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Impossível usar Skype for Business ou Microsoft Teams via VPN


Reputação 2

Bom dia,

 

Este tópico não é novo, trabalho no Suporte Informático duma grande multinacional e todos os clientes da Internet fixa da NOS parecem sofrer do mesmo problema: quando se tentam ligar pela VPN convencional fornecida pela empresa e que tem limites de largura de banda muito superiores, não se consegue ligar nem por Skype for Business nem por Teams, ou se consegue passados uns segundos desligam-se e voltam a tentar ligar. A empresa fornece uma ligação VPN que tem a indicação “TCP/IP Only” e tem um limite de largura de banda de 400kbps mas é a única forma de nos conseguirmos ligar. Diria que a configuração do router parece bloquear alguma ligação UDP necessária.

Como isto tem afectado todos os utilizadores que temos em Home Office, questiono se há forma de corrigir o problema no geral, visto Skype for Business e Teams serem ferramentas essenciais na colaboração hoje em dia.

Obrigado.

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Melhor resposta por joao.amaro 12 March 2021, 13:38

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49 Comentários

Reputação 2

No passado Sábado a NOS enviou o técnico para proceder à troca do router pelo V1 e os problemas ficaram resolvidos. Até a impossibilidade de estar horas a ouvir rádio por stream no Google Home ficou resolvido. Obrigado desde já pelo apoio, vou dar o meu caso como resolvido.

Reputação 1

Bom Dia

 

O meu router V2 foi trocado pelo V1.

Problemas de VPN, Skype e Teams ficaram automaticamente resolvidos. 

Pelo menos ja se consegue trabalhar desde casa.

 

 

Unico senão, os 100MB/s prometidos de upload, dificilmente passam dos 20MB/s

O melhor que ja tive foi 48MB/s, a um domingo de manhã.

Em horario de trabalho, a média está nos 15MB/s.

 

O problema parece ser na infra-estrutura da NOS, continuo a aguardar feedback da equipa de exteriores.

 

Bom fim de semana

Reputação 1

Boa Tarde

 

+1 caso igual.

 

Trocaram-me hoje o router v1, pelo v2, e comecei com o mesmo problema.

Não só a ligação VPN reinicia, como nunca mais a sessão do Skype é restabelecida.

 

Incrivel o LAG que se tem a jogar online.

Quando funciona, acontece por várias vezes não me ouvirem em conferências Skype/Teams, no entanto eu tenho sempre o audio sem falhas da conferência.

O problema parece estar no upload..

 

Verifico também, quando isto acontece, uma perda enorme (chega aos 20%) de pacotes.

Um ping a nos.pt, aquando das falhas, chegar a ter uma taxa de perdas à volta dos 20%.

 

 

O apoio técnico, 1 nivel de suporte, é completamente ineficaz.

O segundo nível, tenta, mas dizem sempre que está tudo bem do lado deles.

 

Coloco o meu telemóvel da vodafone em hotspot, e não me falha nada ! 

 

Mesmo tendo contrato, considero que o serviço contratado não está a ser fornecido.

Julgo ter justa causa para rescindir o contrato.

 

É inadmissível o tempo que a NOS leva a resolver estas queixas. !!!

Reputação 1

E sim …. 

 

  • Tenho o router com a porta 4 em bridge !!!  (o primeiro nível de suporte nem sabe o que isso é)
  • Tenho toda a cablagem dentro de casa, com o minimo de CAT 6.
  • Routers (2x) e switch (8 portas com gestão) estão todos com as portas a 1GB, e funcionam tudo perfeitamente.
  • Não uso a wifi (2GHz / 5GHZ) do router da NOS.
  • O router ó é usado para ligar ao coax e tem a porta 4 em Bridge.

 

Dentro de casa tudo funciona normalmente. Se ligar um dos router ao meu hotspot (no telemovel), não tenho nenhuma falha e velocidades constantes.

 

As falhas ocorrem pontualmente em conferências Teams/Skype, e muito frequentemente em jogos online (o ping passa de 50ms para 800ms ou 900ms, e volta ao normal em 15s a 20s), e vai se repetindo várias vezes.

 

 

Os valores de SNR/Potencia para 256QAM de download, estão bons, e perfeitamente dentro dos valores de referência para DOCSIS3.1

O mesmo  para o Upstream.

 

O problema parece estar a na infra-estrutura da nos.

@PauloFreire percebi isso. Mas qual é o router que possui (o senhor e os seus colegas).

 

Comum upgrade ao router pode ser que melhore. Tente não ser obrigado a mudar de pacote. É possível. 

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Crachá +5

Boa tarde @Ludovic ESTEVES ALVES,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Reputação 1

Boa tarde @Ludovic ESTEVES ALVES,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Obrigado pela resposta!

Mandei uma messagem para o perfil indicado.

Boa continuação!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @PauloFreire

Agradecemos o seu feedback. Ficamos contentes pelas suas dificuldades se encontrarem resolvidas. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Reputação 2

Obrigado, acabei de enviar os detalhes pedidos.

Reputação 2

@PauloFreire percebi isso. Mas qual é o router que possui (o senhor e os seus colegas).

 

Comum upgrade ao router pode ser que melhore. Tente não ser obrigado a mudar de pacote. É possível. 

Do que vi tenho o giga router 5 v2, não estou mesmo interessado em mudanças. Quando mudar é no fim do contrato. Nem que tenha que me aguentar assim, funciona só que quando os colegas da empresa se queixam é chato ter que indicar “isso é da operadora, NOS usem tcp/IP only que resolve, mas com limite de 400kbps” se por exemplo há atualizações a instalar no Windows, as chamadas skype começam com problemas devido à insuficiente largura de banda.

 

obrigado,

 Paulo Freire 

Boa tarde, 

 

Experimente ligar um segundo router com firewall própria e ative a LAN 4 em mode Bridge (desliga o bloqueio da Firewall do router principal e atribui um novo IP público ao novo router). 

Se não tiver já como router principal, sugiro ainda migrar para o Gigarouter cilíndrico. Em zona FTTH pondere migração para o Gigarouter FTTH. 

Boa tarde,

Tenho exatamente o mesmo problema e estou neste momento a tentar o “downgrading” to router.

 

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Crachá +2

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

Respondemos à sua mensagem.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Olá @Mephes ,

Bem vindo ao Fórum NOS,

Lamentamos que esteja a sofrer constrangimentos com o router instalado.

Sendo que está em processo de troca de router, ficaremos a aguardar o seu testemunho sobre este tema.

Obrigado.

Reputação 2

Boa tarde, 

 

Experimente ligar um segundo router com firewall própria e ative a LAN 4 em mode Bridge (desliga o bloqueio da Firewall do router principal e atribui um novo IP público ao novo router). 

Se não tiver já como router principal, sugiro ainda migrar para o Gigarouter cilíndrico. Em zona FTTH pondere migração para o Gigarouter FTTH. 


Boa tarde e obrigado desde já pela resposta, mas estava a tentar que a NOS nos desse uma solução global, que não tenhamos um a um que fazer alterações. Além de que não tenho nem tenciono comprar um router adicional, o problema só me surgiu quando mudei para a NOS, claro que será um peso a ponderar na próxima escolha se o problema persistir. Isso e não conseguir ouvir rádio online no Google Home, que não consigo que toque por mais que meia hora seguida qualquer coisa.

Ou seja eu estou aqui como utilizador, também em representação de dezenas de colegas que também têm NOS, mas não temos apoio Coorporate já que mudámos para outro operador na empresa. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

 

@AntonioJCCorreia, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

 

@joao.amaro, estamos a acompanhar a situação e se tiver questões adicionais, estamos disponíveis para ajudar.

 

Obrigada

Reputação 1

Olá a todos,

 

@AntonioJCCorreia, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

 

@joao.amaro, estamos a acompanhar a situação e se tiver questões adicionais, estamos disponíveis para ajudar.

 

Obrigada

 

Sempre pronto a ajudar a NOS.

Amanha, pela 4 vez em 7 dias, vem novamente um tecnico cá a casa.

E pela 4 vez, ele vai dizer que  a instalação no interior está homologada e sem problemas.

Vai novamente escrever no relatório que o problema é no exterior.

Na maioria dos speedtest a velocidade de download esta entre os 20 e os 30.

Só no da NOS da valores superiores.

 

 

 

E o grande problema é o upload, aquando do testes, estar constantemente a saltar entre 15, 20 e 40.

Nunca estabiliza, NUNCA.

 

Muito longe dos 500/100 .

 

PS: Por favor, não me liguem novamente a pedir para abrir a linha de comandos e fazer ping ao “localhost” ………..

Boa Noite,

Tenho o mesmo problema com o Teams (VPN) e com o router Hitron (V2). 

Estou em teletrabalho (utilizo o Teams diariamente) e esta situação está a causar muito transtorno, pelo que agradeço que procedam à troca do router urgentemente.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Tentou o reset de fábrica e confirma-nos que o seu pacote está associado à Área de Cliente?

Obrigada

@PauloFreire percebi isso. Mas qual é o router que possui (o senhor e os seus colegas).

 

Comum upgrade ao router pode ser que melhore. Tente não ser obrigado a mudar de pacote. É possível. 

Do que vi tenho o giga router 5 v2, não estou mesmo interessado em mudanças. Quando mudar é no fim do contrato. Nem que tenha que me aguentar assim, funciona só que quando os colegas da empresa se queixam é chato ter que indicar “isso é da operadora, NOS usem tcp/IP only que resolve, mas com limite de 400kbps” se por exemplo há atualizações a instalar no Windows, as chamadas skype começam com problemas devido à insuficiente largura de banda.

 

obrigado,

 Paulo Freire 

Uma das soluções a testar pode ser voltar ao Gigarouter cilíndrico V1. É mais estável em zonas com menos sinal, apesar de o wifi ter pior alcance que o que atualmente possui. 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @CAS

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente  para o perfil @Fórum 

Obrigado

Reputação 2

olá @PauloFreire e @CP001

Pedimos desculpa pela demora. 

@PauloFreire, para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 


Boa tarde, apesar de ter enviado detalhes não recebi mais feedback. Do lado da gestão da VPN também levantámos o problema e colegas de outros locais também estão a perseguir esta questão. Provavelmente iremos contactar a NOS Coorporate pois uma das localizações em Portugal ainda tem serviços NOS Coorporate.

Reputação 2

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

@Guimas deu uma boa ajuda.

Tentou o reset de fábrica e confirma-nos que o seu pacote está associado à Área de Cliente?

Obrigada


Olá @Inês B. ,

A NOS criou um ticket sobre o assunto e entretanto resolveu o problema com um sincronismo de conta e após esperar o tempo indicado, consegui aceder à página de configuração do router, tendo depois de assegurar isso, eu próprio feito o factory reset. Obviamente não o iria fazer se depois não conseguisse configurar de volta o router.

Resolvido isso, tentei de tudo para resolver o problema com o Skype sem sucesso. No entanto com o Teams parece estar resolvido após port forwarding de acordo com a documentação da Microsoft relativa ao Teams. Em desespero de causa até coloquei o laptop na DMZ e mesmo assim não resolve no Skype for Business. Tenho ainda outro problema na SSID de 5GHz que reportei à Google e a resposta prende-se com mais bloqueios que o router impõe, antes chegou a funcionar e a permitir uma vez a configuração. Ou seja tenho a certeza que há alguma restrição na configuração que causa vários problemas. Resposta da Google por não conseguir configurar o Chromecast na rede 5GHz (só funciona na de 2,4GHz):

“Reveja essas configurações no seu roteador: 

Ative: UPnP (Universal Plug and Play); multicast e IGMP (protocolo de gerenciamento de grupo de Internet). 

Desative: isolamento de ponto de acesso/cliente, redes particulares virtuais (VPNs, em inglês), servidores proxy e Proxy IGMP. Ficamos no aguardo para saber se tudo deu certo.”

Obrigado.

Reputação 1

Boa tarde @Ludovic ESTEVES ALVES,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Obrigado pela resposta!

Mandei uma messagem para o perfil indicado.

Boa continuação!


Bom dia,

 

fui contactado ontem mas o operador disse me que tinha que falar com o serviço commercial porque era uma troca de equipamento.
Nao estou a ver quando o problema vai resolver se, cada dia esta pior a situacao, nao posso fazer uma chamada sem ter o teams o skype que vai abaixo.

Cada vez que tenho uma pessoa da Nos ao telefone, nao conhecem o problema e quando explico dizem me para falar com outro serviço

Estou a ficar desiludido com a NOS…

Cumprimentos,

Ludovic

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

A situação que nos referem está a ser analisada.

 

@joao.amaro, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum, para podermos acompanhar.

Obrigada

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