Header
Respondido

Mudar DNS no router?


Reputação 2
Qual é o motivo de não ser permitido alterar o DNS no router da NOS (power router)?
Respostas somente a pergunta em questão.
icon

Melhor resposta por Tiago C. 12 October 2018, 18:28

Ver pergunta inicial

19 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Olá @Cruz182,

É uma caracteristica de todos os equipamentos NOS.
Reputação 2
Boas @Cruz182,

Não é possível mudar o endereço do servidor DNS no router fornecido pelo ISP NOS Comunicações.

No entanto, é possível alterar o endereço do servidor DNS pelo Windows, na placa de rede. Existem vários servidores públicos e gratuitos. Recomendo o da Google endereço: 8.8.8.8 / 8.8.4.4

Boa sorte

Bom dia,

 

sempre que altero os DNS localmente no meu PC, não consigo fazer downloads. tenho o novo router 5.0 v2, como posso dar a volta?

Reputação 7

Bom dia @aalberto, será possível partilhar uma imagem com os novos dns? 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

sempre que altero os DNS localmente no meu PC, não consigo fazer downloads. tenho o novo router 5.0 v2, como posso dar a volta?

 

Vamos por partes, que assim não nos entendemos!!

 

​​​​​​​1)Porque razão quer alterar os DNS?

2)Antes de alterar os DNS consegue fazer “downloads”?

3)Defina “downloads”! O que está a tentar fazer exactamente?

Bom dia,

 

sempre que altero os DNS localmente no meu PC, não consigo fazer downloads. tenho o novo router 5.0 v2, como posso dar a volta?

 

Vamos por partes, que assim não nos entendemos!!

 

1)Porque razão quer alterar os DNS?

2)Antes de alterar os DNS consegue fazer “downloads”?

3)Defina “downloads”! O que está a tentar fazer exactamente?

 

1 - Necessito por diversos factores profissionais

2 - Sim, antes de alterar consigo fazer downloads a 300kb, que deverias conseguir fazer a muito mais, algo de 1Gb, demora-me 2h  ou mais, quando deveria fazer em 5 min.

3 - Qualquer tipo de download Marco.

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

sempre que altero os DNS localmente no meu PC, não consigo fazer downloads. tenho o novo router 5.0 v2, como posso dar a volta?

 

Vamos por partes, que assim não nos entendemos!!

 

1)Porque razão quer alterar os DNS?

2)Antes de alterar os DNS consegue fazer “downloads”?

3)Defina “downloads”! O que está a tentar fazer exactamente?

 

1 - Necessito por diversos factores profissionais

2 - Sim, antes de alterar consigo fazer downloads a 300kb, que deverias conseguir fazer a muito mais, algo de 1Gb, demora-me 2h  ou mais, quando deveria fazer em 5 min.

3 - Qualquer tipo de download Marco.

 

Ah bom!! Então a culpa é do DNS!

Se colocar o DNS da cloudfare (1.1.1.1) o que acontece?

Continua a ter problemas com os “downloads” ou acesso a páginas?

Reputação 7

Se me permite a questão, foi isto que fez? (neste caso são os dns da cloudflare) 

 

Bom dia,

 

sempre que altero os DNS localmente no meu PC, não consigo fazer downloads. tenho o novo router 5.0 v2, como posso dar a volta?

 

Vamos por partes, que assim não nos entendemos!!

 

1)Porque razão quer alterar os DNS?

2)Antes de alterar os DNS consegue fazer “downloads”?

3)Defina “downloads”! O que está a tentar fazer exactamente?

 

1 - Necessito por diversos factores profissionais

2 - Sim, antes de alterar consigo fazer downloads a 300kb, que deverias conseguir fazer a muito mais, algo de 1Gb, demora-me 2h  ou mais, quando deveria fazer em 5 min.

3 - Qualquer tipo de download Marco.

 

Ah bom!! Então a culpa é do DNS!

Se colocar o DNS da cloudfare (1.1.1.1) o que acontece?

Continua a ter problemas com os “downloads” ou acesso a páginas?

 

Caro Marco, a NOS é conhecida por Traffic Shapping, para além disso uma das limitações que temos para poder aceder a paginas que tendem a ser barradas são com bloqueios nos DNS do ISP, portanto não me venha dizer coisas com ton irónico e com exclamações, pois não sou leigo nisto.

Digo mais não quero andar aqui em bate bocas porque a unica coisa que pretendo e não conhecendo a porcaria de router que a NOS agora fornece, e porque não tive outra alternativa em ir para a NOS, porque o melhor serviço de TV-NET-VOZ é o da vodafone,  é tentar ultrapassar um problema que me é resolvido unicamente colocando o DNS da cloudflare e/ou da Google.

 

tao simples como:

 

se mantiver os DNS da NOS, tem o acesso a paginas, lento e faço downloads

se alterar para o 1.1.1.1 ou 8.8.8.8 ou 8.8.4.4, tenho acesso a paginas com maior rapidez mas não consigo fazer downloads.

Se me permite a questão, foi isto que fez? (neste caso são os dns da cloudflare) 

 

 

Sim, e não me me permite fazer qualquer tipo de download:
fabricantes como a fortinet, por exemplo.

Reputação 7

Tenho exatamente o mesmo dns sem problemas. Pode facultar um link para teste?

Reputação 7
Crachá +2

Ah bom!! Então a culpa é do DNS!

Se colocar o DNS da cloudfare (1.1.1.1) o que acontece?

Continua a ter problemas com os “downloads” ou acesso a páginas?

 

Caro Marco, a NOS é conhecida por Traffic Shapping, para além disso uma das limitações que temos para poder aceder a paginas que tendem a ser barradas são com bloqueios nos DNS do ISP, portanto não me venha dizer coisas com ton irónico e com exclamações, pois não sou leigo nisto.

Digo mais não quero andar aqui em bate bocas porque a unica coisa que pretendo e não conhecendo a porcaria de router que a NOS agora fornece, e porque não tive outra alternativa em ir para a NOS, porque o melhor serviço de TV-NET-VOZ é o da vodafone,  é tentar ultrapassar um problema que me é resolvido unicamente colocando o DNS da cloudflare e/ou da Google.

 

tao simples como:

 

se mantiver os DNS da NOS, tem o acesso a paginas, lento e faço downloads

se alterar para o 1.1.1.1 ou 8.8.8.8 ou 8.8.4.4, tenho acesso a paginas com maior rapidez mas não consigo fazer downloads.

 

Mau… não disse nada em tom irónico! AFIRMEI que a culpa seria do DNS em si!

Não fazia ideia do DNS que estava a usar, e poderia estar a usar o DNS da empresa… não “fazia” ideia!

Acho que interpretou de forma errada os pontos de exclamação!

Então vejamos…

EU não tenho nem “NUNCA” tive TS na NOS! (sou cliente há quase 10 anos!)

Mas também estou numa zona que está longe de estar perto da sua capacidade…

Seja com os DNS automáticos fornecidos pelo ROUTER (NOS), seja com os DNS google, ou Cloudfare, NÃO TENHO PROBLEMAS!

Portanto, se me diz que com os DNS da NOS tem acesso a páginas (LENTO) e faz downloads (lento? muito lento? não faço ideia), e com os DNS GOOGLE ou CLOUDFARE não consegue sequer velocidades pelo menos iguais, algo de muito errado se passa… e não faço ideia do que será! Porque razão haveria de ser prejudicado por usar outros DNS?

De salientar que a alteração dos DNS não lhe vai trazer benefícios em “velocidade” (as diferenças são quase imperpcetíveis), podem sim permitir o acesso a determinados domínios de endereços que estão bloqueados por diversas razões em determinadas zonas /países.

Ah bom!! Então a culpa é do DNS!

Se colocar o DNS da cloudfare (1.1.1.1) o que acontece?

Continua a ter problemas com os “downloads” ou acesso a páginas?

 

Caro Marco, a NOS é conhecida por Traffic Shapping, para além disso uma das limitações que temos para poder aceder a paginas que tendem a ser barradas são com bloqueios nos DNS do ISP, portanto não me venha dizer coisas com ton irónico e com exclamações, pois não sou leigo nisto.

Digo mais não quero andar aqui em bate bocas porque a unica coisa que pretendo e não conhecendo a porcaria de router que a NOS agora fornece, e porque não tive outra alternativa em ir para a NOS, porque o melhor serviço de TV-NET-VOZ é o da vodafone,  é tentar ultrapassar um problema que me é resolvido unicamente colocando o DNS da cloudflare e/ou da Google.

 

tao simples como:

 

se mantiver os DNS da NOS, tem o acesso a paginas, lento e faço downloads

se alterar para o 1.1.1.1 ou 8.8.8.8 ou 8.8.4.4, tenho acesso a paginas com maior rapidez mas não consigo fazer downloads.

 

Mau… não disse nada em tom irónico! AFIRMEI que a culpa seria do DNS em si!

Não fazia ideia do DNS que estava a usar, e poderia estar a usar o DNS da empresa… não “fazia” ideia!

Acho que interpretou de forma errada os pontos de exclamação!

Então vejamos…

EU não tenho nem “NUNCA” tive TS na NOS! (sou cliente há quase 10 anos!)

Mas também estou numa zona que está longe de estar perto da sua capacidade…

Seja com os DNS automáticos fornecidos pelo ROUTER (NOS), seja com os DNS google, ou Cloudfare, NÃO TENHO PROBLEMAS!

Portanto, se me diz que com os DNS da NOS tem acesso a páginas (LENTO) e faz downloads (lento? muito lento? não faço ideia), e com os DNS GOOGLE ou CLOUDFARE não consegue sequer velocidades pelo menos iguais, algo de muito errado se passa… e não faço ideia do que será! Porque razão haveria de ser prejudicado por usar outros DNS?

De salientar que a alteração dos DNS não lhe vai trazer benefícios em “velocidade” (as diferenças são quase imperpcetíveis), podem sim permitir o acesso a determinados domínios de endereços que estão bloqueados por diversas razões em determinadas zonas /países.

 

 

Mesmo assim, não acho normal, exemplo se quiser descarregar uma episodio de uma serie, já vou por coisas que todos fazemos, não consigo fazer download com os dns que supostamente me fazem bypass ás politicas de bloqueio de paginas dos ISP, enquanto que com os da NOS, consigo mas com taxas muito baixas, um download de 1.2Gb, demora-me 3h

 

não tem nexo nenhum

Reputação 7
Crachá +2

Mesmo assim, não acho normal, exemplo se quiser descarregar uma episodio de uma serie, já vou por coisas que todos fazemos, não consigo fazer download com os dns que supostamente me fazem bypass ás politicas de bloqueio de paginas dos ISP, enquanto que com os da NOS, consigo mas com taxas muito baixas, um download de 1.2Gb, demora-me 3h

não tem nexo nenhum

 

Uma coisa lhe posso garantir… a alteração de DNS tem um leve efeito de resposta nos endereços que está a tentar consultar, mas NÃO TEM qualquer efeito nos downloads a que se refere…

Há aí qualquer coisa que não bate certo…

Nem haveria qualquer razão para a NOS efectuar TS com um DNS e não com outro!

Para a NOS é completamente irrelevante o DNS que usa… desde que saiba o que está a fazer e não configure um “mau” DNS.

A questão do tópico está respondida, o resto é outro tema… pode estar a ser vítima de TS (mas não entendo as “diferenças” de velocidade quando muda de DNS)

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/traffic-shapping-agressivo-10853

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/traffic-shapping-nos-servicos-de-descarregamento-18694

Mesmo assim, não acho normal, exemplo se quiser descarregar uma episodio de uma serie, já vou por coisas que todos fazemos, não consigo fazer download com os dns que supostamente me fazem bypass ás politicas de bloqueio de paginas dos ISP, enquanto que com os da NOS, consigo mas com taxas muito baixas, um download de 1.2Gb, demora-me 3h

não tem nexo nenhum

 

Uma coisa lhe posso garantir… a alteração de DNS tem um leve efeito de resposta nos endereços que está a tentar consultar, mas NÃO TEM qualquer efeito nos downloads a que se refere…

Há aí qualquer coisa que não bate certo…

Nem haveria qualquer razão para a NOS efectuar TS com um DNS e não com outro!

Para a NOS é completamente irrelevante o DNS que usa… desde que saiba o que está a fazer e não configure um “mau” DNS.

A questão do tópico está respondida, o resto é outro tema… pode estar a ser vítima de TS (mas não entendo as “diferenças” de velocidade quando muda de DNS)

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/traffic-shapping-agressivo-10853

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/traffic-shapping-nos-servicos-de-descarregamento-18694

 

 

Ésta NOS é ridicula, só queria mesmo que a vodafone viesse instalar o PDO no meu predio antes de passar os 14 dias de serviço para cancelar de imediato. este serviço e lento e ridiculo.

Minha rica Vodafone

tem como, faz login no painel 192.168.1.1 ou o que definiu no meu caso 10.0.0.1, e clique com o botao direito do mouse e em inspecionar dai voce vai para a console e utilizando $.xmo.setValuesTree(“Device/rota”) mudando rota para a configuração que deseja mudar ! A nos nao quer que voce saiba dessa.

Mesmo assim, não acho normal, exemplo se quiser descarregar uma episodio de uma serie, já vou por coisas que todos fazemos, não consigo fazer download com os dns que supostamente me fazem bypass ás politicas de bloqueio de paginas dos ISP, enquanto que com os da NOS, consigo mas com taxas muito baixas, um download de 1.2Gb, demora-me 3h

não tem nexo nenhum

 

Uma coisa lhe posso garantir… a alteração de DNS tem um leve efeito de resposta nos endereços que está a tentar consultar, mas NÃO TEM qualquer efeito nos downloads a que se refere…

Há aí qualquer coisa que não bate certo…

Nem haveria qualquer razão para a NOS efectuar TS com um DNS e não com outro!

Para a NOS é completamente irrelevante o DNS que usa… desde que saiba o que está a fazer e não configure um “mau” DNS.

A questão do tópico está respondida, o resto é outro tema… pode estar a ser vítima de TS (mas não entendo as “diferenças” de velocidade quando muda de DNS)

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/traffic-shapping-agressivo-10853

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/traffic-shapping-nos-servicos-de-descarregamento-18694

 

 

Ésta NOS é ridicula, só queria mesmo que a vodafone viesse instalar o PDO no meu predio antes de passar os 14 dias de serviço para cancelar de imediato. este serviço e lento e ridiculo.

Minha rica Vodafone

Os Servidores dns deles apontam para servidores inativos quando testo traceroute, mudo o dns e nunca vi meu ping e velocidade melhorar so por mudar para meu servidor dns

porque razão não podemos trocar o DNS no router pagamos para isso…

mais uma razão para colocar a nos de lado e nunca mais voltar!

 tenho um HNS-DNS-HIJACK no router e não posso navegar por causa desta treta de router que está 98% limitado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Router não presta,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, qual a dificuldade que está a experienciar.

Obrigado

Comentário