Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
November 21, 2017
Destaque

Novo Router Wi-Fi 4.0

Novo Router Wi-Fi 4.0

A NOS tem um novo Router de última geração Wi-Fi, que tem sido referido nas redes sociais. O Router Wi-Fi 4.0 é o novo equipamento da NOS que representa uma grande evolução tecnológica, e que em conjunto com a página aminhanet.nos.pt permite configurar e gerir o router e ter acesso a funcionalidades avançadas, mesmo à distância.

Para os nossos clientes, são estas as principais vantagens:
  • Mais velocidade última tecnologia Wi-Fi (Wi-Fi ac) e MIMO 3X3 que permite velocidades até 4x superiores!
  • Melhor cobertura dual band, 2.4GHz e 5GHz. Com a utilização da nova banda a 5GHz, não existe sobreposição de canais, o que permite um melhor sinal. A tecnologia Beamforming direciona a intensidade de sinal para um ou mais dispositivos, melhorando também a cobertura.
  • Maior controlo A página Web permite a gestão e configuração do router e funcionalidades avançadas e inovadoras.
Com dual band a 2.4GHz e 5GHz, o utilizador pode optar pela banda que emite o sinal com maior cobertura e mais velocidade (esta tecnologia também está presente no Wi-Fi Extender. Para que saiba sempre qual a banda com melhor sinal, pode criar duas redes com nomes diferentes, para que seja possível diferenciar as duas bandas. O equipamento tem capacidade de transmissão MIMO 3x3 que permite uma maior largura de banda e um aumento das velocidades em Wi-Fi.

Já leu os nossos artigos sobre o Wi-Fi e sobre as Normas e Bandas utilizadas?

No quadro abaixo, pode ver as diferenças entre os routers atuais e o novo 4.0:

Saiba aqui tudo sobre o Router 4.0. Para ler o manual, clique aqui.

Já utilizou o novo router? Partilhe connosco a sua experiência! :)

Glossário:
  • MIMO (Multiple-input and multiple-output) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router.

412 Comentários

Kilobyte
February 13, 2018
@juli89 Sim, nessa página não há separador algum que permita configurar uma impressora.
Tens o Router 4.0? Na tua página aparece?
Será que o meu Router 4.0 não tem a atualização mais recente?
dj_edob
February 13, 2018
@dj_edob duvido que te liguem para "oferecer" o router. Se o @kcir784188 já o tem é possível que pedindo já o instalem a algumas pessoas.

@kcir784188 estás a tentar aceder por esta página?

Nem para "oferecer" nem para nada.

Liguei para a NOS por duas vezes.

Da primeira disseram convictamente que a velocidade do Router (anterior ao 4.0) era os 40MB/s ou 60MB/s e não mais que isso. Depois de perguntar pelo Router 4.0, disse que poderiam eventualmente mudar, mas só mediante novo contrato de 12 meses (sendo eu cliente à pelo menos 10 anos, vale o que vale).

Da segunda e última vez, falando já com um técnico e por teimosia da minha parte em tentar esclarecimento mais qualificado perguntei porque tinha eu velocidade de Internet contratada de 200MB/s mas só tinha 60MB/s em WiFi, utilizando um MacBook Pro de 2017 (concluo por isso que tenha a placa de rede com a norma mais recente e como tal suportando velocidades muito superiores). O técnico informou logo que nem 100MB/s iria ter. Possivelmente e não era garantido que ainda que mudasse para o novo Router 4.0 teria velocidades de 100MB/s ou superiores (fico pasmo). Informou-me que a NOS apenas garante os 200MB/s por cabo de rede, ou seja, tens um portátil mas coloca um fio de 5m ou 10m para poderes estar confortável no sofá ou numa mesa que não seja encostada a uma parede onde deixo o router.

Nada melhor que um teste, usando um Router que não da NOS com velocidade de frequência de 2.4GHz e 5GHz ligado diretamente ao Router da NOS que só dá velocidades até 60MB/s. Após o teste obtive nada mais, nada menos que os 200MB/s. Para tal será necessário investir alguns €s

Ainda passei na loja física da NOS a perguntar se poderiam eventualmente trocar o Router anterior à versão 4.0 (última) o que me foi imediatamente respondido que ali não falavam sobre esses assuntos, remetendo para um telefonema para a NOS para discutir tais questões (nada melhor do que varrer para o vizinho um cliente com bastantes anos de casa que vale tanto como um que acabe de chegar), boa política a da casa, sem dúvida.

Obrigado à NOS por estes mais de 10 anos de serviço e por mais valias, que mesmo mudando de BOX IRIS para UMA, é igual e até ganham mais com isso. Por um pedido de melhoramento da velocidade WiFi, quando já dispõe da tecnologia, esta apenas serve para amealhar novos clientes e não manter os que já tem, conseguindo assim que os antigos através de um "boca-a-boca" tragam novos clientes.

Em vez de gastar os €s num Router alternativo, nada melhor do que mudar para uma nova operadora que já fornece essas velocidades e até mais 1GB/s de Download e 200MB/s de Upload (este último em vez do 6MB/s).

Obrigado e até mais...
http://telmogilphotos.com
juli89
Megabyte
February 13, 2018
@Josuéé vê se o manual do equipamento te ajuda. se mesmo assim não conseguires, liga para a assistência técnica.
Carolina V.
Moderador
February 13, 2018
Olá @JOÃO SOUSA e @dj_edob.

Confirmamos que, de momento, os novos routers estão a ser disponibilizados de forma gradual. De maneira a conseguirmos ajudar, em questões referentes às vossas contas, precisamos que nos liguem, por favor.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 14, 2018
sou cliente ha imensos anos nunca tive outro servidor tenho a box uma , em 2meses tive 2 visitas de tecnicos , em 6 meses 2 ruters , pago 80 eur todos os meses velocidades de 60 mg , net quase sempre a cair ..pedi o novo ruter ..mas eu nao quero troca .. QUERO PAGAR ...
respondem nao e possivel o sr ter acesso a este ruter .. como será possivel .. infelizmente terei de desistir ja estou a tratar de mudar com pena minha , nós .... nunca mais ...como é possivel

insatisfaçao total vou pagar o que devo e nunca mais
rogerio silva - camarate
Carolina V.
Moderador
February 14, 2018
@Rogério Silva, bem-vindo.

Movemos a sua publicação para este tópico, onde o tema está a ser debatido e onde pode encontrar mais informação sobre o Router 4.0. Desta forma garantimos a organização do Fórum NOS.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 15, 2018
bom dia,

a minha questão é muito simples e concreta:

à anos que sou cliente nos, não tenho qualquer fidelização.
desde cerca 2013 que tenho um router daqueles azuis tipo tubarão, os "famosos" routers com a inscrição ZON que não valem nada na dispersão da rede wifi independentemente das configurações que se façam.
não é avaria, não é má configuração, é apenas e tão só a qualidade do router no que ao wifi diz respeito, e não preciso de contactar o serviço técnico para configurar da maneira mais eficaz um equipamento que por si próprio não dá mais, de informática percebo eu.
se até à uns tempos não me fazia grande diferença o problema do wifi, pelo menos desde à um ano para cá que tenho vindo a necessitar do wifi.
este router não só é medíocre nas velocidades, como pior ainda não consegue manter uma ligação estável muito tempo até cair, a menos que se esteja a meio metro do mesmo, mais que isso é para esquecer.

a questão que coloco é muito simples, e nem vale a pena entrar numa conversa sobre estes routers, pois o historial de mau funcionamento é enorme, esteja onde estiver dentro de casa, seja com que configurações forem, etc.

então è o seguinte: havendo um novo equipamento que supostamente oferece uma performance muito superior, o chamado router wifi 4.0, será de todo compreensível que a NOS disponibilize aos seus cliente este novo router.
no meu caso nem pretendo que me troquem pelo que tenho, se bem que essa seria a política correcta, de qualquer maneira estou disponível para o comprar.
pelo que tenho lido nem comprar e muito menos trocar, e ao que parece só os clientes novos tem direito a este equipamento.
vou evitar tecer considerações sobre esta política de atenção ao cliente, apenas dizendo que é vergonhosa.

assim o que pergunto é: trocam ou vendem este novo equipamento aos que já são clientes NOS?

caso o façam que me indiquem os procedimentos, já que online não há qualquer informação a esses respeito, há uma apresentação sobre o equipamento mas zero informação se existe a possibilidade do adquirir, nada.

caso não o façam ou não obtenha resposta a esta questão, e não tendo qualquer vinculo contratual de fidelização, havendo bastantes opções no mercado de prestação deste tipo de serviços, irei de imediato rescindir o serviço que tenho com a vossa empresa.
reservo-me ainda o direito de expor publicamente nos vários meios ao meu dispor, toda a situação, desaconselhar a contratação de qualquer serviço NOS por parte de novos clientes, e comunicar a situação vergonhosa de total quebra de confiança na prestação do serviço e qualidade dos equipamentos necessários ao bom acesso aos serviços anunciados pelas NOS, á identidade reguladora.

muito obrigado
Kilobyte
February 15, 2018
bom dia

conforme citei no meu post o novo ruter e para clientes novos , pedem para ligar ntem tive 16 min ao tel para nada , depois de anos com a nós , vou desistir para eles nao faz diferença , nao respondem a nada nem querem saber todos os meses pago 81 eur , nao tenho net em casa durante horas .. o ruter ja mudaram 2 vezes .. isto mostra como tratam dos clientes , dou- fidelizaçao .. vou pagar a fatura sim .. mas é para acabar --nunca mais voltar
cliente insatisfeito
rogerio silva
Kilobyte
February 15, 2018
Problema resolvido.
Ainda não confirmei, mas segundo o apoio tecnico, mudaram os DNS e isto ficou a funcionar bem.

Boa tarde.

Essa historia do DNS resolveu?
Tenho tido os mesmo problemas.

Cumprimentos
HugoBaca791
Gigabyte
February 15, 2018
Eu ja resolvi o meu problema proprio. Tive trocar o spliter 1000mhz que tem maior atenuação pior para 2300mhz menor atenuação melhor.