Header
Destaque

Wi-Fi - Dicas & Conselhos


Reputação 7
Crachá +6

Agora que compreende melhor o que é o Wi-Fi e de falarmos sobre as normas e bandas queremos partilhar consigo algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi.

  • Coloque o router no melhor lugar possível - escolha um local alto e sem obstáculos. O ideal é pedir aos técnicos que deixem o equipamento no local mais central da casa e numa posição alta, para garantir a melhor cobertura de sinal. Evite esconder o router atrás de móveis, televisões ou aquários.
  • Aumente a segurança da rede - mantenha a palavra passe que bem configurada, ou altere para uma que cumpra todos os requisitos de segurança, para evitar que outras pessoas utilizem a sua rede. Se alterar o padrão de segurança, escolha a opção WPA2 ou WPA.
  • Verifique os acessos à rede - se muitos dispositivos utilizarem a rede, é possível que um deles consuma grande parte da largura de banda disponível. Torrents, jogos online ou streaming de vídeo estão entre os acessos que consomem grande parte da largura de banda. Para saber quem está ligado à sua rede aceda à página aminhanet.nos.pt.
  • Reinicie o router regularmente - tal como o PC, é recomendável reiniciar regularmente o router para que este esteja sempre atualizado e com o melhor desempenho.
  • Utilize equipamentos de reforço - para aumentar a cobertura Wi-Fi em sua casa, pode utilizar repartidores, extensores ou powerlines que, dependendo do que precisa, vão emitir ou reproduzir o sinal Wi-Fi. Conheça a solução Wi-Fi Total e tenha internet em toda a casa.
  • Utilize uma ligação por cabo - sabendo como funciona o Wi-Fi, sabe que existem limitações e interferências. Se precisar de uma ligação com condições ideais de velocidade, ligue o seu equipamento diretamente ao router por cabo de rede (cabo RJ45).
  • Mantenha os equipamentos "limpos" – por vezes, o motivo da velocidade lenta não é da rede, mas do dispositivo utilizado. Se utilizar um computador, faça um scan como seu antivírus de forma a indentificar e eliminar malware. Num telemóvel android, procure por apps que consumam memória RAM e force o encerramento das mesmas através das definições.
  • Procure um canal de transmissão livre – Aceda à página aminhanet.nes.pt e aceda ao menu Wi-fi. Aqui pode escolher um canal Wi-Fi específico para a sua rede. Procure aquele que tem um valor mais próximo de 0dBm, este é aquele canal com menos interferências. Contudo se reiniciar regularmente o router, este fará automaticamente esta pesquisa e atualziação. Saiba como o fazer aqui.
  • Configure as bandas do router - se tiver um equipamento que emita nas duas frequências (2.4GHz e 5GHz), mude o nome das redes para saber sempre a qual se está a ligar. Assim, se estiver perto do router ligue-se à rede de 5Ghz, estando mais longe, escolha a rede 2.4GHz. Saiba como o fazer aqui.
  • Torne o browser mais leve - é normal que ao longo do tempo adicione extensões ao seu browser. Contudo, a certa altura estas ferramentas serão o problema e não uma solução. Veja regularmente se ainda utiliza os add-ons e remova os que não utiliza.

O que achou dos nossos artigos? Partilhe as suas dicas e conselhos com a comunidade!

Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS. 
Fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊


62 Comentários

Reputação 1
Crachá
Boa Tarde

Ultimamente tenho andado com problemas no modem, basta-me sair da divisão onde está e perco logo sinal, quais seriam as melhores configurações para o aparelho.

Obrigado.
Reputação 1
Boa tarde já pensaram realmente em rever a velocidade que dizem que teem e que nós pagamos. Mas velocidade nada, tipo carro dos anos 60 a 80 e tem de ser a descer. Pois é tenho 2 contratos com vocês e estou desejoso que acabe a fidelização o que falta pouco tempo. E depois XAU
Reputação 7
Crachá +2
@Manuel Bartolo mudaste o router de lugar ou algo na divisão onde ele está? já o reiniciaste?
Eu posso usar o cartao Bismart com o router da Nos?... Nao sei activa lo e pensei q este cartao me resolveria o problema de estar sempre a perder acesso a net nas deslocaçoes.... Help
Reputação 7
Crachá +2
Se compraste o router há pouco tempo em principio está desbloqueado.
Boa tarde Oscar 7, obrigado. No seguimento... basta me ter activado o serviço Bismart? E um isp? ou tenho que ter uma ja ligaçao a internet, porv exemplo atraves da Nos, e a Bismart e apenas uma Vnp?

Obrigado
Reputação 7
Crachá +2
@luis acacio pelo que estive a ler a bismart é um isp. Se fosse a ti contactava mesmo a empresa para esclarecer como activar o cartão e perguntar se podes usar o cartão num router que não o deles.



Se tiveres um router da nos desbloqueado em principio funciona, mas sendo uma empresa que não conheço é mesmo melhor falares com eles.
obrigado Oscar 7,vou fazer o teste.Na realidade parece que nao so posso usar um router da NOS como posso adquirir o cartao da Bismart numa loja NOS. Independentemente disso, e realmente um isp, no sentido em que me basta ter o serviço deles, sem qualquer ligaçao previa com outro operador..

Obrigado 🙂
Wifi com Router Wi-Fi 4.0 desaparece da lista de AP's

Sempre que um AP com mac 00:0a:3b (GTC Semiconductor) aparece no espectro o meu Router deixa de estar visível. A selecção automática de canal só ajuda a resolver o problema quando o Router arranca, ou seja quando há problema, re-iniciar o router permite que este procure um canal, mas isso só funciona até que o referido AP se aproxime do canal do meu Router. A melhor estabilidade de consegui foi "encostar" o meu Router ao canal 13, mas hoje nem isso foi suficiente: o meu Router ficou invisível até que mudou de canal sem que eu o tenha mudado! Voltei a entrar no Router e a mudar para o canal 13. Se não encontrar uma solução vou ter desligar o AP do Router e ligar um que compre porque este da NOS "desaparece" com a proximidade do GTC...
@José Jorge, supondo que o equipamento que refere esteja configurado como AP (diferente de extender), o SSID do AP é igual ao do router?
O AP que interfere não é meu e apesar de ter tentado localizá-lo fisicamente com o Wifi Analyser, não consegui. O SSID deste AP é diferente do do meu Router.
@José Jorge, o problema reside apenas na visibilidade da rede, ou tambem nao consegue aceder?

O problema acontece com qualquer device?

Na configuraçao dos devices, opçoes como:

"Ligar mesmo que a rede nao esteja a difundir"

"Apenas redes com ponto de acesso (infraestrutura)"

"Ligar automaticamente as redes nao-preferidas"

"Liga quando esta rede estiver ao alcance"

nao teem qualquer efeito?
Reputação 1
Boas,



Tenho um ZonHub 3.0, e atualmente existe um comportamento que continua a não me fazer sentido:



- existe demasiados equipamentos Wifi a utilizar o mesmo Canal / Banda (já está optimizado com o apoio técnico da NOS, Obrigado),

- tenho nos meus dispositivos móveis a AP da Nos Wifi, que permite utilizar a ZON-FON;

- tenho o meu Hub a rede ZON-FON ativa;



Quando chego a casa, e apesar ter como opção dar prioridade às redes privadas e guardadas, muitas das vezes liga-se a ZON-FON, porque não encontra a rede NOS do ZonHub. Até eu desligar e forçar nova procura de redes (e lá ela aparece).



Alguma Dica?
Reputação 7
Crachá +2
Talvez não seja a solução mais prática, mas podes esquecer a rede nos wi-fi.
Bom dia



Eu gostaria de saber porque é que existe uma diferença tão grande a nivel de velocidade wireless para cabo, tenho um serviço com 200mbs, por cabo tenho 170mbs e os vossos serviços dizem que é normal, logo aqui começa mal porque não é isso que estou a pagar, e por wireless tenho apenas 50mbs, já para não falar na qualidade de sinal do router que é uma valente porcaria.
Reputação 7
Crachá +5
Bom dia, faça uma revisão ao Router, verifique se as 2 extremidades do cabo de rede estão bem apertadas, faça Reset, na parte lateral do Router por cima da porta USB há um buraquinho, introduza um palito e pressione durante 10 segundos para repor os parâmetros originais, Reinicie o Router, se não melhorar clarifique a situação com o fornecedor ligando para o apoio técnico. Cumprimentos.
Reputação 4
Crachá
Bom dia



Eu gostaria de saber porque é que existe uma diferença tão grande a nivel de velocidade wireless para cabo, tenho um serviço com 200mbs, por cabo tenho 170mbs e os vossos serviços dizem que é normal, logo aqui começa mal porque não é isso que estou a pagar, e por wireless tenho apenas 50mbs, já para não falar na qualidade de sinal do router que é uma valente porcaria.




As velocidades wifi não são de todo comparáveis com as de cabo. Se estiveres a usar uma rede 2.4Ghz (a mais habitual nos routers antigos), o valor de 50Mb é o normal para este tipo de ligaçao.

Quanto à ligaçao por cabo, era conveniente fazeres um teste neste site: https://dslreports.com/speedtest/, e postares aqui os resultados.
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Joao felix.



Queremos ajudar, contudo uma vez que se trata de uma situação específica do seu serviço, pedimos que nos ligue para fazermos alguns despistes técnicos. Saiba aqui para onde ligar.
Boa Tarde

Ultimamente tenho andado com problemas no modem, basta-me sair da divisão onde está e perco logo sinal, quais seriam as melhores configurações para o aparelho.

Obrigado.




Tem me acontecido exactamente o mesmo... há uma semana que não tenho wi-fi nas outras partes da casa quando sempre tive. E o que me sugerem por telefone é adquirir hardware que permita ter internet em outras partes da casa... Alguém sabe de outra solução?
Reputação 7
Crachá +1
@Ana_Pires já experimentaste fazer alguns dos conselhos que estão neste tópico?

Congestionamentos Wi-Fi





Estabelecer entre vizinhos um plano informal de utilização de canais, parece ser o procedimento mais eficaz para a melhoria das condições de utilização do Wi-Fi nas regiões mais densamente povoadas.



No espectro rádio, a região alocada para o uso de Wi-Fi (2,4 GHz), é dividida em canais de 20 a 22 MHz de largura. Embora possa parecer que o seu router Wi-Fi tem 11 ou mais canais, apenas alguns desses canais podem ser usados ao mesmo tempo sem potencialmente interferir uns nos outros.



Quando se procuram redes disponíveis num telefone ou computador e se encontram mais de três routers de 2,4 GHz (um cenário provável para quem não vive num ambiente rural), ou se encontrar apenas três, mas qualquer um deles não está no canal 1, 6 ou 11, existirá interferência certamente.



Temos assim um número definido de canais que não interferem.

À medida que mais e mais routers são colocados on-line e mais e mais dispositivos se ligam a eles, a interferência torna-se a norma.

No mundo Wi-Fi, quando duas conversas colidem, todos os dispositivos ficam em silêncio e, em seguida, tentam conversar novamente mais tarde. A quantidade de tempo que eles esperam é determinada por um atraso de tempo exponencialmente crescente, conhecido como backoff. Com mais colisões, o backoff aumenta e o Wi-Fi fica mais lento e menos confiável.



Hoje, o congestionamento em muitas regiões é tal que praticamente impossibilita o uso da banda de 2,4 GHz para transferência de dados a taxas elevadas.



Portanto, temos um número limitado de faixas na auto-estrada Wi-Fi em que os sinais podem viajar sem diminuir o tráfego geral. Mas não são apenas os dispositivos que contribuem para o congestionamento. São as próprias redes.



Mover as comunicações Wi-Fi de 2,4 GHz para 5 GHz, inicialmente ajudou no congestionamento, mas sacrificou a cobertura. Então, muitos consumidores recorreram a soluções simples, como extensores de alcance de rede ou redes mesh, para obter Wi-Fi em todos os cômodos das suas residências. Esses extensores ou redes mesh são colocados nos limites de alcance de um router, onde os sinais de transmissão desaparecem. Esses dispositivos ouvem todas as transmissões e depois retransmitem-nas num nível de potência mais alto, às vezes num canal diferente. Assim, acabamos todos com mais sinais Wi-Fi sobrepostos nas mesmas faixas de frequência.



Há muito que reina a anarquia nos 2,4 Ghz, com os mais diversos equipamentos a usarem canais muito próximos ou sobrepostos (telemóveis, routers, câmaras, consolas de jogo, TV's, portáteis, ratos, impressoras, micro-ondas e até mesmo microfones sem fios).



No mundo do aeromodelismo, onde também se usam os 2,4 Ghz para RC, perder o controlo por interferência de sinais, pode resultar na perda total do modelo. Aqui, é elementar adotar procedimentos que garantam a separação suficiente de canais nos casos em que se verifiquem voos em simultâneo.



Melhor do que o seu ISP, seja ele qual for, os seus vizinhos são quem o podem ajudar a estabelecer uma zona livre de interferências em redor das vossas habitações.
Eu tenho muitos problemas com a conexão do wi-fi na minha moradia, principalmente a noite tem momentos que até desisto de acessar algum site.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Kássia Brandão.



Já experimentou os despistes que sugerimos neste tópico?
Olá @Tiago C. EU experimentei sim, não obtive sucesso. Porém o técnico da NOS esteve aqui na minha moradia e resolveu o problema. Na verdade o problema estava na instalação que foi feita mal feita e ainda por cima a minha rede não tinha identificação, pois o técnico que instalou não o fez 😒. Quanto a questão da conexão ficar oscilando esse técnico que fez o reparo hoje me falou que estaria resolvido. Vamos ver no decorrer do dia 😊. Ele também deu-me a sugestão de por um repetidor de sinal para que o sinal do wi-fi chegue em condições até os quartos. Enfim agradeço a todos pela ajuda.
Tenho um router 3.0 e tenho pouco sinal de wifi em casa.

Como posso ter a wi.fi a chegar a mais pontos de casa.

Qual é melhor, um repetidor ou um extensor ?

E marcas



Obrigada

Comentário