Skip to main content
Header
Kilobyte
January 16, 2019
Respondido

Router Wifi - wireless isolation

Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
FB
    Melhor resposta por Mário P.
    Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush 🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.

47 Comentários

Kilobyte
    September 7, 2020

Liguei para a NOS. Não trocam o router se não fizer um novo contrato com aumento na mensalidade.

Recusei, pois o problema do router 5.0 v1 nao era expectável tendo em consideração que o router 4.0 permitia ligar colunas de som SONOS e ligar dispositivos wifi entre si.

Após a minha recusa, sugeriram que liga-se para una linha de apoio externo paga ao minuto.

Sendo esta a solução que me apresentaram, penso que não resta outra opção senão pedir a reversão ou rescisão do contrato ao abrigo do período legal

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 7, 2020

Liguei para a NOS. Não trocam o router se não fizer um novo contrato com aumento na mensalidade.

Recusei, pois o problema do router 5.0 v1 nao era expectável tendo em consideração que o router 4.0 permitia ligar colunas de som SONOS e ligar dispositivos wifi entre si.

Após a minha recusa, sugeriram que liga-se para una linha de apoio externo paga ao minuto.

Sendo esta a solução que me apresentaram, penso que não resta outra opção senão pedir a reversão ou rescisão do contrato ao abrigo do período legal

Enviaram-no para a PCMEDIC (que nada resolve!) como é costume! Isso para mim é quase CRIME e publicidade gratuita a uma empresa de serviços (que neste caso nada resolve, pois o problema é do EQUIPAMENTO da NOS!)

REVERTA o contrato antes que seja tarde. Se tiver problemas, exponha o caso à PROVEDORIA NOS.

Kilobyte
    September 17, 2020

Estou com o mesmo problema, instalaram agora o router 5.0 V1 e desde aí que não consigo colocar os dispositivos a funcionar na mesma rede Wi-Fi

Antes usava o YouTube na smart TV ou as colunas por Wi-Fi e não consigo sincronizar os aparelhos estando na mesma rede Wi-Fi

Algum moderador pode dar, ou tem, previsão de quando possa este bug estar ultrapassado?

Obrigado

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 17, 2020

Estou com o mesmo problema, instalaram agora o router 5.0 V1 e desde aí que não consigo colocar os dispositivos a funcionar na mesma rede Wi-Fi

Antes usava o YouTube na smart TV ou as colunas por Wi-Fi e não consigo sincronizar os aparelhos estando na mesma rede Wi-Fi

Algum moderador pode dar, ou tem, previsão de quando possa este bug estar ultrapassado?

Obrigado

Infelizmente a NOS não diz nada sobre o assunto… nem justifica a impossibilidade dos devices comunicarem entre si na REDE WiFi (excepto com uma desculpa sem nexo, que está seleccionada como “melhor resposta”)

Dito isto, o meu conselho é: expor esta limitação do ROUTER 5 v1 à provedoria e pedir a troca para o ROUTER 5 v2 (que não sofre desta limitação)

Kilobyte
    September 17, 2020

No meu caso a NOS não aceitou trocar o meu router para  a versão 2. Propos trocar para o router 4.0. out seja, um downgrade que nao aceitei.

O que fiz foi pegar num router ASUS que tinha cá em casa e ligar a porta LAN 4 do router 5.0 da NOS em modo bridge.

Funciona muito bem (na minha opinião) pois o router da NOS continua a funcionar tanto o WiFi como as restantes portas LAN. Testei velocidade de internet e não notei redução.

Neste momento uso o WiFi 2.4 Ghz do router ASUS para ter todos os dispositivos Smart home (Lâmpadas, câmara de segurança, termostatos, etc) e media (TV, Vox android, disco de rede, etc) ligados entre si. E a banda 5 Ghz do router 5.0 da NOS uso para os PCs, smartphones terem conexões rápidas a internet. 

Desliguei as restantes bandas WiFi para diminuir a radiação e consumos de energia cá em casa.

É uma solução imperfeita porque obriga a trocar de rede WiFi cada vez que desejo enviar um vídeo do smartphone para a TV (por exemplo). Para já resolve o problema. Só não desliguei totalmente o WiFi do router da NOS porque a sua cobertura que tem em 5 Ghz é muito melhor que o ASUS (modelo de entrada).

Pena é a NOS não ter um router isento de problemas. Qualquer um deles tem algo que não satisfaz totalmente as necessidades dos clientes.

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 17, 2020

No meu caso a NOS não aceitou trocar o meu router para  a versão 2. Propos trocar para o router 4.0. out seja, um downgrade que nao aceitei.

O que fiz foi pegar num router ASUS que tinha cá em casa e ligar a porta LAN 4 do router 5.0 da NOS em modo bridge.

Funciona muito bem (na minha opinião) pois o router da NOS continua a funcionar tanto o WiFi como as restantes portas LAN. Testei velocidade de internet e não notei redução.

Neste momento uso o WiFi 2.4 Ghz do router ASUS para ter todos os dispositivos Smart home (Lâmpadas, câmara de segurança, termostatos, etc) e media (TV, Vox android, disco de rede, etc) ligados entre si. E a banda 5 Ghz do router 5.0 da NOS uso para os PCs, smartphones terem conexões rápidas a internet. 

Desliguei as restantes bandas WiFi para diminuir a radiação e consumos de energia cá em casa.

É uma solução imperfeita porque obriga a trocar de rede WiFi cada vez que desejo enviar um vídeo do smartphone para a TV (por exemplo). Para já resolve o problema. Só não desliguei totalmente o WiFi do router da NOS porque a sua cobertura que tem em 5 Ghz é muito melhor que o ASUS (modelo de entrada).

Pena é a NOS não ter um router isento de problemas. Qualquer um deles tem algo que não satisfaz totalmente as necessidades dos clientes.

Imperfeita e introduz OUTRA limitação do ROUTER 5 v1: a VELOCIDADE em MODO BRIDGE!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-limitado-em-modo-bridge-13150

Portanto, o cliente está “sempre” tramado…

Kilobyte
    September 17, 2020

Con o router ASUS nao consigo confirmar se existe limita ao porque ele não tem portas LAN gigabit. Tem 10/100 Mbps nas portas LAN.

Mas testei com o meu portátil ligado ao router 5.0v1 através da porta LAN 4 em modo bridge, e consegui velocidade máxima contratada 500 download e máximo de upload.

Se há limitação de velocidade deve ser ao ligar um roteador mas como disse o meu da ASUS de gama de entrada já é limitado por si, portanto não confirmei. Mas conhecendo essa questão desisti da ideia de comprar um router melhor para ligar só dá operadora.