Header
Respondido

FTTH, para quando?


Boa tarde
Venho por este meio questionar os critérios de selecção por parte da NOS para expansão da sua rede de fibra óptica.
Segundo o conhecimento que tenho, a NOS instalou fibra optica em algumas freguesias na periferia da cidade de Barcelos, no entanto, estranhamente, uma das maiores freguesias do conselho ainda não dispõem dessa tecnologia.
As freguesias que compõem o eixo de ligação Esposende/Barcelos continuam a não ser vistas como opção por parte da NOS.
A freguesia de que falo, é a freguesia de Vila Cova, uma das maiores do conselho de Barcelos, tanto em população como em território, trata-se de uma freguesia que dispões de industria, comércio e serviços a uma escala bastante significativa para a realidade desta área. Dispõem de uma sede de Agrupamento de Escolas, composta por várias escolas do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, dispõem também de um grande Centro Social e Paroquial, com várias valências, dispõem de um Posto Médico, restaurantes, snack-bares, pastelarias, salões de cabeleireiro/estética, farmácias, super e mini mercados, zona industrial com várias empresas das áreas do têxtil, do calçado, dos móveis, da construção cívil e obras públicas, etc. Situação que poderia constituir um excelente investimento por parte de qualquer um dos operadores, com claros benefícios para quem chegar primeiro.
Assim sendo, gostaria, se fosse possível, de saber quais os planos da NOS para esta área.

Cumprimentos
icon

Melhor resposta por Ana M. 3 March 2017, 19:12

Ver pergunta inicial

67 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Certo, concordo consigo. Realmente deveria ter 100mb para todos se o preço será o mesmo. No entanto não considero descriminação, se não estão a atribuir é porque não têm capacidade para isso, o que já deveria estar resolvido segundo os moderadores no fim de 2018.


Não está nem vai estar... nem em 2019 nem em 2020 (perdoe-me a futurologia!)

Ao que parece (porque ninguém da NOS confirma!) a rede NOS HFC está preparada já com tecnologia DOCSIS 3.1. Deste as alterações efectuadas para LIBERTAR as frequências agora usadas pelo DVB-C (os canais digitais que se sintonizam sem box) que a NOS aproveitou para efectuar estas alterações. No entanto, e embora a tecnologia permita boas velocidades de DOWNLOAD, por alguma razão técnica, a largura de banda de UPLOAD continua congestionada, e continua a ser "preciosa". Como tal, não acredito que a NOS, na rede HFC consiga chegar sequer PERTO da concorrência de uma REDE FIBRA.

Ou a NOS expande a rede FTTH, ou simplesmente o serviço nunca irá ficar equiparado ao que a concorrência oferece. A questão é que muitos clientes andam enganados, e outros simplesmente não se importam... A coisa vai funcionando...

Um dia, quando os requisitos das pessoas começar a usar mais largura de upload, a NOS vai-se preocupar realmente com a questão...

Eu preferia que a NOS fornecesse mais largura de banda de UPLOAD, ainda que sujeita a TRAFFIC-SHAPING, por forma a que, pontualmente, quem necessitasse realmente de efectuar um UPLOAD RÁPIDO o pudesse fazer (é ver os reclames da VODAFONE!). Se o utilizador congestionasse a REDE, seria limitado... Acho certo!!!!!

Agora... 10Mbits de upload? Pelo menos que sejam sinceros e honestos, e não publicitem coisas que não podem cumprir (ou podem, em 1% dos casos!)

MIGRAÇÃO DE HFC PARA FTTH
 

Boa tarde a todos

Tenho uma questão pertinente, a 2 meses andaram na rua onde resido, a colocar FTTH NOS (segundo o técnico instalador) oncde existe HFC e a minha pergunta vem no sentido de tentar ter alguma informação se esta previsto a migração desta tecnologia HFC para FTTH e em caso afirmativo quando e como se pode pedir essa alteração?

 

Obrigado e continuação de grandes e produtivas “discussões”

Pedro Lourenço Silva

Reputação 7
Crachá +1

Olá @PedroLourencoSilva,

A estratégia atual passa por fazerem as migrações por zona, não cedendo a pedidos feitos pelo cliente. 

Houve, contudo, quem já conseguisse insistindo na troca de tecnologia pelo Apoio. 

Para perceber se a tecnologia NOS FTTH já está operacional na sua morada, introduza os seus dados de contacto através 👉🏼 desta página.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @PedroLourencoSilva.

O @Diogo S. prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão. 

Por favor, fale connosco se surgirem dúvidas. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Boa tarde. Sou cliente ha 2 anos com tecnologia hfc. Quando e possível a migração para ftth? Zona de alhos vedros.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde. Sou cliente ha 2 anos com tecnologia hfc. Quando e possível a migração para ftth? Zona de alhos vedros.

Obrigado

Boa tarde, 

Faça o teste de cobertura

https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx

Se tiver na sua residência o serviço FTTH ele irá aparecer no final do link. (HFC ou FTTH)

Tenho cobertura sim. Ja verifiquei.

Reputação 7
Crachá +5

Tenho cobertura sim. Ja verifiquei.

Nesse caso envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa ajudar.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Jplsantos95

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 

Para podermos ajudar e verificar a situação precisamos de verificar a viabilidade de FTTH na sua morada, pelo que pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum, como sugerido pelo @Jose Rodrigues.

Obrigado

Boa noite 

 

Gostaria de saber para quando esta programada a instalação de FTTH na zona da Costa da Caparica 

Codigo postal 2825-379

 

É possível a Instalação do novo router 6.0 com cabo coaxial?

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

O 6.0 HFC ainda não foi lançado.

Para a mudança de HFC para FTTH neste momento está a ser mais fácil de se conseguir, tem de falar com o 16990 opção 4 para ver se a tecnologia está sequer disponivel.

Boa noite,

 

Obrigado pelo esclarecimento, tenho mais umas dúvidas se puderem ajudar:

 

Como saber quando FTTH  estará disponível na minha zona de residência?

 

Que ligação wi-fi é mais rápida e estável, a que vem  directamente do router ou a que vem atravez dos super extenders?

 

Os super extenders são melhores para emitir o sinal 5G melhorando o seu alcance?

 

Obrigado

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Se tem problemas de alcance wifi, o melhor é desativar as antenas do router e utiliza apenas a rede dos plumes.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Manuel Joaquim12,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer as suas questões.

Para que possamos verificar a viabilidade da tecnologia na sua morada envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde,

Na altura da construção da rede de fibra ótica um dos inclino (que já não cá vive) não deu autorização para colocar o PLC (PDO) na fachada do edifício. (ficado apenas o cabo desde a junta até ao local onde seria para ficar o PLC). Existe mesmo à frente um PLC do mesmo lado da estrada em poste EDP mas pelo que me disseram é que não dava ???

Agora todos nos estamos de acordo para colocar a caixa visto haver interessados na NOS e VDF no prédio.

O que podemos fazer?

Coordenadas:

39.9503144,-8.784285

3105-089 AVENIDA NOSSA SENHORA DA GUIA 67

 

Podem ajudar nesta situação? É que queria por nos e o vizinho de baixo pelo menos que pôr restauração 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @fumassa.

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu contacto e horário preferencial para ser contactado.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo mais antigo que tem o mesmo título. 
Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS como, também, da informação. 
Obrigado

Comentário