Skip to main content
Header
CP001
November 2, 2021

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000

As operadoras passam agora a ser obrigadas a ter uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. A NOS passa a ter uma linha de apoio com numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, que para a maioria dos clientes será gratuita, porque têm minutos grátis incluídos e não pagam para 93.

A outra linha 16990 é gratuita para todos os clientes, a partir de rede NOS, no atendimento automático, técnico e vendas, sendo paga para assuntos de faturação, apoio ao cliente genérico, desativações e gestão contratual, ou caso se ligue de outras redes.

https://pplware.sapo.pt/informacao/operadoras-obrigadas-a-ter-linhas-telefonicas-gratis-de-apoio-ao-cliente/

No caso da NOS a linha móvel é o

931 699 000

Resposta afixada por João H.

💢 A NOS tem ao dispor dos clientes diversos meios de apoio sem custos. 💢

Em alternativa a realizar chamadas para esclarecer as suas questões, opte por partilha-las com toda a comunidade no Fórum NOS.

Encontre apoio às suas questões através dos canais digitais:

Fórum NOS

Partilhe experiências e encontre ideias e ajuda da comunidade sobre todos os produtos e serviços NOS

My NOS

Trate de tudo na app ou site my NOS, sem necessidade de chamadas ou deslocações.

Artigos de ajuda

Encontre respostas a todas as suas questões na área de ajuda do site NOS.

Pesquise por questões que tenha no Fórum NOS e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊

A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Assim, a NOS disponibiliza diversas alternativas, antes de expor a situação à provedoria NOS ou Livro de Reclamações que, são o último recurso para análise e resolução de situações complexas e estruturais, não tenham sido solucionadas previamente pelos canais de contacto que temos ao seu dispor. Saiba mais em: 

A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Obrigado,

252 Comentários

marcolopes
    Super User
    Super User
    March 4, 2023

Recordamos, no entanto, que disponibilizamos duas linhas de apoio: 

• uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional (931699000)

@Mário P. Convém recordar que esse número sempre existiu (para contacto a partir do estrangeiro!), a NOS bloqueava o acesso ao mesmo quando as chamadas era efectuadas pela REDE NOS em território nacional! O que a NOS fez aquando a entrada em vigor da Lei Lei n.º 59/2021, foi nada mais nada menos do que manter esse número e levantar o “bloqueio”!

Lembro também que a NOS é dos poucos operadores que efectua, por iniciativa própria, o BLOQUEIO e CENSURA de números “públicos” úteis de outras empresas e instituições!!! 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    March 4, 2023

Boa tarde. 

Detalhe-nos, por favor, a sua questão, @marcolopes.

Não consegue com um número de outro operador ligar para o número 931699000, é isso?

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    March 4, 2023

Boa tarde. 

Detalhe-nos, por favor, a sua questão, @marcolopes.

Não consegue com um número de outro operador ligar para o número 931699000, é isso?

Obrigado

Consigo… apenas quis recordar que a NOS durante anos bloqueou o acesso a esse número de apoio aos clientes NOS que ligassem a partir de Portugal, quando o poderia ter disponibilizado a todos os clientes desde sempre! Não ficaria prejudicada por isso…

Mário P.
    Gestor da comunidade
    March 4, 2023

Agradecemos a partilha, @marcolopes

Se tiver alguma questão ou sugestão, partilhe-a estamos aqui para ajudar. 
    Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Byte
    March 4, 2023

porque tenho de pagar uma chamada de 1.5€ para reportar uma avaria 

Petabyte
    March 5, 2023

Eu acho que o @Fórum podia muito bem informar que existe o número gratuito e o widget na página nos.pt para ligarem aos clientes gratuitamente.

O número gratuito 800 999 000 deixou de permitir acesso há muito tempo…

Pede o NIF associado à conta… e o NIF nunca é validado com sucesso.

É o mesmo que NÃO ter número gratuito...

O número que me refiro é o 800 104 356.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
    Mário P.
    Gestor da comunidade
    March 5, 2023

Boa tarde @MARIA FERNANDA ALVES DUARTE, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
    Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecemos os meios que de contacto da NOS. 

Atualmente disponibilizamos duas linhas de apoio: 

• uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional (931699000);
    • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, é gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas (16990)

Se entrou em contacto com o 16990 e selecionou outra opção, que não a 3, de apoio técnico. A chamada tem um custo. 

No entanto, e uma vez que indica ter sido para reportar uma avaria, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos verificar. 
    Obrigado

marcolopes
    Super User
    Super User
    March 5, 2023

Eu acho que o @Fórum podia muito bem informar que existe o número gratuito e o widget na página nos.pt para ligarem aos clientes gratuitamente.

O número gratuito 800 999 000 deixou de permitir acesso há muito tempo…

Pede o NIF associado à conta… e o NIF nunca é validado com sucesso.

É o mesmo que NÃO ter número gratuito...

O número que me refiro é o 800 104 356.

O número 800 104 356 NÃO é um número de APOIO! É um número para adesões!!!

É uma tristeza (que mostra bem as garras das empresas!) colocarem números GRATUÍTOS a nível nacional para “adesões”… mas para APOIO colocam um número de telemóvel (isto porque foram obrigados pelo GOVERNO… por uma LEI que foi facultativa durante 1 ANO, e só foi cumprida quando esse prazo foi ultrapassado!)

JJOM
    Petabyte
    May 8, 2023

Segundo o 

Decreto-Lei n.º 59/2021

que

Estabelece o regime aplicável à disponibilização e divulgação de linhas telefónicas para contacto do consumidor.

Qual o número pelo qual posso contactar a NOS sem ser penalizado?

Nota:

Todos estes contactos foram derivados a problemas com serviços NOS

João Morgado

Kilobyte
    May 8, 2023

Tenho tido a avaria recorrente que impede ver a programação dos canais e andar para trás na box iris.

Participei por varias vezes esta situação pelo número 16990 opção avarias falando com um assistente.

Para surpresa minha, na fatura de maio foram cobrados 6,00€ por este contacto.

Pergunto:

16990 avarias já não é pago?

Porque não posso participar esta situação na ária de cliente?

José Nunes