Skip to main content
Header
Kilobyte
May 5, 2020
Respondido

Velocidade Internet fixa

Olá, tenho contratado um tarifário de Internet fixa de 200 Mbps / 20 Mbps.

Acontece que a velocidade não corresponde ao serviço contratado pois o serviço apenas consegue atingir velocidades entre 50 a 60 Mbps de transferência e  15 a 18 de carregamento, isso durante o dia pois à noite a velocidade cai. O router é POWER ROUTER 4.0. 

E sim, já reiniciei o router, desliguei o cabo de alimentação por 10 ou mais segundos, foi feito um reset ao router. O certo é que nada altera a situação da velocidade contratada. Sim, também foi medido o teste de velocidade em https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx, entre outros.

Sim, antes de vir aqui expor a situação fiz uma pesquisa no forum com tópicos relacionados ao mesmo e pelo que vi e li este é um problema recorrente a muitos utilizadores. FIBRA??? Não sei bem se tenho contratado um serviço de fibra pois se assim fosse estes problemas nao aconteciam. 

Ah, talvez seja melhor ligar ao apoio técnico para resolverem a situação. Não vale a pena porque tiveram recentemente cá e substituíram o antigo router pelo “novo” POWER ROUTER e o problema continua. 

Resumindo, será que os serviços que a NOS vende são de se confiar ou andam a vender gato por lebre!!? 

Fiquem bem, fiquem em casa.

Melhor resposta por Guimas

Então nesse caso é contactar o apoio técnico.  Do seu lado se acontece realmente em todos os equipamentos, é fazer reset de fábrica e desligar tais extensores. Caso nao resulte precisa de técnico.  Pode ser um problema de zona também ou de sinal.

75 Comentários

Guimas
Super User
Super User
May 25, 2020

Boa tarde.

Quais as velocidades expectáveis (download/upload) com um pacote 500 Mbps / 100 Mbps através de wi-fi e com um Router Wi-Fi 4.0, para 2,4 GHz e 5 GHz?

Obrigado.

Depende muito por wifi .. quanto é q tem nas 2 bandas?

Kilobyte
May 25, 2020

Coloquei a questão por achar que há uma grande variação de medição para medição.
As medições por wi-fi fsão sempre feitas no compartimento onde está o router, com um Huawei P10.
Na 2,4 GHz na média andará por 45/42 de download/upload respetivamente, mas já tive por exemplo: 55/80; 47/7; 50/25
Na 5 GHz na melhor das hipóteses será 190/100  de download/upload respetivamente, mas já tive por exemplo: 180/30; 170/10; 108/20.
Outra questão que me intriga é o fraco alcance deste router.
Obrigado

Tiago C.
Moderador
May 26, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @JFavaios.

Já fez algum teste com cabo de rede? Qual foi o resultado?

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
May 26, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @JFavaios.

Já fez algum teste com cabo de rede? Qual foi o resultado?

Sim, vários. 
Neste momento por cabo de rede estou a obter valores aproximados dos seguintes: 400/90.
Obrigado.

Tiago C.
Moderador
May 26, 2020

Olá @JFavaios,

Nesse caso, sugerimos que siga as sugestões que temos neste tópico. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
May 26, 2020

Olá @JFavaios,

Nesse caso, sugerimos que siga as sugestões que temos neste tópico. 

Tive e tenho em consideração todas as informações presentes nesse tópico.
O router tem 10 dias de utilização.
As medições são sempre feitas ao lado do mesmo.
Quais as velocidades que deveria ter com um pacote 500 Mbps / 100 Mbps através de wi-fi e com um Router Wi-Fi 4.0, para 2,4 GHz e 5 GHz?
Obrigado.

Megabyte
August 3, 2020

Boa Tarde.

Tenho contratado um pacote com internet 120 Mbps / 10 Mbps. No entanto verificando a velocidade da mesma, com ligação ao router via cabo de rede, a velocidade nunca supera os 25/26 mbps. 

Qual será a razão para esta diferença e como se pode resolver. De salientar que já reiniciei o router várias vezes e já foi trocado à cerca de 2 meses.

Obrigado,

Joaquim Pinto

Jose Rodrigues
Super User
Super User
August 3, 2020

@Joaquim Fernando Morais Pinto Boa tarde, experimente fazer reset ao router e seguidamente um teste aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

Megabyte
August 3, 2020

Obrigado pela resposta @Jose Rodrigues. Já fiz o que sugeriu, fazer o reset ao router e verifiquei a velocidade que não passou dos 30mbps. :(

Obrigado,

Joaquim Pinto

Ana P.
Moderador
August 3, 2020

Olá @Joaquim Fernando Morais Pinto e @Jose Rodrigues

@Joaquim Fernando Morais Pinto, vamos ajudá-lo! Pedimos que nos indique qual é o seu Router, por favor. 

Obrigada