Skip to main content

Boa noite!

Após dificuldades em aceder a alguns servidores verifiquei que o motivo está relacionado com o ip address que me foi atribuído, em virtude de estar em várias blocklist como por exemplo a spamhaus.

Não pretendo pagar pelo apoio telefónico para que reiniciem o router e atribuam um ip com boa reputação e por motivos profissionais não posso desligar o router, pelo que solicito ajuda aos moderadores do @Fórum para este efeito.

Obrigado

Boa tarde, estou a ter problemas tecnicos relacionados com o IP. Estou a desenvolver uma aplicação web que, por enquanto manda muitos emails (emails notificatórios, por exemplo, sempre que alguem recebe uma mensagem na aplicaçao, irá receber uma notificação por email).

A empresa the hosting é a HostGator. No dia 07/07/2023, quando abri o dashboard do wordpress, verifiquei que havia uma notificação de um plugin (wp smtp mail), a dizer que havia um problema com as configurações do email. Alterei varias vezes as configurações deste plugin que me aconselhou a contactar o Host. Ao contactar com eles, disseram me que o meu endereço IP estava blacklisted. Fui ao mxtoolboc.com e relamente, o endereço IP estava em 5 blacklists.

Liguei para o apoio tecnico da Nos que, nestas situações, não serve para absolutamente nada. Passaram me a chamada a outra empresa que me disse para fazer um reset no router e deixar desligado por 8 horas. Assim o fiz. No dia seguinte, fui verificar o novo endereço IP no site mxtoolbox.com e pude ver que o novo endereço IP estava em 3 blacklists. Visto que não eram tantas como do dia anterior, tentei remover o endereço IP de todas elas.

As black lists eram:

UCEPROTECTL3:

(que para mim são apenas uns scammers uma vez que cobram dinheiro para remover o endereço da blacklist);

RatsDyna: (https://www.spamrats.com/rats-dyna.php)

(segundo eles, o problema é que eu tinha que corrigir o reverse DNS. Tentei corrigir através da linha de comandos:

Microsoft Windows (c) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\andre>nslookup …..1.56.15
Server:  NOSdrive
Address:  …..68.1.1

Name:    a109-51-5…...cpe.netcabo.pt
Address:  109.51.5…..

C:\Users\andre>nslookup …………………..t.com
Server:  NOSdrive
Address:  192.1…….

Non-authoritative answer:
Name:    ……………………t.com
Address:  162.14……….

O endereço continua na blacklist. A equipa do hostgator também tentou resolver este assunto, mas, até agora, o problema não foi resolvido.

)

Spamhaus: (https://www.spamhaus.org/)

(consegui remover o IP, enviando um email, através do email do servidor para o endereço de email que a equipa da spamhaus me deu.)

Qual é o problema de ter o endereço IP nestas listas? Bem, na UCEPROTECTL3 não à problema nenhum porque eles são uns scammers mas, nas outras listas, os emails ou não são enviados, ou à “partes do email” que não chegam ao destinatário (CSS/estilo do email). 

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização. 

Obrigado

Boa tarde @andrelopes232,

Existem 3 níveis de blacklisting no UCEPROTECT:

• UCEPROTECTL1 : listing of single particular IP addresses.
  • UCEPROTECTL2 : listing of multiple IP addresses
  • UCEPROTECTL3 : listing of whole ranges of IP addresses

Provavelmente está blacklisted o AS2860.

Boa sorte

O @Jorge C deu uma boa ajuda adicional, @andrelopes232
Obrigado

Para mudar IP terá mesmo que desligar o router.

Veja aqui como fazer:

Estressa me dizerem para mudar o IP ou como é que se muda o IP. Eu sei como é que se faz, isso não é a solução para o problema. Queria partilhar aqui a informação que descobri. Os emails ontem não estavam a ser enviados porque estavam em blacklists que bloquevam o envio desses emails. Hoje os emails são enviados mas, apenas estavam a ser enviados em plain text, ou seja, sem html. Eu estou a usar o BuddyPress e estava a usar outro plugin MembershipPro. Quando se usa o MembershipPro plugin, todos os email do BuddyPress, são enviados em plain text. Após desativar o MembershipPro, os emails foram enviados com html. Caso alguem tenha alguma vez o mesmo problema.

Em relação á messagem do @Jorge C , essas blacklists UCEPTOTECTL não servem para nada. Os criadores pedem dinheiro para o IP ser removido dessas listas. Os IPs nas blacklist UCEPTOTECTL são removidos automaticamente em duas semanas. Neste link https://www.spamrats.com/lookup.php?ip=

quando pesquiso o meu IP, é exibida esta informação

O apoio da NOS não te consegue ajudar no que pretendes. Qualquer questão de ip, só ligando para a pcmedic. ( atenção: 0,45cents/m)

Estressa me dizerem para mudar o IP ou como é que se muda o IP. Eu sei como é que se faz, isso não é a solução para o problema. Queria partilhar aqui a informação que descobri. Os emails ontem não estavam a ser enviados porque estavam em blacklists que bloquevam o envio desses emails. Hoje os emails são enviados mas, apenas estavam a ser enviados em plain text, ou seja, sem html. Eu estou a usar o BuddyPress e estava a usar outro plugin MembershipPro. Quando se usa o MembershipPro plugin, todos os email do BuddyPress, são enviados em plain text. Após desativar o MembershipPro, os emails foram enviados com html. Caso alguem tenha alguma vez o mesmo problema.

Em relação á messagem do @Jorge C , essas blacklists UCEPTOTECTL não servem para nada. Os criadores pedem dinheiro para o IP ser removido dessas listas. Os IPs nas blacklist UCEPTOTECTL são removidos automaticamente em duas semanas. Neste link https://www.spamrats.com/lookup.php?ip=

Boa noite @andrelopes232,

A sua resposta parece confirmar que é o AS2860 que está blacklisted.

Boa sorte

Boa tarde @andrelopes232

A comunidade deu uma boa ajuda. 
Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Bom dia,

Hoje fui avisado por um colega entendido da matéria que a NOS ao ter atribuído o IP FIXO ao servidor deve-se ter esquecido de remover das blacklists...

Esta informação foi o que me disseram no entanto preciso de saber se este tipo de situações é frequente nesta operadora ou não?

Ao atribuir um IP Fixo eu pensei que a NOS iria tratar de prepara um IP “Limpo de problemas” antes de nos entregar.

O problema que estou a ter é que não consigo entrar em contacto com a NOS sem ser por números altamente taxados pelas outras redes. Como os telemóveis não estão na NOS tenho dificuldades em contactar a operadora.

Como contactar a NOS? Há algum numero fixo para empresas?

As operadoras não limpam os IPS. Elas apenas entregam-te um deles. Para alterar de IP a recomendação é efetuar reset de fábrica ao router ou deixar o router desligado durante a noite e ligar no dia seguinte.

Mas se realmente ativaste e pagaste um serviço de ip fixo com a NOS, tenta na mesma falar com o apoio técnico para ver se há algum tipo de opção que possam fazer. Assim que atendam, podes pedir o crédito da chamada ou pedir para que te liguem de volta.

@pedm Qual é o problema que está a ter com as comunicações do servidor?

Pode verificar se o IP está realmente em alguma blacklist aqui: https://www.abuseipdb.com/

Se confirmar que o IP atribuído está em blacklist a NOS tem o dever de o substituir.

“Limpar” pode não ser algo simples.

Contato telefónico para o apoio, mesmo para contrato empresarial, tem sempre um elevado risco de ser cobrado.

Na minha experiência quando ligo para reportar avaria, mesmo que digam que não durante a chamada, acabo por ser cobrado pela chamada.

Melhor contatar o departamento comercial, chamada grátis, ou a NOS no Facebook, por Messenger, ou então aqui no @Fórum

Recomendo que verifique primeiro se o IP fixo que lhe atribuíram está realmente em blacklist no link que forneci e se o confirmar envie mensagem privada @Fórum com o número de cliente ou NIF e uma breve exposição.

Obrigado pelas vossas respostas, já ajuda bastante.
https://www.abuseipdb.com/  dá como tudo bem, mas alguns dos nossos clientes, por questões de segurança usam contas de email que bloqueiam vários provedores.

Pelo seguinte link o IP que a NOS atribuiu à nossa empresa:
https://mxtoolbox.com/blacklists.aspx

Aparece listado como RATS Dyna e UCEPROTECTL3.

E está a dificultar o funcionamento correto do servidor de emails, temos de usar um SMTP relay da Google até resolver o problema...

Sempre que ligo para a área técnica ninguém consegue perceber nas chamadas do que estou a falar e vão passando a chamada uns aos outros até cair, só me resta este forum ou outra operadora.

UCEPROTECTL3 pede mais de 400 eur para retirar da lista, e RATS Dyna mesmo que configure neste servidor um reverse DNS e um PTR com a informação que pedem sobre boas práticas do Rats Dyna, na NOS continua o IP como aXX-XX-XXX-XX.static.cpe.netcabo.pt

Alguém já passou por este problema e tentou retirar da lista do RATS Dyna e UCEPROTECTL3?

Em relação á messagem do @Jorge C , essas blacklists UCEPTOTECTL não servem para nada. Os criadores pedem dinheiro para o IP ser removido dessas listas. Os IPs nas blacklist UCEPTOTECTL são removidos automaticamente em duas semanas. Neste link https://www.spamrats.com/lookup.php?ip=

Boa noite @andrelopes232,

A sua resposta parece confirmar que é o AS2860 que está blacklisted.

Boa sorte

Se é o AS2860 quer isso dizer que é o ISP? Ou seja qualquer IP da Nos está no UCEPTOTECTL3 e Rats DYNA?

É que nós pagamos um serviço extra à NOS de IP Statico empresarial e nunca conseguimos ter este problema resolvido desde que nos foi atribuído este IP...

Sempre que ligo para a área técnica ninguém consegue perceber nas chamadas do que estou a falar e vão passando a chamada uns aos outros até cair, só me resta este forum ou outra operadora.

UCEPROTECTL3 pede mais de 400 eur para retirar da lista, e RATS Dyna mesmo que configure neste servidor um reverse DNS e um PTR com a informação que pedem sobre boas práticas do Rats Dyna, na NOS continua o IP como aXX-XX-XXX-XX.static.cpe.netcabo.pt

Alguém já passou por este problema e tentou retirar da lista do RATS Dyna e UCEPROTECTL3?

@pedm Isto parece-me um pouco confuso. Faz quanto tempo é que lhe foi atribuído esse IP fixo?

Já enviou a mensagem privada aqui para @Fórum ?

Teste o IP que lhe foi atribuído para ver se é block de nível 1, 2, ou 3 aqui:https://www.uceprotect.net/en/rblcheck.php

É que NOS está listada a nível 3 na UCEPROTECT…

Os 400€ que refere é para desbloquear os 1959680 IP’s públicos que pertencem à NOS.

E isso é uma vez mais competência da NOS.

Pode sempre tentar mudar o IP, siga estas instruções para mudar o IP:

Pode sempre tentar mudar o IP, siga estas instruções para mudar o IP:

Isso não funciona para quem tem IP FIXO como é este o caso.

Além disso, todos os IP’s da NOS estão na lista de bloqueio.

Entao só resta a NOS atribuir outro IP que nao esteja na lista.

O cliente tem de insistir e ameaçar com a saida da NOS, e até pode sair sem ter de pagar nada.

No forum da MEO, estive a ler um caso semelhante e a parte tecnica deles mudou o IP ao cliente.

Não que eu goste muito da MEO, farinha do mesmo saco, mas ai estamos a falar de um operador que até tem um bom apoio, grátis, e que oferece boas soluções.

Não só não cobram as chamadas para o apoio como nos ligam e chegam a ser incansáveis até o problema do cliente estar resolvido.

Quando há falha no serviço a MEO dá desconto na fatura. Já a NOS oferece gigas no telemóvel para compensar, enquanto nos cobra pelas chamadas que nunca resolvem nada.

Eu já tive um contrato empresarial com a MEO e quando sai, por questões alheias ao serviço MEO, estava plenamente satisfeito com tudo de principio ao fim.

Quando rescindir com a NOS estou a ponderar voltar para a Vodafone ou MEO. Talvez mantenha os telemóveis com a NOS pois é o único serviço que têm bom, quando não falha.

Boa tarde @pedm

Sendo que a dificuldade que encontra é com o IP estático adquirido à NOS é necessário verificar a situação, pelo que pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

Obrigado

Boa tarde a todos, 

Obrigado

Esclarecido não foi de forma alguma.

Podem esclarecer melhor isto por favor?

Boa noite @pedm,

Não existe qualquer possibilidade, além de tentar a sorte com outro ip atribuído pela NOS.

Boa sorte

Boa tarde,

Gostada de vos colocar a par da situação.

A NOS tem estado a resolver a situação, mas pelo que estou a perceber o problema pode vir da UCEPROTECTL3 porque estão a bloquear gamas de IPs sem qualquer razão aparente… (a não ser pedir mais de 400EUR)

Não vamos ter em conta a UCEPROTECTL3. Recebemos a noticia que outras empresas conhecidas têm tido os seus IPs listados na UCEPROTECTL3.

A Rats Dyna também já está a ser resolvido porque apenas era preciso ser configurado o reverse DNS/PTR na parte da NOS.

Problema do UCEPROTECTL3:

https://news.ycombinator.com/item?id=26064722

https://community.ovh.com/en/t/blacklisted-ip-ranges-by-uceprotectl3/7971/21

Se continuar assim acredito que UCEPROTECTL3 irá perder alguma credibilidade.

Obrigado a todos pela vossa preciosa ajuda.

Comentário