Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
August 2, 2024
Destaque

Reclamar no provedor NOS - Livro de Reclamações NOS

A NOS tem ao dispor dos clientes diversos meios de apoio sem custos e disponibiliza diferentes alternativas que, antes de expor a sua queixa ou reclamação à provedoria NOS ou no Livro de Reclamações NOS, são geridas por equipas especializadas, para que possa expor, esclarecer ou resolver as suas questões e dúvidas relacionadas com produtos ou serviços NOS.😊

Encontre apoio às suas questões nos seguintes temas:

Resolver avarias

Se tiver dificuldades com a sua internet fixa, consulte o artigo em:

Para resolver dificuldades com a box UMA ou Iris, consulte o nosso artigo em: 

Caso tenha uma mensagem de erro no acesso à NOS TV, saiba o que fazer em: 

Faturas e pagamentos

Precisa de ajuda para compreender a sua fatura? Saiba como a fatura NOS está organizada em:

Se quiser saber o valor e pagar a sua fatura NOS saiba como o fazer em:

Caso não concorde com o valor da fatura, verifique a que se deve ao seguir os passos indicados em:

Compras e devoluções

Saiba como trocar equipamentos, o que pode trocar, como receber o reembolso após a devolução ou reparar equipamentos em:

Gerir o contrato

Se quer saber o que é preciso para cancelar o seu serviço, saiba mais em:

Canais de ajuda

Encontre também apoio às suas questões através dos canais digitais:

Artigos de ajuda

Encontre respostas a todas as suas questões na área de ajuda do site NOS.

Fórum NOS

Partilhe experiências e encontre ideias e ajuda da comunidade sobre todos os produtos e serviços NOS

Pesquise por questões que tenha no Fórum NOS e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊 Opte por partilhar no Fórum NOS.
A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Antes de contactar o Provedor NOS ou o Livro de Reclamações, dê-nos a oportunidade de ajudar, aqui, no Fórum NOS

Provedoria NOS ou Livro de Reclamações são o último recurso para análise e resolução de situações complexas e estruturais, que não tenham sido solucionadas previamente pelos canais de contacto que temos ao seu dispor.

Se este artigo não o ajudou e já entrou em contacto com as equipas especializadas que temos escale a situação ao provedor NOS

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. Saiba mais sobre a app my NOS e my.nos.pt em:

108 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
September 20, 2025

Boa tarde, ​@RuiMCarvalho 

Queremos ajudar. Diga-nos, por favor, se recebeu um SMS com o número do assunto que, antes do número, inicia INC. 

Isto para que possamos consultar o estado do mesmo. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 21, 2025

Boa tarde, ​@RuiMCarvalho 

Queremos ajudar. Diga-nos, por favor, se recebeu um SMS com o número do assunto que, antes do número, inicia INC. 

Isto para que possamos consultar o estado do mesmo. 
Obrigado,

Boa tarde,

Apenas recebi aquando do primeiro contacto, o INC000171207147 e que seria resolvido até ao dia 08/set.
Das restantes tentativas de contacto recebo apenas a confirmação no site que foi bem submetido o pedido mas não voltei a receber qualquer INC novo.
O que é certo é que estava agendado contacto da vossa parte no dia 08/set, e tal não ocorreu nem nenhum outro desde o primeiro no dia 05/set.

Daí questionar se não existe número especifico para ser eu a contactar o provedor, uma vez que o mesmo não me contacta. Caso contrário irei ter de recorrer a queixa em livro, com cópia junto do regulador.

João H.
Gestor da comunidade
September 22, 2025

Boa tarde ​@RuiMCarvalho,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
December 1, 2025

Foi solicitado um pacote e no mesmo foi me oferecido TV com fibra digital e até hoje eu não a recebi, minha casa não tem fibra, tenho vários problemas técnicos. A internet cai direto tanto na TV quanto no Wi-Fi e na rede móvel também. Faço diversas reclamações e não tenho resultado. O plano teve alteração do valor sem meu consentimento. Também teve renovação automática sem informar para a gente. Foi oferecido aumento do pacote de dados sem informar que no mesmo teria uma renovação automática da fidelidade a partir do momento. Solicito cancelamento e o mesmo me informa que não pode ser feito parcelamento do valor da multa, sendo que hoje o meu irmão foi lá e fez o cancelamento na loja nós do Gaia Shopping e foi feito parcelamento da mesma. Muito insatisfeita com o produto, a nós não atende o solicitado. Desde 2022, quando solicitei o plano, foi me informado que depois de um ano poderia ser feito a compra de um aparelho telefônico. Depois de um ano me informaram que não poderia mais por não ter o cartão cidadão só o cartão de residência e nunca foi dito isto. A partir daí, trocamos o plano para o nome do meu marido que é português. Depois de um ano de plano, novamente disseram que não poderíamos mais comprar o telefone porque foi feito um parcelamento e isso não foi informado. Tivemos diversos problemas com a nós e eu não recomendo para ninguém.

Mário P.
Gestor da comunidade
December 1, 2025

@Bruno miguel ferreira sousa, evite criar SPAM ao partilhar o mesmo texto em outros tópicos. 
Sugerimos que, por favor, consulte os Termos e Condições do Fórum NOS bem como as boa práticas.

Respondemos à sua questão no tópico que criou. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
December 10, 2025

[N.º de Cliente NOS / N.º de Conta] 02403178-1

Para: NOS Comunicações, S.A.

Assunto: Reclamação sobre cobrança indevida e não cancelamento de serviço após 2anos de fidelização.

Funchal 

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente à cobrança indevida de serviços associados aos meus cartões de Internet móvel.

1. Cartão de Internet cuja fidelização terminou há mais de 2 anos

Informo que o referido cartão já cumpriu o período contratual obrigatório.

Após o término da fidelização, solicitei expressamente o cancelamento do serviço, pedido esse que não foi cumprido, continuando a ser efetuadas cobranças mensais.

Esta situação é irregular e constitui uma cobrança indevida, visto que já não existe vínculo contratual válido nem autorização da minha parte para a continuidade do serviço.

2. Segundo cartão de Internet, com término de fidelização previsto para janeiro

Fui informada pela linha de apoio que estaria sujeita a mais 8 meses de fidelização, o que não corresponde às condições legais nem às práticas contratuais da NOS.

Recordo que qualquer produto da NOS tem, por regra, um período de fidelização de 24 meses, e não existe base contratual que justifique a imposição de um novo período de 8 meses sem minha autorização expressa.

Perante o exposto, solicito:

Cancelamento imediato do cartão cuja fidelização terminou há mais de 2 anos.

Correção e estorno de todos os valores cobrados após a data em que pedi o cancelamento.

Confirmação por escrito do término da fidelização do segundo cartão na data correta (janeiro), sem qualquer prolongamento injustificado.

Regularização da conta e atualização do meu extrato com os valores corrigidos.

Caso não obtenha resolução satisfatória no prazo legal, informo que avançarei com reclamação no Livro de Reclamações, ANACOM e demais entidades competentes.

Aguardo resposta escrita com a máxima brevidade.

Atentamente,

DVF

ByteSábio
December 10, 2025

mesmo que a fidelização termine o serviço continua ativo até que peça o cancelamento, os 8 meses de fidelização que lhe informaram devem ser o período restante desde a última renovação do contrato...veja no contrato na area de cliente

espero ter ajudado
João H.
Gestor da comunidade
December 10, 2025

Boa tarde ​@DAIANE VALIATI FREITAS,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do ​@ByteSábio sobre o tema.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos. 
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Detalhe-nos, por favor, de que forma formalizou a denúncia de contrato. Conforme partilhado, é necessário que exista uma formalização para que os produtos e serviços sejam cancelados.

Relativamente ao período de fidelização que desconhece, sugerimos que consulte os documentos através da my NOS de forma a identificar o modelo resumo de contrato para o produto em causa. 
Para que tenha existido um aumento da sua fidelização, existirá uma alteração aos produtos contratados com o qual concordou.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
December 11, 2025

Fiz uma reclamação ao provedor NOS e não recebi nenhuma confirmação no email de recebimento por parte da NOS. Como posso consultar e obter comprovação do envio dessa reclamação?

João H.
Gestor da comunidade
December 11, 2025

Bom dia ​@Tiago alves da fonseca, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo que aborda o mesmo tema.

Agradecemos a sua mensagem. Detalhe-nos, por favor, a sua situação para podermos ajudar.

Obrigado