Header
Respondido

Impossível usar Skype for Business ou Microsoft Teams via VPN


Reputação 2

Bom dia,

 

Este tópico não é novo, trabalho no Suporte Informático duma grande multinacional e todos os clientes da Internet fixa da NOS parecem sofrer do mesmo problema: quando se tentam ligar pela VPN convencional fornecida pela empresa e que tem limites de largura de banda muito superiores, não se consegue ligar nem por Skype for Business nem por Teams, ou se consegue passados uns segundos desligam-se e voltam a tentar ligar. A empresa fornece uma ligação VPN que tem a indicação “TCP/IP Only” e tem um limite de largura de banda de 400kbps mas é a única forma de nos conseguirmos ligar. Diria que a configuração do router parece bloquear alguma ligação UDP necessária.

Como isto tem afectado todos os utilizadores que temos em Home Office, questiono se há forma de corrigir o problema no geral, visto Skype for Business e Teams serem ferramentas essenciais na colaboração hoje em dia.

Obrigado.

icon

Melhor resposta por joao.amaro 12 March 2021, 13:38

Ver pergunta inicial

49 Comentários

Boa tarde, 

 

Experimente ligar um segundo router com firewall própria e ative a LAN 4 em mode Bridge (desliga o bloqueio da Firewall do router principal e atribui um novo IP público ao novo router). 

Se não tiver já como router principal, sugiro ainda migrar para o Gigarouter cilíndrico. Em zona FTTH pondere migração para o Gigarouter FTTH. 

Reputação 2

Boa tarde, 

 

Experimente ligar um segundo router com firewall própria e ative a LAN 4 em mode Bridge (desliga o bloqueio da Firewall do router principal e atribui um novo IP público ao novo router). 

Se não tiver já como router principal, sugiro ainda migrar para o Gigarouter cilíndrico. Em zona FTTH pondere migração para o Gigarouter FTTH. 


Boa tarde e obrigado desde já pela resposta, mas estava a tentar que a NOS nos desse uma solução global, que não tenhamos um a um que fazer alterações. Além de que não tenho nem tenciono comprar um router adicional, o problema só me surgiu quando mudei para a NOS, claro que será um peso a ponderar na próxima escolha se o problema persistir. Isso e não conseguir ouvir rádio online no Google Home, que não consigo que toque por mais que meia hora seguida qualquer coisa.

Ou seja eu estou aqui como utilizador, também em representação de dezenas de colegas que também têm NOS, mas não temos apoio Coorporate já que mudámos para outro operador na empresa. Obrigado.

@PauloFreire percebi isso. Mas qual é o router que possui (o senhor e os seus colegas).

 

Comum upgrade ao router pode ser que melhore. Tente não ser obrigado a mudar de pacote. É possível. 

Reputação 7
Crachá +6

olá @PauloFreire e @CP001

Pedimos desculpa pela demora. 

@PauloFreire, para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 2

Obrigado, acabei de enviar os detalhes pedidos.

Reputação 2

@PauloFreire percebi isso. Mas qual é o router que possui (o senhor e os seus colegas).

 

Comum upgrade ao router pode ser que melhore. Tente não ser obrigado a mudar de pacote. É possível. 

Do que vi tenho o giga router 5 v2, não estou mesmo interessado em mudanças. Quando mudar é no fim do contrato. Nem que tenha que me aguentar assim, funciona só que quando os colegas da empresa se queixam é chato ter que indicar “isso é da operadora, NOS usem tcp/IP only que resolve, mas com limite de 400kbps” se por exemplo há atualizações a instalar no Windows, as chamadas skype começam com problemas devido à insuficiente largura de banda.

 

obrigado,

 Paulo Freire 

@PauloFreire percebi isso. Mas qual é o router que possui (o senhor e os seus colegas).

 

Comum upgrade ao router pode ser que melhore. Tente não ser obrigado a mudar de pacote. É possível. 

Do que vi tenho o giga router 5 v2, não estou mesmo interessado em mudanças. Quando mudar é no fim do contrato. Nem que tenha que me aguentar assim, funciona só que quando os colegas da empresa se queixam é chato ter que indicar “isso é da operadora, NOS usem tcp/IP only que resolve, mas com limite de 400kbps” se por exemplo há atualizações a instalar no Windows, as chamadas skype começam com problemas devido à insuficiente largura de banda.

 

obrigado,

 Paulo Freire 

Uma das soluções a testar pode ser voltar ao Gigarouter cilíndrico V1. É mais estável em zonas com menos sinal, apesar de o wifi ter pior alcance que o que atualmente possui. 

Reputação 2

olá @PauloFreire e @CP001

Pedimos desculpa pela demora. 

@PauloFreire, para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 


Boa tarde, apesar de ter enviado detalhes não recebi mais feedback. Do lado da gestão da VPN também levantámos o problema e colegas de outros locais também estão a perseguir esta questão. Provavelmente iremos contactar a NOS Coorporate pois uma das localizações em Portugal ainda tem serviços NOS Coorporate.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

Respondemos à sua mensagem.

Obrigada

Reputação 2

As sugestões não ajudam de todo, nem consigo aceder via app ou link à configuração da net, logo não consigo fazer nada. É isto constantemente:

 

Reputação 2

Antes que sugiram nem reiniciando o router.

Reputação 7
Crachá +2

Antes que sugiram nem reiniciando o router.


só com reset de fábrica nestas situações. e assumindo que na área de cliente está tudo bem registado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Tentou o reset de fábrica e confirma-nos que o seu pacote está associado à Área de Cliente?

Obrigada

Reputação 2

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

@Guimas deu uma boa ajuda.

Tentou o reset de fábrica e confirma-nos que o seu pacote está associado à Área de Cliente?

Obrigada


Olá @Inês B. ,

A NOS criou um ticket sobre o assunto e entretanto resolveu o problema com um sincronismo de conta e após esperar o tempo indicado, consegui aceder à página de configuração do router, tendo depois de assegurar isso, eu próprio feito o factory reset. Obviamente não o iria fazer se depois não conseguisse configurar de volta o router.

Resolvido isso, tentei de tudo para resolver o problema com o Skype sem sucesso. No entanto com o Teams parece estar resolvido após port forwarding de acordo com a documentação da Microsoft relativa ao Teams. Em desespero de causa até coloquei o laptop na DMZ e mesmo assim não resolve no Skype for Business. Tenho ainda outro problema na SSID de 5GHz que reportei à Google e a resposta prende-se com mais bloqueios que o router impõe, antes chegou a funcionar e a permitir uma vez a configuração. Ou seja tenho a certeza que há alguma restrição na configuração que causa vários problemas. Resposta da Google por não conseguir configurar o Chromecast na rede 5GHz (só funciona na de 2,4GHz):

“Reveja essas configurações no seu roteador: 

Ative: UPnP (Universal Plug and Play); multicast e IGMP (protocolo de gerenciamento de grupo de Internet). 

Desative: isolamento de ponto de acesso/cliente, redes particulares virtuais (VPNs, em inglês), servidores proxy e Proxy IGMP. Ficamos no aguardo para saber se tudo deu certo.”

Obrigado.

Reputação 1

Boa Tarde

 

+1 caso igual.

 

Trocaram-me hoje o router v1, pelo v2, e comecei com o mesmo problema.

Não só a ligação VPN reinicia, como nunca mais a sessão do Skype é restabelecida.

 

Incrivel o LAG que se tem a jogar online.

Quando funciona, acontece por várias vezes não me ouvirem em conferências Skype/Teams, no entanto eu tenho sempre o audio sem falhas da conferência.

O problema parece estar no upload..

 

Verifico também, quando isto acontece, uma perda enorme (chega aos 20%) de pacotes.

Um ping a nos.pt, aquando das falhas, chegar a ter uma taxa de perdas à volta dos 20%.

 

 

O apoio técnico, 1 nivel de suporte, é completamente ineficaz.

O segundo nível, tenta, mas dizem sempre que está tudo bem do lado deles.

 

Coloco o meu telemóvel da vodafone em hotspot, e não me falha nada ! 

 

Mesmo tendo contrato, considero que o serviço contratado não está a ser fornecido.

Julgo ter justa causa para rescindir o contrato.

 

É inadmissível o tempo que a NOS leva a resolver estas queixas. !!!

Reputação 1

E sim …. 

 

  • Tenho o router com a porta 4 em bridge !!!  (o primeiro nível de suporte nem sabe o que isso é)
  • Tenho toda a cablagem dentro de casa, com o minimo de CAT 6.
  • Routers (2x) e switch (8 portas com gestão) estão todos com as portas a 1GB, e funcionam tudo perfeitamente.
  • Não uso a wifi (2GHz / 5GHZ) do router da NOS.
  • O router ó é usado para ligar ao coax e tem a porta 4 em Bridge.

 

Dentro de casa tudo funciona normalmente. Se ligar um dos router ao meu hotspot (no telemovel), não tenho nenhuma falha e velocidades constantes.

 

As falhas ocorrem pontualmente em conferências Teams/Skype, e muito frequentemente em jogos online (o ping passa de 50ms para 800ms ou 900ms, e volta ao normal em 15s a 20s), e vai se repetindo várias vezes.

 

 

Os valores de SNR/Potencia para 256QAM de download, estão bons, e perfeitamente dentro dos valores de referência para DOCSIS3.1

O mesmo  para o Upstream.

 

O problema parece estar a na infra-estrutura da nos.

Reputação 2

Deixo um update: novo ticket foi criado, já vai no 3º e ontem um técnico ligou-me por volta das 20:00, pediu-me para ligar o computador e estabelecer uma ligação VPN no computador do trabalho, assim fiz e estive quase 30min ao telefone, muitas vezes em espera. Até que a chamada é transferida e ouvi a gravação a indicar para se quisesse ser contactado pressionar 2, desligando após pouco tempo. Fiquei sem jantar até ai, decidi ir jantar mantendo o computador ligado em VPN e o problema manifestou-se ainda quando estava em espera. Não sei se serviu de alguma coisa, é muita falta de consideração deixar uma pessoa em espera sem qualquer feedback até agora.

Resumindo, já tenho 3 tickets criados e tenho a cada vez que me ligam que explicar o problema desde o início já que começam sempre “sei que a internet falha”, quando o problema que reporto é específico com a VPN e o Skype for Business. Já nem falo no problema do Google Assistant não conseguir ter uma rádio em stream por mais que meia hora quando estava dias seguidos a tocar quando tinha o serviço da concorrência.

Não gostei nada de ter dado atenção ao caso e ter ficado pendurado a meio do suporte, provavelmente o técnico que me ligar terá que me ouvir.

Reputação 1

Pois muito bem …

Mais um dia, mais uma aventura.

 

Hoje fui contactado pela NOS para instalar uma versão nova do firmware (7.2.2.0.1b3.4), que aparentemente resolvia este problema (já reconhecido pela NOS).

Feito o upgrade, fiquei ainda pior.

Se as quebras até agora eram aleatórias, não só continuam como depois de cada chamada Teams/Skype, tenho de reiniciar a ligação VPN, pois fico completamente sem audio.

 

Por favor, DEVOLVAM-ME O ROUTER ANTIGO !

 

Mais informação:

  1. https://forum.zwame.pt/threads/giga-router-hitron-5-0-v2.1051489/page-45
  2. https://forum.zwame.pt/threads/router-hfc-5-0-v1.1027325/page-85

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

A situação que nos referem está a ser analisada.

 

@joao.amaro, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum, para podermos acompanhar.

Obrigada

Reputação 1

Olá a todos,

A situação que nos referem está a ser analisada.

 

@joao.amaro, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum, para podermos acompanhar.

Obrigada

Ja enviei ontem

 

Hoje até ao final do dia, ou o problema fica resolvido, ou me trocam por um equipamento mais antigo que não falhe.

Caso contrario, instalo um hotspot da Vodafone e rescindo contrato ainda hoje - estou há uma semana sem conseguir trabalhar de casa.

 

Depois analiso se coloco fibra da Altice ou da Meo, já que tenho as duas a 1 metro da minha porta :)

Reputação 7
Crachá +2

Olá @joao.amaro,

Respondemos à mensagem que nos enviou.

Obrigada

Reputação 1

Bom Dia

 

O problema parece estar identificado.
Esta relacionado com os chipset usado.
Os Intel PUma 6 e Puma 7 são conhecidos por terem problemas de latência e jitter.

Quem usa estes routers para jogos online, ou video chamadas, vai sofrer destes problemas.

colocar a porta 4 do router em bridge, ajuda a mitigar o problema, mas nao o resolve.

O CPU rapidamente fica "ocupado" e começa a não processar pedidos, o que faz com que exista muita perda de pacotes.

O problema não terá solução rápida, ou sequer solução. A nos está refém do que a Hitron fizer, e até que libertem novos drivers, nada resolverá.

A minha sugestão, a quem tem este router, é que peça/EXIGA, que troquem pelo giga router V1.

Esse router é um Askey com chipset da broadcom. Os broadcom não têm este problema.

https://www.badmodems.com/Issue3.htm

 


Obrigado

Reputação 2

Bom Dia

 

O problema parece estar identificado.
Esta relacionado com os chipset usado.
Os Intel PUma 6 e Puma 7 são conhecidos por terem problemas de latência e jitter.

Quem usa estes routers para jogos online, ou video chamadas, vai sofrer destes problemas.

colocar a porta 4 do router em bridge, ajuda a mitigar o problema, mas nao o resolve.

O CPU rapidamente fica "ocupado" e começa a não processar pedidos, o que faz com que exista muita perda de pacotes.

O problema não terá solução rápida, ou sequer solução. A nos está refém do que a Hitron fizer, e até que libertem novos drivers, nada resolverá.

A minha sugestão, a quem tem este router, é que peça/EXIGA, que troquem pelo giga router V1.

Esse router é um Askey com chipset da broadcom. Os broadcom não têm este problema.

https://www.badmodems.com/Issue3.htm

 


Obrigado


Creio que isso explica então todo o problema. Provavelmente mais do que conhecido pela NOS que nos tem feito perder tempo com ticket atrás de ticket sobre algo que não tem solução a não ser a troca do router. Ainda aguardo por uma solução, realmente a parte Skype for Business é a pior coisa, mas isto explica porque um stream de rádio no Google Assistant não permanece por muito tempo a funcionar.

 

Obrigado.

Temos de tentar fazer chegar esse assunto à NOS. Da minha parte vou reportar. 

Reputação 1

Temos de tentar fazer chegar esse assunto à NOS. Da minha parte vou reportar. 

 

Eles já sabem ….

O que vão fazer ? Nada …. Se te queixares pode ser que substituam o V2 pelo V1.

Quem não se queixar, vai continuar assim …. 

Comentário