Skip to main content
Header

Cobrança de 9,99€ pela Box UMA 4K sem ter sido informada

Boa noite,

Recentemente fiz contrato com a NOS e foi-me indicado que o valor mensal seria de 55,99€, sem qualquer menção de custos adicionais. Só ao receber o contrato percebi que estavam a cobrar 9,99€ pela Box UMA 4K, o que nunca foi comunicado verbalmente ou por escrito durante a contratação.

Gostaria de saber se há mais clientes com este problema e se é possível corrigirem esta situação, já que nunca autorizei esse custo adicional.

Agradeço esclarecimento.

22 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12652 comentários
  • 4 de junho de 2025

Se tiver mais que uma box UMA tem o custo de 9,99€ pela seguinte. 

https://www.nos.pt/tv/pede-uma-box-adicional - pode confirmar o custo por este link

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Guimas escreveu:

Se tiver mais que uma box UMA tem o custo de 9,99€ pela seguinte. 

https://www.nos.pt/tv/pede-uma-box-adicional - pode confirmar o custo por este link

Pois mas eu não pedi box nenhuma eu queria aumentar a NET fixa de casa e disseram me que tinham um pacote de 55,99 e eu disse que queria esse então se fosse para aumentar a NET daqui de casa falei com um Sr e ele não me disse que tinha que pagar mais 9,99 pela box e como não recebi o contrato desde segunda voltei a ligar e perguntar oh motivo de não receber o contrato então perguntaram me qual o pacote que tinha escolhido para trocar o de casa e eu disse 55,90 e a Sra que me atendeu também não me disse que teria de pagar mais do que esse preço ela disse que sim tinha esse pacote e que deveria ser esse que me indicou e mais uma vez sem informar dos 9,99 então tem que haver comunicação com os clientes que assim não pode ser 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 4 de junho de 2025

Boa noite ​@Joaquimonteiro

Sugiro que indique quando e de que forma realizou o novo contrato. 

Para que a comunidade o possa ajudar. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Jorge C escreveu:

Obrigado.

Então eu mudei me e fiz troca de titular para o meu nome e foi sexta segunda vi que tava muito lenta 120mb e queria trocar então segunda liguei para alterar e foi que então as 4 da tarde o senhor disse que iam mandar o contrato por email visto que foi por chamada e que bastava escrever aceito mas como não chegou nada as 6 da tarde voltei a ligar e foi uma sra que atendeu e disse que seria o valor de 55,99 tal como o sr me disse na primeira chamada ninguém me disse o valor 65 e pouco que recebi hoje no contrato 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 4 de junho de 2025
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:

Obrigado.

Então eu mudei me e fiz troca de titular para o meu nome e foi sexta segunda vi que tava muito lenta 120mb e queria trocar então segunda liguei para alterar e foi que então as 4 da tarde o senhor disse que iam mandar o contrato por email visto que foi por chamada e que bastava escrever aceito mas como não chegou nada as 6 da tarde voltei a ligar e foi uma sra que atendeu e disse que seria o valor de 55,99 tal como o sr me disse na primeira chamada ninguém me disse o valor 65 e pouco que recebi hoje no contrato 

Resumindo, tem o contrato que desde 31/05/2025 e as alterações que solicitou foram ignoradas. 

Sugiro duas possibilidades, pode rescindir em 14 dias e de seguida fazer um novo contrato ou em alternativa solicitar a alteração aos gestores da comunidade enviando uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum ​indicando o seu número de contribuinte para que ajudem. 

É importante que tenha consciência que após 14 dias não pode cancelar. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Jorge C escreveu:
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:

Obrigado.

Resumindo, tem o contrato que desde 31/05/2025 e as alterações que solicitou foram ignoradas. 

Sugiro duas possibilidades, pode rescindir em 14 dias e de seguida fazer um novo contrato ou em alternativa solicitar a alteração aos gestores da comunidade enviando uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum ​indicando o seu número de contribuinte para que ajudem. 

Obrigado.

Já tentei mas fiz uma alteração no cartão de telemóvel de 3g para 5g também por chamada e diz que por fazer essa alteração teria de pagar 150 mas eu vi que a lei diz que não pode ser cobrado 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12652 comentários
  • 4 de junho de 2025

Mas tem quantas boxs? Será que já não pagava os 9.99€ antes e quem lhe atendeu falou do valor base do pacote? Se for o caso tem que se fazer as contas se tiver boxs extra ou serviços extra.

Os 150 é de rescisão certo? Se já passou os 14 dias dessa alteração que fez dos gigas então tem multa de incumprimento.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Guimas escreveu:

Mas tem quantas boxs? Será que já não pagava os 9.99€ antes e quem lhe atendeu falou do valor base do pacote? Se for o caso tem que se fazer as contas se tiver boxs extra ou serviços extra.

Não,eu pagava 22 e qualquer coisa e é cabo aqui em casa 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 4 de junho de 2025
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:

Obrigado.

Obrigado.

Já tentei mas fiz uma alteração no cartão de telemóvel de 3g para 5g também por chamada e diz que por fazer essa alteração teria de pagar 150 mas eu vi que a lei diz que não pode ser cobrado 

O contrato inicial foi realizado na passada sexta ou seja 31/05/2025 ou terá sido outra data. 

Não entendo se já alterou esse contrato, por favor detalhe melhor toda a situação. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Jorge C escreveu:
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:

Obrigado.

Obrigado.

O contrato inicial foi realizado na passada sexta ou seja 31/05/2025 ou terá sido outra data. 

Não entendo se já alterou esse contrato, por favor detalhe melhor toda a situação. 

Obrigado.

A única coisa que alterei desde sexta foi o número de telemóvel para o meu número e alterei os gigas pois quando foi feita a alteração de titular ninguém indicou que teria de ser feita a troca de número também visto que se a troca de titular é feita o número também deveria ser trocado e então foi alterado sim o pacote anterior de 3gigas de telemóvel para 5gigas mas não foi alterado mais nada 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 4 de junho de 2025

Em suma, alterou o contrato na sexta 31/05/2025. 

Ao fazê-lo teve de renegociar o contrato portanto tem 14 dias a contar de 31/05/2025.

As duas possibilidades mantem-se, pode rescindir em 14 dias e de seguida fazer um novo contrato ou em alternativa solicitar a alteração aos gestores da comunidade enviando uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum ​indicando o seu número de contribuinte. 

É importante que tenha consciência que após 13/06/2025 não pode cancelar.

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Jorge C escreveu:

Ao fazê-lo teve de renegociar o contrato portanto tem 14 dias a contar de 31/05/2025.

As duas possibilidades mantem-se, pode rescindir em 14 dias e de seguida fazer um novo contrato ou em alternativa solicitar a alteração aos gestores da comunidade enviando uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum ​indicando o seu número de contribuinte. 

Obrigado.

Pois o problema é que estão me a pedir 150 por causa dessa alteração

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 4 de junho de 2025
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:

Obrigado.

Vamos confirmar a data do contrato pela App my NOS, desta forma. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Jorge C escreveu:
Joaquimonteiro escreveu:
Jorge C escreveu:

Obrigado.

Vamos confirmar a data do contrato pela App my NOS, desta forma. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Sexta passada 30 maio 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 4 de junho de 2025

A cobrança de penalizações por resolução dentro do período de 14 dias é ilegal. 

É importante que tenha consciência que após 12/06/2025 não pode cancelar (afinal sexta é 30).

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 4 de junho de 2025
Jorge C escreveu:

A cobrança de penalizações por resolução dentro do período de 14 dias é ilegal. 

É importante que tenha consciência que após 12/06/2025 não pode cancelar (afinal sexta é 30).

Obrigado.

Então posso cancelar a vontade ?? E se me cobrarei alguma coisa não podem fazer isso 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 4 de junho de 2025

Os consumidores têm o direito de livre resolução em contratos celebrados à distância ou fora do estabelecimento comercial. De acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, atualizado pela Lei n.º 10/2023, este direito pode ser exercido no prazo de 14 dias a contar da celebração do contrato. 

Durante este período, o consumidor pode cancelar o contrato sem necessidade de justificar e sem custos adicionais, salvo eventuais despesas de devolução de bens.

Se o operador pretende cobrar 150€ dentro deste prazo, é essencial verificar se há fundamento legal para tal cobrança. Caso contrário, pode configurar uma prática abusiva.

O consumidor deve comunicar a resolução por escrito e exigir o cumprimento da legislação vigente.

Se precisar de mais detalhes, pode consultar o Decreto-Lei n.º 24/2014 aqui

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2460 comentários
  • 5 de junho de 2025

Pelo que parece alguém se enganou e renovou o contrato esquecendo de acrescentar a oferta de 24 meses da box… é simples, é só falar com o apoio e pedir a reversão ou pra analisarem e darem a oferta de 24 meses da box e o crédito do valor cobrado…

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 32102 comentários
  • 5 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Joaquimonteiro e partilha da comunidade sobre o tema. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9236 comentários
  • 6 de junho de 2025

Boa tarde ​@Bruno Aleixo

Agradeço o seu contributo, que está bastante claro e pragmático.

Infelizmente, situações como esta parecem estar a surgir com alguma frequência aqui no Fórum.

Talvez fosse importante que a NOS avaliasse internamente estes processos, pois quando há vários relatos semelhantes pode não se tratar apenas de um lapso pontual, mas de algo mais sistemático.

A expectativa dos clientes é que estes erros não ocorram e que, quando acontecem, sejam rapidamente detetados e corrigidos pela própria empresa, idealmente sem necessidade de insistência do cliente.

Fica a nota para quem nos acompanha e possa ter influência nestes processos.

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2460 comentários
  • 6 de junho de 2025
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@Bruno Aleixo

Agradeço o seu contributo, que está bastante claro e pragmático.

Infelizmente, situações como esta parecem estar a surgir com alguma frequência aqui no Fórum.

Talvez fosse importante que a NOS avaliasse internamente estes processos, pois quando há vários relatos semelhantes pode não se tratar apenas de um lapso pontual, mas de algo mais sistemático.

A expectativa dos clientes é que estes erros não ocorram e que, quando acontecem, sejam rapidamente detetados e corrigidos pela própria empresa, idealmente sem necessidade de insistência do cliente.

Fica a nota para quem nos acompanha e possa ter influência nestes processos.

Obrigado.

Poderia dizer que não gosto de especular, mas até gosto, e quando as coisas são recorrentes normalmente não é defeito, é feitio. 

Dá a entender mais do mesmo, que é a nos continuar a investir e a descuidar tudo o que não é suposto. Eu sinto que todo o sistema de apoio ao cliente funcionava muito melhor à 10 anos, mas já seria de prever que a precariedade em que têm os trabalhadores fosse causar um decréscimo da qualidade do serviço oferecido. 

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 32102 comentários
  • 7 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens. 

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Agradecemos a vossa partilha

Comentário