Skip to main content
Header
Kilobyte
January 16, 2019
Respondido

Router Wifi - wireless isolation

Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
FB
    Melhor resposta por Mário P.
    Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush 🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.

47 Comentários

Ana P.
    Moderador
    December 18, 2019

Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

Quanto à falta de acesso a equipamentos ligados à mesma rede interna, verifique os seguintes campos: 

• têm o nome da rede wi-fi visitantes igual à rede principal? 
    • está a tentar comunicar entre equipamentos ligados na mesma rede cabo vs cabo, wi-fi vs wi-fi ou cabo vs wi-fi? 

Sugerimos ainda que coloque passwords diferenciadas em ambas as bandas e teste novamente. 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    December 18, 2019

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

Quanto à falta de acesso a equipamentos ligados à mesma rede interna, verifique os seguintes campos: 

• têm o nome da rede wi-fi visitantes igual à rede principal? 
    • está a tentar comunicar entre equipamentos ligados na mesma rede cabo vs cabo, wi-fi vs wi-fi ou cabo vs wi-fi? 

Sugerimos ainda que coloque passwords diferenciadas em ambas as bandas e teste novamente. 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Eu não tenho problemas em comunicar entre redes… apenas dei o feedback porque há quem esteja a ter esse problema.

No entanto tenho o problema reportado pelo utilizador @Goncalo Dias . O YouTube deixou de identificar aparelhos na rede com capacidade para efectuar streaming (apenas de WiFi para WiFi). Da rede CABO para WiFi (windows 10 para TV) consigo fazer streaming.

December 18, 2019

...

Olá @Ana P. .

Ja todos percebemos que a funcionalidade foi ocultada das interfaces disponibilizadas para configuração do equipamento. Esta e outras também bem evidentes...

Nunca nenhum moderador veio (neste e outros tópicos de temas semelhantes) informar que estas funcionalidades existem e podem ser usadas para ajudar clientes mais exigentes nas suas necessidades especiais.

Neste caso, foi necessária a insistência pessoal do @marcolopes por outras vias para a informação aqui chegar.

E vir nesta altura com esta frase é algo que me parece de muito mau gosto...

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Gigabyte
    December 18, 2019

@Ana P. 

e existe alguma possibilidade de os técnicos do apoio ao cliente desactivarem essa “funcionalidade”?

Ou se num “futuro muito próximo” com uma actualização na minhanet/App NOS NET se possa desactivar isso, como acontece em qualquer router que se compre no mercado?

marcolopes
    Super User
    Super User
    December 19, 2019

Isto é estranho… 

Telemóvel ligado na rede WiFi 5Ghz → faz PING sem perda de pacotes a uma camara ligada na rede WiFi 2.4Ghz…

Telemóvel faz PING com 50% de perda de pacotes a uma TV ligada na rede WiFi 5Ghz

Telemóvel NÃO detecta a TV para efectuar PLAY de videos (ex: YouTube) - esta funcionalidade estava disponível com o ROUTER 4!

No entanto, entre a rede ETHERNET e a TV não há problemas… a TV acede a um PC na rede, e o PC acede à TV…

marcolopes
    Super User
    Super User
    January 6, 2020

Alguém ja testou esta questão com o NOVO FIRMWARE (actualização de hoje, dia 6 de Janeiro)?

Continuo a não conseguir efectuar streaming entre devices WiFi...

marcolopes
    Super User
    Super User
    June 5, 2020

Recentemente testei uma BOX ANDROID Xiaomi (ligara por WiFi 5Ghz) e efectivamente a mesma foi detectada através do TELEMÓVEL. Consegui fazer “play” na BOX através da APP do Youtube… algo que não consigo fazer com na TV (e conseguia com o Router 4)

Portanto… alguns devices são identificados e outros não…

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 2, 2020

Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

Aqui ficam os dados do ROUTER

youtube screen mirror

e consegues enviar videos do youtube para o youtube da smart tv? eu deixei de ter a opção. 

Eu depois de algumas tentativas para me resolverem os problemas da net, finalmente meteram aqui em casa o 5.0, que durante 1 semana que teve cá em casa, não houve problema algum, mas deixei de poder fazer isso. 

No entanto continuo a conseguir enviar ficheiros para a impressora que recebe só através da rede e que esta ligada ao 5.0

Um UPDATE para dizer que o ROUTER 5 v2 TEM esta funcionalidade activa!!

A NOS não chegou a dizer claramente porque razão esta funcionalidade NÃO está activa no ROUTER 5 v1. É uma confusão geral

A propósito do ROUTER 5 v2, não é um mar de rosas… resolve esta falha mas a nível de capacidade de resposta, está muito aquém do ROUTER 5 v1: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=122249#post122249

Kilobyte
    September 6, 2020

Boa Noite

Passei do router 4.0 para o GigaRouter 5.0 (askey, forma de cilindro).

Com a mudança perdi o seguinte:

- coluna SONOS não consegue fazer o setup na nova rede Wi-fi 

- o meu telemóvel já não consegue mandar videos de Youtube e Netflix para uma TV Oled LG na mesma rede WiFi. Também não funciona mesmo ligada por ethernet 

Com o antigo router funcionava tudo em ligação na mesma rede WiFi.

A mudança foi feita na sexta-feira. A minha questão é, há uma solução para este GigaRouter 5.0 ou peço já a revogação do novo contrato ao abrigo do período de experiência?

Uma nota: este router melhorou a cobertura WiFi cá em casa, pelo menos na banda de 5 GHz, acho que consegue maior força de sinal. Contudo, os problemas que referi e por aquilo que li neste e noutros tópicos, parece que não há grande solução senão reverter o contrato mandando colocar o router antigo ou fazer bridge para um router wifi d routes marca e por nossa conta.

Aguardo feedback, nomeadamente dos moderadores do fórum.

Cumprimentos

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 6, 2020

Boa Noite

Passei do router 4.0 para o GigaRouter 5.0 (askey, forma de cilindro).

Com a mudança perdi o seguinte:

- coluna SONOS não consegue fazer o setup na nova rede Wi-fi 

- o meu telemóvel já não consegue mandar videos de Youtube e Netflix para uma TV Oled LG na mesma rede WiFi. Também não funciona mesmo ligada por ethernet 

Com o antigo router funcionava tudo em ligação na mesma rede WiFi.

A mudança foi feita na sexta-feira. A minha questão é, há uma solução para este GigaRouter 5.0 ou peço já a revogação do novo contrato ao abrigo do período de experiência?

Uma nota: este router melhorou a cobertura WiFi cá em casa, pelo menos na banda de 5 GHz, acho que consegue maior força de sinal. Contudo, os problemas que referi e por aquilo que li neste e noutros tópicos, parece que não há grande solução senão reverter o contrato mandando colocar o router antigo ou fazer bridge para um router wifi d routes marca e por nossa conta.

Aguardo feedback, nomeadamente dos moderadores do fórum.

Cumprimentos

Moderadores??? :grinning: Com o devido respeito pelos moderadores, que são muito prestáveis a esclarecer dúvidas gerais, perguntas técnicas sobre BUGS e funcionalidades com falhas nos ROUTERS NOS ficam sempre por responder. A NOS basicamente não diz nada sobre os problemas, se vão ser resolvidos, se FORAM resolvidos, não explica o que os upgrades de firmware introduziram, NADA!

Respondendo concretamente à pergunta “há uma solução para este GigaRouter 5.0 v1” NÃO! Tive o router 5 v1 durante 8 meses e esses problemas sempre estiveram presentes, SÃO DO CONHECIMENTO DA NOS, nunca foram resolvidos e não vão ser resolvidos no Router 5v1 (porque digo isto? porque foi lançado um outro ROUTER chamado ROUTER 5 v2 da HITRON que resolve estes problemashttps://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340

Porque que razão a NOS não resolve a questão do WiFi ISOLATION no ROUTER 5 v1?? NINGUÉM SABE!!! (esqueça a resposta que aqui foi marcada como MELHOR RESPOSTA, é um ABSURDO COMPLETO, uma vez que a funcionalidade está activa em todos os outros ROUTERS)

Tenho neste momento ROUTER 5 v2 e não posso afirmar que resolve todos os problemas de incompatibilidade de DEVICES WiFi (Smart Devices) mas pelo menos a questão do WIFI ISOLATION está resolvido, o que permite aos devices WiFi comunicar entre eles (a questão do Player do youtube volta a funcionar como nos routers anteriores) https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=122808#post122808

Vou ficar com o ROUTER 5 v2? Estou a ponderar, pois a gestão de tráfego é miserável, e o router simplesmente não consegue acompanhar, soluçando, e até fazendo REBOOTS diários para limpar recursos.

SOLUÇÃO que eu aconselho? Peça UPGRADE (que será um DOWNGRADE no que toca à capacidade de gestão de TRÁFEGO) para o Router 5 v2. Regredir para o ROUTER 4 não o aconselho, pois em gestão de tráfego é um falhanço total… Se o ROUTER 5 v2 tem problemas na gestão dos recursos, o ROUTER 4 simplesmente CONGELA durante segundos a minutos...