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Como alterar as configurações LAN do Router em nosnet.pt


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 29890 comentários

Anosnet.pt e App NOS Netpermitem a alteração das configurações LAN de alguns Router NOS, de forma rápida e simples.

 

O que é LAN?

A LAN ou a Local Area Network é uma rede local limitada por uma área geográfica definida. O que permite a ligação e transmissão de dados dentro de uma única rede local controlada entre equipamentos como computadores, servidores, impressoras ou equipamento de armazenamento.

 

Neste artigo explicamos como pode alterar as configurações LAN do Router em nosnet.pt.

Saiba ainda como o fazer na App NOS Net:

 

Alterar configurações LAN

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID e, de seguida selecione “Configuração LAN”;

     

  2. Selecione “Alterar configurações LAN”;

     

  3. Altere o endereço IP, a máscara de rede, o tempo lease ou a distribuição de IP Automático (DHCP) e, de seguida, escolha “Guardar Alterações”.

     

Após guardar as novas configurações da LAN, os dispositivos conectados perdem momentaneamente a ligação à rede Wi-Fi. Reinicie os equipamentos para conectar à rede novamente, caso seja necessário.

❗️Atenção❗️ Sugerimos que as configurações adotadas tenham intervenção de conhecedores de microinformática.

 

Saiba ainda como configurar o modo Bridge, regras de Port Forward, o DNS Dinâmico ou definir em DMZ no router:

 

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store.
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 

Caso tenha alguma dificuldade em alterar as configurações LAN da rede Wi-Fi do router, partilhe connosco. 😉

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

22 Comentários

João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29912 comentários
  • 18 de julho de 2023

Anosnet.pt e App NOS Netpermitem a alteração das configurações LAN de alguns Router NOS, de forma rápida e simples. 

Saiba como o fazer neste artigo e descubra ainda o processo através da App NOS Net:

 


Preciso utilizar um bloqueador de aplicacoes e rastreador de internet (Pi-Hole). O Pi-Hole funciona como um DNS local.

Como faco para configurar o DNS local no router ao invés de utlilizar o DNS provido pela NOS (Primário: 62.169.70.160 e Secundário: 212.113.177.241).

Obrigado. 

Cumprimentos.


Jorge C
Super User
  • 8315 comentários
  • 15 de maio de 2024
Patricia Bannitz Lima escreveu:

Preciso utilizar um bloqueador de aplicacoes e rastreador de internet (Pi-Hole). O Pi-Hole funciona como um DNS local.

Como faco para configurar o DNS local no router ao invés de utlilizar o DNS provido pela NOS (Primário: 62.169.70.160 e Secundário: 212.113.177.241).

Obrigado. 

Cumprimentos.

 

Boa tarde @Patricia Bannitz Lima,

A sua questão foi abordada e esclarecida neste tópico.

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29912 comentários
  • 15 de maio de 2024

Boa tarde @Patricia Bannitz Lima,

Agradecemos a sua mensagem. O @Jorge C partilhou uma boa ajuda.

A funcionalidade que menciona, de momento, não se encontra disponível nos routers NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tade.

 

Infelizmente ao contrário do que tanto o interface como o tutorial indica, não é possível desactivar o DHCP. Ele fica desactivado apenas temporariamente.

 

Sempre que desligo o DHCP no interface do nosnet.pt ou na aplicação, passado algumas horas ele está ligado outra vez.

 

Já entrei em contacto com o apoio ao cliente NOS 3 vezes e de todas as vezes - apesar de indicação em contrário por parte do apoio ao cliente - a alteração também foi apenas temporária.

 

Se alguém neste forum souber como resolver isto, agradeço. :)

 

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8315 comentários
  • 1 de julho de 2024

Boa tarde @João Paulo dos Santos Portela,

Existem relatos de problemas específicos, por favor informe a marca e modelo.

Obrigado.

 


Segundo o nosnet:

 

Modelo: Fast5670_GPON

Versão: SGFc10000471

 

 

 

Esta informação suficiente para perceber?

 

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8315 comentários
  • 2 de julho de 2024

Boa noite @João Paulo dos Santos Portela,

Sugiro que faça hard reset do Giga Router F@st 5670 através do botão embutido no mesmo.

Partilhe o feedback com a comunidade.

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29912 comentários
  • 2 de julho de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @João Paulo dos Santos Portela.

O @Jorge C partilhou uma boa recomendação.

Partilhe connosco, por favor, se a situação se mantém após reset de fábrica ao equipamento.

Obrigado


Fiz reset hoje há algumas hora e reconfigurei tudo e finalmente está a funcionar como esperado.

 

Tendo em conta que já passaram algumas horas, acredito que seja desta! 🎉

 

Obrigado pela ajuda,

João Portela


Jorge C
Super User
  • 8315 comentários
  • 2 de julho de 2024

Boa noite @João Paulo dos Santos Portela,

Fico satisfeito que tenha resolvido 😊

Caso tenha mais questões, a comunidade está aqui para ajudar.

Obrigado.


Mário P.
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  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29890 comentários
  • 3 de julho de 2024

Muito obrigado pelo seu feedback. 

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvido. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,


Boa tarde.

 

Infelizmente ao fim de um ou dois dias o router voltou a ligar o serviço DHCP automaticamente.

 

Mesmo com novo reset não consegui que ficasse desligado mais do que umas horas desde então. 😔

 

Mais alguma ideia?

 

Cumprimentos,


Jorge C
Super User
  • 8315 comentários
  • 22 de julho de 2024

Boa noite @João Paulo dos Santos Portela,

Sugiro que atribua manualmente um ip local nos dispositivos.

Sugiro que leia os 598 comentários sobre o assunto neste outro tópico pertinente.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.


Mário P.
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  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29890 comentários
  • 23 de julho de 2024

@João Paulo dos Santos Portela, sugerimos que utilize os seguintes dados: 

Mostre o conteúdo

Nem todas as funcionalidade, de momento, do equipamento que tem, estão disponibilizadas na App NOS NET. 

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado


  • Byte
  • 1 comentário
  • 25 de setembro de 2024

tenho uma duvida eu pretendo usar netmask /24 e nao /23 sendo me impossivel alterara como faço isto, isto faz com que hava uma certa colição com endereçamento que tenho acima do ip 192.168.1.x

 


Olaf
Super User
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  • Super User
  • 4099 comentários
  • 26 de setembro de 2024

penso que não faz… Essa opção encontra-se bloqueada à gestão da NOS


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29912 comentários
  • 26 de setembro de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @simoesp82 e partilha do @Olaf.

Estando esta opção bloqueada não será possível a sua edição pelo utilizador final.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


CP001
  • 1521 comentários
  • 26 de setembro de 2024

Uma opção alternativa poderá ser adquirir um router próprio (firewall e DHCP próprio). Depois basta ligar na porta 4 do router NOS e ativar o bridge na porta 4 em nosnet.pt


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29912 comentários
  • 26 de setembro de 2024

Boa noite,

Agradecemos a sua partilha de uma alternativa @CP001. 🙂

@simoesp82 partilhe com a comunidade caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Mário P. escreveu:

@João Paulo dos Santos Portela, sugerimos que utilize os seguintes dados: 

Mostre o conteúdo

Nem todas as funcionalidade, de momento, do equipamento que tem, estão disponibilizadas na App NOS NET. 

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado

 

Ir directamente ao interface do router em vez da APP NOS NET parece ter funcionado.

 

Se for aceder ao NOS NET torna a aparecer como ligado, mas estou a monitorizar e desde que não aceda ao NOS NET ele manteve-se desligado alguns dias.

 

Vou continuar a monitorizar se tornar a falhar aviso.

 

Cumprimentos,

João Portela


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29912 comentários
  • 5 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha ​@João Paulo dos Santos Portela,

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Comentário