Header
Respondido

Velocidade Internet fixa


Reputação 2

Olá, tenho contratado um tarifário de Internet fixa de 200 Mbps / 20 Mbps.

Acontece que a velocidade não corresponde ao serviço contratado pois o serviço apenas consegue atingir velocidades entre 50 a 60 Mbps de transferência e  15 a 18 de carregamento, isso durante o dia pois à noite a velocidade cai. O router é POWER ROUTER 4.0. 

E sim, já reiniciei o router, desliguei o cabo de alimentação por 10 ou mais segundos, foi feito um reset ao router. O certo é que nada altera a situação da velocidade contratada. Sim, também foi medido o teste de velocidade em https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx, entre outros.

Sim, antes de vir aqui expor a situação fiz uma pesquisa no forum com tópicos relacionados ao mesmo e pelo que vi e li este é um problema recorrente a muitos utilizadores. FIBRA??? Não sei bem se tenho contratado um serviço de fibra pois se assim fosse estes problemas nao aconteciam. 

Ah, talvez seja melhor ligar ao apoio técnico para resolverem a situação. Não vale a pena porque tiveram recentemente cá e substituíram o antigo router pelo “novo” POWER ROUTER e o problema continua. 

Resumindo, será que os serviços que a NOS vende são de se confiar ou andam a vender gato por lebre!!? 

 

Fiquem bem, fiquem em casa.

icon

Melhor resposta por Guimas 5 May 2020, 17:55

Ver pergunta inicial

71 Comentários

Boa noite,

Fiz um reset de fábrica e continua na mesma.

Continua a ir abaixo a determinadas horas.

Any clues ?

Obrigado

O meu Router voltou a cair.

06/01/2022 - 23h50

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Filipe Quintino,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Recentemente efetuei um upgrade que pelo proposta alteraria a velocidade de internet fixa de 200Mb para 500Mb. Após vários testes (teste da NOS) a minha velocidade passou de 200Mb (que normalmente cumpria) para 290Mb (58% do contratado). Teste efetuado com pc equipado com placa Gb - rede 5G a 5m do equipamento. Não cumpre efetivamente a qualidade de serviço a que a NOS se propõe e publica. Não tenho duvidas que a velocidade se encontra propositadamente limitada, pelo que irei aguardar 1 semana até formalizar a reclamação à Anacom.

Reputação 7
Crachá +5

Recentemente efetuei um upgrade que pelo proposta alteraria a velocidade de internet fixa de 200Mb para 500Mb. Após vários testes (teste da NOS) a minha velocidade passou de 200Mb (que normalmente cumpria) para 290Mb (58% do contratado). Teste efetuado com pc equipado com placa Gb - rede 5G a 5m do equipamento. Não cumpre efetivamente a qualidade de serviço a que a NOS se propõe e publica. Não tenho duvidas que a velocidade se encontra propositadamente limitada, pelo que irei aguardar 1 semana até formalizar a reclamação à Anacom.

Boa noite, a velocidade de 500Mb ou aproximadamente, deverá ser atingida num computador ligado por cabo de rede ao router, por WiFi a velocidade contratada não é garantida.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Fernanda Salgado,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue, por favor, um teste de velocidade na Plataforma de Testes NOS, utilizando um computador ligado por cabo de rede ao router.

Partilhe connosco os resultados.

Obrigado 

Bom dia, 

 

Pelos comentários acima, que li atentamente, creio não vir aqui deixar algum problema novo, no entanto, estando eu em "fim de contrato" com a NOS tenciono perceber qual a solução para resolver com a fraca ligação Internet que tenho em casa.

 

 

Tenho contratado - e isto foi-me garantido pelos serviços da NOS - 200/20 mbps, mas nunca lá anda perto. Aliás, se andasse perto, ficava todo contente. Na verdade, no máximo a internet aguenta-se estável com um PC. Ligando um segundo dispositivo já quebra. E se a isto juntarmos equipamentos portáteis com vídeos, então é a ruína completa. Com os dados móveis consigo suportar um tablet, outro telemóvel e ainda um PC sem problemas. A net da NOS, como não dá para muito mais, apenas serve o computador da minha esposa que está em teletrabalho. E mesmo assim, em certos uploads é preferível ligar aos dados móveis para que o upload, dada a sua importância, não corra mal.

 

 

Pouco me interessa saber da questão Wi-Fi ou cabo. Quando venderam o serviço garantiram por aquele preço aquela velocidade, independentemente da ligação (há uma conversa telefónica gravada pela NOS a confirmar isso) e, neste momento, o que me interessa saber é qual a solução que a NOS tem para propôr, uma vez que os serviços comerciais já contactaram para a renovação do contrato.

 

 

Apenas sei que, com estas condições de serviço, noutra operadora, por um pouco mais de valor, junto todos o telemóveis e fico mais bem servido.

 

 

Aguardo, 

 

Cumprimentos, 

 

Hélder Cardoso

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @HCardoso,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

O teste que nos apresenta, foi realizado através de uma ligação Wi-Fi ou cabo de rede? 

Pedimos, por favor, que efetue um teste de velocidade através de um computador ligado por cabo de rede ao router, na plataforma de testes NOS. Partilhe connosco os resultados.

Detalhe-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado. Existem extensores de sinal ou powerlines na instalação? 

Obrigado 

 

 

O mal da NOS é que também parece que às vezes não quer entender os problemas.

Vou ter que me repetir mas cá vai, o teste foi feito por Wi-Fi. A mim, pelo valor do contrato garantiram-me 200/20 mbps, independentemente de ser por cabo ou Wi-Fi. Mais, segundo os vossos propósitos, para ter uma boa internet em casa, eu teria que fazer obras estruturantes em casa para poder ter Internet minimamente boa e por cabo. É de doidos isso. Aliás, mesmo sendo por Wi-Fi, estes valores são vergonhosos. Com dados móveis, por ponto de acesso no tlm, consigo melhor.

A questão aqui é: conseguem melhor ou posso já contactar outras operadoras? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @HCardoso,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos esclarecer.

Existem vários fatores que influenciam a propagação e qualidade dos sinais Wireless. Conheça mais sobre a tecnologia Wi-Fi e o que a influência através do nosso artigo:

Os routers NOS mais recentes, dotados de tecnologia de comunicação wireless 5Ghz, permitem a comunicação wireless com as velocidades que mencionou. Detalhe-nos, por favor, qual o modelo do router que tem instalado.

Para que seja possível garantir o correto funcionamento do serviço de internet é necessário que, primeiramente, a velocidade seja testada através de uma ligação via cabo de rede, ou existem menos fatores que possam influenciar a ligação.

Pedimos, por favor, que efetue um teste de velocidade através de um computador ligado por cabo de rede ao router, na plataforma de testes NOS, e partilhe connosco os resultados.

Obrigado

Bom, já deu para entender que é mais fácil terminar a ligação com a NOS do que vocês terem capacidade para interpretar e resolver o problema.

Pela ÚLTIMA VEZ, o teste foi feito por Wi-Fi e não vou fazer nenhum teste com cabo. A mim, garantiram-me velocidade de 200/20 mbps por Wi-Fi. Está gravado na conversa que tiveram comigo. 

O router - o qual desconheço a marca e ja tem 5 anos - não serve? Mandem os técnicos colocar um novo e mais recente e durante um mês eu experimento. 

Foi publicidade enganosa? Há tribunais para resolver isso.

Não têm capacidade para mais? Há outras operadoras no mercado capazes. 

É Simples. 

Parem é de dar respostas automáticas que mais parece que estão a lidar com ignorantes. Dos 60 comentários neste tópico, metade são respostas da NOS a dizer o mesmo.

Resolvem isto a bem ou resolvo eu? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @HCardoso,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Bom, já deu para entender que é mais fácil terminar a ligação com a NOS do que vocês terem capacidade para interpretar e resolver o problema.

Pela ÚLTIMA VEZ, o teste foi feito por Wi-Fi e não vou fazer nenhum teste com cabo. A mim, garantiram-me velocidade de 200/20 mbps por Wi-Fi. Está gravado na conversa que tiveram comigo. 

O router - o qual desconheço a marca e ja tem 5 anos - não serve? Mandem os técnicos colocar um novo e mais recente e durante um mês eu experimento. 

Foi publicidade enganosa? Há tribunais para resolver isso.

Não têm capacidade para mais? Há outras operadoras no mercado capazes. 

É Simples. 

Parem é de dar respostas automáticas que mais parece que estão a lidar com ignorantes. Dos 60 comentários neste tópico, metade são respostas da NOS a dizer o mesmo.

Resolvem isto a bem ou resolvo eu? 

Já deu para ver que não percebe do assunto.

Por wifi esses valores são completamente normais. Num contrato de 200mbps a média do wifi é: 40mbps download / 20 mbps upload. Isto na rede 2.4ghz.

Por isso se o seu teste foi feito por wifi em 2,4ghz os seus valores estão ótimos. Não é por mudar de operadora que isso vai se alterar.

Agora, como toda a gente sabe, o wifi não se garante a velocidade contratada. Se quer testar a velocidade, teste por cabo de rede, conforme já lhe foi explicado anteriormente.

Se percebesse do assunto, não tinha vindo para um fórum reclamar aquilo que me venderam como certo. 

Também não me lembro de lhe ter pedido opinião, a não ser que seja pago para defender a NOS. 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @HCardoso e @Guimas,

Editámos os vossos últimos comentários por não irem ao encontro das Boas Práticas do Fórum NOS. 

Recebemos a sua mensagem @HCardoso, contamos ser breves na resposta. 

Agradecemos a compreensão. 

 

Boa tarde @HCardoso e @Guimas,

Editámos os vossos últimos comentários por não irem ao encontro das Boas Práticas do Fórum NOS. 

Recebemos a sua mensagem @HCardoso, contamos ser breves na resposta. 

Agradecemos a compreensão. 

 

Não ofendi ninguém. Apenas fui ofendido por um fanboy vosso.

Agradeço celeridade. 

Reputação 7
Crachá +6

Respondemos à sua mensagem privada @HCardoso
Ficamos a aguardar a sua resposta. 
Obrigado

Vou aproveitar este tópico para fazer uma questão. Quem tem contratado 1Gbps, qual é a velocidade que atinge? Com o router em modo Bridge, sentem que a porta 4 fica limitada? Porque diferem tanto os valores medidos na página da NOS e nos medidores recomendados pela ANACOM? O meu router, que está ligado ao modo Bridge no router da NOS tem sistema de medição de velocidade e os valores nunca se aproximam de 1Gbps, acontece com mais alguém?

O vosso serviço de internet é só lamentável na zona da Lourinhã!!! Tenho internet contratada de 200 MB e nem 2mb tenho quando faço teste de internet. Completamente lenta e na maioria da casa não funciona tendo em conta que é um apartamento. Horrível. É esperar que o contrato termine e troco para outra. 

Reputação 7
Crachá +5

O vosso serviço de internet é só lamentável na zona da Lourinhã!!! Tenho internet contratada de 200 MB e nem 2mb tenho quando faço teste de internet. Completamente lenta e na maioria da casa não funciona tendo em conta que é um apartamento. Horrível. É esperar que o contrato termine e troco para outra. 

Bom dia, refere-se à internet fixa ? Qual é o router que tem instalado ? Experimente fazer reset ao aparelho para que sejam repostas as suas configurações originais. 

Tenha também em consideração aguns conselhos para melhorar a rede Wifi.

Caso o problema não fique resolvido, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa encaminhar a sua reclamação ao departamento competente.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Mariana Narciso Martins e @Jose Rodrigues
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 

@Mariana Narciso Martins, faça, por favor, um teste de velocidades no site NOS em nos.pt

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado 

Comentário