Skip to main content
Header

Boa tarde,

 

Gostaria de saber se a NOS já disponibiliza o 5G na sua versão standalone (SA) aos clientes, uma vez que ao forçar o meu telemóvel a utilizar apenas a rede 5G (excluindo então o 5G NSA que em simultâneo usa a voz 4G/LTE) fica em SA apenas em “Só Chamadas de Emergência”. Ao consultar as informações de rede, afirma que a rede 5G SA que estou conectado pertence à NOS e neste momento diz que estou conectado a antena gNB 34024:211 (zona do NorteShopping). De realçar que nas outras redes funciona perfeitamente, apenas não funcionando no 5G SA.

Quanto ao equipamento, estou a usar um Samsung Galaxy A52s 5G (quanto ao equipamento não tenho dúvidas que seja o problema), tarifário pós-pago em pacote TV de 50GB e cartão preparado para 5G (ativado em fev/23).

 

Agradeço um feedback quanto à dificuldade no acesso,

 

P.S.: Por algum motivo na publicação deste tópico no título o S da palavra NOS foi substituído por um link de um tópico do mesmo tema.

Boa tarde @CP001 e @Bruno S.,

Agradecemos a sua mensagem e pedimos desculpa pela demora na resposta.

Confirmamos que, de momento, apenas o tarifário indicado tem incluído o acesso a 5G Standalone. Continuamos a trabalhar e a evoluir para para disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco no Fórum NOS.

Obrigado

E o lançamento público para nós que temos o ilimitado tá para quando ou é preciso ligar para o apoio e pedir para ativar? 

 

Há vários tipos de ilimitados (e preços diferentes), apesar de praticamente serem vendidos como fosse tudo o mesmo, apenas o que está no site deverá ter o Standalone atualmente.


@João H. O VoNR em 5G Standalone já se encontra disponível nesse tarifário que inclui o 5G Standalone?


Boa tarde @CP001 e @Bruno S.,

Agradecemos a sua mensagem e pedimos desculpa pela demora na resposta.

Confirmamos que, de momento, apenas o tarifário indicado tem incluído o acesso a 5G Standalone. Continuamos a trabalhar e a evoluir para para disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco no Fórum NOS.

Obrigado

E o lançamento público para nós que temos o ilimitado tá para quando ou é preciso ligar para o apoio e pedir para ativar? 

 

Há vários tipos de ilimitados (e preços diferentes), apesar de praticamente serem vendidos como fosse tudo o mesmo, apenas o que está no site deverá ter o Standalone atualmente.

Confirmei que o ilimitado max é aquele mas com outro nome 


Tenho o tarifário ilimitado max ja é possível pedir ativação do standalone?


Boa tarde a todos, 

De momento, apenas confirmamos que o tarifário indicado inclui o acesso ao 5G Standalone.

Continuamos a trabalhar para melhor e, por conseguinte, disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco no Fórum NOS.

Obrigado, 


E como faço para ativar o 5G standalone?


Boa tarde a todos, 

De momento, apenas confirmamos que o tarifário indicado inclui o acesso ao 5G Standalone.

Continuamos a trabalhar para melhor e, por conseguinte, disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco no Fórum NOS.

Obrigado, 

o tal tarifário indicado é o Sem Limites Max?


Sim é


Boa tarde a todos, 

De momento, apenas confirmamos que o tarifário indicado inclui o acesso ao 5G Standalone.

Continuamos a trabalhar para melhor e, por conseguinte, disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco no Fórum NOS.

Obrigado, 

E já existe zonas em que possamos aceder ao 5G SA? 


@Daniel S É verdade, mas por exemplo para pessoas que se desloquem entre zonas e que tenham equipamento ou cartão 3G pelo menos já ficam a saber antecipadamente que nessas zonas podem ter maior dificuldades de rede. Diria que para essas já é uma boa ajuda também


Ligando para o 16990 eles conseguem ativar o 5G standalone no meu tarifário Sem limites max?


@Daniel S É verdade, mas por exemplo para pessoas que se desloquem entre zonas e que tenham equipamento ou cartão 3G pelo menos já ficam a saber antecipadamente que nessas zonas podem ter maior dificuldades de rede. Diria que para essas já é uma boa ajuda também

Acho que era no tópico do desligamento do 3G essa questão 😅


Ligando para o 16990 eles conseguem ativar o 5G standalone no meu tarifário Sem limites max?

 

Boa tarde @Wesley M Lima,

Penso que apenas é necessário que se encontre numa localização com cobertura 5G SA e tenha um equipamento compatível.

Obrigado.


Boa tarde @Bruno S. e @Celso Costa,

Agradecemos a sua mensagem @Bruno S..

@João H. O VoNR em 5G Standalone já se encontra disponível nesse tarifário que inclui o 5G Standalone?

Atualmente não se encontra ainda disponível contudo, estamos a trabalhar para que seja disponibilizado futuramente. 

 

Agradecemos a sua questão @Celso Costa.

Boa tarde a todos, 

De momento, apenas confirmamos que o tarifário indicado inclui o acesso ao 5G Standalone.

Continuamos a trabalhar para melhor e, por conseguinte, disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco no Fórum NOS.

Obrigado, 

E já existe zonas em que possamos aceder ao 5G SA? 

De momento não temos novidades. Breve partilharemos mais informação sobre a disponibilização do 5G SA.

Logo que surjam mais informações, serão partilhadas através desta via. Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS. 🙂

Obrigado


https://www.nos.pt/movel/tarifarios-movel/tarifarios-movel-pos-pagos

 

https://web.archive.org/web/20240603160506/https://www.nos.pt/movel/tarifarios-movel/tarifarios-movel-pos-pagos

 

No site antigo constava a informação sobre este tarifário telemóvel ilimitado

 

O tarifário com dotação de dados ilimitada é apenas para utilização pessoal e exclusiva do utilizador final do serviço telefónico móvel da NOS e no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento

 

No caso de utilização indevida do serviço, a NOS reserva-se o direito de aplicar restrições à sua utilização, efetuar o desligamento ou retirar de serviço o respetivo cartão SIM.

 

No site novo apagaram este texto.

A NOS acabou com essa restrição? Era uma restrição que só existia neste tarifário. Nem os kanguru ilimitados têm essa restrição.


Boa tarde @CP001,

Agradecemos a sua mensagem.

A condição mantém-se, estando disponível no link que partilha. Detalhe-nos, por favor, qual a sua questão.

Obrigado


Boa noite,

 

Há 4 dias, quando publiquei aquela mensagem, a informação ainda não constava no site. Obrigado pelo aviso @João H. 

 

Lamento que mantenham uma limitação deste estilo, a meu ver sem sentido.


Boa tarde @CP001,

Agradecemos o seu testemunho.
Poderá ter existido uma atualização recente no respetivo documento pelo que agradecemos, ainda assim, o seu alerta para o assunto.

Compreendemos o tema, contudo não se trata de uma limitação, mas sim uma precaução contra uso indevido, a fim de garantir a qualidade de serviço e segurança aos restantes utilizadores.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 🙂

Obrigado


Boa noite, @João H.,

 

A limitação “utilização no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento” é desproporcionado. Nenhum outro tarifário NOS tem esta limitação nem o tarifário de banda larga móvel ilimitada. Como é que o tarifário mais caro de todos é o único que não pode ser usado fazendo hotspot móvel ou noutro tipo de equipamento?


Boa noite, @João H.,

 

A limitação “utilização no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento” é desproporcionado. Nenhum outro tarifário NOS tem esta limitação nem o tarifário de banda larga móvel ilimitada. Como é que o tarifário mais caro de todos é o único que não pode ser usado fazendo hotspot móvel ou noutro tipo de equipamento?

 

O tarifário em si está estipulado para utilização pessoal, porém, não sei se a NOS bloqueia o Hotspot.

Concordo com a sua opinião, não faz sentido a BLM Kanguru estar a cerca de metade do preço (período promocional) e permitir o Hotspot.


Bom dia, @CP001

Não detectamos alterações às características da Politica de Utilização Responsável, sendo uma característica do serviço e das normas de conduta à devida utilização dos tarifários comercializados pela NOS. Ora vejamos: 

Atualmente no site NOS:

No link de histórico do site NOS que nos dá: 

Sendo ainda uma regra transversal a qualquer tarifário, não podendo um tarifário destinado a clientes particulares , naturalmente, fazer uso para fins comerciais. 

Obrigado, 


@Mário P. já houve histórico de bloqueios a quem utilizou esse tarifário ilimitado fora de um telemóvel:

 

 

Não está em causa a parte respeitante à política comercial. Está em causa a NOS ter imposto no “tarifário com datação de dados ilimitada” a restrição de  “utilização no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento”. Outros operadores também o fazem, mas considero anacrónico, especialmente quando agora é o único tarifário com 5G Standalone disponível no país.


Boa noite, @João H.,

 

A limitação “utilização no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento” é desproporcionado. Nenhum outro tarifário NOS tem esta limitação nem o tarifário de banda larga móvel ilimitada. Como é que o tarifário mais caro de todos é o único que não pode ser usado fazendo hotspot móvel ou noutro tipo de equipamento?

 

O tarifário em si está estipulado para utilização pessoal, porém, não sei se a NOS bloqueia o Hotspot.

Concordo com a sua opinião, não faz sentido a BLM Kanguru estar a cerca de metade do preço (período promocional) e permitir o Hotspot.

 

Já agora partilho a informação que existe, neste outro tópico que suponho que esteja atualizado, cuja “melhor resposta” é bem clara sobre a ausência de limitações na NET móvel.

Obrigado.


Pois. Na Net móvel não limitam e no telemóvel ilimitado… limitam


Pois. Na Net móvel não limitam e no telemóvel ilimitado… limitam

 

Na minha opinião a informação deveria estar bem clara e visível no site de adesão.

Não me parece transparente que apareça num documento no fim do site.

 

Como esclarecimento da Autoridade Reguladora Nacional.

 

Em junho de 2014, a ANACOM proibiu aos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas a utilização da expressão ''tráfego ilimitado'' ou ''chamadas/SMS ilimitadas'' quando se trate de ofertas de serviços de comunicações eletrónicas que têm limites.

 

Só podem ser assim qualificadas as ofertas que sejam efetivamente disponibilizadas ''sem limites'' ou ''sem restrições'' ao longo de todo o período de duração do contrato.

 

Determinou ainda que as condições de oferta devem incluir informação clara e transparente sobre eventuais medidas restritivas ou de condicionamento de tráfego que, com caráter excecional, possam existir (o que deverá ser expressamente mencionado).

 

Nas ofertas de tráfego ilimitado só se admitem medidas restritivas de caráter excecional e que se destinem a evitar que seja esgotada a capacidade num segmento de rede. Terão de ser (i) adequadas, (ii) proporcionais, quanto ao fim, à medida em si e à respetiva duração e (iii) equitativas no tratamento dos diferentes utilizadores com o mesmo tarifário/pacote.

 

ℹ️ ANACOM

Obrigado.


Comentário