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Tal como os computadores, os telemóveis também podem sofrer ataques de Malware, como vírus, cavalos de tróia ou Worms.

O objetivo destas intrusões é normalmente obter informações sensíveis, interromper o serviço, monitorizar serviços, modificar configurações ou até mesmo realizar chamadas para números internacionais ou de valor acrescentado, sem que o utilizador tenha conhecimento.

 

Para que tenha o seu telemóvel sempre protegido de Malware, damos-lhe alguns conselhos que podem ajudar:

  • Atualize o sistema operativo do seu telemóvel, aplicações e firmware, sempre que lhe é sugerido. Estas atualizações muitas vezes têm melhorias nas questões de proteção e segurança.
  • Utilize uma loja de aplicações segura para descarregar aplicações. Deve usar a loja oficial do seu telemóvel, no caso da Android é a Playstore e no iOS, a App Store.
  • Esteja atento a aplicações que permitam a geolocalização. Uma vez que também podem ser usadas para fins relacionados com Marketing, também podem ser utilizadas para furtos.
  • Os QR codes estão associados a iniciativas inovadoras de publicidade, mas deve ter em conta que em alguns casos são uma porta de acesso para a instalação de aplicações maliciosas no seu telemóvel.
  • Conecte-se apenas a redes Wi-Fi que conhece. As redes desconhecidas podem captar informação que circule entre o seu equipamento e o servidor.
  • Esteja atento à utilização de outros sistemas sem fios, como o Bluetooth e NFC, que criam oportunidades para aceder ao seu telemóvel, redirecionando-o para sites. Deve confirmar sempre se são seguros.
  • Deve fechar as aplicações que não está a usar, minimiza o risco de serem exploradas.
  • Instale uma aplicação de segurança no seu telemóvel. Procure um antivírus ou uma proteção de navegação e certifique-se se terão efeito.
  • Evite links ou aplicações de fontes suspeitas e desconhecidas.
  • Se vender ou trocar o seu telemóvel, limpe toda a informação pessoal que tem no telemóvel, repondo as configurações de origem.

 

O que é Phishing 

Os ataques de phishing são frequentemente realizados através de e-mails. Os atacantes enviam comunicações fingindo serem instituições financeiras, empresas conhecidas, organizações governamentais ou provedores de serviços.

Essas comunicações geralmente solicitam que aceda a links maliciosos, forneça informações pessoais, como palavras-passe, números de cartão de crédito ou informações de login, ou abras anexos com malware que pode infetar os seus equipamentos. 

Se receber um e-mail suspeito tenha cuidado extra antes selecionar em links ou abrir anexos. E lembre-se que o phishing não ocorre apenas por e-mail, também através de:

  • Smishing – ao receber SMS’s ou mensagens do WhatsApp com links de infetados; 
  • Vishing – ao receber chamadas onde os atacantes fingem ser instituições legítimas e tentam convence-lo a divulgar informações pessoais ou financeiras;

Saiba mais sobre estes temas através dos nossos artigos:

 

Como se proteger

  • Suspeite de qualquer pedido urgente dos seus dados pessoais ou financeiros. A urgência da mensagem pode levá-lo a agir mais rápido e a ceder ao pedido.
  • Suspeite de emails e mensagens alarmistas, sobre fechos de contas, notificações de transferências bancárias ou sobre encomendas que desconhece.
  • Tenha sempre em atenção a veracidade de propostas aliciantes sobre como obter dinheiro facilmente.
  • Desconfie de emails e mensagens que tenham erros gramaticais, um português incorreto ou que tenham palavras estrangeiras que não fazem sentido no contexto.
  • Contacte a empresa mencionada nos emails ou mensagens, no caso de suspeitar de tentativa de phishing ou procure e digite o site correto da empresa em questão.
  • Evite colocar dados pessoais e de contas bancárias em formulários enviados por email, assegurando-se que só o faz se de facto for seguro.
  • Evite usar aplicações sensíveis, como por exemplo, aplicações financeiras, caso esteja a usar uma rede sem fios não protegida, como as dos cafés ou centros comerciais.

 

Descubra ainda algumas outras dicas de segurança, para que esteja sempre seguro online e conheça ainda a solução NOS Proteção Net 360º, que dá à sua Internet e equipamentos toda a proteção que precisam:

 

Ficou com alguma dúvida? Partilhe connosco,  estamos disponíveis para ajudar. :hugging:

Qual o antivírus que me recomendam ?


Olá @Joaquim A Carvalho,

Já ouviu falar do NOS Safe Net

Saiba tudo sobre este serviço aqui.


Boa tarde @Joaquim A Carvalho,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Diogo S. partilhou uma excelente sugestão. 😊

O NOS Safe Net é uma solução de segurança que combina antivírus e controlo parental para proteger os equipamentos de vírus e malware e garantir a segurança da família online.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


A receber mensagem de phishing do número 933 776 480 BLOQUEAR!

Tem os meus dados no servidor da TAP air portugal que teve ataque há pouco tempo


Bom dia @Elsa D, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
De momento, e infelizmente, não conseguimos realizar o bloqueio a um número especifico, pelo que sugerimos que o faça diretamente na definições do seu equipamento. 
Obrigado


Boa tarde, 

 

Recebi hoje a fatura relativamente ao periodo 01-12-2023 a 31-12-2023, fatura  FT 202495/67013 estou a ser cobrado por sms enviadas no dia 15/12/2023 para Espanha, Austria, Egipto, Quirguistão. Mas não conheço nenhum dos numeros. 

 

Podem verificar por favor, fico a aguardar

 

Obrigado. 


Bom dia @Micael81, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Movemos o seu comentário para o artigo onde este tema é abordado, assim como também esclarecido.

Verificamos que, no dia 15-12-2023, houve SMS para destinos internacionais, do número que termina em “500”, que podem estar relacionados com uma tentativa de Phishing e, em regra, esta situação é alheia à NOS.
Porém, a título excecional, creditámos-lhe o valor na sua próxima fatura. O crédito encontra-se registado com o número 000144147868.

Para sua segurança e de todos os números associados à sua conta, sugerimos que mantenha um dever de cuidado para evitar situações de possíveis fraudes como, por exemplo, não instalar software não solicitado, nem acederem a links suspeitos para onde sejam conduzidos, ou facultar os seus dados pessoais através desses mesmos links sem que primeiro confirmem a sua veracidade junto das entidades emissoras.

Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco.

Obrigado


💢Vishing | Phishing através de chamadas de voz 💢

A NOS tem conhecimento da existência de chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais e descubra como se proteger:

Partilhe connosco qualquer dúvida ou tema que possa surgir.


Soube que o meu número está a ser usado para fazer phishing porque uma das pessoas alvo contactou-me por sms. O que fazer agora?


Soube que o meu número está a ser usado para fazer phishing porque uma das pessoas alvo contactou-me por sms. O que fazer agora?

 

Bom dia @Margarida A.,

Lamento a situação, por favor detalhe a situação, o seu numero é referido em mensagens enviadas ou aparece como remetente.

Obrigado


O meu número foi usado para fazer chamadas para outras pessoas. Uma delas enviou um sms de volta que eu recebi e assim tive conhecimento da situação.

 


O meu número foi usado para fazer chamadas para outras pessoas. Uma delas enviou um sms de volta que eu recebi e assim tive conhecimento da situação.

 

Essa situação até aconteceu com o Banco de Portugal, verifique aqui.

Como nem todos os cibercrimes são crimes públicos (ou seja, em que as autoridades podem agir mesmo sem a apresentação de queixa), é importante denunciar e apresentar queixa se for vítima de uma destas situações.

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), investiga este tipo de crimes e disponibiliza no seu site um formulário para que possa apresentar queixa online.

È igualmente possível denunciar crimes informáticos através do Ministério Público. Pode também dirigir-se a uma esquadra da PSP ou a um posto da GNR para apresentar queixa ou denunciar um cibercrime de que tenha conhecimento. 

Guarde todas as provas, incluindo capturas de ecrã ou mensagens, que possam ser úteis para a investigação e não espere que o crime se materialize para apresentar queixa. Se perceber que existe uma tentativa de phishing ou de burla, denuncie imediatamente.

Como muitos destes crimes são praticados a nível internacional ou têm origem fora do país, a Lei do Cibercrime prevê que a PJ possa cooperar com autoridades estrangeiras nas situações em que tal se revele necessário.

Obrigado


Obrigada, já apresentei queixa no ministério público. Agora é aguardar.


Boa tarde, @Margarida A.

O @Jorge C deu uma boa ajuda. 

Lamentamos o transtorno e não conseguir intervir. 😥

Quando situações como estas ocorram é necessário reportar às autoridades competentes para analisarem a situação.

Obrigado, 


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