Header
Pergunta

Má qualidade de imagem Box UMA?


Reputação 1
Boas,

Tenho uma TV Samsung UHD e recentemente fiz o "upgrade" de IRIS para UMA. A qualidade da imagem é visivelmente inferior a IRIS. Canais HD tem a imagem borrada, parece SD.

Nos canais 4K com a box em modo automático a TV mostra que a resolução transmitida é de 1920x1080 50i. Eu forcei nas definições da box para 4K 50hz mas não muda a qualidade da imagem, apesar de a TV confirmar que está em 4K. Se eu ligar o cabo diretamente à TV a imagem fica bem melhor, mas não era suposto essa box ser mais avançada?

Existe alguma forma de melhorar a imagem que a box transmite?

Outro detalhe é que o comando da TV não funciona nessa box por não ter IR. Não estou muito contente com esse upgrade mas sei que ainda vou a tempo de voltar atrás.

41 Comentários

Reputação 1
Boas,

Tenho uma TV Samsung UHD e recentemente fiz o "upgrade" de IRIS para UMA. A qualidade da imagem é visivelmente inferior a IRIS. Canais HD tem a imagem borrada, parece SD.

Nos canais 4K com a box em modo automático a TV mostra que a resolução transmitida é de 1920x1080 50i. Eu forcei nas definições da box para 4K 50hz mas não muda a qualidade da imagem, apesar de a TV confirmar que está em 4K. Se eu ligar o cabo diretamente à TV a imagem fica bem melhor, mas não era suposto essa box ser mais avançada?

Existe alguma forma de melhorar a imagem que a box transmite?

Outro detalhe é que o comando da TV não funciona nessa box por não ter IR. Não estou muito contente com esse upgrade mas sei que ainda vou a tempo de voltar atrás.


Tenho precisamente a mesma opinião alem do sinal em canais 4k não sair com essa resolução.
Reputação 7
Crachá +1
@livedtrid já experimentaste, nas definições da box, alterar de Auto para 4K (Definições /Configurações/Video e Áudio)?
Reputação 1
@livedtrid já experimentaste, nas definições da box, alterar de Auto para 4K (Definições /Configurações/Video e Áudio)?
Mudar as definições AUTO para 4K? Se o fizeres a televisão identifica o sinal 4K mas a emissão não esta a 4K apenas o sinal que sai da BOX e que vai a essa resolução mas a imagem nada tem a haver com 4K. Em AUTO a box envia de acordo a resolução a que o canal esta a ser transmitido.
Reputação 1
@livedtrid já experimentaste, nas definições da box, alterar de Auto para 4K (Definições /Configurações/Video e Áudio)? Já, o juli89 tem razão, os canais estão a ser transmitidos a 1920x1080 50i (durante cenas com movimento é possível ver linhas horizontais na TV, inclusive os canais SD e os 4K). Aparentemente a box está a fazer um upscale / downscale do sinal e por isso que vejo a imagem degradada. A box da Iris não fazia isso, os canais eram mais nítidos inclusive os SD. O interessante é que a APP do youtube da box passa o sinal 1080p e 4K com imagem perfeita. Amanhã vem um técnico da NOS na minha casa verificar esse problema.
Reputação 1
@livedtrid já experimentaste, nas definições da box, alterar de Auto para 4K (Definições /Configurações/Video e Áudio)? Já, o juli89 tem razão, os canais estão a ser transmitidos a 1920x1080 50i (durante cenas com movimento é possível ver linhas horizontais na TV, inclusive os canais SD e os 4K). Aparentemente a box está a fazer um upscale / downscale do sinal e por isso que vejo a imagem degradada. A box da Iris não fazia isso, os canais eram mais nítidos inclusive os SD. O interessante é que a APP do youtube da box passa o sinal 1080p e 4K com imagem perfeita. Amanhã vem um técnico da NOS na minha casa verificar esse problema.
Infelizmente é verdade nada de 4k nativos. Faz amanha 1 semana que me foi instalado o serviço e tb acho que a box Iris tinha melhor imagem. Da depois feedback sobre a intervenção tecnica de puderes
Reputação 1
Bons dias.
Abri as "hostilidades" aqui no Fórum protestando contra a ausência de uma lista de Favoritos e da possibilidade de ordenarmos os canais ao nosso gosto na box UMA (realmente é um ABSURDO numa Box 4K porem-se esses mesmos canais 4K no fim da lista, porque é uma contradição de termos).
Mas de facto esta questão do 4K vai mais além e a culpa não é evidentemente só da NOS. No meu ponto de vista, o que se passa é que em Portugal, no respeitante aos conteúdos TV, o hardware que temos em casa está muitas vezes muito à frente do "software" que as estações de TV nos fazem chegar a casa. Pergunto: o que é que adianta estarmos a investir em Box e TV's de alta definição 4K, com ecrãs enormes, se depois a esmagadora maioria das emissões televisivas não acompanha a pedalada, pelo contrário transmitem muitas vezes numa definição horrorosa? Mais, ainda prejudica mais a imagem recepcionada pelo efeito do "upscaling", dando a impressão, por exemplo, que as caras das pessoas estão carregadas de maquilhagem, antinaturais, sem rugas, sem as imperfeições naturais do rosto, etc. (isto é, tal como são), como se tivessem borrado a cara e o cabelo com carradas de pó de arroz ou graxa dos sapatos! Simplesmente horroroso! Mas isto são os nossos produtores de conteúdo televisivo que são uma trampa. Eu tinha a IRIS e uma televisão LCD de 32", mudei recentemente para uma 4K OLED de 55", de boa qualidade, e estou a ver pior imagem (tirando os poucos canais 4K) do que anteriormente, por culpa se calhar também da má qualidade desta Box UMA, que não será aquilo que apregoa ser, mas principalmente (estou convencido) por causa da xxxxx, desculpem o termo, que são a maioria das emissões televisivas. Como o televisor detecta que a imagem não é de alta definição, estica e pixeliza a imagem, transformando-a numa coisa artificial. Lamentável...mas é isto que temos.
Reputação 1
O técnico disse que pelo fato da qualidade da transmissão ser melhor, nós percebemos mais os defeitos na imagem. Disse também que a TV é muito grande para o tamanho da minha sala. Quando questionei a razão da Box em auto não alterar o output (1080i em qualquer canal) ele disse que a TV que não está preparada para ter a resolução alterada... (Samsung UHD de 2018)

Depois ele esteve a procura na tv de um menu para alterar a resolução. Nisso eu abri a app do youtube e mostrei um video 1080p e mostrei que a TV reconhecia 1080p do Youtube (a imagem nítida como deve ser). Abri um video 4K do youtube e novamente a tv reconhece 4k. Ele gaguejou qualquer coisa e disse: ahh mas é um sinal completamente diferente. Eu mandei ele embora. Não entende nada disso.

Vou trocar a Box pela antiga, não vejo alternativa. Entretanto fiz mais alguns testes sozinho, o canal Hispasat TV fica com a imagem a 4k depois de alguns segundos, perfeito, os canais SIC Mulher HD (311) e SIC Radical HD (315) estão com uma imagem excelente, 1080i mas bem nitida.

Cheguei a ponderar que seria algum problema de cache ou algo como um bitrate variável conforme a qualidade da conexão, (como é comum em streaming onde no início vem o feed a baixa resolução mas com o tempo a qualidade melhora). Não tenho certeza da razão do problema ainda.

Descobri outra coisa, voltar atrás no tempo no AXN Black HD deixa o ecrã bloqueado por alguns minutos (as vezes nem funciona), no SIC Radical HD voltar atrás no tempo acontece quase em tempo real, sem muitos soluços. O que da idéia de que seja um problema de streaming do servidor que faz as gravações. Será que estamos sempre assistindo a um streaming com bitrate variável e os conteúdos, nessa box, não vem em tempo real?

Uma dica para quem parar por aqui: UMA não vale a pena. A qualidade da box IRIS é superior nos canais HD. 4K há somente canais de testes os quais tem melhor imagem se ligarmos o cabo diretamente à tv. Não sejam enganados como eu fui.
Reputação 1
Bons dias.
Abri as "hostilidades" aqui no Fórum protestando contra a ausência de uma lista de Favoritos e da possibilidade de ordenarmos os canais ao nosso gosto na box UMA (realmente é um ABSURDO numa Box 4K porem-se esses mesmos canais 4K no fim da lista, porque é uma contradição de termos).
Mas de facto esta questão do 4K vai mais além e a culpa não é evidentemente só da NOS. No meu ponto de vista, o que se passa é que em Portugal, no respeitante aos conteúdos TV, o hardware que temos em casa está muitas vezes muito à frente do "software" que as estações de TV nos fazem chegar a casa. Pergunto: o que é que adianta estarmos a investir em Box e TV's de alta definição 4K, com ecrãs enormes, se depois a esmagadora maioria das emissões televisivas não acompanha a pedalada, pelo contrário transmitem muitas vezes numa definição horrorosa? Mais, ainda prejudica mais a imagem recepcionada pelo efeito do "upscaling", dando a impressão, por exemplo, que as caras das pessoas estão carregadas de maquilhagem, antinaturais, sem rugas, sem as imperfeições naturais do rosto, etc. (isto é, tal como são), como se tivessem borrado a cara e o cabelo com carradas de pó de arroz ou graxa dos sapatos! Simplesmente horroroso! Mas isto são os nossos produtores de conteúdo televisivo que são uma trampa. Eu tinha a IRIS e uma televisão LCD de 32", mudei recentemente para uma 4K OLED de 55", de boa qualidade, e estou a ver pior imagem (tirando os poucos canais 4K) do que anteriormente, por culpa se calhar também da má qualidade desta Box UMA, que não será aquilo que apregoa ser, mas principalmente (estou convencido) por causa da xxxxx, desculpem o termo, que são a maioria das emissões televisivas. Como o televisor detecta que a imagem não é de alta definição, estica e pixeliza a imagem, transformando-a numa coisa artificial. Lamentável...mas é isto que temos.


Tens razão. Até canais como Globo HD a imagem é nitidamente esticada, é ridículo. Mas os canais da Fox, AXN, AMC e National Geographic por tem a imagem excelente numa box IRIS na UMA ficam péssimos, borrados. Adorava ver os documentários no Nat Geo Wild HD dos animais em Africa onde se via o detalhe dos pêlos, a cor bem viva agora é uma decepção. Melhor ver vídeos no Youtube, para isso só preciso de Net essa box é um lixo.
Mudei ontem de IRIS para UMA e estou exactamente na mesma situação a minha TV nem é 4K, é FullHD mas é uma diferença para a IRIS. Tal como dizes canais HD esborratados e nos SD a transmissão também é pior do que era na IRIS, também noto algum arrastamento na imagem.
Conseguiste resolver a situação? Foi-te trocada a box para a IRIS novamente?
Reputação 7
Crachá +1
@absd já experimentaste alterar as configurações de imagem da box e da tv?
Reputação 1
Mudei ontem de IRIS para UMA e estou exactamente na mesma situação a minha TV nem é 4K, é FullHD mas é uma diferença para a IRIS. Tal como dizes canais HD esborratados e nos SD a transmissão também é pior do que era na IRIS, também noto algum arrastamento na imagem.
Conseguiste resolver a situação? Foi-te trocada a box para a IRIS novamente?
Sim, o melhor que tens a fazer é trocar a box mesmo. Felizmente houve uma melhoria no serviço nos canais que costumo assistir, os outros continuam pixelizados. O interessante é que durante os anúncios a imagem fica melhor, é um fenómeno muito estranho, ainda vou filmar isso para vcs verem. Foi muito chato lidar com o atendimento ao cliente. Completamente desgastante, uma perda de tempo. São pessoas sem formação nenhuma. Eu estive fora do país nesse mês então não tive alternativa e deixei ficar a box da UMA.
@juli89 sim, já experimentei várias configurações e nada melhora. De momento está em 1080p 60hz que é o máximo que me permite.

Amanhã tenho a visita do técnico para "verificar" a situação...quero ver no que vai resultar esta "verificação". Ainda estou dentro do prazo de experiência dos 14 dias...se não houver melhoras é avançar com a resolução do contrato.
Reputação 1
@absd
Caro absd, essa dos "14 dias" é outra treta...esses 14 dias não são considerados período de experiência, se bem estou informado. Deveria haver, sim, um período de experiência (como eu já aqui referi). Infelizmente é o que temos em Portugal, mas espero que eu esteja enganado e que o meu amigo tenha sorte...
Saudações
Boas pessoal. existe possibilidade de utilizar box iris numa tv 4k? pelo pouco que li aqui existe..
Reputação 7
Crachá +4
Boas pessoal. existe possibilidade de utilizar box iris numa tv 4k? pelo pouco que li aqui existe..

Sim, existe. As TV são compativeis com HD logo a iris pode funcionar.
Reputação 3
Eu desisti de usar a box, neste caso iris. Detestei a qualidade de imagem e tenho uma 49" 4k da Samsung QLed de 2018. Se estiveres a usar a UMA mas n tiveres qualquer canal premium subscrito e se os canais em falta da box vs Digital TV nao te fizerem confusao, liga o cabo directamente à TV e xxxx pra box. É o que eu faço e digo-te desde já que a imagem na TV é bem fixe. Só uso a box mesmo para programar algumas gravações (e claro, vê-las), mas mais nada. Tudo o resto directamente na TV.
PS - Um splitter daqueles simples em T funciona perfeitamente para teres sinal quer na TV quer na box. hehe
Eu desisti de usar a box, neste caso iris. Detestei a qualidade de imagem e tenho uma 49" 4k da Samsung QLed de 2018. Se estiveres a usar a UMA mas n tiveres qualquer canal premium subscrito e se os canais em falta da box vs Digital TV nao te fizerem confusao, liga o cabo directamente à TV e xxxx pra box. É o que eu faço e digo-te desde já que a imagem na TV é bem fixe. Só uso a box mesmo para programar algumas gravações (e claro, vê-las), mas mais nada. Tudo o resto directamente na TV.
PS - Um splitter daqueles simples em T funciona perfeitamente para teres sinal quer na TV quer na box. hehe


Pois é o que tenho feito de momento. Mas como tenho Sportv não mé é muito vantajoso.
Até podia usar a app multiscreen e ligar pc à tv mas a imagem não é a mesma. Se existe box 2.0 hd pace e funciona na minha tv prefiro ter box. Assim tenho tudo o que ja tinha.
A culpa da box 1.0hd não funcionar não é minha. Pelos vistos são incompativeis com as tv's 4k. Hoje vou la trocar a 1.0 hd por uma 2.0 hd. Não me importo de pagar 5.5 euros de aluguer ao invês dos 2 euros. Se não pagar, melhor ainda.

Agradeço a info.

Estou na mesma situação. Qualidade da imagem através da box UMA pior que IRIS, vou reverter e voltar à IRIS.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Vitor Amores

Vamos ajudá-lo! Poderia indicar-nos a marca da sua TV, por favor?

Obrigada 

  • Olá

    Samsung 55nu8005. Mas não tem nada a ver com a marca nem com a configuração da mesma. A questão passa pela qualidade do sinal que chega à box e à qualidade da box Uma.  Com o cabo directamente ligado à TV a qualidade de imagem em HD dá 10 a 0 às boxes. Está agendado para esta semana a quinquagésima visita dos supostos técnicos que estão fartos de saber que é preciso nova cablagem e repartidores a menos. 
    Não quero saber da UMA:
    - Impede de ter um comando único para a TV e box como tinha anteriormente porque não funciona por IR.
    - Pior qualidade de imagem
    - Temperatura elevada. Perigo de incêndio? Não sei, prefiro não arriscar.
    - Poucas conexões, tem um HDMI
    - Pouca margem para desvios aos sinais de Downstream  SNR,  Downstream RX e Upstream TX.
Reputação 7
Crachá +6

@Vitor Amores

Uma vez que já tem uma intervenção agendada, pedimos que aguarde pela mesma e, assim que estiver concluída, partilhe connosco o seu feedback. 

Vamos ajudá-lo da melhor forma. :blush:

Obrigada  

Como ficou este caso?

Gostava de saber, pois estou interessado em melhorar a imagem da minha TV.

Será do cabo HDMI?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @clamaral,

Experimente o seguinte:

  • Pressione a tecla Menu do seu comando
  • Escolha Definições (símbolo da roda dentada)
  • Depois, Configurações
  • De seguida, Video
  • Mude ai a definição

Melhorou?

Caso tenha alguma degradação na imagem, experimente verificar se o cabo HDMI está bem encaixado ou poder até inverter as pontas e testar.

 

Obrigada

 

Boa Tarde,

 

Aconteceu-me exatamente o mesmo. TV Samsung Serie 8 de55, fiz o upgrade de Iris para UMA e a imagem piorou bastante ! Tenho melhor qualidade nas restantes TV’s sem Box.


Actualizei definições de Video da Box e daTv mas o problema mantem-se.

Para alem do canais de TV, fiz tambem o teste acima falado com o Youtube e o mesmo video passado atraves da APP da Tv (Via Wi-Fi) tem melhor qualidade do que o passado Através da App da UMA (ligado por Cabo de rede).

Fiz ontem a mudança e pretendo reverter o upgrade, pois isto nao é aceitável !

 

Reputação 7
Crachá +2

 

Boa Tarde,

 

Aconteceu-me exatamente o mesmo. TV Samsung Serie 8 de55, fiz o upgrade de Iris para UMA e a imagem piorou bastante ! Tenho melhor qualidade nas restantes TV’s sem Box.


Actualizei definições de Video da Box e daTv mas o problema mantem-se.

Para alem do canais de TV, fiz tambem o teste acima falado com o Youtube e o mesmo video passado atraves da APP da Tv (Via Wi-Fi) tem melhor qualidade do que o passado Através da App da UMA (ligado por Cabo de rede).

Fiz ontem a mudança e pretendo reverter o upgrade, pois isto nao é aceitável !

 


E trocar de cabo hdmi para 2.0 tentou? Eu tive que o fazer devido a incompatibilidade com a tv. A imagem é melhor na UMA do que na iris, muito ligeiro mas é pelo menos aqui.

Comentário