Header
Pergunta

Configuração de smart devices com router da NOS


Bom dia,

 

tenho o router 5.0 da NOS e não consigo conectar lâmpadas e fichas elétricas wifi. Essas mesmas lâmpadas e fichas funcionavam perfeitamente quando tinha Vodafone. Há alguma configuração que seja preciso fazer no router da NOS para que funcionem ?

 

Se ajudar, são estas as lâmpadas e fichas em questão:

https://www.amazon.es/Inteligente-Bawoo-Intensidad-Smartphone-Aplicaci%C3%B3n/dp/B07868TST4

https://www.amazon.es/Inteligente-Inal%C3%A1mbrico-Bawoo-Interruptor-Temporizador/dp/B07BRR5XM8


37 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Pedro M Pereira,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

É estúpido, mas aqui vai: mete a rede 2.4G com WPA (não pode ser WPA2) e auth TKIP (não pode ser AES).

 

Vais ter uma rede insegura, mas vais conseguir ligar as lâmpadas.

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

tenho o router 5.0 da NOS e não consigo conectar lâmpadas e fichas elétricas wifi. Essas mesmas lâmpadas e fichas funcionavam perfeitamente quando tinha Vodafone. Há alguma configuração que seja preciso fazer no router da NOS para que funcionem ?

 

Se ajudar, são estas as lâmpadas e fichas em questão:

https://www.amazon.es/Inteligente-Bawoo-Intensidad-Smartphone-Aplicaci%C3%B3n/dp/B07868TST4

https://www.amazon.es/Inteligente-Inal%C3%A1mbrico-Bawoo-Interruptor-Temporizador/dp/B07BRR5XM8

 

Não é o único que se queixa do mesmo… :\ https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881

 

Já agora, sigam este tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/duvidas-sobre-o-novo-router-5-0-docsis-3-1-10492/index2.html#post79654

para ver se chegamos todos a alguma conclusão sobre os problemas que assolam o ROUTER 5...

Reputação 7
Crachá +2

É estúpido, mas aqui vai: mete a rede 2.4G com WPA (não pode ser WPA2) e auth TKIP (não pode ser AES).

 

Vais ter uma rede insegura, mas vais conseguir ligar as lâmpadas.

 

É um “workaround” para o caso específico do ROUTER 5? Pelo que sei estes problemas não acontecem com o ROUTER 4… (eu só tenho uma TV Panasonic e uma Câmara XIAOMI na rede, e com o ROUTER 4 não tenho problemas...)

É estúpido, mas aqui vai: mete a rede 2.4G com WPA (não pode ser WPA2) e auth TKIP (não pode ser AES).

 

Vais ter uma rede insegura, mas vais conseguir ligar as lâmpadas.

 

É um “workaround” para o caso específico do ROUTER 5? Pelo que sei estes problemas não acontecem com o ROUTER 4… (eu só tenho uma TV Panasonic e uma Câmara XIAOMI na rede, e com o ROUTER 4 não tenho problemas...)

 

Cada router é feito com uma stack de hardware diferente, portanto é claro que este workaround é para o router 5.0 apenas.

Estou com o mesmo problema...nao consigo ligar smart devices

Reputação 7
Crachá +2

Estou com o mesmo problema...nao consigo ligar smart devices

 

Que SMART devices? Convinha que fossem CONCRETOS para podermos todos ficar com a ideia clara do tipo de devices que não se conseguem ligar…

Já reportaram isso ao apoio técnico?

Não sei se posso considerar uma CAMARA XIAOMI um SMART DEVICE… para alem da TV e do telemóvel é o único que tenho na rede, e todos se ligam…

Estou a usar o ROUTER 5 desde ontem.

 

Certo é que, por vezes não aparecem todos no MAPA DE REDE da página de configuração do ROUTER 5, outras vezes aparecem listados na REDE ERRADA (EX: a camara é 2.5Ghz e aparece listada na rede 5Ghz), mas isso tem a ver com a implementação da configuração por parte da NOS (a equipa que trata do ROUTER 5 já sabe de grande parte destes problemas). Mas uma coisa é “interface”, a outra são as FUNCIONALIDADES… essas é que não podem falhar...

Uma câmara Xiaomi É um smart device. Mas neste caso, a solução de WPA+TKIP funciona com todos os devices baseados em ESP8266/ESP32.

https://esphome.io/ aqui está uma lista não-exaustiva de devices.

Boa noite,

Tenho o mesmo problema!
Desde que mudei para o router 5 não consigo que os meus dispositivos funcionem.

Logo quando mudei não me foi possível configurar um extender da TP-link e agora não consigo configurar uma smart plug e uma lâmpada.

Na altura do extender falei com a NOS e com um parceiro técnico e nenhum me conseguiu resolver a situação nem tinham conhecimento de alguém com problemas em ligar os dispositivos, simplesmente me disseram que depois de tentar tudo não podiam fazer nada porque não tinham casos reportados e o extender não era NOS.

Gostava que verificassem o problema porque afinal não sou só eu nem é problema do meu dispositivo.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Catarina Vera

Vamos ajudá-la. Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Obrigada  

Boa tarde

Infelizmente à mais de 5 meses que tento colocar os meus Smart devices a funcionar com o Router 5.0 sem sucesso.

Tinha o 3.0 (que cumpria o seu papel), mas baseado na publicidade de puder ligar mais equipamentos acabei por fazer o ”upgrade" para o 5.0. Não foi preciso mais de que uma semana para ter a certeza que infelizmente foi um grande "downgrade". Os contactos com a equipa técnica da NOS foram tantos, e  sempre sem resposta, que quando me dizem que as dificuldades que tinha eram pq tinha muitos equipamentos ligados!!!!!..... confesso que desisti...do router 5.0 e definitivamente da NOS.

Neste momento tenho os cerca de 18 Smart devices cá de casa a funcionar, sobre um router velhinho, que liga por cabo ao router 5.0. Infelizmente é vergonhoso a falta de conhecimento e capacidade técnica da equipa que dá  ao suporte ao produto. Os equipamentos que tenho são controladores de estores, tomadas inteligentes e sensores de temperatura da Shelly , aspirador da Xiaomi, mais alguns Cast da Google. A equipa técnica como não conhece, chuta a resolução para o lado...como se o futuro de ter um router, supostamente de topo, fosse só para ter WiFi no telemóvel.

Os tablet, telefones e PCs depois de muito liga e desliga WiFi lá se conseguem manter minimamente ligados ao Router 5.

A NOS até tem oferta competitiva, mas para mim vai ser mesmo só até ao fim do contrato.... é que neste caso só pago, não tiro grande partido do serviço que estou a pagar.

Reputação 7
Crachá +2

Não vale a pena falar com o apoio porque isto são ligações especiais e não há apoio nestas coisas.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde

Infelizmente à mais de 5 meses que tento colocar os meus Smart devices a funcionar com o Router 5.0 sem sucesso.

Tinha o 3.0 (que cumpria o seu papel), mas baseado na publicidade de puder ligar mais equipamentos acabei por fazer o ”upgrade" para o 5.0. Não foi preciso mais de que uma semana para ter a certeza que infelizmente foi um grande "downgrade". Os contactos com a equipa técnica da NOS foram tantos, e  sempre sem resposta, que quando me dizem que as dificuldades que tinha eram pq tinha muitos equipamentos ligados!!!!!..... confesso que desisti...do router 5.0 e definitivamente da NOS.

Neste momento tenho os cerca de 18 Smart devices cá de casa a funcionar, sobre um router velhinho, que liga por cabo ao router 5.0. Infelizmente é vergonhoso a falta de conhecimento e capacidade técnica da equipa que dá  ao suporte ao produto. Os equipamentos que tenho são controladores de estores, tomadas inteligentes e sensores de temperatura da Shelly , aspirador da Xiaomi, mais alguns Cast da Google. A equipa técnica como não conhece, chuta a resolução para o lado...como se o futuro de ter um router, supostamente de topo, fosse só para ter WiFi no telemóvel.

Os tablet, telefones e PCs depois de muito liga e desliga WiFi lá se conseguem manter minimamente ligados ao Router 5.

A NOS até tem oferta competitiva, mas para mim vai ser mesmo só até ao fim do contrato.... é que neste caso só pago, não tiro grande partido do serviço que estou a pagar.

 

O que me impressiona nestes casos é a NOS não colocar este tipo de clientes NUM PEDESTAL!!!!!!!

 

SIM… clientes como este deviam ser contactados imediatamente pela equipa técnica responsável pelo “desenvolvimento” do ROUTER 5, e o caso deveria ser ESTUDADO ao pormenor para tentar chegar a uma conclusão e RESOLUÇÃO!!!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @BrunoA, @Guimas e @marcolopes,

Já identificamos a situação que nos indicam :disappointed_relieved:. Estamos a trabalhar para que a mesma seja resolvida e disponibilizada para todos os clientes. Assim que tivermos novidades, partilharemos com a comunidade. 

Obrigada 

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @BrunoA@Guimas e @marcolopes,

Já identificamos a situação que nos indicam :disappointed_relieved:. Estamos a trabalhar para que a mesma seja resolvida e disponibilizada para todos os clientes. Assim que tivermos novidades, partilharemos com a comunidade. 

Obrigada 

 

 

Cara @Ana P. 

seria muito bom que a NOS fosse informando os clientes sobre as ALTERAÇÕES efectuadas em cada revisão de FIRMWARE para que saibamos com o que contar (e poder testar as eventuais correcções / melhorias / opções implementadas)

 

E a questão do INTERFACE é mesmo má… a informação sobre os dispositivos WiFi é quase sempre incorrecta… tanto na questão dos DEVICES ligados, como na REDE a que estão ligados, isto para não falar na FORÇA do SINAL que nunca bate certo. E depois há a questão de ter tudo isto devidamente sincronizado tanto no interface WEB como na APP NOS...

Reputação 1

Pedro, desculpa, quanto ao teu problema da cancelamento do contrato dentro dos 14 dias e de te pedirem que pagasses os custos de instalação, como ficou a situação ? encontro-me na mesma situação, mas eu nao assinei nada a dizer que queria abdicar do direito de livre resolução e ainda me encontro dentro do prazo de 14 dias para o fazer.

Reputação 7
Crachá +2

Pedro, desculpa, quanto ao teu problema da cancelamento do contrato dentro dos 14 dias e de te pedirem que pagasses os custos de instalação, como ficou a situação ? encontro-me na mesma situação, mas eu nao assinei nada a dizer que queria abdicar do direito de livre resolução e ainda me encontro dentro do prazo de 14 dias para o fazer.

 

Faça o PEDIDO de rescisão IMEDIATAMENTE, com cópia da PROVA que o fez, numa loja NOS. Não adie a situação, não espere por telefonemas, não deixe passar o tempo! E leia este tópico: https://forum.zwame.pt/threads/cancelar-nos-em-periodo-experimental-custa-400-euros.996526/

Reputação 1

Obrigado vou entao á provedoria da nos e amanha logo de manha a uma loja nós devolver o equipamento. Tambem ja trnho uma carta escrita para lhes entregar na loja amnha  vou pedir que me dem alguma conforma de comprovativo

 A unica questao qur ainda tenho é que quando me fizeram a instalacao os tecnicos pediram para assinar num tablet onde nem sequer aparecia qualquer documento e justificaram-se com " isto é só para sabermos que o material foi entregue" . Mas quando recebi o email da nos vinha la o meu nome como assinei e por baixo dizia que concordava não ter o direito ao livre resolucao do contrato... será que ainda posso fazer este pedido? Tou dentro dos supostos 14 dias e ainda por cima o pacote de net+tv que pedi não é igual ao que está no contrato. Pedi 100mb de upload e so meteram 20mb dando a desculpa que a fibra n chega a minha casa, quando eu confirmei junto da colaboradora que realmente o predio tinha fibra…

Quando fiz contrato n me informaram que tinha de pagar a instalacao caso rescindi-se do contrato dentro dos 14 dias..

Isto é uma situação mesmo muito complicada, não percebo como uma empresa deste tamanho tem tantas reclamações  a este nivel. É vergonhoso.

Reputação 7
Crachá +2

Obrigado vou entao á provedoria da nos e amanha logo de manha a uma loja nós devolver o equipamento. Tambem ja trnho uma carta escrita para lhes entregar na loja amnha  vou pedir que me dem alguma conforma de comprovativo

 A unica questao qur ainda tenho é que quando me fizeram a instalacao os tecnicos pediram para assinar num tablet onde nem sequer aparecia qualquer documento e justificaram-se com " isto é só para sabermos que o material foi entregue" . Mas quando recebi o email da nos vinha la o meu nome como assinei e por baixo dizia que concordava não ter o direito ao livre resolucao do contrato... será que ainda posso fazer este pedido? Tou dentro dos supostos 14 dias e ainda por cima o pacote de net+tv que pedi não é igual ao que está no contrato. Pedi 100mb de upload e so meteram 20mb dando a desculpa que a fibra n chega a minha casa, quando eu confirmei junto da colaboradora que realmente o predio tinha fibra…

Quando fiz contrato n me informaram que tinha de pagar a instalacao caso rescindi-se do contrato dentro dos 14 dias..

Isto é uma situação mesmo muito complicada, não percebo como uma empresa deste tamanho tem tantas reclamações  a este nivel. É vergonhoso.

 

Se assinou essa declaração, terá uma luta pela frente… :\

É mesmo vergonhoso que essa “renúncia” seja legal. Teria de ver na jurisprudência… é que NEM SEMPRE (diria que na maioria dos casos) o facto de o consumidor RENUNCIAR a algo significa que tenha validade legal!!!

Veja-se a lei do consumidor… as empresas podem fazer com o que cliente assine o que lhes apetecer… mas NUNCA poderão passar por cima da LEI que regula os direitos dos consumidores! Com isto quero dizer por exemplo, que se um consumidor renunciar ao periodo de garantia de 2 anos, por exemplo, não tem qualquer valor, pois a LEI sobrepõe-se.

Também estou curioso por investigar este caso...

Reputação 7
Crachá +2

Caro @rafaelfrk , a cláusula é NULA!

Veja-se: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1190697

 

Artigo 11.º

Exercício e efeitos do direito de livre resolução

1 - O consumidor pode exercer o seu direito de livre resolução através do envio do modelo de «Livre resolução» constante da parte B do anexo ao presente decreto-lei, ou através de qualquer outra declaração inequívoca de resolução do contrato.

2 - Para efeitos do presente decreto-lei considera-se inequívoca a declaração em que o consumidor comunica, por palavras suas, a decisão de resolver o contrato designadamente por carta, por contacto telefónico, pela devolução do bem ou por outro meio suscetível de prova, nos termos gerais.

3 - Considera-se exercido o direito de livre resolução pelo consumidor dentro do prazo quando a declaração de resolução é enviada antes do termo dos prazos referidos no artigo anterior.

4 - Quando no sítio na Internet do fornecedor de bens ou prestador de serviços seja possibilitada a livre resolução por via eletrónica e o consumidor utilizar essa via, o fornecedor de bens ou prestador de serviços, acusa, no prazo de 24 horas, ao consumidor a receção da declaração de resolução em suporte duradouro.

5 - Incumbe ao consumidor a prova de que exerceu o direito de livre resolução, nos termos do presente decreto-lei.

6 - O exercício do direito de livre resolução extingue as obrigações de execução do contrato e toda a eficácia da proposta contratual, quando o consumidor tenha feito tal proposta.

7 - São nulas as cláusulas contratuais que imponham ao consumidor uma penalização pelo exercício do direito de livre resolução ou estabeleçam a renúncia ao mesmo.

 

 

Reputação 1

Muito obrigado !! Vou agora mesmo á loja da NOS. Só tenho uma questão. Levo já o equipamento deles e deixo la na loja ? Ou eles vem a casa buscar?

Reputação 7
Crachá +2

Muito obrigado !! Vou agora mesmo á loja da NOS. Só tenho uma questão. Levo já o equipamento deles e deixo la na loja ? Ou eles vem a casa buscar?

 

Eu não levaria nada para já… eles podem querer “desmontar”… deixe isso ao critério da NOS!

Uma ressalva apenas… o DIREITO de livre resolução aplica-se para contratos celebrados à distância ou celebrados fora do estabelecimento. É esse o caso, certo?

Reputação 1

Sim é o caso. Penso que a situação está tratada. Espero eu. Ligaram-me hone a dizer q o pedido do codigo de acesso estava ja enviado que so tenho de o introduzir na minha area cliente quando receber e depois me ligam para agendar horario para recuperarem o equipamento. Disseram que iam averiguar a situação quanto a ter que pagar alguma coisa, mas eu disselhes para verificarem a chamada que fiz no dia 6 de fevereiro para a colaboradora Márcia Moreira no qual pedi um contrato de 500mb de download por 100mb de upload, ao que esta colocoume um contrato de 500mb por 20 de upload. Na chamada eu fui bem ewpecifico quanto ao que pedi, tinha mesmo de ser 100mb e especifiquei o pacote q eles tem na internet sobre os 100mb de upload. Esta dissene que seria possivel mas no entanto no meu.contrato esta 20mb. Logo a culpa é deles, e tenho sim direito á rescisão do.contrato por parte de incumprimento do serviço que pedi á NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Sim é o caso. Penso que a situação está tratada. Espero eu. Ligaram-me hone a dizer q o pedido do codigo de acesso estava ja enviado que so tenho de o introduzir na minha area cliente quando receber e depois me ligam para agendar horario para recuperarem o equipamento. Disseram que iam averiguar a situação quanto a ter que pagar alguma coisa, mas eu disselhes para verificarem a chamada que fiz no dia 6 de fevereiro para a colaboradora Márcia Moreira no qual pedi um contrato de 500mb de download por 100mb de upload, ao que esta colocoume um contrato de 500mb por 20 de upload. Na chamada eu fui bem ewpecifico quanto ao que pedi, tinha mesmo de ser 100mb e especifiquei o pacote q eles tem na internet sobre os 100mb de upload. Esta dissene que seria possivel mas no entanto no meu.contrato esta 20mb. Logo a culpa é deles, e tenho sim direito á rescisão do.contrato por parte de incumprimento do serviço que pedi á NOS.

 

Essa PROMESSA de upload a NOS faz sempre e NUNCA é acusada de publicidade enganosa ou DOLO, mesmo quando o operador NÃO FAZ a ressalva de “sujeito a VALIDAÇÃO TÉCNICA”!!!!!!!! (como está no site!). Infelizmente é isso e o FIBRA (que na sua grande parte é totalmente incorrecto). O verdadeiro problema é quando o cliente contrata o serviço numa LOJA, lhe fazem essa promessa “verbalmente” (e não por escrito!!!!) e depois do serviço instalado… é para esquecer… só se for em centro de conflitos de consumo! Muito cuidado com o que assinam, por é isso que conta.

 

Bom… de qualquer forma a LEI é clara… o cliente tem de FAZER PROVA que “exerceu o direito de livre resolução”, como tal, eu iria a uma loja e ficaria com um comprovativo dentro do período dos 14 dias.

Reputação 1

Mas eu fui a loja e disseram-me que nao tratavam desses assuntos. Que tinha de ligar para o 16990. Entretanto ligaram-me e disseram que a unica maneira de rsolver era esperar pela tal dito cujo codigo que me enviam por correio. Eu fiz o pedido de cessacao na area de cliente. Isso nao conta como prova??

Comentário