Header
Pergunta

Internet lenta


Boa noite

 

É a segunda vez em dois dias que fico com velocidades de internet miseráveis. Aconteceu ontem de manhã e agora à noite. Fazendo alguns testes verifiquei tanto ontem como hoje que chego a não ter nem 1Mb de velocidade. As páginas demoram imenso a carregar. E como estou em teletrabalho é complicado trabalhar assim. Já reeniciei o router e troquei o cabo de porta mas não melhorou em nada. É verdade que foram situações pontuais mas gostava de saber se é problema aqui na zona ou se é a NOS a reduzir velocidades de internet. É que ter contratados 100/10 MB e não ter nem 1Mb de velocidade é complicado.

Se alguém me puder esclarecer agradeço.

Cumprimentos


41 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Tem que tentar o 16990. Pode ser problema de zona, pode ser problema na ligação até ao seu router apenas, anomalia no seu equipamento, como pode ser anomalia no router.

Do seu lado recomendo reset de fábrica.

Guimas, obrigado desde já pela ajuda.

A questão é que isto não acontece sempre. Por exemplo,para já, agora de manhã, está a funcionar normalmente. Por isso não deverá ser problema na ligação nem no router. A única coisa que fiz foi deixar router e box desligados durante a noite.

Reputação 7
Crachá +5

@Costa97  Isso é o que eu faço todos os dias,  há muitos anos, de noite desligo tudo da corrente.

@Jose Rodrigues Pois,acredito. Eu felizmente nunca precisei. Sou cliente NOS há muitos anos e raramente desligo o router. Aliás, não me posso queixar do serviço porque nunca tive problemas de maior. Daí estar a estranhar esta situação agora. E não acredito que seja agora desta situação de estar muita gente em casa porque já passou quase 1 mês e só tive problemas esta semana…

Vamos ver, a verdade é que hoje não notei quebras, pode ser que o ter desligado o router durante a noite tenha resolvido.

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesPois,acredito. Eu felizmente nunca precisei. Sou cliente NOS há muitos anos e raramente desligo o router. Aliás, não me posso queixar do serviço porque nunca tive problemas de maior. Daí estar a estranhar esta situação agora. E não acredito que seja agora desta situação de estar muita gente em casa porque já passou quase 1 mês e só tive problemas esta semana…

Vamos ver, a verdade é que hoje não notei quebras, pode ser que o ter desligado o router durante a noite tenha resolvido.

Boa noite, reiniciar os equipamentos é fundamental para um bom desempenho, eu tenho aquelas fichas com um botão e de noite desligo e de manhã ligo. Não custa nada, poupo no consumo e poupo os equipamentos. Cumprimentos.

@Jose Rodrigues Talvez comece a fazer isso com mais frequência. Mas a situação é estranha e mantêm-se. Liguei o PC e tentei abrir duas páginas e demorou imenso a carregar. Desliguei o router alguns minutos e depois de ligar já tenho velocidades aceitáveis. Mas fazendo um teste tenho apenas 20 ou 30MB de download (de 100MB contratados), com um ping de 9 e o upload a 10MB. É que só me afecta o download. E lá está, não é sempre, daqui a pouco é capaz de ficar tudo normal… Sabe o que poderá ser?

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +5

@Costa97 O que poderá ser é o enorme congestionamento que se verifica nas redes. Tem um ótimo ping e upload, para ver se melhora o download faça RESET ao Router.

@Jose Rodrigues Sim, ping e upload estão bons. Vou fazer reset ao router. Costuma resolver alguma coisa? Nunca precisei de fazer. É que se for congestionamento das redes não deve adiantar de nada fazer reset…

Cumps

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesSim, ping e upload estão bons. Vou fazer reset ao router. Costuma resolver alguma coisa? Nunca precisei de fazer. É que se for congestionamento das redes não deve adiantar de nada fazer reset…

Cumps

Repoe a configuração virgem do Router. 

@Jose Rodrigues Sim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesSim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Atendendo à situação, nenhuma ideia, parece-me que o seu Router não apresenta problema nenhum , está são como um pêro. 

@Jose RodriguesSim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Atendendo à situação, nenhuma ideia, parece-me que o seu Router não apresenta problema nenhum , está são como um pêro. 


Pois, também acho que o problema não será do router. Mas como explicar as velocidades tão baixas? Será só mesmo sobrecarga das redes? E se for porque só está a acontecer nestes últimos dias?

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesSim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Atendendo à situação, nenhuma ideia, parece-me que o seu Router não apresenta problema nenhum , está são como um pêro. 


Pois, também acho que o problema não será do router. Mas como explicar as velocidades tão baixas? Será só mesmo sobrecarga das redes? E se for porque só está a acontecer nestes últimos dias?

Quanto mais afluência houver menores serão as velocidades, é o que há, a NOS tem que investir na modernização.

@Jose RodriguesSim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Atendendo à situação, nenhuma ideia, parece-me que o seu Router não apresenta problema nenhum , está são como um pêro. 


Pois, também acho que o problema não será do router. Mas como explicar as velocidades tão baixas? Será só mesmo sobrecarga das redes? E se for porque só está a acontecer nestes últimos dias?

Quanto mais afluência houver menores serão as velocidades, é o que há, a NOS tem que investir na modernização.


Isso é verdade.

Bem, de qualquer das formas obrigado pela ajuda. Vou ver se nos próximos dias isto melhora.

Cumprimentos

@Jose Rodrigues Só uma questão se me souber responder. A minha instalação é HFC (cabo coaxial). Se a instalação fosse em fibra (FTTH) esta situação seria igual ou não aconteceria?

E já agora, sabe-me dizer se a NOS faz instalações de fibra (mesmo fibra)? É que eles chamam ao cabo coaxial “fibra rural” :sweat_smile:  mas isto não é o mesmo que fibra como da Vodafone ou Meo.

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesSó uma questão se me souber responder. A minha instalação é HFC (cabo coaxial). Se a instalação fosse em fibra (FTTH) esta situação seria igual ou não aconteceria?

E já agora, sabe-me dizer se a NOS faz instalações de fibra (mesmo fibra)? É que eles chamam ao cabo coaxial “fibra rural” :sweat_smile:  mas isto não é o mesmo que fibra como da Vodafone ou Meo.

Cumprimentos


A NOS está a implementar a rede ftth em todo  país. Está mais atrasada que os outros operadores, mas vai fazendo o seu caminho, o cabo de fibra ótica é muito melhor que o coaxial, porém, numa situação de emergência como esta em que estão milhões de pessoas em casa a usar a internet….......há dias atrás um utilizador comentava aqui no Fórum  que há uns meses atrás baixava um jogo em uma hora e que agora demora 10 horas,  imagine a quantidade de gigabytes que terá esse e os outros jogos que estão baixando a toda a hora. Há que ter calma, tempos melhores virão.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Costa97@Guimas e @Jose Rodrigues

@Costa97, a comunidade deu uma boa ajuda! :blush:

Após efetuarmos algumas atualizações nas configurações do Router do @Costa97, após abordagem por mensagem privada, acreditamos que a situação tenha normalizado. No entanto ficaremos aguardar o feedback final.

Muito Obrigada 

Boas

O feedback ainda é o mesmo. As velocidades continuam baixas em muitos momentos do dia e à noite pioram. Ontem voltei a ter velocidades de nem 3Mb e neste momento estão nos 7Mb. Tenho de dar razão ao @Jose Rodrigues , só pode ser de estar muita gente a usar o serviço (embora aqui na minha zona não haja assim tanta população) e a NOS tem de melhorar a infraestrutura. Não é com pequenas configurações no router que resolvem o problema…

Cumprimentos

Boa tarde. Desde o início da quarentena que a minha internet piorou drasticamente. Não consigo abrir vídeos nem fotos, a Netflix está sempre a parar. Ligo a internet ao pc pois estou em teletrabalho mais a escola do meu filho e nada funciona. 
já liguei mais que 2x para a nos e o que me dizem é que está sobrecarregada. Mas não dão nenhuma data para resolverem o problema. Fico com trabalho pendente e ninguém me dá garantias de nada. 
não existe fibra na minha zona pelo que funcionamos com o satélite. Mas assim não dá mesmo. A NOS devia de estar mais preparada para este tipo de circunstâncias.

obrigado. 

Reputação 7
Crachá +2

Para pandemias mundiais?

Não. 😒 

para sobrecarga de utilização. 

Reputação 7
Crachá +5

Não. 😒 

para sobrecarga de utilização. 

A NOS podia aproveitar a situação para suspender o pagamento de dividendos este ano aos accionistas e investir esses milhões nas infraestruturas

Reputação 7
Crachá +2

Essa sobrecarga é devido á pandemia ..

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Vera Passos.

As ligações são feitas por cabo de rede?

O pacote que tenho é satélite. 
e nem com o cabo nem por wi fi funciona correctamente. 

Comentário