Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
August 2, 2024
Destaque

Reclamar no provedor NOS - Livro de Reclamações NOS

A NOS tem ao dispor dos clientes diversos meios de apoio sem custos e disponibiliza diferentes alternativas que, antes de expor a sua queixa ou reclamação à provedoria NOS ou no Livro de Reclamações NOS, são geridas por equipas especializadas, para que possa expor, esclarecer ou resolver as suas questões e dúvidas relacionadas com produtos ou serviços NOS.😊

Encontre apoio às suas questões nos seguintes temas:

Resolver avarias

Se tiver dificuldades com a sua internet fixa, consulte o artigo em:

Para resolver dificuldades com a box UMA ou Iris, consulte o nosso artigo em: 

Caso tenha uma mensagem de erro no acesso à NOS TV, saiba o que fazer em: 

Faturas e pagamentos

Precisa de ajuda para compreender a sua fatura? Saiba como a fatura NOS está organizada em:

Se quiser saber o valor e pagar a sua fatura NOS saiba como o fazer em:

Caso não concorde com o valor da fatura, verifique a que se deve ao seguir os passos indicados em:

Compras e devoluções

Saiba como trocar equipamentos, o que pode trocar, como receber o reembolso após a devolução ou reparar equipamentos em:

Gerir o contrato

Se quer saber o que é preciso para cancelar o seu serviço, saiba mais em:

Canais de ajuda

Encontre também apoio às suas questões através dos canais digitais:

Artigos de ajuda

Encontre respostas a todas as suas questões na área de ajuda do site NOS.

Fórum NOS

Partilhe experiências e encontre ideias e ajuda da comunidade sobre todos os produtos e serviços NOS

Pesquise por questões que tenha no Fórum NOS e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊 Opte por partilhar no Fórum NOS.
A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Antes de contactar o Provedor NOS ou o Livro de Reclamações, dê-nos a oportunidade de ajudar, aqui, no Fórum NOS

Provedoria NOS ou Livro de Reclamações são o último recurso para análise e resolução de situações complexas e estruturais, que não tenham sido solucionadas previamente pelos canais de contacto que temos ao seu dispor.

Se este artigo não o ajudou e já entrou em contacto com as equipas especializadas que temos escale a situação ao provedor NOS

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. Saiba mais sobre a app my NOS e my.nos.pt em:

108 Comentários

Kilobyte
December 11, 2025

Bom dia, ​@João H.

Em resumo a reclamação que fiz no provedor foi a seguinte: 

“No dia 28 de outubro, utilizei a ferramenta online da NOS para confirmar se a minha nova morada tinha cobertura de fibra. Após o sistema indicar que SIM, liguei para solicitar a alteração de morada. 

Durante esta chamada, foi-me oferecida a atualização do contrato com benefícios adicionais, implicando a renovação da fidelização. Como a alteração de morada com manutenção do serviço de fibra foi apresentada como possível, aceitei a atualização da fidelização. 

No dia 30 de outubro, recebi o técnico na nova morada, que informou não ser possível instalar o serviço de fibra, uma vez que a rede ótica da NOS não chega à vivenda. Dado que a NOS não conseguia fornecer o serviço contratado, procedi ao cancelamento. 

Após diversas tentativas falhadas com vários atendentes, no dia 11 de novembro uma assistente informou-me que não deveria ter sido aplicada nova fidelização antes da confirmação da viabilidade técnica, e que o cancelamento seria feito sem custos adicionais. Foi-me instruído deslocar-me a uma loja para formalizar o cancelamento, o que fiz no dia 12 de novembro, entregando inclusive todos os equipamentos. 

Acreditei que o processo estava encerrado, mas no dia 17 de novembro recebi um SMS informando uma cobrança de 220,42€ relativa a 24 meses de fidelização. Desde então, tenho recebido SMS e e-mails com esta cobrança. 

Importa realçar que, no dia 28 de outubro, faltava apenas um mês para o fim da fidelização anterior. A NOS renovou a fidelização com base numa premissa falsa — a existência de cobertura de fibra na nova morada — e está a tentar cobrar penalizações por um serviço que nunca foi instalado nem fornecido.”

João H.
Gestor da comunidade
December 11, 2025

Boa tarde ​@Tiago alves da fonseca,

Agradecemos a sua mensagem e partilha sobre este tema. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
January 24, 2026

No dia 24/01/2026 submeti, através da Área de Cliente NOS,
o pedido de desativação dos serviços, informando que NÃO
pretendo renovar o contrato que termina a 28/01/2026.

Anteriormente, já me tinha deslocado a uma loja NOS para
manifestar a minha intenção de não renovação, tendo sido
informado(a) que seria contactado(a), o que não aconteceu.

Desta forma, deixo novamente formalizada a minha intenção
de não renovação e solicito a cessação do contrato no termo
do período contratual, sem qualquer renovação automática
ou penalização.

Mário P.
Gestor da comunidade
January 24, 2026

Boa tarde ​@EVERARDO CEZAR TEIXEIRA,

Agradecemos a sua mensagem e partilha sobre este tema. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
February 16, 2026

Boa tarde

Sou cliente da NOS e fui vitima de fraude por parte de um vosso colaborador. Em Junho de 2025 celebrei um contrato com o Sr. Sérgio Mendes(Tel. ***********) e em 15 de dezembro de 2025 o mesmo Sr. fez um segundo contrato à nossa revelia, no qual adicionou mais 1 telemóvel e retirou os dois telemóveis que fazia parte do primeiro contrato, colocando os mesmos do novo contrato. Assinou o novo contrato por nós(falsificação de assinatura) e neste momento estou a pagar por dois contratos.

cliente C********* e ************

João H.
Gestor da comunidade
February 16, 2026

Boa tarde ​@SILVA e PEREIRA LDA,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e detalhes sobre a situação.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
February 16, 2026

Boa noite,

Venho por este meio pedir ajuda a resolver uma dívida que a NOS me está a cobrar passados 3 meses de quando me foram instalados os serviços da NOS cujos eu cancelei no próprio dia em que foram instalados. Eu peço mesmo ajuda por favor pois eu fiz este contrato por telefone, onde me disseram que os serviços iam ser muito bons e depois não corresponderam. 

Eu, no próprio dia em que o técnico da NOS me instalou em casa os serviços, cancelei o contrato por telefone e no dia seguinte fui a uma loja NOS devolver todos os equipamentos instalados ao que me garantiram que não tinha que pagar nada. Hoje estão a cobrar-me 370€ e preciso muito da vossa ajuda a cancelar isto imediatamente. 

Obrigada,

Mafalda Araújo 

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 17, 2026

Bom dia ​@Mafalda Moedas Araújo,

Respondemos-lhe aqui. Pedimos que, por favor, não duplique questões em diferentes tópicos, de forma a manter uma boa organização do Fórum NOS.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
February 24, 2026

Boa tarde,

Venho, por este meio, solicitar a regularização formal e imediata da minha situação contratual, com reposição das condições originalmente acordadas e respetivo registo no sistema.

O meu contrato original, celebrado em 23/05/2024, tem fim de fidelização a 23/05/2026. No dia 30/01/2026 fui contactado por telefone por um colaborador da NOS com uma proposta de “melhoria” do serviço (aumento da velocidade e redução do preço). Aceitei a proposta com base na informação transmitida durante a chamada, mas em momento algum me foi explicado de forma clara e inequívoca que essa aceitação implicava reiniciar/renovar o período de fidelização por mais 24 meses.

Quando recebi a documentação, verifiquei que a alteração de 30/01/2026 afinal prolongava o contrato por mais dois anos. Por esse motivo, exerci o meu direito de livre resolução dentro do prazo legal de 14 dias e pedi a anulação dessa alteração, mantendo o contrato anterior exatamente como estava, incluindo a data de fim do período de fidelização.

No dia 12/02, ainda dentro do prazo, desloquei-me à loja NOS no Centro Comercial Alegro (Setúbal). O colaborador recusou prestar assistência e recusou até emitir senha de atendimento, alegando que “só é possível tratar disto por telefone”. Mostrei a informação disponível no site que indica ser possível tratar do assunto em loja, mas mesmo assim foi-me recusado o atendimento.

A partir daí fui obrigado a tentar resolver por telefone. Como ainda não falo bem português, preciso de atendimento em inglês. No dia 12/02 liguei duas vezes: na primeira chamada a ligação caiu após esperar pela transferência; na segunda, na opção “press 1” supostamente em inglês, o operador disse que não falava inglês e que me ligariam de volta em 24 horas. No dia 13/02, após ninguém me ter contactado, liguei várias vezes até conseguir falar com um operador que efetivamente comunicava em inglês. Esse operador afirmou que a anulação tinha sido registada, que o contrato anterior tinha sido reposto e que a confirmação e a atualização no Área de Cliente chegariam em 2–3 dias. Passaram 12 dias e nada foi atualizado no Área de Cliente; também não recebi qualquer confirmação por e-mail.

Solicito que a NOS considere sem efeito a alteração/contrato de 30/01/2026 e que restabeleça formalmente o contrato anterior, mantendo o fim de fidelização a 23/05/2026, sem reinício do período de fidelização e sem quaisquer encargos associados a esta reposição. Solicito ainda confirmação por escrito (e-mail ou carta) e a atualização imediata do Área de Cliente de forma a refletir as condições corretas.

Fico a aguardar uma resposta por escrito com a confirmação da reposição das condições contratuais e das datas aplicáveis. 

Cumprimentos,
Konstantin

João H.
Gestor da comunidade
February 24, 2026

Boa tarde ​@Konstantin Podlegaev,

Agradecemos a sua mensagem.

Pode submeter o seu pedido através da my NOS em “Gerir Conta” > “Dados de conta” > “Desativar serviços”.

Após submeter o seu pedido, uma equipa especializada irá contactá-lo para dar continuidade ao mesmo. Saiba mais através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado