Header
Respondido

Disponibilidade do 5G Standalone (NR SA) na NOS


Reputação 3

Boa tarde,

 

Gostaria de saber se a NOS já disponibiliza o 5G na sua versão standalone (SA) aos clientes, uma vez que ao forçar o meu telemóvel a utilizar apenas a rede 5G (excluindo então o 5G NSA que em simultâneo usa a voz 4G/LTE) fica em SA apenas em “Só Chamadas de Emergência”. Ao consultar as informações de rede, afirma que a rede 5G SA que estou conectado pertence à NOS e neste momento diz que estou conectado a antena gNB 34024:211 (zona do NorteShopping). De realçar que nas outras redes funciona perfeitamente, apenas não funcionando no 5G SA.

Quanto ao equipamento, estou a usar um Samsung Galaxy A52s 5G (quanto ao equipamento não tenho dúvidas que seja o problema), tarifário pós-pago em pacote TV de 50GB e cartão preparado para 5G (ativado em fev/23).

 

Agradeço um feedback quanto à dificuldade no acesso,

 

P.S.: Por algum motivo na publicação deste tópico no título o S da palavra NOS foi substituído por um link de um tópico do mesmo tema.

icon

Melhor resposta por João H. 12 December 2023, 17:48

Ver pergunta inicial

68 Comentários

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde a todos,

Continuamos a acompanhar este tema e logo que tenhamos informações mais detalhadas serão partilhadas através desta via.🙂

A NOS define elevados padrões de seleção de parceiros, tendo em conta a garantia de segurança e qualidade, críticas na implementação de infraestruturas estratégicas para o país.
A 5G conta com tecnologia dos parceiros europeus Nokia e Ericsson.

Fiquem atentos a mais novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Bem, ninguém discorda disso, mas ao usar a desculpa dos 'altos padrões', para que serviu o comunicado de imprensa? Se a NOS defende tanto esses 'altos padrões', onde está o IPv6 disponível para todos os clientes, tanto da rede fixa quanto da móvel? Neste momento, a NOS nos vende apenas acesso à metade da internet, sem o IPv6 e sem acesso à internet que opera em IPv6.

Até agora, parece ser apenas uma estratégia de marketing, o que levou alguns jornais de tecnologia internacionais a cometerem equívocos em suas postagens, afirmando que a NOS lançou o 5G SA. Isso é totalmente falso, já que a NOS ainda não implementou o SA, e, se os clientes finais não têm acesso, não podemos considerar isso como um verdadeiro lançamento.

Tudo dito e bem 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos, 

A NOS já implementou na sua rede o 5G Stand Alone (SA), a versão mais pura da tecnologia 5G, e vai disponibilizá-lo em todo o território, para os seus clientes, durante 2024.

Aliado ainda pela NOS definir elevados padrões de seleção de parceiros, tendo em conta a garantia de segurança e qualidade, críticas na implementação de infraestruturas estratégicas para o país.
A 5G conta com tecnologia dos parceiros europeus Nokia e Ericsson.

Fiquem atentos a todas as novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa noite e um feliz 2024!

Gostava de saber se já está disponível ou se irá estar as chamadas sobre 5G, vulgo VoNR.

Obrigado desde já

Reputação 7

Boa tarde @ManuelBrito1989 e feliz 2024,

O assunto está a ser abordado e discutido no seguinte tópico.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @ManuelBrito1989.

Agradecemos a sua mensagem. Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado.

Assim que existam novidades, partilharemos. 😊

Obrigado

Reputação 3

Boa noite e um feliz 2024!

Gostava de saber se já está disponível ou se irá estar as chamadas sobre 5G, vulgo VoNR.

Obrigado desde já

 

Boa tarde,

 

Em relação à tecnologia Voice Over New Radio (VoNR), neste momento não está disponível em Portugal, pois a rede 5G disponível é a versão Non Standalone (NSA), que utiliza a rede 4G para as chamadas. Se estiver a usar um Android (no meu caso específico, uso um Samsung) pode confirmar na secção "Estado do Cartão SIM" que ao aceder à rede 5G irá apresentar:

- Tipo de rede de voz móvel: 4G

- Tipo de rede de dados: NR NSA

 

No entanto, não se saberá se com a disponibilização da rede SA também irá estar disponível de imediato o VoNR e se estiver quais os telemóveis que são compatíveis. Caso não haja compatibilidade ou disponibilidade, as chamadas serão realizadas via 4G (VoLTE) ou 3G/2G, como acontece no 4G.

 

As características e acesso ao 5G SA podem variar consoante o país e por vezes o operador.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos,

Fiquem atentos ao Fórum NOS, em 2024, contamos em disponibilizar 5G Stand Alone. 

Obrigado,

Bom dia,

Vai ser preciso trocar o cartão sim para ter acesso ao 5G SA?

E para quando esta tecnologia? ja sei que vão lançar em 2024. 

O upgrade do cartão sera gratuito?

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Wesley M Lima, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, demonstração de interesse.

Assim que existam novidades, partilharemos convosco, aqui.

Obrigado

Reputação 3

Boa tarde,

Partilho um artigo do SAPO TEK, onde fazem a referência ao 5G Standalone e de acordo com o artigo, será necessário um cartão SIM recente e nem todos os telemóveis 5G serão compatíveis.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Bruno S.

Agradecemos a sua partilha. 
Assim que comece a ser disponibilizada a tecnologia, daremos mais informação. 

Contamos em disponibilizar 5G Stand Alone, no decorrer deste ano.
Obrigado,

NOS vai fazer o ‘upgrade’ da rede de quinta geração para 5G ‘puro’ até ao final do ano.

 

A NOS vai fazer o desenvolvimento (roll-out) da nova rede móvel de quinta geração – 5G Stand Alone (5G SA) – até ao final deste ano. A operadora de telecomunicações vai começar a massificação desta tecnologia ao longo dos próximos meses até que todo o 5G, como agora o conhecemos, seja substituído por esta nova versão, que é totalmente independente da rede 4G.

“Já nem comparamos as velocidades do 4G com 5G, apenas 4G com 5G SA, porque todo o 5G será 5G SA. Decorre um processo de certificação de terminais”, explicou Luís Miguel Santo, responsável de Rádio da NOS, numa demonstração realizada para o Jornal Económico (JE) e para imprensa especializada. “Graças ao Pai Natal, neste momento 75% dos smartphones adquiridos da NOS são 5G”, revelou ainda, sem detalhar valores de investimento.

A telecom liderada por Miguel Almeida só ainda não sabe se a utilização do 5G vai continuar a ser gratuita para os consumidores depois do próximo dia 31 de janeiro, quando termina o período de experimentação desta rede móvel, que compreende um tarifário sem custos adicionais, tal como na MEO e na Vodafone. O assunto está a ser analisado pela administração, de acordo com Luís Miguel Santo.

A equipa técnica sintetizou que o 5G abre uma nova página de desenvolvimento tecnológico, porque é uma rede programável, através do slicing, que consiste em reservar partes da rede para necessidades específicas dos clientes (microserviços). Por exemplo, infraestruturas críticas podem “fatiar” partes da rede (slicing) para determinados objetivos que tenham, sobretudo de segurança.

É também mais escalável, porque estende consoante o tráfego, e sustentável devido ao menor consumo energético. Para se ter uma noção concreta do que é possível economizar, o 4G com um consumo de 0,855 kWh e um débito de 0,3 Gbps resulta em 2,9 quilowatt-hora/gigabits por segundo (kWh/Gbps), ao passo que o 5G com consumo de 0,378 kWh, débito de 0,6 Gbps são 0,6 kWh/Gbps, perfazendo uma redução de 78%.

A média de velocidade deste “5G puro”, como é vulgarmente conhecido, para upload está nos 200 Mbps (megabits por segundo) e a de download 1000 Mbps. A latência (“demora”) ultrabaixa disponibilizada pelo 5G SA, inferior a 10 milissegundos (ms), melhora aplicações que requerem interação em tempo real, nomeadamente de realidade aumentada/virtual, jogos eletrónicos ou mesmo o controlo remoto de aparelhos, nomeadamente ecografias ou raio-X.

A empresa esclarece que uma fábrica pode ter dois serviços independentes, chamados slices, sendo que um é para a conectividade das máquinas (e questões de velocidade/latência ou isolamento) e outro para a restante ligação corporativa (acesso à internet, email, entre outros). Uma slice interna (rede privada) permite proteger informações de câmaras de vigilância, por exemplo. “É uma linha securizada que não vai sair dos servidores da fábrica e tem de processada localmente”, detalha Dorlinda Costa, responsável de Plataformas Core da NOS.

Cerca de um em cada quatro dos clientes da NOS tem equipamento 5G e, dessa amostra, a maioria (84%) utiliza a tecnologia frequentemente. A cobertura da população encontra-se nos 93% através de aproximadamente 4.200 estações. “Desde o início de 2024, os novos cartões [SIM] que estão a sair são compatíveis com 5G SA. Nos restantes, o cliente tem de demonstrar interesse em fazer o upgrade, embora com o SIM virtual não seja necessário”, afirmaram ainda Luís Miguel Santo e Dorlinda Costa, ao JE e às publicações especializadas em tecnologia.

Esta nova arquitetura (core) de dados foi criada em parceria com a Nokia e com a Ericsson, que se encarregou da componente de voz e perfil de cliente. O primeiro teste a este sistema em Portugal ocorreu a 27 de setembro de 2023. A Altice, dona da MEO, também fez uma parceria com a Nokia em abril do ano passado para fazer esta integração do 5G SA.

 

Ler mais aqui: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nos-vai-fazer-o-upgrade-da-rede-de-quinta-geracao-para-5g-puro-ate-ao-final-do-ano/

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

Reputação 7

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Bom dia @Wesley M Lima,

Não é verdade.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Wesley M Lima.

Estamos a acompanhar este tema, pelo que assim que tenhamos mais informações, partilharemos convosco.

Obrigado

Reputação 3

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Existem várias antenas a emitir o 5G SA há bastante tempo, no entanto, ainda não anunciaram a sua abertura.

O caso de trocar o cartão SIM, este poderá ser necessário, no entanto, aguardemos informação oficial, pois depende da versão do SIM.

 

Aproveito para reforçar que existem equipamentos 5G que não são compatíveis com o 5G SA e outros que necessitam que o fabricante atualize o software.

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Existem várias antenas a emitir o 5G SA há bastante tempo, no entanto, ainda não anunciaram a sua abertura.

O caso de trocar o cartão SIM, este poderá ser necessário, no entanto, aguardemos informação oficial, pois depende da versão do SIM.

 

Aproveito para reforçar que existem equipamentos 5G que não são compatíveis com o 5G SA e outros que necessitam que o fabricante atualize o software.

Sabe informar se o Samsung S22 Ultra e o S23 ultra são compatíveis com o 5G SA? 

Reputação 7

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Existem várias antenas a emitir o 5G SA há bastante tempo, no entanto, ainda não anunciaram a sua abertura.

O caso de trocar o cartão SIM, este poderá ser necessário, no entanto, aguardemos informação oficial, pois depende da versão do SIM.

 

Aproveito para reforçar que existem equipamentos 5G que não são compatíveis com o 5G SA e outros que necessitam que o fabricante atualize o software.

Sabe informar se o Samsung S22 Ultra e o S23 ultra são compatíveis com o 5G SA? 

 

Sim, um telefone 5G Ultra Wideband (UWB) pode ser compatível com redes 5G Standalone (SA), desde que o telefone suporte as especificações técnicas necessárias para ambas as tecnologias. Aqui estão os principais pontos a serem considerados:

  1. Suporte ao 5G Ultra Wideband (UWB):

    • Telefones que são anunciados como compatíveis com 5G UWB geralmente possuem modems que podem operar em faixas de alta frequência, como as faixas de ondas milimétricas (mmWave), que são comuns em implementações de UWB.
  2. Suporte ao 5G Standalone (SA):

    • O 5G SA opera de forma independente, sem depender da infraestrutura 4G existente. Os telefones precisam suportar os protocolos e faixas de frequência associados ao 5G SA, incluindo tanto as faixas abaixo de 6 GHz quanto as faixas de ondas milimétricas (mmWave).
  3. Telefones Dual-Mode:

    • Muitos telefones 5G modernos são projetados para serem dual-mode, o que significa que podem operar tanto no modo Non-Standalone (NSA), utilizando infraestrutura 4G existente para algumas funções, quanto no modo Standalone (SA), operando de forma independente.
  4. Compatibilidade com Faixas de Frequência:

    • Se um telefone suporta tanto as faixas de frequência usadas para 5G UWB quanto aquelas usadas para 5G SA, ele pode alternar entre as duas arquiteturas de rede com base na infraestrutura disponível.

Obrigado

Reputação 3

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Existem várias antenas a emitir o 5G SA há bastante tempo, no entanto, ainda não anunciaram a sua abertura.

O caso de trocar o cartão SIM, este poderá ser necessário, no entanto, aguardemos informação oficial, pois depende da versão do SIM.

 

Aproveito para reforçar que existem equipamentos 5G que não são compatíveis com o 5G SA e outros que necessitam que o fabricante atualize o software.

Sabe informar se o Samsung S22 Ultra e o S23 ultra são compatíveis com o 5G SA? 

 

Em princípio sim, pois é de gama alta. Agora pode ser necessário a Samsung atualizar a opção para a rede NOS, o que pode demorar.

 

No Brasil, os iPhones demoraram a conseguir utilizar a rede porque a Apple demorou a disponibilizar essa atualização.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu interesse e partilha com a comunidade @HASPT.

Contamos trazer mais novidades sobre este tema brevemente também. 

Obrigado

Boa tarde.

 Já agora, podiam também esclarecer os clientes se o actual cartao 4G, também dá para o 5G e 5G SA.

   Obrigada

Boa tarde.

 Já agora, podiam também esclarecer os clientes se o actual cartao 4G, também dá para o 5G e 5G SA.

   Obrigada

Penso que o presidente da NOS respondeu a minha questão, em parte:

“Desde o início de 2024, os novos cartões [SIM] que estão a sair são compatíveis com 5G SA. Nos restantes, o cliente tem de demonstrar interesse em fazer o upgrade, embora com o SIM virtual não seja necessário”

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nos-vai-fazer-o-upgrade-da-rede-de-quinta-geracao-para-5g-puro-ate-ao-final-do-ano/

Faltando saber se o meu SIM 4G também dá para , pelos menos, o 5G normal, porque de certeza que para o 5G SA será preciso outro.

Boa noite,

 

https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/5g-stand-alone-esta-quase-a-chegar-mas-tera-de-ter-um-smartphone-ou-equipamento-compativel-para-usufruir


https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nos-vai-fazer-o-upgrade-da-rede-de-quinta-geracao-para-5g-puro-ate-ao-final-do-ano/

 

A NOS fez uma apresentação pública esta semana dizendo que só os cartões SIM emitidos desde o início de 2024 são compatíveis com 5G SA. Assim posso concluir que todos os cartões SIM emitidos em 2023 são incompatíveis com o 5G SA?

 

No caso do eSIM, o que significa “atualizar o eSIM” (referido na notícia)? É mesmo necessário atualizar? As notícias dizem coisas muito diferentes e até opostas. Significa gerar um novo QR code? Dessa forma ter o cliente de se deslocar a uma loja NOS a pedir um eSIM? Não era altura de a NOS começar a enviar eSIM pela app como faz com a WOO?  Ou em alternativa a cópia impressa do QR code por correio como faz com os cartões SIM normais?

Boa tarde.

 Já agora, podiam também esclarecer os clientes se o actual cartao 4G, também dá para o 5G e 5G SA.

   Obrigada

Penso que o presidente da NOS respondeu a minha questão, em parte:

“Desde o início de 2024, os novos cartões [SIM] que estão a sair são compatíveis com 5G SA. Nos restantes, o cliente tem de demonstrar interesse em fazer o upgrade, embora com o SIM virtual não seja necessário”

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nos-vai-fazer-o-upgrade-da-rede-de-quinta-geracao-para-5g-puro-ate-ao-final-do-ano/

Faltando saber se o meu SIM 4G também dá para , pelos menos, o 5G normal, porque de certeza que para o 5G SA será preciso outro.

Perguntei o mesmo aqui

 

As notícias são um pouco contraditórias sobre o eSIM.

Reputação 7

Boa tarde,

 

Venho por este meio questionar se todos os eSIM emitidos antes de janeiro de 2024 são compatíveis com 5G SA. A NOS confirmou a vários órgãos de comunicação social que os eSIM emitidos após essa mês o são.

 

Fica a faltar informação sobre os eSIM anteriores a janeiro de 2024.

 

Obrigado

 

Boa tarde @CP001,

 

Segundo informações, os cartões SIM terão de ser trocados e os ESIM atualizados.

 

Obrigado

Comentário