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IP Address Block Blacklisted


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72 Comentários

Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 29489 comentários
  • 21 de outubro de 2023

Bom dia @pedm

Verificamos que foi contactado e informado na quinta-feira. 

Caso tenha alguma questão adicional, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025

Li artigos diversos aqui no fórum acerca dos IPs Blacklist:

A minha realidade atual visto ser cliente com mais de 20 anos (NOS hoje c/ outros nomes anteriormente): DESILUSÂO ENORME.

Passo a citar:

IP dinamico BLACKLIST: 1º Dia: 2 Telefonemas para a NOS (fornecedora dos mesmos IPs)

Resultado do 1º telefonema: Tive de explicar á operadora c/ muita dificuldade qual o meu problema pois não entendia práticamente nada do que lhe estava a relatar e a solicitar, após o operardor ter ido falar com outro colega informaram-me que não podiam fazer nada com IPs em Blacklists.

Resultado do 2º telefonema: Tive de explicar novamente que o meu IP estava listado Blacklist e precisavá de desbloqueio do mesmo, foi-me dito que nada podiam fazer pois era dinâmico e que a resolução passava por ligar para o 16991 se não estou errado parceiro PCMEDIC com custos.

Portanto telefonei para o numero que me indicaram para resolver a questão.

Resultado: Conversa e mais conversa e o tarifário ao minuto a contar claro, enfim entre teorias que podia problema do Router entre outras coisas lá me garantiram que se desligasse o Router entre 4 a 8 horas e o voltasse a ligar iria obter outro IP , caso não acontecesse para ligar claro novamente para os Médicos de PC ou sei o que são 16991 e que iriam com argumentos enviar relatório á NOS para atenderem ao meu problema. Ok assim o fiz, dia seguinte, sim realmente tinha outro IP mas já em Blacklist, logo liguei para os Médicos da PCMEDIC e claro que não foi o mesmo com que falei no dia anterior, logo conversa e mais conversa novamente para agora este médico saber o que tinha agendadado com o seu colega no dia anterior e como é evidente os minutos a passarem e a faturaçãp tão desejada a aumentar, pior no fim diz-me então que nada pode fazer e passou-me a chamada para a NOS mas através do 16991 sempre ativo e a faturar.

Por fim a operadora da NOS amávelmente a meu pedido desligou e ligou-me ela pois em duas chamadas para os ditos médicos do numero 16991 foram só 35€ que gastei ficando sem solução ou aliás sem nenhuma solução. Por fim o veredito final da chamada que me foi transferida para a NOS foi espantosa onde me foi dito que a solução para o meu Blacklist IP era arranjar externamente um informático que me ajudasse.

Portanto a NOS que é o ISP ou seja que atribui e fornece internet e serviços assim como os seus parceiros PCMEDIC apresentaram-se com este comportamento lamentável e a moral é que continuo com IPs dinâmicos que são sempre atribuidos em BLACKLIST e a responsabildade para a resolução foi-me atribuida pelos responsáveis dos serviços.

E agora tenho de arranjar um Médico especialista para tratar desta doença ou não, vamos ver, obrigado pela vossa atenção mas de tudo o que tenho lido e consultado aqui e noutros sitios acho que todo este assunto é só conversa fiada (desculpem a expressão) para não sei porquê (claro que vou tentar descobrir porque a verdade vem sempre ao de cima) desronsabilizarem-se desta questão das Blacklits IPs pois deve haver algo que não está bem explicado sobre este assunto, existe sim senhora mas a resolução com IPs atribuidos por alguém já listados e andam por ai a circular de mão em mão é incrivel aceitar isso.

 


Bruno Aleixo
Super User
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  • 2259 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025

@BruxoMagico, já leste o que está neste tópico sequer? 

já deixaram ai bastantes soluções, é só leres.

um bem haja 


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025
Bruno Aleixo escreveu:

@BruxoMagico, já leste o que está neste tópico sequer? 

já deixaram ai bastantes soluções, é só leres.

um bem haja 

Já li ai e noutros sitios e esse comentário só realça ao que descrevo. O cliente que se desenrasque que a NOS tem mais que fazer, já estava mais ou menos á espera deste género de comentário. O IP novo cada vez que me é atribuido vem sempre em lista Black. Mas obrigado pela dica mas gosto mais de ler coisas onde aprenda algo não este tipo de desroncabilização de quem vende e neste caso atribui IPs nestas condições e o cliente que leia e pesquise como se desenrascae como é o que me está a sugerir, entendo essse tipo de posição mas ainda sou um cliente e não um expert em informática ou redes.


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • 2259 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025
BruxoMagico escreveu:
Bruno Aleixo escreveu:

@BruxoMagico, já leste o que está neste tópico sequer? 

já deixaram ai bastantes soluções, é só leres.

um bem haja 

Já li ai e noutros sitios e esse comentário só realça ao que descrevo. O cliente que se desenrasque que a NOS tem mais que fazer, já estava mais ou menos á espera deste género de comentário. O IP novo cada vez que me é atribuido vem sempre em lista Black. Mas obrigado pela dica mas gosto mais de ler coisas onde aprenda algo não este tipo de desroncabilização de quem vende e neste caso atribui IPs nestas condições e o cliente que leia e pesquise como se desenrascae como é o que me está a sugerir, entendo essse tipo de posição mas ainda sou um cliente e não um expert em informática ou redes.

pois, mas normalmente um fórum é pra isso, pra diferentes clientes falares e procurarem resolver problemas por eles mesmos…

o ip está blacklisted no que? tens de pedir ao site owner pra tirar o block… ou então partilhar quel é o site pra dar pra ver se eles têm todos os ips da nos barrados…

um bem haja 


Jorge C
Super User
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  • 8096 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@BruxoMagico,

Se a NOS lhe atribuiu um IP dinâmico que pertence a um bloco de IPs que está na lista negra (blacklist), isso pode afetar o seu acesso a determinados sites e serviços. 

A NOS é responsável por garantir que os IPs que atribui não estão em listas negras que prejudiquem os clientes.

A entidade que mantém a blacklist pode ter incluído esse bloco de IPs por histórico de spam, ataques ou comportamento suspeito de usuários anteriores.

O cliente não tem culpa diretamente, pois recebeu o IP automaticamente mas pode verificar se o IP está mesmo em blacklist: 

Use ferramentas como MXToolBox ou Spamhaus para verificar.

Como o IP é dinâmico, pode conseguir um novo IP simplesmente desligando o router por alguns minutos ou horas (habitualmente cerca de 4 horas). 

Se reiniciar o router não resolver, peça um novo IP ou explique o problema para que o resolvam.

Se o IP continuar bloqueado, pode pedir a remoção diretamente nas plataformas de blacklist (normalmente há um formulário para isso).

Se o problema persistir, pode considerar um VPN ou IP fixo para evitar esse tipo de situação.

Obrigado. 


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@BruxoMagico,

Se a NOS lhe atribuiu um IP dinâmico que pertence a um bloco de IPs que está na lista negra (blacklist), isso pode afetar o seu acesso a determinados sites e serviços. 

A NOS é responsável por garantir que os IPs que atribui não estão em listas negras que prejudiquem os clientes.

A entidade que mantém a blacklist pode ter incluído esse bloco de IPs por histórico de spam, ataques ou comportamento suspeito de usuários anteriores.

O cliente não tem culpa diretamente, pois recebeu o IP automaticamente mas pode verificar se o IP está mesmo em blacklist: 

Use ferramentas como MXToolBox ou Spamhaus para verificar.

Como o IP é dinâmico, pode conseguir um novo IP simplesmente desligando o router por alguns minutos ou horas (habitualmente cerca de 4 horas). 

Se reiniciar o router não resolver, peça um novo IP ou explique o problema para que o resolvam.

Se o IP continuar bloqueado, pode pedir a remoção diretamente nas plataformas de blacklist (normalmente há um formulário para isso).

Se o problema persistir, pode considerar um VPN ou IP fixo para evitar esse tipo de situação.

Obrigado. 

Vou repetir, cada vez que desligo o Router durante uma noite no dia a seguir tenho novamente um IP Blacklist sempre, ligo para a NOS que me continua a dizer que nada pode fazer, os seus parceiros da PCMEDIC (16991) indicados +ela NOS para resolver o problema em duas chamadas que fiz para eles levaram-me 35€ de custo e reencaminharam-me novamente para o a NOS pois não podem também fazer nada, a PCMEDIC fala muito pausadamente e adoram ouvir-te pois são 0.45€ por minuto. A ultima chamada para a NOS foi-me dito sugerido arranjar um informático que me pudesse ajudar. Toda a gente sabe que isto é responsabilidade da NOS agora veja bem o comportamento que lhe estou a contar da NOS e da PCMEDIC e compare que o que acabou de escrever.


Jorge C
Super User
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  • 18 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@BruxoMagico

Caso a PCMedic conclua após análise que se trata de um problema da NOS não terá custo. 

Como é óbvio a atribuição de um IP pelo DHCP é da responsabilidade da empresa. 

Obrigado.


Guimas
Super User
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  • 18 de fevereiro de 2025

O ip blacklisted em nada é responsabilidade da NOS. A forma mais habitual é realmente deixar o router desligado durante a noite para tentar voltar a ter outro ip. Agora se esse ip também está bloqueado a solução continua a ser a mesma. Ou isso, ou fala com o detentor do site para desbloqueio do mesmo.


Jorge C
Super User
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  • 18 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Guimas

A NOS tem responsabilidade neste problema. Atribuir repetidamente IPs blacklisted afeta a qualidade do serviço prestado, conforme as Condições da Oferta do Serviço Internet Fixa.

Desligar o router não resolve quando os novos IPs continuam bloqueados.

A NOS deve intervir, seja limpando os IPs antes de os reatribuir ou resolvendo a questão junto das listas negras.

O suporte técnico não pode simplesmente encaminhar clientes para um serviço pago (PCMedic) que não resolve nada. Aguardo uma solução concreta da NOS.

Obrigado.


Mário P.
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  • 29489 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025

Boa noite, ​@BruxoMagico 

Conforme indicámos acima, os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. Assim, sugerimos que verifique diretamente com a Spamhaus a possibilidade de ser retirado o IP da lista negra. 

Obrigado, 


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@Guimas

A NOS tem responsabilidade neste problema. Atribuir repetidamente IPs blacklisted afeta a qualidade do serviço prestado, conforme as Condições da Oferta do Serviço Internet Fixa.

Desligar o router não resolve quando os novos IPs continuam bloqueados.

A NOS deve intervir, seja limpando os IPs antes de os reatribuir ou resolvendo a questão junto das listas negras.

O suporte técnico não pode simplesmente encaminhar clientes para um serviço pago (PCMedic) que não resolve nada. Aguardo uma solução concreta da NOS.

Obrigado.

Como deve estar a acompanhar aqui nos comentários ainda há pessoas a forçar a ideia de que a NOS como este comentário: “ O ip blacklisted em nada é responsabilidade da NOS. A forma mais habitual é realmente deixar o router desligado durante a noite para tentar voltar a ter outro ip. Agora se esse ip também está bloqueado a solução continua a ser a mesma. Ou isso, ou fala com o detentor do site para desbloqueio do mesmo.”, e mais as pessoas/clientes afetados é que têm de entrar em contato com o detentor do site, a NOS só fica a assistir ao espectáculo. Vamos ver.


  • Kilobyte
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  • 18 de fevereiro de 2025
Mário P. escreveu:

Boa noite, ​@BruxoMagico 

Conforme indicámos acima, os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. Assim, sugerimos que verifique diretamente com a Spamhaus a possibilidade de ser retirado o IP da lista negra. 

Obrigado, 

Com todo o respeito se eu lhe vender algo com defeito o Sr. vai falar com o seu vizinho para lhe resolver a avaria ou vai falar comigo, desculpe a sinceridade mas isso é um ponto de vista que não faz nenhum sentido, a vida dos clientes neste mundo atual agora é assim.


Guimas
Super User
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  • 19 de fevereiro de 2025

@BruxoMagico Como já te foi explicado a operadora não tem responsabilidade nem vai intervir pelo cliente em situações de blacklist de dominios. Se o dominio bloqueou aquele IP, é decisão desse dominio. Não é a operadora que consegue fazer uma limpeza tal como o ​@Jorge C refere. Mostra logo que também não sabe do que fala.

A unica coisa que a operadora ainda podia fazer era mudança de ip. Mas mesmo assim pode estar bloqueado e de qualquer forma a NOS não o faz. Sendo assim, nestes casos, o cliente fala com o detentor e pergunta se pode ser retirado. Pode ser negado o pedido mas isso é entre o cliente e o detentor, a NOS nada tem a ver com isso.

Se achas que ainda tens razão fala realmente com um informático para te elucidar melhor.

 


Jorge C
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  • 19 de fevereiro de 2025
Mário P. escreveu:

Boa noite, ​@BruxoMagico 

Conforme indicámos acima, os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. Assim, sugerimos que verifique diretamente com a Spamhaus a possibilidade de ser retirado o IP da lista negra. 

Obrigado, 

 

Reitero o meu pedido de resolução anterior. 

Os utilizadores estão a receber um novo IP público que já pertence a um bloco de endereços IP que se encontra numa lista negra, que está a causar dificuldades no acesso a determinados serviços online, como e-mails, sites e plataformas que utilizam filtros de segurança.

Este problema ocorre porque o IP foi previamente marcado como suspeito ou malicioso, possivelmente devido a atividades anteriores associadas a esse endereço.

Solicito que a NOS verifique esta situação e tome as medidas necessárias para a resolver, como a atribuição de um novo IP aos utilizadores afetados, melhoria da reputação ou a solicitação de remoção nas blacklists das entidades responsáveis.

Esta situação está a prejudicar a experiência dos clientes e necessita de uma solução rápida.

Obrigado. 


Jorge C
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  • 19 de fevereiro de 2025
Guimas escreveu:

@BruxoMagico Como já te foi explicado a operadora não tem responsabilidade nem vai intervir pelo cliente em situações de blacklist de dominios. Se o dominio bloqueou aquele IP, é decisão desse dominio. Não é a operadora que consegue fazer uma limpeza tal como o ​@Jorge C refere. Mostra logo que também não sabe do que fala.

A unica coisa que a operadora ainda podia fazer era mudança de ip. Mas mesmo assim pode estar bloqueado. Sendo assim, nestes casos, o cliente fala com o detentor e pergunta se posso ser retirado. Pode ser negado o pedido mas isso é entre o cliente e o detentor, a NOS nada tem a ver com isso.

Se achas que ainda tens razão fala realmente com um informático para te elucidar melhor.

 

Entendo a sua confusão e esclareço que quando me referi a uma limpeza de IPs estava obviamente a referir-me a uma melhoria na reputação dos mesmos.

Obrigado. 


Guimas
Super User
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  • 19 de fevereiro de 2025
Jorge C escreveu:
Guimas escreveu:

@BruxoMagico Como já te foi explicado a operadora não tem responsabilidade nem vai intervir pelo cliente em situações de blacklist de dominios. Se o dominio bloqueou aquele IP, é decisão desse dominio. Não é a operadora que consegue fazer uma limpeza tal como o ​@Jorge C refere. Mostra logo que também não sabe do que fala.

A unica coisa que a operadora ainda podia fazer era mudança de ip. Mas mesmo assim pode estar bloqueado. Sendo assim, nestes casos, o cliente fala com o detentor e pergunta se posso ser retirado. Pode ser negado o pedido mas isso é entre o cliente e o detentor, a NOS nada tem a ver com isso.

Se achas que ainda tens razão fala realmente com um informático para te elucidar melhor.

 

Entendo a sua confusão e esclareço que quando me referi a uma limpeza de IPs estava obviamente a referir-me a uma melhoria na reputação dos mesmos.

Obrigado. 

E a NOS é a detentora para ter acesso a isso por acaso? Não. A NOS vai agora falar com a spamhaus sem ter nenhuma justificação? Não. Amanhã o ip pode estar bloqueado novamente. Vai ter que ir falar novamente com a spamhaus? Se foi bloqueado por algum motivo é.

A solução já foi dada pelo moderador, não vais ter outra resposta ao teu pedido sem nexo algum.


Jorge C
Super User
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  • 19 de fevereiro de 2025
Guimas escreveu:
Jorge C escreveu:
Guimas escreveu:

@BruxoMagico Como já te foi explicado a operadora não tem responsabilidade nem vai intervir pelo cliente em situações de blacklist de dominios. Se o dominio bloqueou aquele IP, é decisão desse dominio. Não é a operadora que consegue fazer uma limpeza tal como o ​@Jorge C refere. Mostra logo que também não sabe do que fala.

A unica coisa que a operadora ainda podia fazer era mudança de ip. Mas mesmo assim pode estar bloqueado. Sendo assim, nestes casos, o cliente fala com o detentor e pergunta se posso ser retirado. Pode ser negado o pedido mas isso é entre o cliente e o detentor, a NOS nada tem a ver com isso.

Se achas que ainda tens razão fala realmente com um informático para te elucidar melhor.

 

Entendo a sua confusão e esclareço que quando me referi a uma limpeza de IPs estava obviamente a referir-me a uma melhoria na reputação dos mesmos.

Obrigado. 

 

E a NOS é a detentora para ter acesso a isso por acaso? Não. A NOS vai agora falar com a spamhaus sem ter nenhuma justificação? Não. Amanhã o ip pode estar bloqueado novamente. Vai ter que ir falar novamente com a spamhaus? Se foi bloqueado por algum motivo é.

A solução já foi dada pelo moderador, não vais ter outra resposta ao teu pedido sem nexo algum.

 

Estimado ​@Guimas,

O cliente a quem é atribuído um IP Blacklisted é responsável pelo que aconteceu antes? Não!

Obrigado. 


Bruno Aleixo
Super User
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  • 2259 comentários
  • 19 de fevereiro de 2025
BruxoMagico escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@BruxoMagico,

Se a NOS lhe atribuiu um IP dinâmico que pertence a um bloco de IPs que está na lista negra (blacklist), isso pode afetar o seu acesso a determinados sites e serviços. 

A NOS é responsável por garantir que os IPs que atribui não estão em listas negras que prejudiquem os clientes.

A entidade que mantém a blacklist pode ter incluído esse bloco de IPs por histórico de spam, ataques ou comportamento suspeito de usuários anteriores.

O cliente não tem culpa diretamente, pois recebeu o IP automaticamente mas pode verificar se o IP está mesmo em blacklist: 

Use ferramentas como MXToolBox ou Spamhaus para verificar.

Como o IP é dinâmico, pode conseguir um novo IP simplesmente desligando o router por alguns minutos ou horas (habitualmente cerca de 4 horas). 

Se reiniciar o router não resolver, peça um novo IP ou explique o problema para que o resolvam.

Se o IP continuar bloqueado, pode pedir a remoção diretamente nas plataformas de blacklist (normalmente há um formulário para isso).

Se o problema persistir, pode considerar um VPN ou IP fixo para evitar esse tipo de situação.

Obrigado. 

Vou repetir, cada vez que desligo o Router durante uma noite no dia a seguir tenho novamente um IP Blacklist sempre, ligo para a NOS que me continua a dizer que nada pode fazer, os seus parceiros da PCMEDIC (16991) indicados +ela NOS para resolver o problema em duas chamadas que fiz para eles levaram-me 35€ de custo e reencaminharam-me novamente para o a NOS pois não podem também fazer nada, a PCMEDIC fala muito pausadamente e adoram ouvir-te pois são 0.45€ por minuto. A ultima chamada para a NOS foi-me dito sugerido arranjar um informático que me pudesse ajudar. Toda a gente sabe que isto é responsabilidade da NOS agora veja bem o comportamento que lhe estou a contar da NOS e da PCMEDIC e compare que o que acabou de escrever.

fica a questão. Qual é o site em que estás blacklisted? 

um bem haja 


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  • 19 de fevereiro de 2025
Bruno Aleixo escreveu:
BruxoMagico escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@BruxoMagico,

Se a NOS lhe atribuiu um IP dinâmico que pertence a um bloco de IPs que está na lista negra (blacklist), isso pode afetar o seu acesso a determinados sites e serviços. 

A NOS é responsável por garantir que os IPs que atribui não estão em listas negras que prejudiquem os clientes.

A entidade que mantém a blacklist pode ter incluído esse bloco de IPs por histórico de spam, ataques ou comportamento suspeito de usuários anteriores.

O cliente não tem culpa diretamente, pois recebeu o IP automaticamente mas pode verificar se o IP está mesmo em blacklist: 

Use ferramentas como MXToolBox ou Spamhaus para verificar.

Como o IP é dinâmico, pode conseguir um novo IP simplesmente desligando o router por alguns minutos ou horas (habitualmente cerca de 4 horas). 

Se reiniciar o router não resolver, peça um novo IP ou explique o problema para que o resolvam.

Se o IP continuar bloqueado, pode pedir a remoção diretamente nas plataformas de blacklist (normalmente há um formulário para isso).

Se o problema persistir, pode considerar um VPN ou IP fixo para evitar esse tipo de situação.

Obrigado. 

Vou repetir, cada vez que desligo o Router durante uma noite no dia a seguir tenho novamente um IP Blacklist sempre, ligo para a NOS que me continua a dizer que nada pode fazer, os seus parceiros da PCMEDIC (16991) indicados +ela NOS para resolver o problema em duas chamadas que fiz para eles levaram-me 35€ de custo e reencaminharam-me novamente para o a NOS pois não podem também fazer nada, a PCMEDIC fala muito pausadamente e adoram ouvir-te pois são 0.45€ por minuto. A ultima chamada para a NOS foi-me dito sugerido arranjar um informático que me pudesse ajudar. Toda a gente sabe que isto é responsabilidade da NOS agora veja bem o comportamento que lhe estou a contar da NOS e da PCMEDIC e compare que o que acabou de escrever.

fica a questão. Qual é o site em que estás blacklisted? 

um bem haja 

Já é a terceira vez que deixo o router desligado para receber IP e hoje o ultimo vem com 2 blacklist, até á data era SPAMHAUST agos é o mesmo mais BARRACUDA.


Bruno Aleixo
Super User
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  • 19 de fevereiro de 2025

Está barrado de aceder a estes sites? 
https://www.barracuda.com/

https://www.spamhaus.org/

muito estranho, mas em todo o caso, é enviar email pro gestor do dominio. 

um bem haja 


Jorge C
Super User
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  • 19 de fevereiro de 2025
Bruno Aleixo escreveu:

Está barrado de aceder a estes sites? 
https://www.barracuda.com/

https://www.spamhaus.org/

muito estranho, mas em todo o caso, é enviar email pro gestor do dominio. 

um bem haja 

 

Caro ​@Bruno Aleixo,

A reputação de um IP Address está diretamente ligada ao seu histórico de utilização.

Quando um endereço IP é identificado como fonte de spam, ataques ou outro comportamento malicioso, ele pode ser incluído em listas negras (blacklists) mantidas por diferentes entidades, como Spamhaus, Barracuda e outras.

Como funciona?

  1. Monitorização Global: Diversas organizações monitoram o tráfego de IPs em busca de atividades suspeitas, como envio de spam, tentativas de invasão ou comportamento automatizado malicioso.

  2. Inclusão na Blacklist: Se um IP apresentar sinais de abuso, ele pode ser listado em uma blacklist. Algumas listas removem automaticamente um IP após um certo período, enquanto outras exigem uma solicitação manual.

  3. Impacto no Cliente: Se a NOS atribui um IP dinâmico que já está listado, o utilizador pode enfrentar dificuldades ao aceder a determinados sites, enviar e-mails ou utilizar serviços online.

  4. Alternativas:

    • Verificar se o IP está realmente listado em sites como MXToolBox ou Spamhaus.

    • Solicitar um novo IP desligando o router por mais tempo.

    • Contactar diretamente as entidades da blacklist para pedir remoção (normalmente há formulários para isso).

    • Utilizar uma VPN ou contratar um IP fixo junto à operadora para evitar esse problema recorrente.

O que parece estar a acontecer no caso do ​@BruxoMagico  é que a NOS está a fornecer sucessivamente IPs que já têm má reputação.

Como os IPs dinâmicos são reciclados entre clientes, pode ser que a reputação do bloco inteiro de endereços da NOS esteja afetada.

A NOS deveria garantir que os IPs fornecidos não prejudicam os clientes.

Se o problema persiste e a NOS não resolve, uma solução mais definitiva seria reclamar formalmente ou considerar um IP fixo, que não muda e cuja reputação pode ser controlada pelo próprio utilizador.

Espero que ajude a esclarecer a questão.

Um bem haja! 


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