retirado de outro lado:

Uma grande parte do litoral do distrito de Viana do Castelo, com 3G da NOS desligado

 

Continuamos a aguardar, em nome da transparência, a publicação oficial da NOS com o mapa do plano de desligamento da rede 3G, à semelhança do que o MEO fez.


Retirado de outro lado:

Uma grande parte do litoral do distrito de Viana do Castelo, com 3G da NOS desligado

 

Continuamos a aguardar, em nome da transparência, a publicação oficial da NOS com o mapa do plano de desligamento da rede 3G, à semelhança do que o MEO fez.

 

É uma situação lamentável, nem sei como a ANACOM não exigiu a divulgação ao público. Enquanto isso no Metro do Porto há zonas onde o EDGE chega com apenas 1 asu de potência (quase inexistente). Houve uma vez que a rede dos 3 operadores falhou totalmente em todo o troço e a própria NOS afirmou que a rede estava operacional.


A cada dia tenho estado mais insatisfeito com o serviço fixo (HFC) e móvel.


A título de exemplo, inclusive nas FAQ, o MEO divulgou a informação, com transparência.

https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/apoio-tecnico-e-configuracoes/3g/descontinuacao-progressiva#planodescontinuacao3g

 

 


Bom dia a todos, 

Agradecemos os vossos comentários e sugestão. 
Recordamos que todos os clientes da NOS afetados pelo desligamento do 3G foram e estão a ser devidamente informados.

No entanto, estamos a verificar a possibilidade internamente. Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco.

Obrigado,


Bom dia a todos, 

Agradecemos os vossos comentários e sugestão. 
Recordamos que todos os clientes da NOS afetados pelo desligamento do 3G foram e estão a ser devidamente informados.

No entanto, estamos a verificar a possibilidade internamente. Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco.

Obrigado,

 

Obrigado pela ajuda Mário.

Uma vez que se trata de um serviço móvel (pode ser utilizado em todo o território) seria útil perceber exatamente quando será descontinuado. 


Boa tarde a todos,

Conforme indicado anteriormente, o desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou-se no passado mês de maio.

Neste momento já foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Santarém. Nas restantes zonas do país irá ser feito de forma faseada até ao final deste ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Recordamos ainda que todos os clientes da NOS afetados pelo desligamento do 3G foram devidamente informados.

Obrigado


Boa tarde a todos,

Conforme indicado anteriormente, o desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou-se no passado mês de maio.

Neste momento já foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Santarém. Nas restantes zonas do país irá ser feito de forma faseada até ao final deste ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Recordamos ainda que todos os clientes da NOS afetados pelo desligamento do 3G foram devidamente informados.

Obrigado

Obrigado pela informação. 


Boa tarde a todos,

Conforme indicado anteriormente, o desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou-se no passado mês de maio.

Neste momento já foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Santarém. Nas restantes zonas do país irá ser feito de forma faseada até ao final deste ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

Recordamos ainda que todos os clientes da NOS afetados pelo desligamento do 3G foram devidamente informados.

Obrigado

Depois de desligarem, também os clientes dessa zona sabem que já foi desligado.
Queremos sim, informação antecipada, não do que já aconteceu.

Não consigo compreender esses secretismos bacocos.

 


Compreendemos o que nos indica, @DanielS 

No entanto, as restantes zonas do país o desligamento será feito de forma faseada até ao final de 2024. Disponibilizaremos mais informação brevemente e de forma gradual.

Fique atento às novidades aqui no Fórum NOS. 

Obrigado,


Boa tarde a todos, 😊

Atualizámos o nosso artigo. De forma a clarificar os cliente que tenham dificuldades em aceder à tecnologia 4G ou 5G por bloqueio ao 3G nas definições do seu dispositivo, partilhamos o passo-a-passo de como desbloquear a rede 3G.  

Certifique-se que o seu equipamento não está bloqueado à tecnologia 3G e tem as opções de rede 4G e 5G ativas nas definições de rede móvel. 

Obrigado


Pff respondam minha mensagem privada 


Pff respondam minha mensagem privada 

 

Boa noite @Ana Godinho93,

Por favor, partilhe a sua questão com a comunidade que com certeza a vai ajudar.

Obrigado.


Boa tarde, @Ana Godinho93
Seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Não recebemos nenhuma mensagem sua, pelo que pedimos, primeiramente, e conforme indicado pelo @Jorge C, detalhe a sua questão. 

Obrigado, 


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