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Respondido

Porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)?


Boas,

 

Já ajudei alguns idosos, todos clientes da NOS, para regular a ligação da box à televisão deles aqui no prédio, apesar de terem televisões recentes da Samsung reparo que há a necessidade de configurar o input correto (HDMI) já que esse é o problema típico o input da televisão está desregulado.

Ora eu pergunto, porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)? Hoje em dia qualquer dispositivo tem a capacidade de configurar as TVs para o input correto, por exemplo o Chromecast, assim este problema deixaria de existir bastando quanto muito desligar e voltar a ligar a BOX, uma instrução muito mais simples do que configurar os inputs da TV!

 

Mais detalhes HDMI-CEC: https://www.verizon.com/support/residential/tv/equipment/remote-control/tv-input-control

 

Cumprimentos.

 

BOX em causa: Box HD (Iris) 2.0

Melhor resposta por Marco_Alves

@Devaxtion é como o @Mário P. Mencionou.. Próxima atualização... Estivemos com a NOS a ver isso há 6 dias... Os nossos relatos são importantes na melhoria do nosso serviço. Aguarda pela nova atualização de software que também deverá activar a opção Wi-Fi na uma v2.

 

Cumps 

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93 Comentários

  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 1 de janeiro de 2017
Boa tarde...

Pena um equipamento "tão avançado" (supostamente), não possuir características simples. Refiro-me à interligação entre BOX TV.

Isto é, num exemplo pratico:
1. Ligo a box - Automaticamente liga a TV (e vice versa);
2. Aumentar e dimuir o som em ambos os equipamentos;
3. Mudar a "source" na TV;
Etc...
Resumidamente, usar apenas um comando.

É de notar que o comando da UMA, ao contrário da IRIS, não tem configuração com a TV (!!!)

Aguardo por quem possa dizer algo sobre isto, se possível.

Obrigado desde já.

dxnog
Super User
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  • 2217 comentários
  • 2 de janeiro de 2017
ivangoncalves escreveu:
Boa tarde...

Pena um equipamento "tão avançado" (supostamente), não possuir características simples. Refiro-me à interligação entre BOX TV.

Isto é, num exemplo pratico:
1. Ligo a box - Automaticamente liga a TV (e vice versa);
2. Aumentar e dimuir o som em ambos os equipamentos;
3. Mudar a "source" na TV;
Etc...
Resumidamente, usar apenas um comando.

É de notar que o comando da UMA, ao contrário da IRIS, não tem configuração com a TV (!!!)

Aguardo por quem possa dizer algo sobre isto, se possível.

Obrigado desde já.


Infelizmente não há volta a dar, a NOS lembrou-se de criar um sistema que funciona por radio-frequencia e não por infravermelho que é o que usam a esmagadora maioria dos comandos, por isso não dá para configurar com aTV

  • Megabyte
  • 17 comentários
  • 12 de janeiro de 2017
dxnog escreveu:
ivangoncalves escreveu:
Boa tarde...

Pena um equipamento "tão avançado" (supostamente), não possuir características simples. Refiro-me à interligação entre BOX TV.

Isto é, num exemplo pratico:
1. Ligo a box - Automaticamente liga a TV (e vice versa);
2. Aumentar e dimuir o som em ambos os equipamentos;
3. Mudar a "source" na TV;
Etc...
Resumidamente, usar apenas um comando.

É de notar que o comando da UMA, ao contrário da IRIS, não tem configuração com a TV (!!!)

Aguardo por quem possa dizer algo sobre isto, se possível.

Obrigado desde já.


Infelizmente não há volta a dar, a NOS lembrou-se de criar um sistema que funciona por radio-frequencia e não por infravermelho que é o que usam a esmagadora maioria dos comandos, por isso não dá para configurar com aTV


Na verdade há, será certamente apenas uma questão de software, uma vez que: para qualquer interface HDMI poder ser homologada como tal da versão 1.0 para a frente, tem de existir suporte HDMI-CEC. E depois, a comunicação a ser feita era por radio-frequência do comando para a box e da box para a televisão via HDMI.

  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 29 de setembro de 2018
Boa noite.
Será possível, em futura actualização, que a box UMA passe a ter protocolo CEC no hdmi?
Eu mudei para essa box e acho que ficamos a perder ao ter que usar dois comandos visto existir essa possibilidade.
Será que isso irá ser possível? Porque não mantiveram pelos menos o IR no comando? Sendo uma box de última geração essa falha é grave na minha opinião.

Cumps

Tiago C.
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  • 8809 comentários
  • 1 de outubro de 2018
Olá @Rui C Almeida,

Agradecemos a sua sugestão. 🙂 Caso existam novidades sobre este tema, divulgamos no Fórum NOS e canais habituais.

  • Kilobyte
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  • 1 de outubro de 2018
Boa tarde @Tiago C.
Fico então a aguardar alguma novidade e a notificação pela vossa parte.

  • Kilobyte
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  • 5 de outubro de 2019
Existem novidades?

Jose Rodrigues
Super User
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  • 21887 comentários
  • 5 de outubro de 2019
andrea66 escreveu:
Existem novidades?

Boa noite não vejo nada publicado, provavelmente ainda não há novidades.

Tiago C.
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  • 8809 comentários
  • 7 de outubro de 2019
Olá @andrea66,

Neste momento não temos novidades. Caso existam, partilhamos no Fórum NOS e através dos canais habituais.

  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 7 de outubro de 2019
Foi a resposta dada há 1 ano (!) atrás.

O problema nem é não poder controlar o box com o comando da televisão, mas o facto que quando liga a televisão, o box não liga automaticamente. Qual é a solução? Já pensei ligar o cabo directamente ao televisão, mas nem isso dá, a UMA tem entrada a enroscar.
Neste momento, tenho que ter a box sempre ligada e não em stand by, para os automatismos de HomeKit funcionarem em casa. (televisão liga certa hora de manha, liga quando estou a chegar a casa e desliga automaticamente quando sair, etc)
Como dá para resolver isso? o box UMA já está no mercado algum tempo, qual é o impedimento de implementarem o HDMI-CEC?

dxnog
Super User
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  • 2217 comentários
  • 7 de outubro de 2019
andrea66 escreveu:
Foi a resposta dada há 1 ano (!) atrás.

O problema nem é não poder controlar o box com o comando da televisão, mas o facto que quando liga a televisão, o box não liga automaticamente. Qual é a solução? Já pensei ligar o cabo directamente ao televisão, mas nem isso dá, a UMA tem entrada a enroscar.
Neste momento, tenho que ter a box sempre ligada e não em stand by, para os automatismos de HomeKit funcionarem em casa. (televisão liga certa hora de manha, liga quando estou a chegar a casa e desliga automaticamente quando sair, etc)
Como dá para resolver isso? o box UMA já está no mercado algum tempo, qual é o impedimento de implementarem o HDMI-CEC?


Em relação ao ligar o cabo diretamente à TV, nada o impede de o fazer. É arranjar um repartidor de sinal e ai ligar dois cabos, um com rosca à box e outro com a ficha para ligar à TV.
Tenho isso e funciona muitíssimo bem.
Os canais sem box vejo na tv, os outros (premiuns) vejo na box.

  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 7 de outubro de 2019
Obrigada pelo sugestão, se calhar, vou ter que fazer isso. No entanto, é triste ter que procurar estas alternativas porque o box não tem funcionalidades mínimas.

  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 16 de junho de 2020
andrea66 escreveu:

Obrigada pelo sugestão, se calhar, vou ter que fazer isso. No entanto, é triste ter que procurar estas alternativas porque o box não tem funcionalidades mínimas.

E estamos a meio de 2020 e o raio da “box de última geração” continua sem uma funcionalidade básica que é inadmissível em 2020. Passamos de cavalo para burro. Mais valia ter ficado com a IRIS...


  • Kilobyte
  • 19 comentários
  • 28 de junho de 2020

HDMI CEC é uma falha grave para um equipamento recente. Instalaram-me a box 4K 3.0 ontem e qual o meu espanto tenho de utilizar um comando para a TV e outro para lançar a box. Senhores da NOS estamos no século 21 não estejam a gozar com a gente. Esta box falha por falta de wifi, de HDMI CEC de dados sobre a capacidade de armazenamento, etc. Porque razão os especialistas em informática nao tem acesso a todas as informações que elas sejam da BOX ou do router power 4.0 que está muito atrasado tecnicamente.


  • Megabyte
  • 18 comentários
  • 9 de agosto de 2020

Sou cliente recente da NOS, realmente se querem manter clientes devem tratar de pedidos tão básicos quanto este. Ter uma box que grande parte das vezes nem liga quando queremos, que deveria suportar HDMI-CEC e este post já tem um ano, digamos que não abona muito a favor do vosso serviço quando tiver de renovar. Os clientes estão mais exigentes e há novidades na automação, ter um comando RF, o mínimo que se pede é mesmo que disponibilizem algo como o HDMI-CEC.


Mário P.
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  • 9 de agosto de 2020

Olá @PauloFreire
Muito obrigado pela sua sugestão. Assim que existam novidades iremos divulgar aqui, no Fórum NOS, como nos demais canais habituais. 

 


  • Kilobyte
  • 19 comentários
  • 9 de agosto de 2020

Sempre a mesma resposta “Assim que houver novidades...” não é uma resposta de profissionais, tenho o mesmo problema com a NOS TV que nao funciona na NVIDIA SHIELD.


Mesmo problema com Box Arris ZC4430KNO e TV Samsung. A seguir esta thread para novidades.


Bom dia,

Passei recentemente de Iris para UMA com a instalação da Box Arris ZC4430KNO. Esta Box não tem HDMI-CEC o que não me permite controlar a Box com o comando Smart da Samsung como fazia anteriormente com a Box Iris (comando por IR em vez de RF). 
Pergunto: a outra Box da vossa oferta UMA dispõe deste sistema? Não consigo ver a marca/modelo no vosso site...

Se não, quando julgam ter oferta de equipamento com esta funcionalidade? Fico a aguardar novidades.

 

Obrigado e cumprimentos,

Rui Carvalho


Guimas
Super User
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  • 14 de outubro de 2020

A V2 é bluetooth penso então também não funciona.


  • Byte
  • 1 comentário
  • 21 de outubro de 2020

Eu ía contratualizar a UMA para ter uma box 4K e, pelo menos, rápida, já que a IRIS é a pior que conheço. Ainda bem que cá vim primeiro, pois senão tem IR ou HDMI-CEC, eu não vou ceder ao compromisso de ter uma box rápida a mudar de canais mas a ter que usar 2 comandos e a ter de ligar a box à mão…..

Melhor mesmo é mudar de operadora e o problema fica resolvido. 


Ana P.
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  • 22 de outubro de 2020

Olá @Rui M. Carvalho e @rnpinho

Desde já agradecemos a sugestão. Assim que tivermos novidades sobre o tema, partilharemos com todos através dos canais habituais. :slight_smile:

Obrigada 


O envio de comandos é feito via cabo HDMI.

Penso que que deveriam implementar esta função neste equipamento.

Também estava habituado a controlar a box com o comando da Samsung e sem esta função torna-se uma experiência bastante inferior à que já tinha com a box Iris.

Têm alguma previsão de implementação desta função? 


Mário P.
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  • 29334 comentários
  • 8 de janeiro de 2021

Bem-vinda ao Fórum NOS @Armanda Cardoso

Agradecemos a sua sugestão e vamos endereçar a mesma. 
Para já não temos conhecimento da disponibilização da compatibilidade de utilizar outro comando que não o NOS para controlar os nossos equipamento. Caso tenhamos novidades, iremos divulgar aqui. 
Obrigado 


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 17 de janeiro de 2021

Lamentável de facto sair da box íris e passar para esta box que volta exigir a utilização de 2 comandos!

Prometem-nos um equipamento supostamente com um serviço melhor e obtemos exactamente o oposto!

Gostava de saber o que está a ser feito pela NOS passado um ano desde que o debate surgiu até em outros tópicos....