Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
November 4, 2020
Destaque

Internet NOS – Como medir e fazer o teste de velocidade da Internet

Speedtest da NOS está disponível diretamente no nosso site, sem precisar de instalar nada, sem complicações!

Faça o teste de velocidade da NOS e descubra quão rápida é a sua internet em download, upload, estabilidade e latência. O teste pode ser realizado através do seu computador no site NOS

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O que é o Speedtest da NOS

O Speedtest é uma ferramenta gratuita que te permite medir, em segundos, o desempenho da sua ligação à internet. Em concreto, consegue ver:

• Velocidade de Download — quão rápido recebe dados (séries, ficheiros, páginas web, entre outros)
  • Velocidade de Upload — quão rápido envia dados (videochamadas, partilha de ficheiros, e muito mais)
  • Latência (Ping— o tempo que a informação demora a "ir e voltar", essencial para quem joga online
  • Jitter – a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

Como fazer o teste

Mais simples não pode ser:

1. Aceda a nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet;
  2. Leia os Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest;
  3. Selecione o botão "Iniciar” para iniciar o teste, e aguarde alguns segundos para ter o seu teste de velocidade.
  4. Por fim tem o resultado do teste, que são medidos 4 componentes:
    • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
    • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
    • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milissegundos que demora a enviar e a receber dados.
      Quanto mais baixo estiver, melhor.  
    • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.
      Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

Dicas para um teste mais fiável 💡

Para garantir que o resultado é o mais real possível, recomendamos que:

• Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit 
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior (em vez de Wi-Fi)
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • Confirme que o seu computador tem todas as atualizações em dia
  • Faça o teste mais do que uma vez e compare os valores ao longo do dia e semana, para perceber se existem oscilações 

⚠️ Atenção: Se estiver em Wi-Fi, os valores podem ser inferiores ao contratado, e isso é normal. O Wi-Fi tem variáveis como a distância ao router, paredes e interferências que podem afetar a velocidade. Tenha ainda em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes, assim como o número de equipamentos ligados à Internet e ainda condições de propagação e interferência do sinal de rede ou Wi-Fi.

Os resultados são inferiores ao contratado?

Há algumas ações que pode tentar para resolver dificuldades com a velocidade de acesso:

• Reinicie o router
  • Verifique se tem muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo
  • Experimente fazer o teste a diferentes horas do dia

Saiba também como resolver avarias de internet em: 

Conheça aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet. 
Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, escolha a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Evite também colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

Se precisar da nossa ajuda, fale connosco, estamos sempre disponíveis. :relaxed: 

Partilhe os seus resultados aqui nos comentários! Curiosos para ver quem tem a ligação mais rápida por aqui! 😄

109 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Super User
January 22, 2021

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

Kilobyte
January 22, 2021

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

Ana P.
Moderador
January 25, 2021

Olá a todos, 

Lamentamos a demora na resposta. 

@MÓNICA PINELA, a comunidade deu uma boa ajuda!

Para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. Vamos verificar o que se passa. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
January 25, 2021

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

1)Cabo de Rede

Se essa imagem é da placa está ligada a 1Gbps logo deveria conseguir os 200M sem grandes problemas, mas, porque existe sempre um mas..

Caso o PC já tenha alguma idade poderá não conseguir suportar esse valor, posso dar-lhe um exemplo, um PC com 2Gb/4Gb de Ram e com disco mecanico (não SSD) não muito recente pode não conseguir suportar mais que esse valor, e visto que o download e upload são muito similares iria nessa direção, falo por experiência própria de testes que fiz.

Abra o gestor de tarefas do windows e enquanto faz o teste de velocidade veja os graficos do CPU e RAM, caso algum deles chegue aos 100% é provavelmente essa a limitação que impede a velocidade de subir até aos 200Mb.

2) Wifi

Quanto ao WIFI ter os mesmos resultados.

Se for wifi 2.4G dificilmente vai conseguir mais de 50/60Mb limitação da própria tecnologia.

Já se for com wifi 5G ai sim, dependendo do telemóvel poderia conseguir, mas mais que o telemóvel também o ruído dos router dos vizinhos, se viver em um prédio com muitas redes nunca o vai conseguir.

O máximo que consegui em 5G foi cerca de 280Mb mas o normal é andar nos 150Mb, já o 2.4G é mais estável e anda sempre nos cerca de 40Mb.

Boa sorte :)

Megabyte
February 6, 2021

Boa tarde. 

Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado. 

Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano... 

Megabyte
February 6, 2021

Boa tarde. 

Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado. 

Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano... 

Isso parece-me mesmo haver problemas graves, possivelmente perda de pacotes.

Faça o teste em speedtest.nos.pt

Quando faz o teste ele gera um ID, depois ligue o 16990 e fale com um operador e explique a situação e pode indicar esse mesmo ID para eles verificarem.

Diria que deve ter pouca potencia a chegar ou muito ruido no cabo, mas eles certamente saberão avaliar melhor pois conseguem aceder remotamente ao seu router para ver os valores e se tal não for possivel como me aconteceu uma vez, enviam um tecnico a sua casa para analisar o que se passa.

Megabyte
February 7, 2021

Obrigado. 

A minha Internet não é fibra, é satélite. 

Irei tentar.

Já da outra vez fizeram isso, de telefonar para resolver a situação, mas passados poucos dias voltou ao mesmo. 

Obrigado pela sua resposta. 

Kilobyte
February 7, 2021

Bom dia, sou novo no fórum e tenho andado a adiar falar convosco mas não posso continuar sem dizer nada! A minha Internet está constantemente a ir abaixo desde que instalei o serviço! Não sei se será por esse motivo que a box da UMA também bloqueia imensas vezes e só fica resolvido após tirar o cabo de alimentação e voltar a colocar. Tanto usando cabo de rede como Wi-Fi acontece o mesmo, por dia chego a ficar sem Internet 20 vezes! Eu estou em teletrabalho!! Outra situação é que tenho contratados 500MB mas no teste de velocidade é sempre inferior a 100MB...Agradeço uma resposta e ajuda o mais breve possível.

Obrigado

Enfrento o mesmo problema sempre.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
February 7, 2021

@PATRICK ARTHUR PAIVA Boa noite, pode fazer um teste num pc ligado por cabo de rede ao router aqui? Testes de Velocidades - NOS

Verifique também se a sua placa de rede é de 1 GB

Abra o centro de rede e partilha

Carregue em ligação de Área Local

Inês B.
Moderador
February 9, 2021

Olá @PATRICK ARTHUR PAIVA,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Partilhe connosco o teste de velocidade. Não se esqueça de o fazer por cabo de rede.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.