Skip to main content
Header
Megabyte
February 5, 2021
Respondido

Impossível usar Skype for Business ou Microsoft Teams via VPN

Bom dia,

Este tópico não é novo, trabalho no Suporte Informático duma grande multinacional e todos os clientes da Internet fixa da NOS parecem sofrer do mesmo problema: quando se tentam ligar pela VPN convencional fornecida pela empresa e que tem limites de largura de banda muito superiores, não se consegue ligar nem por Skype for Business nem por Teams, ou se consegue passados uns segundos desligam-se e voltam a tentar ligar. A empresa fornece uma ligação VPN que tem a indicação “TCP/IP Only” e tem um limite de largura de banda de 400kbps mas é a única forma de nos conseguirmos ligar. Diria que a configuração do router parece bloquear alguma ligação UDP necessária.

Como isto tem afectado todos os utilizadores que temos em Home Office, questiono se há forma de corrigir o problema no geral, visto Skype for Business e Teams serem ferramentas essenciais na colaboração hoje em dia.

Obrigado.

Melhor resposta por joao.amaro

Bom Dia

O problema parece estar identificado.
    Esta relacionado com os chipset usado.
    Os Intel PUma 6 e Puma 7 são conhecidos por terem problemas de latência e jitter.

Quem usa estes routers para jogos online, ou video chamadas, vai sofrer destes problemas.

colocar a porta 4 do router em bridge, ajuda a mitigar o problema, mas nao o resolve.

O CPU rapidamente fica "ocupado" e começa a não processar pedidos, o que faz com que exista muita perda de pacotes.

O problema não terá solução rápida, ou sequer solução. A nos está refém do que a Hitron fizer, e até que libertem novos drivers, nada resolverá.

A minha sugestão, a quem tem este router, é que peça/EXIGA, que troquem pelo giga router V1.

Esse router é um Askey com chipset da broadcom. Os broadcom não têm este problema.

https://www.badmodems.com/Issue3.htm

Obrigado

49 Comentários

Megabyte
    February 18, 2021

Antes que sugiram nem reiniciando o router.

Guimas
    Super User
    Super User
    February 18, 2021

Antes que sugiram nem reiniciando o router.

só com reset de fábrica nestas situações. e assumindo que na área de cliente está tudo bem registado.

Inês B.
    Moderador
    February 25, 2021

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Tentou o reset de fábrica e confirma-nos que o seu pacote está associado à Área de Cliente?

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    February 25, 2021

Olá @PauloFreire,

Lamentamos a demora na resposta.

@Guimas deu uma boa ajuda.

Tentou o reset de fábrica e confirma-nos que o seu pacote está associado à Área de Cliente?

Obrigada

Olá @Inês B. ,

A NOS criou um ticket sobre o assunto e entretanto resolveu o problema com um sincronismo de conta e após esperar o tempo indicado, consegui aceder à página de configuração do router, tendo depois de assegurar isso, eu próprio feito o factory reset. Obviamente não o iria fazer se depois não conseguisse configurar de volta o router.

Resolvido isso, tentei de tudo para resolver o problema com o Skype sem sucesso. No entanto com o Teams parece estar resolvido após port forwarding de acordo com a documentação da Microsoft relativa ao Teams. Em desespero de causa até coloquei o laptop na DMZ e mesmo assim não resolve no Skype for Business. Tenho ainda outro problema na SSID de 5GHz que reportei à Google e a resposta prende-se com mais bloqueios que o router impõe, antes chegou a funcionar e a permitir uma vez a configuração. Ou seja tenho a certeza que há alguma restrição na configuração que causa vários problemas. Resposta da Google por não conseguir configurar o Chromecast na rede 5GHz (só funciona na de 2,4GHz):

“Reveja essas configurações no seu roteador: 

Ative: UPnP (Universal Plug and Play); multicast e IGMP (protocolo de gerenciamento de grupo de Internet). 

Desative: isolamento de ponto de acesso/cliente, redes particulares virtuais (VPNs, em inglês), servidores proxy e Proxy IGMP. Ficamos no aguardo para saber se tudo deu certo.”

Obrigado.

Kilobyte
    March 9, 2021

Boa Tarde

+1 caso igual.

Trocaram-me hoje o router v1, pelo v2, e comecei com o mesmo problema.

Não só a ligação VPN reinicia, como nunca mais a sessão do Skype é restabelecida.

Incrivel o LAG que se tem a jogar online.

Quando funciona, acontece por várias vezes não me ouvirem em conferências Skype/Teams, no entanto eu tenho sempre o audio sem falhas da conferência.

O problema parece estar no upload..

Verifico também, quando isto acontece, uma perda enorme (chega aos 20%) de pacotes.

Um ping a nos.pt, aquando das falhas, chegar a ter uma taxa de perdas à volta dos 20%.

O apoio técnico, 1 nivel de suporte, é completamente ineficaz.

O segundo nível, tenta, mas dizem sempre que está tudo bem do lado deles.

Coloco o meu telemóvel da vodafone em hotspot, e não me falha nada ! 

Mesmo tendo contrato, considero que o serviço contratado não está a ser fornecido.

Julgo ter justa causa para rescindir o contrato.

É inadmissível o tempo que a NOS leva a resolver estas queixas. !!!

Kilobyte
    March 9, 2021

E sim …. 

• Tenho o router com a porta 4 em bridge !!!  (o primeiro nível de suporte nem sabe o que isso é)
    • Tenho toda a cablagem dentro de casa, com o minimo de CAT 6.
    • Routers (2x) e switch (8 portas com gestão) estão todos com as portas a 1GB, e funcionam tudo perfeitamente.
    • Não uso a wifi (2GHz / 5GHZ) do router da NOS.
    • O router ó é usado para ligar ao coax e tem a porta 4 em Bridge.

Dentro de casa tudo funciona normalmente. Se ligar um dos router ao meu hotspot (no telemovel), não tenho nenhuma falha e velocidades constantes.

As falhas ocorrem pontualmente em conferências Teams/Skype, e muito frequentemente em jogos online (o ping passa de 50ms para 800ms ou 900ms, e volta ao normal em 15s a 20s), e vai se repetindo várias vezes.

Os valores de SNR/Potencia para 256QAM de download, estão bons, e perfeitamente dentro dos valores de referência para DOCSIS3.1

O mesmo  para o Upstream.

O problema parece estar a na infra-estrutura da nos.

Megabyte
    March 9, 2021

Deixo um update: novo ticket foi criado, já vai no 3º e ontem um técnico ligou-me por volta das 20:00, pediu-me para ligar o computador e estabelecer uma ligação VPN no computador do trabalho, assim fiz e estive quase 30min ao telefone, muitas vezes em espera. Até que a chamada é transferida e ouvi a gravação a indicar para se quisesse ser contactado pressionar 2, desligando após pouco tempo. Fiquei sem jantar até ai, decidi ir jantar mantendo o computador ligado em VPN e o problema manifestou-se ainda quando estava em espera. Não sei se serviu de alguma coisa, é muita falta de consideração deixar uma pessoa em espera sem qualquer feedback até agora.

Resumindo, já tenho 3 tickets criados e tenho a cada vez que me ligam que explicar o problema desde o início já que começam sempre “sei que a internet falha”, quando o problema que reporto é específico com a VPN e o Skype for Business. Já nem falo no problema do Google Assistant não conseguir ter uma rádio em stream por mais que meia hora quando estava dias seguidos a tocar quando tinha o serviço da concorrência.

Não gostei nada de ter dado atenção ao caso e ter ficado pendurado a meio do suporte, provavelmente o técnico que me ligar terá que me ouvir.

Kilobyte
    March 10, 2021

Pois muito bem …

Mais um dia, mais uma aventura.

Hoje fui contactado pela NOS para instalar uma versão nova do firmware (7.2.2.0.1b3.4), que aparentemente resolvia este problema (já reconhecido pela NOS).

Feito o upgrade, fiquei ainda pior.

Se as quebras até agora eram aleatórias, não só continuam como depois de cada chamada Teams/Skype, tenho de reiniciar a ligação VPN, pois fico completamente sem audio.

Por favor, DEVOLVAM-ME O ROUTER ANTIGO !

Mais informação:

1. https://forum.zwame.pt/threads/giga-router-hitron-5-0-v2.1051489/page-45
    2. https://forum.zwame.pt/threads/router-hfc-5-0-v1.1027325/page-85

Inês B.
    Moderador
    March 11, 2021

Olá a todos,

A situação que nos referem está a ser analisada.

@joao.amaro, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum, para podermos acompanhar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    March 12, 2021

Olá a todos,

A situação que nos referem está a ser analisada.

@joao.amaro, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum, para podermos acompanhar.

Obrigada

Ja enviei ontem

Hoje até ao final do dia, ou o problema fica resolvido, ou me trocam por um equipamento mais antigo que não falhe.

Caso contrario, instalo um hotspot da Vodafone e rescindo contrato ainda hoje - estou há uma semana sem conseguir trabalhar de casa.

Depois analiso se coloco fibra da Altice ou da Meo, já que tenho as duas a 1 metro da minha porta :)