Skip to main content
Header

Problemas constantes com o GiGa Router v2 (HITRON)

Nuno R.

Boa Noite.

Tenho um problema com o meu router, o HITRON, mais conhecido como “GiGa Router v2”.

Como já me expressei aqui no fórum, tenho o problema que muita gente tem que são as comuns quebras de internet, cujo router continua a funcionar normalmente, mas a velocidade de upload e download ficam extremamente baixas, impossibilitando chamadas de teletrabalho e até mesmo sessões de jogos online.

Para terem como referência, esta é a velocidade quando está normal:

E esta é a velocidade quando ocorre as quebras:

O resumo dos meus problemas desde Outubro/Novembro até agora:

Para aí em Outubro/Novembro de 2021 trocaram o nosso Power Router por este HITRON, desde então tem sido problemas atrás de problemas.

Era sempre quebras constantemente de 1 em 1 ou 2 em 2 semanas.

Primeiro pensou-se que a velocidade do nosso pacote não era o suficiente, então mudámos para a UMA com 1 GBPS de velocidade internet.

Os problemas persistiam, mesmo após a troca do pacote, por isso chamou-se a assistência.

A assistente deu-me a solução de reiniciar o router para ver se solucionava o problema, mas disse para ligar de novo caso ocorresse a tal quebra.

Ora, voltam a ocorrer as quebras e volto a ligar para a assistência técnica, explico o que me disseram e o problema que estava a ocorrer na altura e redirecionaram-me para um técnico especializado. Este técnico analisou os dados e concluiu que havia problemas e marcou um dia para vir um técnico a casa.

Veio o técnico e substituiu o router e a situação piorou, passando a ser quebras de 1 em 1 ou 2 em 2 dias.

Para além disso, raramente, o router decide-se reiniciar por conta própria.

Desde então tentei arranjar soluções por conta própria, adquirindo um access point, tentar cortar o uso de cabos coaxiais a pensar que podia ser ruído e comprar uma Apple TV, e nada!

Fiz as minhas pesquisas e concluí que o problema está no router em si, especialmente porque já foi mencionado por um utilizador aqui no fórum o seguinte:

“O problema está mais do que identificado. O Router v2 tem um chipset puma que tem uma falha grave e aparentemente impossivel de corrigir. (...) Nos EUA até processos em tribunal a Intel teve graças a este chipset Puma.”

Entretanto liguei no sábado, dia 19 de Março, a tentar perguntar se era possível trocar por um ASKEY (GiGa Router v1), já que é o mesmo a nível de hardware mas é mais estável a nível de tráfego, mas rejeitaram o pedido devido ao contrato e a regras da empresa.

Hoje liguei mais 2 vezes por causa do assunto, e relembro que tenho tido problemas com este router desde Outubro/Novembro (desde que me foi instalado) até HOJE , mas à primeira recebi a típica solução de reiniciar o router, coisa que eu sei que não resolve o meu problema.

À segunda tentativa pensei que iria ter solução, mas estava enganado. O assistente que me atendeu foi simpático e atentivo ao problema, isso admito, fazendo um relatório do meu problema e enviando à assistência técnica o relatório, notificando também o meu pedido de querer passar do HITRON (v2) para o ASKEY (v1) e informou-me que iria ser contactado hoje até às 21:30 ou amanhã.

Recebi a chamada às 20:50, o técnico verificou o relatório e rejeitou a possibilidade de fazer a troca do GiGa Router v2 para o v1, e pediu para fazer reset de fábrica para verificar os dados e ver se “solucionava” o problema, coisa que eu informei que não resulta sendo que já tinha testado essa solução no dia 25 de Dezembro de 2021 (quando se instalou o access point) e o problema persistia, mas lá fiz o que o técnico me pediu e fez-se os testes de velocidade.

Entretanto eu tentei insistir com o técnico para a troca do router, informando que eu sei que o problema é mesmo do router e que mais clientes se queixam do mesmo, ao qual o técnico responde a dizer que não sabe de tais feedbacks negativos sendo que ouve só “feedbacks positivos” em relação ao router, o que dúvido sinceramente, e informou-me que não era possível fazer a tal troca do v2 para o v1.

Sendo assim eu tentei insistir em substituírem-me o router para outro v2, dizendo que eu sei que as chances do 3º aparelho ter os mesmos problemas que este 2º aparelho eram bastante altas, mas que preferia correr o risco sendo que eu estou num impasse e não tenho volta a dar, não posso pedir a troca para um aparelho estável, nem posso pedir a troca para o router da geração seguinte porque sou cliente HFC e não FTTH, ou seja, estou preso durante 2 anos a um contrato de serviço com um aparelho defeituoso que necessito bastante no meu dia-a-dia. Mesmo após este pedido, já desesperado, o técnico rejeitou a troca do aparelho, afirmando que agora tinham que ver como ficavam os dados e se o problema persistia ou não.

Eu já não sei mais o que fazer infelizmente, eu tento arranjar soluções para o meu problema e a NOS só me mete um muro à frente…

Qualquer ajuda neste assunto seria apreciada.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno R.

31 Comentários

Nuno R.
  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 21 de março de 2022

Meu dito, meu feito, quebras outra vez.

Nuno R.
  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 22 de março de 2022

Contactei o 16990 outra vez, o assistente foi muito simpático, vai informar os técnicos especializados de novo e a realçar o pedido para trocarem para o ASKEY (GiGa Router v1) devido a estar constantemente a ligar à assistência técnica, especialmente nestes últimos 3 dias, e que foram já realizados vários despistes.

Também vai realçar o facto de estar com estes problemas desde o 1º aparelho que me deram lá para Outubro/Novembro de 2021 e que o 2º aparelho tem os mesmos problemas que o 1º.

Vou aguardar ser contactado pelos técnicos, veremos se terei sorte.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12609 comentários
  • 22 de março de 2022
Nuno R. escreveu:

Contactei o 16990 outra vez, o assistente foi muito simpático, vai informar os técnicos especializados de novo e a realçar o pedido para trocarem para o ASKEY (GiGa Router v1) devido a estar constantemente a ligar à assistência técnica, especialmente nestes últimos 3 dias, e que foram já realizados vários despistes.

Também vai realçar o facto de estar com estes problemas desde o 1º aparelho que me deram lá para Outubro/Novembro de 2021 e que o 2º aparelho tem os mesmos problemas que o 1º.

De acordo com regras da empresa não há trocas entre versões. Eles deixarem o pedido não serve de nada.

Nuno R.
  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 22 de março de 2022
Guimas escreveu:
Nuno R. escreveu:

De acordo com regras da empresa não há trocas entre versões. Eles deixarem o pedido não serve de nada.

Sendo assim não sei mais o que fazer, claramente o v2 é problemático, trocar por outro v2 não deve resolver nada já que tem grandes chances se ter os mesmos problemas, tenho a certeza disso, afinal não é à toa que o segundo aparelho que temos tem os mesmos problemas que o primeiro.

A única solução que vejo para o problema é mesmo ir para o v1, se nem isso me vai ser possível após tantas chamadas para a assistência técnica e após meses cheio de problemas, então não sei o que faça.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31788 comentários
  • 22 de março de 2022

Boa tarde @Nuno R.,

Lamentamos a situação. 

Sendo que este tema já se encontra a ser acompanhado por uma equipa especializada, pedimos que aguarde contacto dos mesmos.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Nuno R.
  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 22 de março de 2022

Boa tarde @João H. ,

Já esteve aqui o técnico e foi feita a troca do router, agora é ver se está tudo bem e se não há mais problemas.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31788 comentários
  • 22 de março de 2022

Boa noite @Nuno R.,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema.

Caso surja alguma situação, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de julho de 2025

Os anos passam e parece que continua tudo na mesma.

Numa instalação nova foi-me colocado o “famoso” gigarouter v2.

Nunca funcionou devidamente, foi equipa de interiores (só tenho o cabo coaxial a entrar directamente no router, não há mais directo que isto) foi equipa de exteriores a trocar Taps e Paps e sei lá que mais, quebras constantes no serviço como tantos outros reportam.

Apoio ao cliente continua a desconhecer feedback negativo e passo horas a ouvir que estão a fazer despistes, que está tudo normal e a ver luzinhas a piscar, para continuar com quebras constantes no serviço.

Não consigo ver televisão devidamente porque a imagem para várias vezes por hora, não consigo trabalhar porque se estou numa reunião por zoom ou teams a chamada vai abaixo a cada meia dúzia de minutos…

Como estive à espera das supostas reparações da equipa de exteriores passaram os 14 dias de livre resolução do contracto e agora querem que fique 2 anos preso a um serviço que não funciona.

Não sei que mais fazer, quase todos os dias ligo para o apoio técnico a reportar as quebras constantes, parece que estou a falar com uma parede.
Mesmo as quebras estando registadas no log do próprio router, com todo o feedback que se encontra por todo o lado, incluindo aqui no próprio fórum da NOS parece que o maluco sou eu.

Só quero rescindir o contrato e seguir para a frente, mas mesmo isso está a ser extremamente complicado, com despistes e mais despistes no momento exacto em que estou sem serviço, a dizerem-me que está tudo a funcionar normalmente.

Se isto é o normal da NOS fujam !!!

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12609 comentários
  • 13 de julho de 2025

Se tens problemas de TV então o problema não pode estar no gigarouterv2.

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de julho de 2025
Guimas escreveu:

Para televisão uso a Apple TV (que usa a ligação de internet do router).

Se o próprio router indica a perda de ligação, o problema está onde então ?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31638 comentários
  • 13 de julho de 2025

Boa tarde, ​@Paulo Serra 

Lamentamos o transtorno causado e estamos inteiramente disponíveis para ajudar. Para podermos analisar a situação com maior rigor, agradecemos que nos forneça mais alguns detalhes.

Compreendemos que tem verificado quebras no serviço de internet, especialmente ao utilizar a NOS TV+ através da Apple TV. Gostaríamos, no entanto, de perceber se estas quebras seguem algum padrão (por exemplo, horário ou frequência) e se ocorrem também com outros equipamentos ou exclusivamente com a Apple TV.

Aguardamos o seu feedback para podermos continuar a acompanhá-lo da melhor forma possível.

Obrigado,

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de julho de 2025

Tal como já foi descrito inúmeras vezes em inúmeras chamadas e a inúmeros técnicos as falhas são TOTAIS.

Nao mais com a Apple TV, do que com uma chamada de teams ou zoom, com um simples navegar numa pagina, seja vídeo seja texto seja o que seja.

perde toda a conectividade à internet seja em que plataforma seja.

ja liguei directamente o pc ao router por cabo e desliguei completamente o wifi para tentar trabalhar, as quebras são iguais.

seja PC, Mac, iPhone, android, seja a máquina de lavar seja o que seja ligado por cabo, Wi-Fi, pombo correio vai abaixo constantemente.

os logs de registos das falhas estão disponíveis no router, ele perde toda a comunicação com o gateway da nos.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12609 comentários
  • 13 de julho de 2025
Paulo Serra escreveu:
Guimas escreveu:

Para televisão uso a Apple TV (que usa a ligação de internet do router).

Se o próprio router indica a perda de ligação, o problema está onde então ?

Sendo appletv então retiro o que disse é da net sim

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de julho de 2025

Já liguei o router numa tomada só para ele, já liguei a uma UPS com rectificação… nada resolve.

a nível de exemplo estas são ocorrências das quais reparei e me causaram transtorno.

dia 11 

15h05 -  

15h23

15h26

15h34

15h42

17h05

21h34 - casa toda offline, notificação do watchdog por não me encontrava em casa

Dia 12

11h14

13h01 - falha completa

13h04 - falha completa

13h30 - falha completa

14h07 - falha completa

14h25 a 14h30 - muitas falhas e durante muito tempo

15h08 a 15h12 - falha completa.

15h17 - falha mesmo completa luz da internet do router foi abaixo e tudo 

Wi-Fi interno sem problemas, acesso por LAN ao router também, falha só do router para fora 

Como todas as outras.

Voltou as 15h24

15h55 - período de enormes falhas 

Dia 13

10h31

10h45

11h30

11h58

13h09 - falha de internet que deitou a Apple TV abaixo e teve de ser reiniciada

13h18 - falha prolongada 

constantemente com quebras desde então . Parei de tomar nota.

se consultar o log do router, em todos esses instantes ou perto ha um evento do sistema a indicar que o router não consegue pingar o gateway da nos.

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de julho de 2025

E muitos outros instantes, incluindo durante a noite. Mas aí já não me incomoda tanto, apesar de poder causar problemas ao sistema de vigilância.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31638 comentários
  • 13 de julho de 2025

Agradecemos a resposta e o detalhe dos despistes que fez, ​@Paulo Serra

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9090 comentários
  • 13 de julho de 2025

Boa tarde ​@Paulo Serra

Sugiro que utilize a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço de internet fixa, que se necessário faz agendamento de visita técnica e lhe dá contacto prioritário para o apoio técnico. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de julho de 2025

agradeço a sugestão ​@Jorge C .

Usei mais de 10 vezes nos últimos 10 dias.

ou encrava e diz que não consegue fazer o rastreio tente mais tarde, ou me liga o wi-fi do router (que está desligado propositadamente pois não o uso) e diz que não encontra mais problemas.

passa a chamada para o assistente que me ocupa mais de 30 minutos por chamada a olhar para as luzes do router e a reinicia-lo, para me dizer que está tudo normal.

passado uns minutos, ou até as vezes durante a chamada Pumba, voltas as falhas.

depois o assistente diz que o problema é da configuração da minha rede então, porque a leitura de sinal indica-lhes que está tudo normal.

ora, quando a minha rede já chegou a ser um cabo directo a um equipamento e nada mais, com todas as definições de fábrica …

quando preciso mesmo de trabalhar ininterruptamente desligo o router e ligo à minha rede interna uma pen de banda larga.

mais lento, mas nenhum problema ou quebra.

só peço que me deixem rescindir o contrato. Pois está mais do que visto que não conseguem resolver o problema e estou farto de passar uma hora por dia a falar para paredes a repetir a mesma coisa.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31788 comentários
  • 14 de julho de 2025

Bom dia ​@Paulo Serra,

Recebemos a sua mensagem privada, que será respondida o mais breve que nos for possível.

Obrigado,

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 15 de julho de 2025

Actualização para referencia a quem mais tiver problemas : 

Técnico esteve cá mais de 2 horas, trocou router (por outro v2).
Trocou todas as ligações ( é apenas uma directa de fora até ao router ), e o problema persiste.

A internet teve quebras com ele a olhar, e apenas com o telemovel do técnico ligado directamente ao router por wifi a 50 cms deste e nada mais.

A linha da NOS para a qual o técnico liga para pedir as medições de sinal continua a indicar que tudo está bem, e que os meus vizinhos não reportam problemas.

Um dos problemas está aqui é que eu não tenho vizinhos com NOS. Olhando para o poste em frente a casa tem apenas UMA ligação. Se há vizinhos a montante não partilham toda a infraestrutura como é óbvio.
O técnico discutiu com a linha, e perguntou se queriam que enviasse fotos da ligação, linha de apoio ao técnico parece tão má ou igual à linha de apoio ao cliente.

Técnico preenche no relatório que os problemas persistem (tirei foto do que ele escreveu), passado uns minutos recebo um email da NOS com um relatório (forjado) e uma assinatura falsa, a dizer que todos os problemas estão resolvidos.

“Confirmo que a intervenção técnica ficou concluída e que o serviço contratado está a funcionar com normalidade. Como tal, não se aplica o direito de livre
resolução. A oferta do serviço de instalação técnica, quando prevista nas condições contratadas, pressupõe o cumprimento do período mínimo de fidelização.
Autorizo que me sejam cobrados os materiais, equipamentos e/ou serviços adicionais identificados na secção "Custos adicionais" deste documento, caso
existam.
Fui informado, que tenho de devolver os equipamentos completos (equipamentos e transformadores) que me foram fornecidos, no prazo máximo de 30 dias
após a desativação, para evitar custos desnecessários. Pretendo que a NOS recolha os equipamentos de que sou proprietário e que não estão em utilização,
podendo a NOS dar-lhes o destino que entender.Pretendo que seja realizada a intervenção técnica que solicitei.
Fui informado e aceito que os serviços serão prestados de acordo com as condições gerais e específicas de serviços disponíveis em www.nos.pt e em todos os
pontos de venda NOS.
Fui informado que, para o bom funcionamento dos serviços NOS, a intervenção técnica nesta morada requer perfurações na parede e/ou remoção de cabos
e/ou fixação de antena no local indicado pelo técnico e autorizo o técnico a efetuá-las. Ao dar esta autorização, assumo a responsabilidade por
eventuais danos associados a esta intervenção.”

Esta informação é completamente falsa e ilegal.

O serviço não está a funcionar com normalidade, eu não concordei com nada disto, e não foi nada disto que o técnico referiu nem escreveu no seu relatório.

A questão foi encaminhada para a provedoria da NOS.

A única coisa que posso referir desta experiência de dois meses já é … FUJAM ! 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9090 comentários
  • 15 de julho de 2025

Boa tarde ​@Paulo Serra

A informação que partilha é uma prática que deve ser erradicada, sugiro que partilhe um screenshot do email que recebeu omitindo dados pessoais.

A lei apenas prevê que os consumidores possam cancelar livremente o contrato no prazo de 14 dias (direito de livre resolução) nos contratos celebrados à distância (por telefone, Internet, etc.) e no prazo de 30 dias nos contratos celebrados no domicílio do consumidor através de agentes porta-a-porta.

Nos restantes casos a previsão nos contratos de um período experimental durante o qual os consumidores podem cancelá-los sem suportar encargos não é legalmente obrigatória.

ℹ️ ANACOM 

Obrigado. 

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 15 de julho de 2025
O que recebo após a visita do técnico.
o que o tecnico escreve no relatorio

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9090 comentários
  • 15 de julho de 2025

@Paulo Serra agradeço a partilha com a comunidade. 

Para que possamos ajudar sobre rescisão no período de resolução, por favor, informe em que data realizou o contrato e se já formalizou o pedido de cancelamento. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 15 de julho de 2025

@Jorge C “A lei apenas prevê que os consumidores possam cancelar livremente o contrato no prazo de 14 dias (direito de livre resolução) nos contratos celebrados à distância (por telefone, Internet, etc.) e no prazo de 30 dias nos contratos celebrados no domicílio do consumidor através de agentes porta-a-porta.”

Pois, aí foi onde me apanharam.

Eu fiz o pedido de alteração de morada por telefone no inicio de Maio. A instalação deveria ser feita a 17 de Maio.

Chegou o técnico, o cabo estava no chão há meses. Não há mais clientes ligados àquele cabo.
Não pode ser feita a instalação sem a equipa de exteriores colocar o cabo.

Dia 2 de Junho é feita a instalação.

Dia 3 Reporto problemas de instabilidade - Volta o técnico, liga para a linha de apoio, dizem que há ruido reportado na linha, reencaminha para exteriores.
O técnico de exteriores está de férias … passam alguns dias …

Fico até dia 13 de Junho com quebras constantes e aleatórias na ligação.

Dia 13 vem o técnico de exteriores, altera o TAP, fico completamente sem serviços.

Dia 20 de Junho ou algo assim … são repostos os serviços. Fica tudo a funcionar (aparentemente).

E com isto passaram os 14 dias de livre resolução do contrato.

Passado cerca de uma semana, em que o serviço funcionou aparentemente bem, voltou a instabilidade.

Dia 12 de Julho finalmente reconheceram que havia problemas de ruído na linha

(As quebras foram quase constantes no fim de semana).

E neste momento é isto … rastreios e mais rastreios, tecnicos e mais tecnicos a aparecer.

Horas ao telefone a ouvir gente a dizer “só mais um instante, estamos a verificar”

Não consigo trabalhar de casa, não consigo ir para o escritório da empresa que estão sempre a marcar visitas de técnicos para medir sei lá o quê.

A linha de apoio técnico diz que os vizinhos nao reportam problemas, eu mostro foto do cabo a indicar que não há mais ninguem ali ligado… Até porque o cabo esteve meses no chão sem nenhuma reclamação segundo o técnico que fez a instalação original.

O técnico discute com o apoio tecnico que continua a insistir que há mais clientes ali ligados que nao reportam problemas…

E eu só quero rescindir sem pagar 400€ por este pesadelo (para além da mensalidade que já paguei), fora todas as horas e dinheiro gasto a trocar toda as ligações internas por o apoio telefónico ter dito que o problema era na rede interna da casa, quando é o próprio router que perde a ligação mesmo sem nada lá ligado, e estando ligado DIRECTAMENTE ao cabo do exterior.
Tive que comprar uma pen de banda larga móvel, e um router multi-wan para usar os dados moveis na rede da casa quando tenho quebras de ligação.
“Estranhamente” quando estou a usar uma “reles” pen de banda larga, não tenho qualquer quebra nem instabilidade. Ligação mais lenta, ok, mas sem quebras …
Portanto o argumento da culpa na rede interna ...

Mesmo que eventualmente consigam resolver o problema, não tenho qualquer garantia que não volta passado uma semana, e se precisar de alguma coisa está visto que o apoio é horrível.

Resumo : FUJAM ! 

Se tudo está bem, aproveitem, mas não façam nenhuma alteração que obrigue a periodo de permanencia ...

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31788 comentários
  • 15 de julho de 2025

Boa tarde ​@Paulo Serra,

Agradecemos o seu testemunho.

Detalhe-nos, por favor, se as dificuldades na utilização do serviço acontecem por ligações ethernet ou wi-fi.

Obrigado

Comentário