Header

IP Address Block Blacklisted


Reputação 7

Boa noite!

Após dificuldades em aceder a alguns servidores verifiquei que o motivo está relacionado com o ip address que me foi atribuído, em virtude de estar em várias blocklist como por exemplo a spamhaus.

Não pretendo pagar pelo apoio telefónico para que reiniciem o router e atribuam um ip com boa reputação e por motivos profissionais não posso desligar o router, pelo que solicito ajuda aos moderadores do @Fórum para este efeito.

Obrigado


51 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Os moderadores não vão ajudar.

Se queres novo IP ou fazes reset de fábrica e TALVEZ mude de ip. Ou deixas desligado durante a noite inteira. Não há mais soluções nem o apoio técnico muda o ip.

Reputação 7
Crachá +1

O @Guimas tem razao, deixa o router desligado da corrente elétrica durante a noite, quando o iniciares o router deve ter um novo ip.

Um bem haja

Tenho o Postfix em casa para enviar emails da minha rede local.

 

No entanto como o meu IP está blacklisted em vários sítios, como o Spamhaus, não consigo enviar emails para por exemplo *@outlook.com

 

Como é que posso fazer para ele ser unblacklisted nos sítios onde está blacklisted? Porque é que está blacklisted?

 

Tentei enviar um par de emails pelo Postfix mas, por isso, não consegui.

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jorge C.

A comunidade prestou boas sugestões de ajuda à sua questão. 

@JD500, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado 

@João H. Porque é que não é o operador a dizer como fazer isso ou a fazer isso? Porque é que tenho de dar os meus dados pessoais de cada vez que quiser desbloquear o meu IP, e em pelo menos 7 blacklists (sites diferentes)? Tenho de abrir área em todos os Spamhaus’s e similares?

 

Só tentei enviar uns 2 ou 3 mails para uma conta minha, e nem o primeiro enviado chegou ao destino.

 

Será que me deram um IP pré-blacklisted?

 

A @NOS não tem solução? Com um IP empresarial certamente não tinha este problema!

 

 

Reputação 7
Crachá +1

Ninguém lhe pediu dados nenhuns @JD500.

Queres renovar IP a melhor forma é desligar o router da corrente pra forçar o renew de ip no servidor de dhcp.

Se queres que te tirem da blacklist tens que falar com quem controla a blacklist. Por exemplo, quando és banido de uma discoteca, tens que falar com o dono da discoteca pra te tirar da black list. A NOS não te vai resolver isso… Mas é trabalho desnecessário porque tens um ip dinamico e não fixo. 

A minha sugestão é seguires o concelho que já demos antes, funciona sempre. 

Um bem haja

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @JD500.

Diga-nos, por favor, se a ajuda da comunidade foi útil a resolver a sua questão.

Obrigado

@Bruno Aleixo 

 

Não é bem assim! O meu IP está blacklisted na Spamhaus por PBL (Policy Blacklist): https://www.spamhaus.org/pbl/, como provavelmente todos os IP da @NOS individuais!!!!

 

Ou seja, só a NOS é responsável peloi IP estar na Blacklist!

 

Mais, ao procurar o meu IP na Spamhaus tenho também um mensagem referindo os server smtp.netcabo.pt (acesso não autenticado) e smtpa.netcabo.pt (acesso autenticado)! Parece ser uma mensagem antiga, e provavelmente devia ser actualizada.

 

Como é que acedo aos SMTP servers que referi: smtp.netcabo.pt, smtpa.netcabo.pt!

Obrigado!

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @JD500
Lamentamos a situação.
Os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização.
O IP é atribuído pela NOS, no entanto, a utilização do mesmo é feita pelo utilizador, pelo que sugerimos que verifique diretamente com a Spamhaus a possibilidade de ser retirado o IP da lista negra.
Siga os seguintes passos:

  1. Aceda ao site;
  2. Em “Blocklist Removal” escolha “Blocklist Removal Center”;

     

  3. De seguida, siga os passos indicados no site.

Em alternativa, por favor, entre em contacto a parceria da NOS, em microinformática, 16991. O custo da chamada é de €0,45/min, ligando de rede fixa ou móvel.

Muito obrigado

@Mário P. 

 

Infelizmente o IP que tenho não é fixo. Conforme disse o IP está na PBL da Spamhaus. Mais a mensagem apresentada pelo site deles para o meu IP diz o apresentado nas 2 figuras.

 

A segunda mensagem fala da política aplicada ao IP pelo proprietário do IP, a NOS. Fala que os mails devem ser enviados através dos servers smtp.netcabo.pt e smtpa.netcabo.pt

 

Se seguir para a remoção do IP da PBL, tenho o problema de o IP poder mudar a qualquer altura, e voltar a ver o meu (novo) IP bloqueado, e ter dado os meus dados para um IP que já não é meu.

 

Alguma solução?

 

 

Reputação 7

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jorge C.

A comunidade prestou boas sugestões de ajuda à sua questão. 

@JD500, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado 

 

Bom dia,

Agradeço a sua “resposta” @João H. no entanto conforme disse anteriormente, por motivos profissionais não posso desligar o router, pelo que solicito ajuda aos moderadores do @Fórum para este efeito.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jorge C.

A comunidade prestou boas sugestões de ajuda à sua questão. 

@JD500, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado 

 

Bom dia,

Agradeço a sua “resposta” @João H. no entanto conforme disse anteriormente, por motivos profissionais não posso desligar o router, pelo que solicito ajuda aos moderadores do @Fórum para este efeito.

Obrigado

 

Se desligar o router não pode, então ative o modo bridge. É a unica solução.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jorge C,

Agradecemos o seu testemunho. 

O @Guimas fez uma boa sugestão. Diga-nos, por favor, se ajudou.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @Jorge C,

Agradecemos o seu testemunho. 

@Guimas fez uma boa sugestão. Diga-nos, por favor, se ajudou.

Obrigado

Boa tarde @João H. ,

A sugestão funciona apenas via ethernet cable, como uso wi-fi não resolve nada.

Aguardo uma solução dos profissionais do @Fórum.

Obrigado

 

Bom dia,

 

O nosso IP encontra-se listado no nível 2 e 3 da UCEPROTECT. Isto tem um forte impacto no envio de emails do nosso servidor, visto que faz com que os nossos emails sejam considerados spam. Estes níveis da UCEPROTECT são relacionados com subnets de IPs públicos e AS pelo que é algo que tem de ser o ISP a atuar.

Assim sendo, podem-nos ajudar?

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Se for uma situação de mudar de IP, pode tentar reset de fábrica ou deixar o router desligado durante a noite para mudar o IP. A operadora não consegue ajudar nestas situações.

No nosso caso temos IP fixo, não poderemos alterar IP pois afecta os nossos serviços que estão definidos no nosso DNS.

Reputação 7
Crachá

No nosso caso temos IP fixo, não poderemos alterar IP pois afecta os nossos serviços que estão definidos no nosso DNS.

Se calhar existe uma boa razão para estarem na blacklist. Podem estar na blacklist por terem andado a fazer SPAM. 🤣

Reputação 7
Crachá +2

No nosso caso temos IP fixo, não poderemos alterar IP pois afecta os nossos serviços que estão definidos no nosso DNS.

Mudar o ip fixo. Não ha outra solução.

Reputação 3
Crachá

Podem sempre tentar por um SMTP relay noutro IP, forçar o vosso servidor de SMTP a usar o relay (acho que isso dá para fazer) Assim o IP já é diferente no envio e não se deve ter que mudar mais nada

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde tema similar foi abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@Alexandre Pinote, compreendemos o que nos indica e vamos verificar.  Os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. No entanto, e por ter um IP fixo, endereçámos a sua questão. Assim que tenhamos resposta, partilharemos consigo. 
Obrigado

Boa tarde @Mário P. ,

 

Existe alguma novidade do vosso lado?

 

Obrigado,

Alexandre

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos desde já o alerta, @Alexandre Pinote. V
Voltámos a endereçar o seu pedido à equipa que vais ajudar e contactar. 
O seu pedido encontra-se registado com o número 000131276589. 
Obrigado

A solução deles é sempre alterar o IP… Isso não soluciona o problema.

Estou cheio de problemas com a NOS, e quando ligo para o apoio tecnico, nimguem têm os conhecimentos suficientes para me ajudar. Á dois dias tinha um endereço ip em 5 blacklists. Fiz os precedimentos para obter um novo endereço IP. Quando se o IP estava blacklisted no mxtoolbox.com , verifiquei que estava em 3 blacklists. Quando ligo para o apoio tecnico, dizem sempre que é uma configuraçao de router. Nem sequer conseguem perceber o que é uma blacklist nem como é que um endereço IP vai lá parar. 

 

Comentário