Skip to main content
Header
Respondido

O meu IP público está inacessível (sem PING)


Boa tarde!

 

Gostaria de saber como ativar o PING para o meu IP público (o meu IP público não está acessível).

Sou professor e necessito esta funcionalidade com urgência.

Usualmente esta funcionalidade é configurada no router mas no meu velhinho ZON HUB não vejo esse parâmetro.

Ou é uma restrição vossa?

Grato pela ajuda.

Melhor resposta por C24XXXX201

@Carlos Urbano , existem reportes de outros utilizadores sobre as mesmas dificuldades com os novos routers, mas a dificuldade pode estar relacionada com a suposta implementação de uma CGNAT pelo operador. Apesar de abordado em diversos tópicos, como em DDNS router 5.0 giga, até agora nenhum moderador se pronunciou sobre o assunto e supostas dificuldades relacionadas.

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

16 Comentários

oTonyStark
Forum|alt.badge.img
  • Kilobyte
  • 1939 comentários
  • 6 de junho de 2020

Olá, acredito que isso só com a PC MÉDIC mesmo


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12180 comentários
  • 6 de junho de 2020

Tou curioso, nem sei o que isto significa.


  • 4683 comentários
  • 6 de junho de 2020

@Carlos Urbano , confirmou que não consegue pingar o seu IP público? Efectuou também o teste a partir de outro acesso?


  • Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de junho de 2020
C24XXXX201 escreveu:

@Carlos Urbano , confirmou que não consegue pingar o seu IP público? Efectuou também o teste a partir de outro acesso?


Sim, obviamente que confirmei. Caso contrário porque colocaria aqui a questão?!


  • 4683 comentários
  • 7 de junho de 2020

Desculpe @Carlos Urbano , a pergunta é: "como é que confirmou? Fe-lo tambem a partir de outra rede?" e o objectivo é perceber se é uma dificuldade interna ou dos servidores DNS...


  • Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de junho de 2020

Sim, tentei a partir de várias outras redes.

Sim, gostaria de saber se o problema reside em alguma configuração no router ou se é a própria NOS que esta a restringir esse aspeto. É há uns anos funcionava sem problemas. Como é algo que não uso regularmente, nem sequer tenho testado. Mas agora necessito e não sei a razão de não poderem aceder ao meu IP público.


  • 4683 comentários
  • Resposta
  • 7 de junho de 2020

@Carlos Urbano , existem reportes de outros utilizadores sobre as mesmas dificuldades com os novos routers, mas a dificuldade pode estar relacionada com a suposta implementação de uma CGNAT pelo operador. Apesar de abordado em diversos tópicos, como em DDNS router 5.0 giga, até agora nenhum moderador se pronunciou sobre o assunto e supostas dificuldades relacionadas.


  • Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de junho de 2020
C24XXXX201 escreveu:

@Carlos Urbano , existem reportes de outros utilizadores sobre as mesmas dificuldades com os novos routers, mas a dificuldade pode estar relacionada com a suposta implementação de uma CGNAT pelo operador. Apesar de abordado em diversos tópicos, como em DDNS router 5.0 giga, até agora nenhum moderador se pronunciou sobre o assunto e supostas dificuldades relacionadas.

Tal como eu desconfiava.

Grato pela resposta.


marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2529 comentários
  • 8 de junho de 2020

Não é o único! Também não consigo pingar o meu IP público, nem a partir da minha rede, nem a partir de outra rede…

 

Mas isso não significa necessáriamente CGNAT… (se bem que eu aposto que é!), mas pode ser simplesmente o ROUTER a bloquear o referido ping.

 

Também não significa que não possa aceder à sua rede a partir de outra rede. É possível… apenas não o é em todas as portas (apenas as que a NOS DECIDE que podem estar abertas!!!!) e esqueça o PortForwarding…

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ddns-router-5-0-giga-14512

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-dmz-16162

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-habilitar-o-upnp-no-router-nos-wifi-1945

 


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 23 de janeiro de 2021

estou com o mesmo problema e gostava de saber qual é a solução


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de março de 2021

Boa Noite,

eu também estou com o mesmo problema o que me dificulta muito otrabalho tendo em conta que tenho um servidor em casa e não consigo instalar nada nem usar qualquer comunicação fora de casa como o SSH.

Agradeceria saber como posso resolver o problema.

 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12180 comentários
  • 8 de março de 2021

pcmedic - 16991 muito provavelmente. a não ser que algum cliente aí consiga ajudar?


Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 9 de março de 2021

Olá @Eduardo Pais,

@Guimas deu uma boa sugestão.

A situação que nos refere deverá ser verificada com o apoio informático.

Consulte todas as informações sobre a linha 16991, aqui.

Obrigada


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 9 de março de 2021
Inês B. escreveu:

Olá @Eduardo Pais,

@Guimas deu uma boa sugestão.

A situação que nos refere deverá ser verificada com o apoio informático.

Consulte todas as informações sobre a linha 16991, aqui.

Obrigada

Boa Noite

Após ter passado a tarde inteira em telefonemas com a NOS e a PCmedic o que se traduzido em custos superiores a 25€ ainda não tenho o meu problema resolvido.

Sendo que ninguém me dá resposta decidi fazer o trabalho do apoio técnico da NOS e da PCmedic chegando á conclusão que a NOS tem vindo a implementar o CGNAT ou seja pelo que entendi atribuem o mesmo IP a vários clientes.

Isto faz com que não se possa dar ping ao IP mas isto não é tudo sendo o IP partilhado a opção de port forwarding fica limitada a certas portas que a NOS aceita(estas que não referidas) e estás portas não são nem suficientes nem as necessárias a certos utilizadores.

Mas há mais no caso de um dos clientes que está associado ao mesmo IP ser banido de um site um jogo um servidor... Todos os clientes associados ao mesmo IP serão banidos.

Agora falando do meu caso.

Sou cliente da Nos e tenho o router 5.0 v1 desde o dia 17 de janeiro devido às minha área profissional decidi investir num servidor, comprei o servidor configurei e tudo trabalhava até que há três dias deixei de me conseguir conectar ao servidor através de SSH numa rede diferente à do meu router.

Fui ver o que se passava e não conseguia dar ping ao IP do router quer dizer estado fora ou dentro da rede local.

Isto não só impossibilita o meu servidor que possui bases de dados e outros afins de serem transmitidos a internet como também me impossibilita de instalar programa no Linux tendo em conta que o sistema de instalação do Linux trabalha através de pedidos de pacotes fornecidos por ping.

Fico agora sem saber o que fazer, estou há 3 horas á espera de uma chamada que acredito não vir a receber.

Pensei nos vosso clientes

Obrigado 

Eduardo Pais


Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 10 de março de 2021

Olá @Eduardo Pais,

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente através do perfil @Fórum, para podermos ajudar.

Obrigada


  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 6 de julho de 2021

Ping ao (velhinho) ZON HUB a partir da Internet -- sim é possível!

 

(em rigor o que é possivel é configurar o firewall para encaminhar os pings para uma máquina da rede interna que trata de enviar o eco (resposta) de volta para a Internet)

No firewall\encaminhamento de portas adicionar uma entrada relativa ao protocolo “Ping - ICMP Pedido eco” para encaminhar os pings para uma máquina da rede interna. Essa máquina tem ela própria de responder a pings (o Windows não o faz na configuração default, é necessário configurar o respetivo firewall)