Skip to main content
Header
Bruno S.
Terabyte
June 21, 2023
Respondido

Disponibilidade do 5G Standalone (NR SA) na NOS

Boa tarde,

Gostaria de saber se a NOS já disponibiliza o 5G na sua versão standalone (SA) aos clientes, uma vez que ao forçar o meu telemóvel a utilizar apenas a rede 5G (excluindo então o 5G NSA que em simultâneo usa a voz 4G/LTE) fica em SA apenas em “Só Chamadas de Emergência”. Ao consultar as informações de rede, afirma que a rede 5G SA que estou conectado pertence à NOS e neste momento diz que estou conectado a antena gNB 34024:211 (zona do NorteShopping). De realçar que nas outras redes funciona perfeitamente, apenas não funcionando no 5G SA.

Quanto ao equipamento, estou a usar um Samsung Galaxy A52s 5G (quanto ao equipamento não tenho dúvidas que seja o problema), tarifário pós-pago em pacote TV de 50GB e cartão preparado para 5G (ativado em fev/23).

Agradeço um feedback quanto à dificuldade no acesso,

P.S.: Por algum motivo na publicação deste tópico no título o S da palavra NOS foi substituído por um link de um tópico do mesmo tema.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde a todos,

Três anos depois de ter sido a primeira a lançar o 5G, em Portugal, a NOS é agora a primeira a disponibilizar o 5G+ aos seus clientes, uma rede ainda mais rápida e sustentável. 📶🛜

Saiba mais sobre o 5G+ da NOS, também tecnicamente conhecido por 5G Stand Alone (SA),  através do nosso artigo:

Obrigado

140 Comentários

luisbaker
Megabyte
June 8, 2023

Eu gostaria de saber informacoes sobre o lançamento da rede 5G no modo Standalone (SA) por parte da NOS.
Atualmente, a NOS já oferece a tecnologia 5G no modo Non-Standalone (NSA), mas estou curioso para saber quando podemos esperar a ativação da rede 5G no modo SA.

Para aqueles que não estão familiarizados com os termos, o modo NSA é a primeira fase de implantação do 5G, em que a rede utiliza uma combinação de tecnologia 4G e 5G para oferecer velocidades mais rápidas e menor latência. No entanto, o modo SA é considerado a verdadeira 5G, no qual a rede é totalmente baseada na tecnologia 5G, sem a dependência do 4G.

Gostaria de saber quando a NOS planeja disponibilizar o modo SA em sua rede 5G.
Há algum cronograma estabelecido para isso? Além disso, seria interessante saber quais serao os parceiros e fornecedores envolvidos nessa implementação.

João H.
Gestor da comunidade
June 8, 2023

Boa noite @luisbaker,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não possuímos informações sobre este tema. Logo que tenhamos mais informações serão partilhadas através desta via.

Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
June 21, 2023

Boa noite @Bruno S.,

Partilho consigo um artigo da NOS neste site.

Para mais detalhes sobre o problema, esperemos uma resposta da equipa de moderação.

Obrigado

Bruno S.
Terabyte
June 22, 2023

Boa noite @Bruno S.,

Partilho consigo um artigo da NOS neste site.

Para mais detalhes sobre o problema, esperemos uma resposta da equipa de moderação.

Obrigado

Obrigado pela partilha do artigo, dá para entender que pretendem lançar oficialmente ainda este ano e esperemos que assim o seja, para descongestionar a rede 4G.

Espero que tenha ajudado! 😊 Deixa um 👍 se ajudei! AVISO: Sou apenas cliente da NOS e entusiasta de tecnologia, pelo que qualquer informação será do meu próprio conhecimento e experiência na NOS. As respostas oficiais da NOS apenas serão feitas pelos moderadores destacados no fórum.
Mário P.
Gestor da comunidade
June 23, 2023

Bom dia a todos, 

@Bruno S., agradecemos o seu comentário e demonstração de interesse. 

Continuamos a trabalhar para evoluir e continuarmos a ser pioneiros com a rede 5G em Portugal. De facto, como indicado pelo @Jorge C, existe já um comunicado quanto à transformação digital para pequenas e médias empresas.

Sugerimos que fique atento às novidades. Assim que as tenhamos, partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
luisbaker
Megabyte
June 27, 2023

Obrigado pela resposta. Poderia dizer-me quais são as fabricantes parceiras da NOS para as antenas e o material para a rede móvel? Não consigo encontrar nada online. Existem quatro grandes empresas que fornecem material para a rede móvel: Ericsson, Nokia, Samsung Networks e Huawei. No entanto, não sei qual delas a NOS utiliza ou se utiliza várias delas.

Jorge C
Super User
Super User
June 27, 2023

Boa noite @luisbaker,

O assunto já foi abordado aqui.

Obrigado

luisbaker
Megabyte
June 28, 2023

Bom dia a todos, 

Continuamos a trabalhar para evoluir e continuarmos a ser pioneiros com a rede 5G em Portugal. De facto, como indicado pelo @Jorge C, existe já um comunicado quanto à transformação digital para pequenas e médias empresas.

Sugerimos que fique atento às novidades. Assim que as tenhamos, partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

Alguma maneira de entrar no beta test? 🤭 tenho conhicemento que vai ser realizado um beta test como foi na epoca do 5G DSS

Bruno S.
Terabyte
June 28, 2023

Bom dia a todos, 

Continuamos a trabalhar para evoluir e continuarmos a ser pioneiros com a rede 5G em Portugal. De facto, como indicado pelo @Jorge C, existe já um comunicado quanto à transformação digital para pequenas e médias empresas.

Obrigado

Alguma maneira de entrar no beta test? 🤭 tenho conhicemento que vai ser realizado um beta test como foi na epoca do 5G DSS

Provavelmente irá ser apenas reservado ao "Sem Limites Max" (podiam também colocar na beta os de 50GB e 100GB, no meu caso tenho 3x50GB e nunca fazia sentido o ilimitado) e depois chegam aos outros tarifários. Agora será provável cobrarem o 5G SA e deixarem o NSA e DSS gratuito.

Espero que tenha ajudado! 😊 Deixa um 👍 se ajudei! AVISO: Sou apenas cliente da NOS e entusiasta de tecnologia, pelo que qualquer informação será do meu próprio conhecimento e experiência na NOS. As respostas oficiais da NOS apenas serão feitas pelos moderadores destacados no fórum.
luisbaker
Megabyte
June 28, 2023

Bom dia a todos, 

Obrigado

Provavelmente irá ser apenas reservado ao "Sem Limites Max" (podiam também colocar na beta os de 50GB e 100GB, no meu caso tenho 3x50GB e nunca fazia sentido o ilimitado) e depois chegam aos outros tarifários. Agora será provável cobrarem o 5G SA e deixarem o NSA e DSS gratuito.

No caso da SA eu acho que vai ser o equipamento que vai limitar e nao o tarifario
Porque os iphones nao ainda funcionam com o SA europeu so os S22+S23 e os xaiomi 12/13