Header
Respondido

Disponibilidade do 5G Standalone (NR SA) na NOS


Reputação 3

Boa tarde,

 

Gostaria de saber se a NOS já disponibiliza o 5G na sua versão standalone (SA) aos clientes, uma vez que ao forçar o meu telemóvel a utilizar apenas a rede 5G (excluindo então o 5G NSA que em simultâneo usa a voz 4G/LTE) fica em SA apenas em “Só Chamadas de Emergência”. Ao consultar as informações de rede, afirma que a rede 5G SA que estou conectado pertence à NOS e neste momento diz que estou conectado a antena gNB 34024:211 (zona do NorteShopping). De realçar que nas outras redes funciona perfeitamente, apenas não funcionando no 5G SA.

Quanto ao equipamento, estou a usar um Samsung Galaxy A52s 5G (quanto ao equipamento não tenho dúvidas que seja o problema), tarifário pós-pago em pacote TV de 50GB e cartão preparado para 5G (ativado em fev/23).

 

Agradeço um feedback quanto à dificuldade no acesso,

 

P.S.: Por algum motivo na publicação deste tópico no título o S da palavra NOS foi substituído por um link de um tópico do mesmo tema.

icon

Melhor resposta por João H. 12 December 2023, 17:48

Ver pergunta inicial

68 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos, 

A NOS já implementou na sua rede o 5G Stand Alone (SA), a versão mais pura da tecnologia 5G, e vai disponibilizá-lo em todo o território, para os seus clientes, durante 2024.

Aliado ainda pela NOS definir elevados padrões de seleção de parceiros, tendo em conta a garantia de segurança e qualidade, críticas na implementação de infraestruturas estratégicas para o país.
A 5G conta com tecnologia dos parceiros europeus Nokia e Ericsson.

Fiquem atentos a todas as novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Olá a todos,

Sendo este tópico mais antigo, todo o conteúdo acerca do 5G SA deveria ser discutido aqui para uma melhor organização do tema, até que a equipa crie um artigo oficial e ache, por bem, migrar todos os comentários.

Para desenvolvimentos da tecnologia, lançamentos de produtos/serviços 5G, conquistas, perguntas frequentes e mais temos o seguinte artigo:

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@Bruno S., agradecemos o seu comentário e demonstração de interesse. 

Continuamos a trabalhar para evoluir e continuarmos a ser pioneiros com a rede 5G em Portugal. De facto, como indicado pelo @Jorge C, existe já um comunicado quanto à transformação digital para pequenas e médias empresas.

Sugerimos que fique atento às novidades. Assim que as tenhamos, partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha quanto ao comunicado realizado no passado dia 23 de novembro de 2023, @Jorge C. No entanto, e após considerar o seu comentário neste artigo, parece-nos útil e vantajoso, para todos, que se dê continuidade sobre o 5G Stand Alone da NOS, uma vez que, aqui, já foi abordado e também esclarecido (atendendo à informação disponibilizada há meses atrás).

Estamos a acompanhar esta evolução, pelo que assim que tenhamos mais informação, partilharemos convosco. 

Assim, e conforme sugerido, também, pelo @Diogo, movemos o seu comentário em que partilha o comunicado para este artigo para que, por conseguinte, facilite a pesquisa de todos quanto a este tema e tenham um histórico sobre o tema. 

Quanto aos demais comentários, recordamos que o Fórum NOS visa a criação de um espaço harmonioso onde qualquer membro, seja ele cliente ou não, possa partilhar as suas questões, experiências ou feedbacks. Deste modo, contamos que os nossos Embaixadores consigam ajudar-nos nesta missão de cumprimento dos Termos e Condições e boas práticas do Fórum NOS para que possamos ajudar quaisquer outros membros. 

Após lermos atentamente todos os vossos comentários e denúncias quanto aos mesmos, eliminámos todos os comentários que não têm que ver com o objecto deste tópico. 

Contamos convosco para continuar o enriquecimento da informação e partilha com a comunidade.

Agradecemos a vossa compreensão. 
Obrigado,

Reputação 2
Crachá

Boa tarde,

A pergunta persistente é quando o 5G SA estará disponível para o público em geral, com a ativação do core da rede principal. A NOS já possui o 5G SA no hub 5G isso ja todos sabemos, mas a incógnita permanece sobre o lançamento para os clientes finais. Após meses tratando o assunto com certo sigilo, ainda não houve um lançamento concreto. Resta aguardar: será a Vodafone a primeira a lançar, ou ocorrerá quase simultaneamente ao lançamento da Digi para o público?

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde,

A pergunta persistente é quando o 5G SA estará disponível para o público em geral, com a ativação do core da rede principal. A NOS já possui o 5G SA no hub 5G isso ja todos sabemos, mas a incógnita permanece sobre o lançamento para os clientes finais. Após meses tratando o assunto com certo sigilo, ainda não houve um lançamento concreto. Resta aguardar: será a Vodafone a primeira a lançar, ou ocorrerá quase simultaneamente ao lançamento da Digi para o público?

Uma boa ideia, darem previsões seria algo que iria logo meter as pessoas com a expectativa controlada da tecnologia. Quando chega se chega primeiro para ilimitados como foi no caso do 5G, etc

Reputação 7
Crachá

Thanks pela partilha @Jorge C 

Concordo com o @luisbaker e @Celso Costa 

Para quando 

Reputação 3

NOS FAZ PARCERIA COM NOKIA PARA “ABRIR” A SUA REDE A PROGRAMADORES

 

“A NOS acaba de estabelecer uma parceria com a Nokia para abrir a sua rede 5G Stand Alone a programadores, permitindo-lhes tirar partido das caraterísticas inovadoras da rede. Através da plataforma “Network as a Code”, será possível desenvolver aplicações de software que beneficiem desta tecnologia, trazendo mais-valias para empresas e consumidores. (...)”

Para mais informação, aconselho a lerem o comunicado de imprensa emitido hoje.

Reputação 7

Caros membros da comunidade,

Gostaria de partilhar convosco um comunicado recente sobre a implementação do 5G Stand Alone pela NOS, que marca o segundo aniversário do lançamento do 5G em Portugal. Seguem abaixo alguns pontos importantes deste comunicado de imprensa:

  • A NOS foi a primeira operadora a lançar 5G em Portugal, em novembro de 2021.
  • Oferece uma cobertura 5G superior a 93% da população portuguesa.
  • Desenvolveu um novo Core de dados 5G SA em parceria com a Nokia.
  • Realizou melhorias nas plataformas de voz e cliente, em colaboração com a Ericsson.

Este novo Core de dados para o 5G Stand Alone (5G SA) representa um avanço significativo na rede móvel de última geração, possibilitando a disponibilização de serviços mais inovadores e pioneiros em Portugal.

A infraestrutura 5G SA promete uma gama de benefícios, como latência ultra baixa, qualidade de serviço garantida, redes privadas e suporte massivo a equipamentos IoT, entre outros. Este avanço, desenvolvido em parceria com a Nokia, visa proporcionar uma estrutura escalável, segura e cloud native.

Outro destaque vai para a crescente adesão dos clientes ao 5G, onde cerca de um em cada quatro clientes da NOS já possui um equipamento 5G. No âmbito empresarial, a NOS fechou acordos para mais de 500 projetos 5G/IoT em diversas áreas.

Adicionalmente, a tecnologia 5G SA permitirá a criação de arquiteturas virtuais segregadas, garantindo maior fiabilidade e gestão específica da procura de uma aplicação sem afetar as restantes.

Este é um marco importante na evolução da tecnologia móvel em Portugal, com impacto em setores como a saúde, retalho e indústria, possibilitando interações em tempo real e uma experiência de utilizador mais aprimorada.

Obrigado.

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Julgo que isso apenas a apple pode responder… 

5G standalone: a rede 5G SA está desativada por predefinição e os utilizadores podem ativá-la manualmente em Definições > Rede móvel. Adicionalmente, as organizações podem usar a nova chave EnableNRStandalone na sua carga útil de rede móvel privada.”

Compatibilidade do dispositivo Apple com redes privadas 5G e LTE - Suporte Apple (PT)

Muito bom artigo esse @Olaf. Obrigado pelo contributo

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Continuamos a acompanhar este tema e logo que tenhamos informações mais detalhadas serão partilhadas através desta via.🙂

A NOS define elevados padrões de seleção de parceiros, tendo em conta a garantia de segurança e qualidade, críticas na implementação de infraestruturas estratégicas para o país.
A 5G conta com tecnologia dos parceiros europeus Nokia e Ericsson.

Fiquem atentos a mais novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Reputação 3

Segundo o comunicado de imprensa de hoje, o 5G SA foi implementado na rede NOS, no entanto, a situação relata no início do tópico (o telemóvel fica em Só Chamadas de Emergência quando se coloca apenas 5G) persiste. A rede já está disponível para todos os clientes?

Reputação 2
Crachá

Boa tarde a todos,

Continuamos a acompanhar este tema e logo que tenhamos informações mais detalhadas serão partilhadas através desta via.🙂

A NOS define elevados padrões de seleção de parceiros, tendo em conta a garantia de segurança e qualidade, críticas na implementação de infraestruturas estratégicas para o país.
A 5G conta com tecnologia dos parceiros europeus Nokia e Ericsson.

Fiquem atentos a mais novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Bem, ninguém discorda disso, mas ao usar a desculpa dos 'altos padrões', para que serviu o comunicado de imprensa? Se a NOS defende tanto esses 'altos padrões', onde está o IPv6 disponível para todos os clientes, tanto da rede fixa quanto da móvel? Neste momento, a NOS nos vende apenas acesso à metade da internet, sem o IPv6 e sem acesso à internet que opera em IPv6.

Até agora, parece ser apenas uma estratégia de marketing, o que levou alguns jornais de tecnologia internacionais a cometerem equívocos em suas postagens, afirmando que a NOS lançou o 5G SA. Isso é totalmente falso, já que a NOS ainda não implementou o SA, e, se os clientes finais não têm acesso, não podemos considerar isso como um verdadeiro lançamento.

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos, @Celso Costa
Assim que tenhamos feedback, partilharemos, aqui, convosco. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua questão @CP001 e pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.
Movemos os seus comentários, do @HASPT e @Jorge C para este tópico que aborda o mesmo tema, de forma a manter a organização e facilidade na consulta de informação do Fórum.

Estamos a analisar a sua questão internamente @CP001, de forma a podermos clarificar com maior precisão.

Contamos ser breves na resposta.

Agradecemos a compreensão

Reputação 7

Segundo o comunicado de imprensa de hoje, o 5G SA foi implementado na rede NOS, no entanto, a situação relata no início do tópico (o telemóvel fica em Só Chamadas de Emergência quando se coloca apenas 5G) persiste. A rede já está disponível para todos os clientes?

 

Boa noite @Bruno S.,

Informo que já disponibilizei uma novidade sobre o assunto aqui 😎

Obrigado

Reputação 3

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Existem várias antenas a emitir o 5G SA há bastante tempo, no entanto, ainda não anunciaram a sua abertura.

O caso de trocar o cartão SIM, este poderá ser necessário, no entanto, aguardemos informação oficial, pois depende da versão do SIM.

 

Aproveito para reforçar que existem equipamentos 5G que não são compatíveis com o 5G SA e outros que necessitam que o fabricante atualize o software.

Reputação 7

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Existem várias antenas a emitir o 5G SA há bastante tempo, no entanto, ainda não anunciaram a sua abertura.

O caso de trocar o cartão SIM, este poderá ser necessário, no entanto, aguardemos informação oficial, pois depende da versão do SIM.

 

Aproveito para reforçar que existem equipamentos 5G que não são compatíveis com o 5G SA e outros que necessitam que o fabricante atualize o software.

Sabe informar se o Samsung S22 Ultra e o S23 ultra são compatíveis com o 5G SA? 

 

Sim, um telefone 5G Ultra Wideband (UWB) pode ser compatível com redes 5G Standalone (SA), desde que o telefone suporte as especificações técnicas necessárias para ambas as tecnologias. Aqui estão os principais pontos a serem considerados:

  1. Suporte ao 5G Ultra Wideband (UWB):

    • Telefones que são anunciados como compatíveis com 5G UWB geralmente possuem modems que podem operar em faixas de alta frequência, como as faixas de ondas milimétricas (mmWave), que são comuns em implementações de UWB.
  2. Suporte ao 5G Standalone (SA):

    • O 5G SA opera de forma independente, sem depender da infraestrutura 4G existente. Os telefones precisam suportar os protocolos e faixas de frequência associados ao 5G SA, incluindo tanto as faixas abaixo de 6 GHz quanto as faixas de ondas milimétricas (mmWave).
  3. Telefones Dual-Mode:

    • Muitos telefones 5G modernos são projetados para serem dual-mode, o que significa que podem operar tanto no modo Non-Standalone (NSA), utilizando infraestrutura 4G existente para algumas funções, quanto no modo Standalone (SA), operando de forma independente.
  4. Compatibilidade com Faixas de Frequência:

    • Se um telefone suporta tanto as faixas de frequência usadas para 5G UWB quanto aquelas usadas para 5G SA, ele pode alternar entre as duas arquiteturas de rede com base na infraestrutura disponível.

Obrigado

Reputação 3

Os jornalistas dizem que em Lisboa e Porto ja esta disponível, só que o cliente tem que atualizar o cartao SIM na loja. Isto é verdade? 

 

Existem várias antenas a emitir o 5G SA há bastante tempo, no entanto, ainda não anunciaram a sua abertura.

O caso de trocar o cartão SIM, este poderá ser necessário, no entanto, aguardemos informação oficial, pois depende da versão do SIM.

 

Aproveito para reforçar que existem equipamentos 5G que não são compatíveis com o 5G SA e outros que necessitam que o fabricante atualize o software.

Sabe informar se o Samsung S22 Ultra e o S23 ultra são compatíveis com o 5G SA? 

 

Em princípio sim, pois é de gama alta. Agora pode ser necessário a Samsung atualizar a opção para a rede NOS, o que pode demorar.

 

No Brasil, os iPhones demoraram a conseguir utilizar a rede porque a Apple demorou a disponibilizar essa atualização.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Wesley M Lima

Assim que comece a ser disponibilizada a tecnologia, daremos mais informação. 

Contamos em disponibilizar 5G Stand Alone, no decorrer deste ano.
Obrigado,

Reputação 7
Crachá +2

Boa partilha! Será que já se aplica aos residenciais e não às empresas?

Reputação 7

Boa partilha! Será que já se aplica aos residenciais e não às empresas?

 

Boa noite @Olaf,

Conforme é sabido a NOS já disponibiliza, desde maio de 2022, o 5G SA no seu Hub 5G & Transformação Digital, a sua incubadora de projetos 5G.

A comunicação social cita que "com os novos desenvolvimentos, entra-se agora numa nova fase, que tem como objetivo a disponibilização integral desta tecnologia”.

No entanto, no site institucional permanece ainda a informação que facultei anteriormente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu interesse e partilha com a comunidade @HASPT.

Contamos trazer mais novidades sobre este tema brevemente também. 

Obrigado

Boa tarde.

 Já agora, podiam também esclarecer os clientes se o actual cartao 4G, também dá para o 5G e 5G SA.

   Obrigada

Penso que o presidente da NOS respondeu a minha questão, em parte:

“Desde o início de 2024, os novos cartões [SIM] que estão a sair são compatíveis com 5G SA. Nos restantes, o cliente tem de demonstrar interesse em fazer o upgrade, embora com o SIM virtual não seja necessário”

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nos-vai-fazer-o-upgrade-da-rede-de-quinta-geracao-para-5g-puro-ate-ao-final-do-ano/

Faltando saber se o meu SIM 4G também dá para , pelos menos, o 5G normal, porque de certeza que para o 5G SA será preciso outro.

Comentário