Wi-Fi - Dicas & Conselhos
Depois de lhe dizermos o que é o Wi-Fi e de falarmos sobre as normas e bandas queremos dar-lhe algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi. E temos dicas até para os utilizadores mais experientes!
Se se considera um utilizador regular, deixamos oito dicas para melhorar o sinal e a cobertura Wi-Fi.
- Coloque o router no melhor lugar possível - escolha um sitio alto e sem obstáculos. O ideal é pedir aos técnicos que deixem o equipamento no local mais central da casa e numa posição alta, para garantir a melhor cobertura de sinal. Evite esconder o router atrás de móveis, televisões ou aquários.
- Há fatores que limitam a cobertura e qualidade do Wi-Fi - telefones sem fios e micro-ondas estão entre os equipamentos que mais causam interferência numa rede Wi-Fi. Paredes grossas, azulejos e espelhos também interferem com o sinal.
- Aumente a segurança da rede - mantenha a palavra passe que vem configurada, ou altere para uma que cumpra todos os requisitos de segurança, para evitar que outras pessoas utilizem a sua rede. Se alterar o padrão de segurança, escolha a opção WPA2 ou WPA. No endereço MAC da placa de rede, pode também limitar o número de ligações ao router.
- Verifique os acessos à rede - se muitos dispositivos utilizarem a rede, é possível que um deles consuma grande parte da largura de banda disponível. Torrents, jogos online ou streaming de vídeo estão entre os acessos que consomem grande parte da largura de banda. Para saber quem está ligado à sua rede, pode utilizar o Advanced IP Scanner.
- Reinicie regularmente o router - tal como o PC, é recomendável reiniciar regularmente o router para que este esteja sempre atualizado e com o melhor desempenho
- Utilize equipamentos de reforço - para estender o sinal de sua casa, pode utilizar repartidores, extensores ou powerlines que, dependendo do que precisa, vão emitir ou reproduzir o sinal Wi-Fi. A NOS disponibiliza o Wi-Fi Extender. Para saber mais sobre o equipamento, clique aqui.
- Existem limitações da rede Wi-Fi - sabendo como funciona o Wi-Fi, sabe que há limitações à velocidade de navegação. Se precisar de uma ligação com condições ideais de velocidade, pode ligar o seu equipamento direto ao router por cabo de rede.
- Mantenha os equipamentos "limpos" - às vezes, a culpa da velocidade lenta não é da rede, mas do dispositivo utilizado. Se utilizar um computador, veja se tem malware, utilizando por exemplo o Malwarebytes. Num telemóvel android, procure por apps que consumam memória RAM.
Se se considera um utilizador experiente, talvez já conheça estas dicas. Mas como o conhecimento nunca é demais, leia as nossas sugestões.
- Procure um canal de transmissão livre - utilize um programa como o Wi-Fi Analyser para analisar o sinal de Wi-Fi e perceber quais os canais livres, podendo depois configurar no router a utilização dessa frequência. Contudo se reiniciar regularmente o router, este fará automaticamente esta pesquisa.
- Configure as bandas do router - se tiver um equipamento que emita nas duas frequências (2.4GHz e 5GHz), mude o nome das redes para saber sempre a qual se está a ligar. Assim, se estiver perto ligue-se à rede de 5Ghz, estando mais longe, escolha a rede 2.4GHz.
- Não utilize truques caseiros - alguns tutoriais sugerem que utilize formas de bolos ou latas de batatas fritas para aumentar o sinal de rede. São soluções que não são eficientes.
- Torne o browser mais leve - é normal que ao longo do tempo adicione extensões ao seu browser. Contudo, a certa altura estas ferramentas serão o problema e não uma solução. Veja regularmente se ainda utiliza os add-ons e remova o que não utiliza.
O que achou dos nossos artigos? Partilhe as suas dicas e conselhos com a comunidade! 🆒