Skip to main content
Header
Jorge C
Super User
Super User
January 21, 2022

IP Address Block Blacklisted

Boa noite!

Após dificuldades em aceder a alguns servidores verifiquei que o motivo está relacionado com o ip address que me foi atribuído, em virtude de estar em várias blocklist como por exemplo a spamhaus.

Não pretendo pagar pelo apoio telefónico para que reiniciem o router e atribuam um ip com boa reputação e por motivos profissionais não posso desligar o router, pelo que solicito ajuda aos moderadores do @Fórum para este efeito.

Obrigado

72 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
March 4, 2023

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde tema similar foi abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@Alexandre Pinote, compreendemos o que nos indica e vamos verificar.  Os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. No entanto, e por ter um IP fixo, endereçámos a sua questão. Assim que tenhamos resposta, partilharemos consigo. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 21, 2023

Boa tarde @Mário P. ,

Existe alguma novidade do vosso lado?

Obrigado,

Alexandre

Mário P.
Gestor da comunidade
March 22, 2023

Agradecemos desde já o alerta, @Alexandre Pinote. V
Voltámos a endereçar o seu pedido à equipa que vais ajudar e contactar. 
O seu pedido encontra-se registado com o número 000131276589. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 9, 2023

A solução deles é sempre alterar o IP… Isso não soluciona o problema.

Kilobyte
July 9, 2023

Estou cheio de problemas com a NOS, e quando ligo para o apoio tecnico, nimguem têm os conhecimentos suficientes para me ajudar. Á dois dias tinha um endereço ip em 5 blacklists. Fiz os precedimentos para obter um novo endereço IP. Quando se o IP estava blacklisted no mxtoolbox.com , verifiquei que estava em 3 blacklists. Quando ligo para o apoio tecnico, dizem sempre que é uma configuraçao de router. Nem sequer conseguem perceber o que é uma blacklist nem como é que um endereço IP vai lá parar. 

Kilobyte
July 9, 2023

Boa tarde, estou a ter problemas tecnicos relacionados com o IP. Estou a desenvolver uma aplicação web que, por enquanto manda muitos emails (emails notificatórios, por exemplo, sempre que alguem recebe uma mensagem na aplicaçao, irá receber uma notificação por email).

A empresa the hosting é a HostGator. No dia 07/07/2023, quando abri o dashboard do wordpress, verifiquei que havia uma notificação de um plugin (wp smtp mail), a dizer que havia um problema com as configurações do email. Alterei varias vezes as configurações deste plugin que me aconselhou a contactar o Host. Ao contactar com eles, disseram me que o meu endereço IP estava blacklisted. Fui ao mxtoolboc.com e relamente, o endereço IP estava em 5 blacklists.

Liguei para o apoio tecnico da Nos que, nestas situações, não serve para absolutamente nada. Passaram me a chamada a outra empresa que me disse para fazer um reset no router e deixar desligado por 8 horas. Assim o fiz. No dia seguinte, fui verificar o novo endereço IP no site mxtoolbox.com e pude ver que o novo endereço IP estava em 3 blacklists. Visto que não eram tantas como do dia anterior, tentei remover o endereço IP de todas elas.

As black lists eram:

UCEPROTECTL3:

(que para mim são apenas uns scammers uma vez que cobram dinheiro para remover o endereço da blacklist);

RatsDyna: (https://www.spamrats.com/rats-dyna.php)

(segundo eles, o problema é que eu tinha que corrigir o reverse DNS. Tentei corrigir através da linha de comandos:

Microsoft Windows [Version 10.0.22621.1848]
(c) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\andre>nslookup …..1.56.15
Server:  NOSdrive
Address:  …..68.1.1

Name:    a109-51-5…...cpe.netcabo.pt
Address:  109.51.5…..

C:\Users\andre>nslookup …………………..t.com
Server:  NOSdrive
Address:  192.1…….

Non-authoritative answer:
Name:    ……………………t.com
Address:  162.14……….

O endereço continua na blacklist. A equipa do hostgator também tentou resolver este assunto, mas, até agora, o problema não foi resolvido.

)

Spamhaus: (https://www.spamhaus.org/)

(consegui remover o IP, enviando um email, através do email do servidor para o endereço de email que a equipa da spamhaus me deu.)

Qual é o problema de ter o endereço IP nestas listas? Bem, na UCEPROTECTL3 não à problema nenhum porque eles são uns scammers mas, nas outras listas, os emails ou não são enviados, ou à “partes do email” que não chegam ao destinatário (CSS/estilo do email). 

Mário P.
Gestor da comunidade
July 9, 2023

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização. 

Obrigado

Jorge C
Super User
Jorge CSuper UserAutor
Super User
July 9, 2023

Boa tarde @andrelopes232,

Existem 3 níveis de blacklisting no UCEPROTECT:

• UCEPROTECTL1 : listing of single particular IP addresses.
  • UCEPROTECTL2 : listing of multiple IP addresses
  • UCEPROTECTL3 : listing of whole ranges of IP addresses

Provavelmente está blacklisted o AS2860.

Boa sorte

Mário P.
Gestor da comunidade
July 9, 2023

O @Jorge C deu uma boa ajuda adicional, @andrelopes232
Obrigado

July 9, 2023

Para mudar IP terá mesmo que desligar o router.

Veja aqui como fazer: