Skip to main content
Header
Nuno R.
Megabyte
March 21, 2022

Problemas constantes com o GiGa Router v2 (HITRON)

Boa Noite.

 

Tenho um problema com o meu router, o HITRON, mais conhecido como “GiGa Router v2”.

Como já me expressei aqui no fórum, tenho o problema que muita gente tem que são as comuns quebras de internet, cujo router continua a funcionar normalmente, mas a velocidade de upload e download ficam extremamente baixas, impossibilitando chamadas de teletrabalho e até mesmo sessões de jogos online.

 

Para terem como referência, esta é a velocidade quando está normal:

E esta é a velocidade quando ocorre as quebras:

 

O resumo dos meus problemas desde Outubro/Novembro até agora:

Para aí em Outubro/Novembro de 2021 trocaram o nosso Power Router por este HITRON, desde então tem sido problemas atrás de problemas.

Era sempre quebras constantemente de 1 em 1 ou 2 em 2 semanas.

Primeiro pensou-se que a velocidade do nosso pacote não era o suficiente, então mudámos para a UMA com 1 GBPS de velocidade internet.

Os problemas persistiam, mesmo após a troca do pacote, por isso chamou-se a assistência.

A assistente deu-me a solução de reiniciar o router para ver se solucionava o problema, mas disse para ligar de novo caso ocorresse a tal quebra.

Ora, voltam a ocorrer as quebras e volto a ligar para a assistência técnica, explico o que me disseram e o problema que estava a ocorrer na altura e redirecionaram-me para um técnico especializado. Este técnico analisou os dados e concluiu que havia problemas e marcou um dia para vir um técnico a casa.

Veio o técnico e substituiu o router e a situação piorou, passando a ser quebras de 1 em 1 ou 2 em 2 dias.

Para além disso, raramente, o router decide-se reiniciar por conta própria.

 

Desde então tentei arranjar soluções por conta própria, adquirindo um access point, tentar cortar o uso de cabos coaxiais a pensar que podia ser ruído e comprar uma Apple TV, e nada!

Fiz as minhas pesquisas e concluí que o problema está no router em si, especialmente porque já foi mencionado por um utilizador aqui no fórum o seguinte:

“O problema está mais do que identificado. O Router v2 tem um chipset puma que tem uma falha grave e aparentemente impossivel de corrigir. (...) Nos EUA até processos em tribunal a Intel teve graças a este chipset Puma.”

 

Entretanto liguei no sábado, dia 19 de Março, a tentar perguntar se era possível trocar por um ASKEY (GiGa Router v1), já que é o mesmo a nível de hardware mas é mais estável a nível de tráfego, mas rejeitaram o pedido devido ao contrato e a regras da empresa.

 

Hoje liguei mais 2 vezes por causa do assunto, e relembro que tenho tido problemas com este router desde Outubro/Novembro (desde que me foi instalado) até HOJE , mas à primeira recebi a típica solução de reiniciar o router, coisa que eu sei que não resolve o meu problema.

À segunda tentativa pensei que iria ter solução, mas estava enganado. O assistente que me atendeu foi simpático e atentivo ao problema, isso admito, fazendo um relatório do meu problema e enviando à assistência técnica o relatório, notificando também o meu pedido de querer passar do HITRON (v2) para o ASKEY (v1) e informou-me que iria ser contactado hoje até às 21:30 ou amanhã.

Recebi a chamada às 20:50, o técnico verificou o relatório e rejeitou a possibilidade de fazer a troca do GiGa Router v2 para o v1, e pediu para fazer reset de fábrica para verificar os dados e ver se “solucionava” o problema, coisa que eu informei que não resulta sendo que já tinha testado essa solução no dia 25 de Dezembro de 2021 (quando se instalou o access point) e o problema persistia, mas lá fiz o que o técnico me pediu e fez-se os testes de velocidade.

Entretanto eu tentei insistir com o técnico para a troca do router, informando que eu sei que o problema é mesmo do router e que mais clientes se queixam do mesmo, ao qual o técnico responde a dizer que não sabe de tais feedbacks negativos sendo que ouve só “feedbacks positivos” em relação ao router, o que dúvido sinceramente, e informou-me que não era possível fazer a tal troca do v2 para o v1.

Sendo assim eu tentei insistir em substituírem-me o router para outro v2, dizendo que eu sei que as chances do 3º aparelho ter os mesmos problemas que este 2º aparelho eram bastante altas, mas que preferia correr o risco sendo que eu estou num impasse e não tenho volta a dar, não posso pedir a troca para um aparelho estável, nem posso pedir a troca para o router da geração seguinte porque sou cliente HFC e não FTTH, ou seja, estou preso durante 2 anos a um contrato de serviço com um aparelho defeituoso que necessito bastante no meu dia-a-dia. Mesmo após este pedido, já desesperado, o técnico rejeitou a troca do aparelho, afirmando que agora tinham que ver como ficavam os dados e se o problema persistia ou não.

 

Eu já não sei mais o que fazer infelizmente, eu tento arranjar soluções para o meu problema e a NOS só me mete um muro à frente…

 

Qualquer ajuda neste assunto seria apreciada.

 

Com os melhores cumprimentos,

Nuno R.

31 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
July 13, 2025

Boa tarde, ​@Paulo Serra 

Lamentamos o transtorno causado e estamos inteiramente disponíveis para ajudar. Para podermos analisar a situação com maior rigor, agradecemos que nos forneça mais alguns detalhes.

Compreendemos que tem verificado quebras no serviço de internet, especialmente ao utilizar a NOS TV+ através da Apple TV. Gostaríamos, no entanto, de perceber se estas quebras seguem algum padrão (por exemplo, horário ou frequência) e se ocorrem também com outros equipamentos ou exclusivamente com a Apple TV.

Aguardamos o seu feedback para podermos continuar a acompanhá-lo da melhor forma possível.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 13, 2025

Tal como já foi descrito inúmeras vezes em inúmeras chamadas e a inúmeros técnicos as falhas são TOTAIS.

 

Nao mais com a Apple TV, do que com uma chamada de teams ou zoom, com um simples navegar numa pagina, seja vídeo seja texto seja o que seja.

perde toda a conectividade à internet seja em que plataforma seja.

 

ja liguei directamente o pc ao router por cabo e desliguei completamente o wifi para tentar trabalhar, as quebras são iguais.

 

seja PC, Mac, iPhone, android, seja a máquina de lavar seja o que seja ligado por cabo, Wi-Fi, pombo correio vai abaixo constantemente.

 

os logs de registos das falhas estão disponíveis no router, ele perde toda a comunicação com o gateway da nos.

Guimas
Super User
Super User
July 13, 2025

Se tens problemas de TV então o problema não pode estar no gigarouterv2.

Para televisão uso a Apple TV (que usa a ligação de internet do router).

Se o próprio router indica a perda de ligação, o problema está onde então ?

Sendo appletv então retiro o que disse é da net sim

Kilobyte
July 13, 2025

Já liguei o router numa tomada só para ele, já liguei a uma UPS com rectificação… nada resolve.


a nível de exemplo estas são ocorrências das quais reparei e me causaram transtorno.

 

dia 11 

15h05 -  

15h23

15h26

15h34

15h42

17h05

 

21h34 - casa toda offline, notificação do watchdog por não me encontrava em casa

 

Dia 12

 

11h14

13h01 - falha completa

13h04 - falha completa

13h30 - falha completa

14h07 - falha completa

 

14h25 a 14h30 - muitas falhas e durante muito tempo

 

15h08 a 15h12 - falha completa.

 

15h17 - falha mesmo completa luz da internet do router foi abaixo e tudo 

 

Wi-Fi interno sem problemas, acesso por LAN ao router também, falha só do router para fora 

Como todas as outras.

 

Voltou as 15h24

 

15h55 - período de enormes falhas 

 

 

Dia 13

 

10h31

10h45

11h30

11h58

 

13h09 - falha de internet que deitou a Apple TV abaixo e teve de ser reiniciada

 

13h18 - falha prolongada 


constantemente com quebras desde então . Parei de tomar nota.

 

se consultar o log do router, em todos esses instantes ou perto ha um evento do sistema a indicar que o router não consegue pingar o gateway da nos.

 

Kilobyte
July 13, 2025

E muitos outros instantes, incluindo durante a noite. Mas aí já não me incomoda tanto, apesar de poder causar problemas ao sistema de vigilância.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 13, 2025

Agradecemos a resposta e o detalhe dos despistes que fez, ​@Paulo Serra

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Jorge C
Super User
Super User
July 13, 2025

Boa tarde ​@Paulo Serra

Sugiro que utilize a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço de internet fixa, que se necessário faz agendamento de visita técnica e lhe dá contacto prioritário para o apoio técnico. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Kilobyte
July 13, 2025

agradeço a sugestão ​@Jorge C .

Usei mais de 10 vezes nos últimos 10 dias.

ou encrava e diz que não consegue fazer o rastreio tente mais tarde, ou me liga o wi-fi do router (que está desligado propositadamente pois não o uso) e diz que não encontra mais problemas.

 

passa a chamada para o assistente que me ocupa mais de 30 minutos por chamada a olhar para as luzes do router e a reinicia-lo, para me dizer que está tudo normal.

passado uns minutos, ou até as vezes durante a chamada Pumba, voltas as falhas.

depois o assistente diz que o problema é da configuração da minha rede então, porque a leitura de sinal indica-lhes que está tudo normal.

 

ora, quando a minha rede já chegou a ser um cabo directo a um equipamento e nada mais, com todas as definições de fábrica …

 

quando preciso mesmo de trabalhar ininterruptamente desligo o router e ligo à minha rede interna uma pen de banda larga.

mais lento, mas nenhum problema ou quebra.

 

só peço que me deixem rescindir o contrato. Pois está mais do que visto que não conseguem resolver o problema e estou farto de passar uma hora por dia a falar para paredes a repetir a mesma coisa.

 

João H.
Gestor da comunidade
July 14, 2025

Bom dia ​@Paulo Serra,

Recebemos a sua mensagem privada, que será respondida o mais breve que nos for possível.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
July 15, 2025

Actualização para referencia a quem mais tiver problemas : 

Técnico esteve cá mais de 2 horas, trocou router (por outro v2).
Trocou todas as ligações ( é apenas uma directa de fora até ao router ), e o problema persiste.

 

A internet teve quebras com ele a olhar, e apenas com o telemovel do técnico ligado directamente ao router por wifi a 50 cms deste e nada mais.

 

A linha da NOS para a qual o técnico liga para pedir as medições de sinal continua a indicar que tudo está bem, e que os meus vizinhos não reportam problemas.

Um dos problemas está aqui é que eu não tenho vizinhos com NOS. Olhando para o poste em frente a casa tem apenas UMA ligação. Se há vizinhos a montante não partilham toda a infraestrutura como é óbvio.
O técnico discutiu com a linha, e perguntou se queriam que enviasse fotos da ligação, linha de apoio ao técnico parece tão má ou igual à linha de apoio ao cliente.

 

Técnico preenche no relatório que os problemas persistem (tirei foto do que ele escreveu), passado uns minutos recebo um email da NOS com um relatório (forjado) e uma assinatura falsa, a dizer que todos os problemas estão resolvidos.

 

“Confirmo que a intervenção técnica ficou concluída e que o serviço contratado está a funcionar com normalidade. Como tal, não se aplica o direito de livre
resolução. A oferta do serviço de instalação técnica, quando prevista nas condições contratadas, pressupõe o cumprimento do período mínimo de fidelização.
Autorizo que me sejam cobrados os materiais, equipamentos e/ou serviços adicionais identificados na secção "Custos adicionais" deste documento, caso
existam.
Fui informado, que tenho de devolver os equipamentos completos (equipamentos e transformadores) que me foram fornecidos, no prazo máximo de 30 dias
após a desativação, para evitar custos desnecessários. Pretendo que a NOS recolha os equipamentos de que sou proprietário e que não estão em utilização,
podendo a NOS dar-lhes o destino que entender.Pretendo que seja realizada a intervenção técnica que solicitei.
Fui informado e aceito que os serviços serão prestados de acordo com as condições gerais e específicas de serviços disponíveis em www.nos.pt e em todos os
pontos de venda NOS.
Fui informado que, para o bom funcionamento dos serviços NOS, a intervenção técnica nesta morada requer perfurações na parede e/ou remoção de cabos
e/ou fixação de antena no local indicado pelo técnico e autorizo o técnico a efetuá-las. Ao dar esta autorização, assumo a responsabilidade por
eventuais danos associados a esta intervenção.”

Esta informação é completamente falsa e ilegal.

O serviço não está a funcionar com normalidade, eu não concordei com nada disto, e não foi nada disto que o técnico referiu nem escreveu no seu relatório.

 

A questão foi encaminhada para a provedoria da NOS.

A única coisa que posso referir desta experiência de dois meses já é … FUJAM !