Skip to main content
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
73% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

111 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2239 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025
at3 escreveu:

Bom dia,
Infelizmente meu S23 ultra não está a se ligar na rede 5G SA, assinei esse pacote apenas para ter esse acesso.
No momento estou em Barcelona e também não me ligo a rede 5G SA e o que me faz graça é que em dezembro tinha o pacote WTF e sempre estava ligado a rede 5G SA na Espanha.

Há alguma config. que deve ser feita do meu lado?

Veja nas definições se tem a opção de 5G ativa.

pelo artigo o seu telemóvel é compatível, só precisa de ter o tarifário que tenha acesso ao 5G.

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29321 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@at3 e partilha do ​@Bruno Aleixo.

Confirme-nos, por favor, qual o seu tarifário e qual o operador a qual está ligado neste momento.

Obrigado

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 19 de fevereiro de 2025

Olá ​@Bruno Aleixo , sim tenho o 5g ativo, entretanto sempre ligado no 5G NSA.

@João H.  já estou de volta em Portugal mas estava ligado na rede da Movistar.

Em adição, sigo fora da rede 5G SA, como consigo saber se há cobertura na região de Almada?

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29321 comentários

Boa tarde ​@at3,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, qual o seu tarifário. Pode consultar, neste artigo, mais informações sobre os tarifários compatíveis.

Obrigado

• Kilobyte
  • 5 comentários

Olá ​@João H. ,

É o tarifario de 100gb

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29321 comentários

Boa tarde ​@at3,

O tarifário é o Gigas 5G+ 100GB 3500min ?

Obrigado

• Kilobyte
  • 5 comentários
João H. escreveu:

Boa tarde ​@at3,

Obrigado

Olá ​@João H. ,
Exatamente

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2239 comentários
at3 escreveu:
João H. escreveu:

Boa tarde ​@at3,

Obrigado

Olá ​@João H. ,
Exatamente

bem, se tens um telemóvel e tarifário compatível, só pode ser estares num sitio sem 5g+. 

já tentaste noutros sitios? que eu saiba não há nenhum mapa de cobertura online.

um bem haja 

• Kilobyte
  • 5 comentários
Bruno Aleixo escreveu:
at3 escreveu:
João H. escreveu:

Boa tarde ​@at3,

Obrigado

Olá ​@João H. ,
Exatamente

bem, se tens um telemóvel e tarifário compatível, só pode ser estares num sitio sem 5g+. 

já tentaste noutros sitios? que eu saiba não há nenhum mapa de cobertura online.

um bem haja 

Pois bem,
O que me faz confusão é que em dezembro eu tinha essa cobertura (ao menos na Espanha) com o tarifario WTF.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários

Boa noite, ​@at3 

Estamos a verificar a situação, pelo que assim que tenhamos uma resposta partilharemos. 
Obrigado, 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários
  • 20 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@at3,

Verificámos a sua questão e vamos esclarecer.

Em roaming, neste caso em Espanha, tem acesso à rede 5G sempre que se ligar a um operador do país de destino que disponibilize essa rede.

No entanto e de momento, ainda não é possível ter acesso à rede 5G+ de outro operador do país de destino.

A NOS está a trabalhar para poder disponibilizar esta tecnologia também em roaming.

Fique atento às novidades que contamos partilhar em breve, aqui no Fórum NOS.

Obrigado, 

• Kilobyte
  • 8 comentários
  • 23 de fevereiro de 2025

Olá a todos,

Mencionaram que, no caso dos smartphones, apenas alguns modelos são compatíveis com a rede 5G+.

Gostaria de saber se consigo captar o sinal 5G+ com o meu router externo ZTE MC889. Ele suporta 5G NSA e SA e várias bandas de frequência, mas não sei se é compatível com a rede 5G+ da NOS (5G Standalone (SA)).

Alguém já conseguiu ligar-se à rede 5G+ da NOS usando um router? Se sim, que modelo usaram?

Além disso, alguém sabe qual a banda/canal utilizado para o 5G+ da NOS? Será a n78?

Obrigado.

Jorge C
Super User
  • 8064 comentários
  • 23 de fevereiro de 2025

Boa noite ​@JGuedes

O router que refere não está na lista de equipamento compatíveis. 

Obrigado. 

• Kilobyte
  • 8 comentários
  • 24 de fevereiro de 2025
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@JGuedes

O router que refere não está na lista de equipamento compatíveis. 

Obrigado. 

Obrigado pela resposta.

No entanto, gostaria de entender melhor o motivo pelo qual dispositivos que suportam 5G Standalone (SA), como o ZTE MC889, não são compatíveis com a rede 5G+ da NOS.

Se a tecnologia 5G SA já é suportada por vários dispositivos, porque é que o acesso está limitado apenas a alguns modelos específicos?

Se fosse apenas uma questão de "adicionar equipamentos à lista", isso significaria que, no futuro, sempre que um fabricante lançasse um dispositivo compatível com 5G Standalone, ele só funcionaria após uma autorização da NOS. Isso não parece razoável, especialmente considerando que o 5G SA é um padrão aberto.

Por isso, acredito que deve haver outro motivo, seja alguma limitação técnica, certificação específica ou simplesmente uma escolha estratégica da NOS. Era importante que esclarecessem esta questão.

Agradeço desde já qualquer esclarecimento adicional.

• Megabyte
  • 13 comentários

https://support.google.com/pixelphone/thread/327077573/5g-sa-nos-portugal-n%C3%A3o-dispon%C3%ADvel-nos-pixel-9

Boa tarde. Quem quiser deixar lá um comentário para agilizar a implementação do SA da NOS nos Google Pixel deixe um comentário nesse post, a google recomendou manifestarmos por essa via e também pelo enviar feedback/ comentários, no menu “acerca do telefone” no vosso pixel. Mesmo que não seja Pixel 9 mas 8 e anteriores.

Forum|alt.badge.img

Cardoso, tens que esperar a nos liberar o uso para conseguires usar...

• Megabyte
  • 13 comentários
Eduardo Miguel Martins Correia escreveu:

Cardoso, tens que esperar a nos liberar o uso para conseguires usar...

O SA já está disponível para tarifários Gigas e Ilimitados...

Forum|alt.badge.img

Que equipamentos são compatíveis com o 5G+?

De momento, estes são os equipamentos compatíveis com 5G+, prevendo-se um alargamento destes equipamentos ao longo do tempo:

Samsung Galaxy S21 5G

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Samsung Galaxy S21+ 5G

Samsung Galaxy S22 5G

Samsung Galaxy S22 ULTRA

Samsung Galaxy S22+ 5G

Samsung Galaxy A33 5G

Samsung Galaxy A53 5G

Samsung Galaxy A14 5G

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Samsung Galaxy S23

Samsung Galaxy S23 ULTRA

Samsung Galaxy A34 5G

Samsung Galaxy A54 5G

Samsung Galaxy S23 FE

Samsung Galaxy A25 5G

Samsung Galaxy A15 5G

Samsung Galaxy S24

Samsung Galaxy S24+

Samsung Galaxy A55 5G

Samsung Galaxy A35 5G

Xiaomi 13

Xiaomi 13T Pro

Xiaomi 14T Pro

Xiaomi 14T

Xiaom Redmi Note 14 5G

Xiaomi Redmi Note 14 Pro 5G

• Kilobyte
  • 8 comentários

O problema aqui não é a compatibilidade dos dispositivos, mas sim um bloqueio imposto pela NOS.

Atualmente, existem inúmeros dispositivos no mercado que suportam a tecnologia 5G Standalone (SA) e, tecnicamente, deveriam funcionar sem problemas na rede 5G+. No entanto, a NOS parece ter implementado um sistema de restrição, onde apenas os dispositivos da lista oficial têm acesso ao 5G+.

Ou seja, não se trata de uma limitação técnica, mas sim de uma decisão da operadora, possivelmente relacionada com certificação, acordos com fabricantes ou outra política interna.

Se este bloqueio não existisse, qualquer equipamento compatível com 5G SA, como o ZTE MC889 (no meu caso), deveria conseguir aceder à rede 5G+ sem dificuldades.

Alguém tem mais informações sobre o critério que a NOS usa para "autorizar" os dispositivos?

Forum|alt.badge.img

Não adianta, confia em mim.

Este bloqueio realmente está imposto pela NOS, pois a tecnologia é muito nova para eles. Entretanto eles começaram a libertar aos poucos no final de Novembro do ano passado.

• Kilobyte
  • 8 comentários

Não me parece que a questão seja a tecnologia ser "nova". Os técnicos da NOS dominam bem a tecnologia, caso contrário, nem sequer estaria a ser implementada.

Na verdade, o que me parece é que a NOS, precisamente por conhecer bem a tecnologia, optou por bloquear o acesso, restringindo o 5G Standalone apenas a alguns equipamentos específicos. Ou seja, não é uma limitação técnica, mas sim uma escolha deliberada da operadora.

Se fosse apenas uma questão de "ser algo novo", qualquer dispositivo com suporte para 5G SA já deveria conseguir aceder sem problemas. A questão é: por que razão a NOS impõe esta restrição?

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 3 de março de 2025

Bom dia,

Verifiquei nos equipamentos compatíveis para o 5g+ que o Samsung S24 e S24+ são compatíveis, mas não vejo o Samsung S24 Ultra.

Não faz muito sentido os equipamentos da série S24 mais baixos serem compatíveis e o modelo de topo não ser, é mesmo assim?

Obrigado 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29321 comentários
  • 3 de março de 2025

Boa tarde ​@Nuno Calheiros,

Trabalhamos de forma constante para certificar mais equipamentos para uso desta rede na NOS.

Fique atento a mais novidades aqui, no Fórum NOS. Selecione “Seguir tópico” no fim do artigo, para receber notificações.

Obrigado

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 3 de março de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde ​@Nuno Calheiros,

Trabalhamos de forma constante para certificar mais equipamentos para uso desta rede na NOS.

Fique atento a mais novidades aqui, no Fórum NOS. Selecione “Seguir tópico” no fim do artigo, para receber notificações.

Obrigado

Olá ​@João H.  desde já muito obrigado pelo o rápido feedback.

Gostaria no entanto de obter esclarecimentos no seguinte:

Já fui cliente NOS e na rede 5G conseguia velocidades excelentes, cheguei a conseguir velocidades de download de mais de 1GBps em zonas do Barreiro, velocidades de 800/900 mbps em Lisboa, entretanto pedi a portabilidade para a WOO devido ao tarifário ilimitado a um preço muito apelativo.

Quando alterei para a WOO verifiquei que as velocidades que conseguia com a NOS não se mantiveram, baixando para metade ou mais que isso.

Consegui perceber, porque alguma diferença teria de existir para as diferenças de preços, o serviço era aceitável na mesma e nunca fiquei mal servido.

Ao conhecer este novo 5G+, decidi pedir a portabilidade de volta para a NOS, fiquei a saber hoje que o meu Samsung S24 Ultra ainda não é compatível com o meu tarifário, o que me deixou um pouco desiludido, no entanto acontece algo um pouco mais estranho, que passo a explicar…

Tenho as mesmas velocidades com o tarifário Mais GIGAS 100 5G+ da NOS que tinha com a WOO e nem de perto nem de longe consigo as velocidades de 5G que tinha no meu antigo tarifário da NOS antes de migrar para a WOO, o mais estranho é que fazendo um teste do SpeedTeste entre 2 Samsung S24 ULTRA lado a lado, na mesma zona (Lisboa) o meu consegue velocidades de 300/400 mbps de download e +/- 20 mbps de upload com ping de 21, 22 e o do meu colega com um outro tarifário móvel da NOS (pacote) consegue o dobro da velocidade de download e upload e valores de ping mais baixos, tivemos o cuidado de escolher o mesmo servidor no momento do teste.

Alguma explicação lógica para isto acontecer?

Resumindo, o meu colega com o tarifário associado ao pacote fixo, consegue o dobro dos valores que eu que tenho o tarifário Mais GIGAS 100 5G+, estamos no mesmo sitio (local de trabalho) em Lisboa, temos o mesmo equipamento (Samsung S24 ULTRA)

Obrigado.

• Kilobyte
  • 8 comentários
  • 3 de março de 2025

A esta altura já não restam dúvidas de que o 5G+ não é uma questão técnica, mas sim uma política da NOS.

O que mais chama a atenção não é apenas a limitação dos equipamentos ou as diferenças de desempenho entre tarifários, mas sim a falta total de respostas claras e objetivas às questões colocadas pelos utilizadores.

Por exemplo, a resposta dada por um gestor do fórum a um utilizador que questionava a ausência do Samsung S24 Ultra na lista de equipamentos compatíveis foi esta:

"Trabalhamos de forma constante para certificar mais equipamentos para uso desta rede na NOS. Fique atento a mais novidades aqui, no Fórum NOS."

Ou seja, uma resposta que nada acrescenta, não esclarece o motivo da exclusão do S24 Ultra e ignora completamente a questão principal.

E esta não foi a única resposta vazia dada pela NOS. Sempre que alguém coloca perguntas diretas, como:

• Por que razão dispositivos compatíveis com 5G SA não conseguem aceder ao 5G+?
  • Quais são os critérios exatos para um equipamento ser "certificado"?

A resposta é sempre a mesma: mensagens genéricas que não explicam nada.

Isto leva a pensar duas coisas:

1. Ou os gestores do fórum percebem tanto disto como eu percebo de lagares de azeite e simplesmente não sabem responder.
  2. Ou então, este tipo de resposta vaga faz parte da própria política da empresa, evitando esclarecer os clientes de propósito.

Se houvesse uma explicação técnica legítima, já a teriam dado. O facto de evitarem sempre respostas diretas só reforça a ideia de que a NOS está a bloquear deliberadamente o acesso ao 5G+ sem querer admitir os motivos reais.

Comentário