Skip to main content
Header

Reclamação problema/Avaria

Desde os últimos meses que sinto um degradar da qualidade e da velocidade da Internet em "horas de ponta" são mais que muitos os incidentes em que durante a semana entre as 18h e as 23h e no fim de semana durante a tarde até às 23h sinto redução na velocidade e aumento na perda de pacotes (packet loss) que inutiliza praticamente a utilização da internet para pôr exemplo videochamada já que a chamada está continuamente a "cair" durante esse horário.

Tendo já contactado a vossa linha técnica que nada mais que resets ao router faz sem que resolva o problema. 

Refiro que a situação é recorrente tanto via cabo como Wi-Fi, depois das 23h tudo funciona perfeitamente para no dia seguinte por volta das 18/19h voltarem as dificuldades relatas.

Peço uma solução para a resolução do problema já que será tudo menos uma questão de configuração. 

Cumprimentos 

15 Comentários

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7985 comentários
  • 27 de fevereiro de 2025

Boa noite ​@andresilvac4

Sugiro que faça testes de acordo com as condições descritas neste site. 

Medir a Velocidade da Internet - Speedtest | NOS 

Conforme deve saber a empresa anuncia esta prática nas condições do serviço. 

“A NOS poderá definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão. “ 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 13 comentários
  • 28 de fevereiro de 2025

@Jorge CC obrigado pela resposta.

Já foram efetuados todos os testes nesse site com indicação e supervisão da vossa linha (uma série de vezes) inclusivamente em vídeo chamada  para confirmação dos resultados e verifica se a situação relatada velocidades instáveis e packet loss por vezes massivo que tem dias que limita qualquer utilização "digna" da Internet. 

Se isso fosse verdade ou aplicado de forma geral não teria quebras de Internet apenas redução de velocidade, tenho ambas, tal deve se a sobrecarga da rede que leva a tal situação ora tenho contratado 1gb fibra com velocidade garantida (palavras do vosso site) e chego a ter 80mbs com falhas (podiam ser pelo menos constantes mas nem isso ) relembro que pago o mesmo que todos os outros clientes da Nos pelo que preciso de uma solução para o meu problema já que a situação ficar como está não é viável devido ao transtorno que Provoca e a limitação (se quisesse usar dados móveis para fazer vídeo chamadas não contratava serviço fixo).

Pago religiosamente as minhas faturas pelo que exijo pelo menos cabal resposta ao porquê desta situação/limitação e solução para a mesma por parte da operadora.

Cumprimentos 

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7985 comentários

Boa tarde ​@andresilvac4

Pode consultar as  condições do serviço de Internet aqui

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 13 comentários

Boa noite ​@Jorge C nao sabe ler não sabe do que fala atirar me com as condições gerais ou papel higiénico preferia a segunda opção era me mais útil.

A situação tem contornos de avaria porque em nenhuma condição perda de pacotes pode estar descrita em qualquer alinea de regulamento /contrato perda de pacotes é informação que se perde na rede da operadora portanto é serviço que não é prestado. 

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7985 comentários

Boa noite ​@andresilvac4

Compreendo que possa estar insatisfeito com a situação, mas reforço que o Fórum NOS é um espaço de entreajuda e partilha de informação entre clientes, onde a comunicação deve ser feita de forma cordial e respeitosa.

Peço que mantenha o tom adequado ao contexto do fórum e evite expressões que possam ser ofensivas ou desrespeitosas. Caso pretenda apresentar uma reclamação formal à NOS, poderá fazê-lo através dos canais oficiais. 

Obrigado.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3792 comentários
  • 1 de março de 2025

parece ser no horário de maior utilização… mas envie mensagem a moderação ​@Fórum 

• Autor
  • Megabyte
  • 13 comentários
  • 1 de março de 2025

@Jorge C Eu não faltei ao respeito nem a si nem a ninguém o que me disse em nada mas mesmo em nada se relaciona com o meu problema logo não me serve de ajuda, relembro que já tinha entrado em contacto com a linha(mais que 1 vez) está lá escrito também.

Os termos e condições são do meu conhecimento aliás acrescento-lhe que aplicar esses termos em 2025 em ligações físicas que apelida comercialmente de "fibra" (todos sabemos que de fibra não tem rigorosamente nada) é simplesmente vergonhoso mas não é esta a discussão.

Novamente relembro que me queixei de perda de velocidade e "packet loss" que traduzindo para o carissimo ​@Jorge C siginfica perda de pacotes, eu vou tentar explicar "de forma simples" para tentar adaptar ao conhecimento do caríssimo, se imaginarmos que os dados são água e o serviço de Internet da NOS é o Tubo eu para enviar para ​@Jorge C 1 litro de água teria que enviar 1 litro isto é uma ligação saudável sem perdas, o que me sucede é que para o ​@Jorge C receber o meu 1litrl de água eu tenho que enviar da minha casa 2 litros caso contrário não lhe chega 1 litro porque parte da água "se perde no caminho" ou seja existe uma fuga no tubo (ligação Internet da Nos).

Percebeu assim ou quer que solicite a NOS que coloque conteúdos teóricos sobre networking nos termos e condições do serviço Nos, já que deve ser leitura antes de dormir do ​@Jorge C .

Muito obrigado 

• Autor
  • Megabyte
  • 13 comentários
  • 1 de março de 2025

@Olaf Muito obrigado pela sugestão isto sim é uma informação útil. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29372 comentários
  • 1 de março de 2025

Boa tarde, ​@andresilvac4

Confirme-nos, por favor, o código postal da localidade em que nota dificuldades com a cobertura. 
Obrigado,  

• Autor
  • Megabyte
  • 13 comentários
  • 1 de março de 2025

Boa tarde ​@Mário P. O código postal do serviço é questão é 5000-433.

Acrescento que o problema não é de cobertura tanto acontece via cabo como Wi-Fi será da própria rede HFC

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29372 comentários
  • 1 de março de 2025

Agradecemos a cooperação, ​@andresilvac4

De momento, não detectamos/identificamos dificuldades com o serviço NOS. No entanto, e pelo que indicou no seu comentário acima, identifica padrão de maior dificuldade, pelo que, para o ajudar, vamos endereçar a sua questão para que seja feita uma monitorização ao serviço. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel para o perfil ​@Fórum 

Obrigado, 

• Autor
  • Megabyte
  • 13 comentários
  • 1 de março de 2025

@Mário P.  Por sugestão do ​@Olaf  já o tinha feito obrigado 

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7985 comentários
  • 1 de março de 2025

Boa tarde ​@andresilvac4

Compreendo a sua preocupação relativamente à degradação do desempenho da ligação, nomeadamente a perda de velocidade e a ocorrência de packet loss.

Esses sintomas podem resultar de múltiplos fatores, pelo que uma análise técnica mais detalhada poderá ser necessária para identificar a causa exata.

O que pode estar a originar perda de pacotes e diminuição de velocidade? 

A perda de pacotes ocorre quando os dados enviados através da rede não chegam corretamente ao destino, levando a interrupções, latência elevada e instabilidade na ligação.

Entre as possíveis causas, destacam-se:

• Interferências e obstruções no sinal Wi-Fi: Redes sem fios podem ser afetadas por interferências de outros dispositivos eletrónicos (micro-ondas, telefones sem fios, etc.), bem como por barreiras físicas que atenuam o sinal do router. Em alternativa, a frequência de 5 GHz pode oferecer melhor desempenho em curtas distâncias, enquanto os 2,4 GHz garantem maior cobertura, mas estão mais suscetíveis a interferências.

• Congestionamento da rede: A largura de banda disponível pode ser limitada pelo número de dispositivos conectados e pelo tipo de utilização da rede (streaming em 4K, gaming online, videoconferências, etc.). Testes em diferentes horários e com menos dispositivos ativos podem ajudar a diagnosticar a situação.

• Problemas na infraestrutura ou no hardware: Cabos deteriorados, conexões mal isoladas ou equipamentos desatualizados (router, switch, ONT, etc.) podem comprometer a estabilidade da ligação. A substituição de cabos Ethernet por alternativas certificadas (Cat 6 ou superior) e a utilização de ligações cabeadas sempre que possível pode mitigar o impacto.

• Rota e qualidade do trânsito na rede: O encaminhamento dos pacotes de dados pode passar por múltiplos servidores intermediários antes de chegar ao destino. Se houver congestionamento em algum desses pontos, poderá haver degradação na performance. Testes com traceroute ou WinMTR podem revelar eventuais anomalias.

Ações recomendadas

1. Monitorizar a ligação: Utilizar ferramentas como PingPlotter, WinMTR ou comandos de diagnóstico (tracert, ping -t, netstat -e) para identificar onde ocorre a perda de pacotes.

2. Testar a ligação com e sem Wi-Fi: Se possível, efetuar testes em ligação por cabo Ethernet diretamente ao router, isolando variáveis que possam estar a influenciar a performance.

3. Alterar canais Wi-Fi e bandas de frequência: No caso de ligações sem fios, a mudança manual de canais no router pode reduzir interferências, especialmente se existirem redes vizinhas na mesma frequência.

4. Validar a taxa de sincronização da ligação: No caso de ligações de fibra ou coaxial, consultar os valores de atenuação, SNR (Signal-to-Noise Ratio) e potência do sinal no painel de administração do router pode ajudar a perceber se há degradação da linha.

5. Solicitar uma análise técnica mais detalhada: Como já foi enviada uma mensagem para os gestores da comunidade, pode ser útil incluir os testes realizados e os respetivos resultados, de forma a abreviar a análise e agilizar a resolução do problema.

Caso a situação persista após estas verificações, poderá ser necessária uma intervenção técnica para avaliar a infraestrutura. 

Espero que estas informações sejam úteis. Se precisar de esclarecimentos adicionais, disponha. 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 13 comentários
  • 1 de março de 2025

Caríssimo ​@Jorge C obrigado pelo copy paste mas tal não é necessário eu sei o que é sei o que o provoca e também sei porque já efetuei os testes necessários até "isolar" o problema no exterior da minha rede ou seja onde é exclusiva responsabilidade da nos.

Aliás já facultei essas informações em email a provedoria no caso testes via Wi-Fi no mesmo sítio com o mesmo equipamento 120mbs as 20 horas e 830 a 1h da manhã junto com estatística da perda de pacotes que chega a quase 50%.

É essa intervenção técnica por parte da nos que eu solicito para resolverem o problema seja via reforço de rede ou correção na zona sob pena de haver uma troca de operadora para ficar com o problema resolvido de vez.

Agora não andem comigo a roda com "verificamos o problema mas na sua zona não há queixas tem que ligar para a pc clínic" eu estou numa zona que aparenta estar sobrecarregada porque avaria nãof voltava ao normal fora da hora de maior utilização. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29372 comentários
  • 2 de março de 2025

Confirmamos a recepção da sua mensagem, ​@andresilvac4 

Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado,