Skip to main content
Header
CP001
November 2, 2021

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000

As operadoras passam agora a ser obrigadas a ter uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. A NOS passa a ter uma linha de apoio com numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, que para a maioria dos clientes será gratuita, porque têm minutos grátis incluídos e não pagam para 93.

A outra linha 16990 é gratuita para todos os clientes, a partir de rede NOS, no atendimento automático, técnico e vendas, sendo paga para assuntos de faturação, apoio ao cliente genérico, desativações e gestão contratual, ou caso se ligue de outras redes.

https://pplware.sapo.pt/informacao/operadoras-obrigadas-a-ter-linhas-telefonicas-gratis-de-apoio-ao-cliente/

No caso da NOS a linha móvel é o

931 699 000

Resposta afixada por João H.

💢 A NOS tem ao dispor dos clientes diversos meios de apoio sem custos. 💢

Em alternativa a realizar chamadas para esclarecer as suas questões, opte por partilha-las com toda a comunidade no Fórum NOS.

Encontre apoio às suas questões através dos canais digitais:

Fórum NOS

Partilhe experiências e encontre ideias e ajuda da comunidade sobre todos os produtos e serviços NOS

My NOS

Trate de tudo na app ou site my NOS, sem necessidade de chamadas ou deslocações.

Artigos de ajuda

Encontre respostas a todas as suas questões na área de ajuda do site NOS.

Pesquise por questões que tenha no Fórum NOS e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊

A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Assim, a NOS disponibiliza diversas alternativas, antes de expor a situação à provedoria NOS ou Livro de Reclamações que, são o último recurso para análise e resolução de situações complexas e estruturais, não tenham sido solucionadas previamente pelos canais de contacto que temos ao seu dispor. Saiba mais em: 

A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Obrigado,

252 Comentários

Megabyte
    September 13, 2022

Liguei no passado dia 24 de Agosto às 5 da manhã para o 16990 por ter ficado sem internet enquanto trabalhava. Apesar de se tratar duma questão técnica que implicou intervenção por parte do colaborador, foi-me cobrada a chamada. Era minha impressão que as chamadas referentes a problemas técnicos, dentro ou fora das horas de serviço, não eram taxadas… Já não é a primeira vez que isto acontece. Da última vez rectificaram a situação, mas neste momento até tenho receio de ligar para a NOS, não vão cobrar-me esta nova chamada só para me devolverem o dinheiro da outra… Ou pior: dizerem-me que a cobrança foi legítima.

Tente ligar antes para o 800 104 356 e questionar o porquê dessa cobrança.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 13, 2022

Boa noite @RUTE R De facto, a chamada para o 16990 apoio tècnico é cobrada entre as 2H00 e as 7H00.

16990

A partir da rede NOS:

• Chamada gratuita para atendimento automático e vendas
    • Chamada gratuita para atendimento técnico durante o dia entre as 7h00 e as 2h00
    • Para outros assuntos ou para atendimento técnico no período das 2h00 às 7h00, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
    • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído).
    Megabyte
    September 13, 2022

Boa noite @RUTE R De facto, a chamada para o 16990 apoio tècnico é cobrada entre as 2H00 e as 7H00.

16990

A partir da rede NOS:

• Chamada gratuita para atendimento técnico durante o dia entre as 7h00 e as 2h00
    • Para outros assuntos ou para atendimento técnico no período das 2h00 às 7h00, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
    • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído).

@RUTE R Mesmo que a chamada seja a pagar ainda tem direito à devolução do valor se realmente existia um problema.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 13, 2022

Boa noite @RUTE R De facto, a chamada para o 16990 apoio tècnico é cobrada entre as 2H00 e as 7H00.

16990

A partir da rede NOS:

@RUTE R Mesmo que a chamada seja a pagar ainda tem direito à devolução do valor se realmente existia um problema.

Geralmente a moderação após análise, faz o crédito do valor da chamada.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 13, 2022

@RUTE R envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum reclamando do valor das chamadas e aguarde a resposta da moderação. 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    September 14, 2022

Bom dia a todos, 
    Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

@RUTE R, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para perfil @Fórum. Vamos ajudar. 
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    October 6, 2022

Boa tarde

Como faço para me devolverem o valor que foi cobrado por uma chamada para o 16990?

Obrigado

Kilobyte
    October 6, 2022

Venho por este meio, porque se ligar para o apoio ao cliente vão cobrar novamente, mostrar o meu total desagrado na vossa politica de cobrar as chamadas para o apoio ao cliente para resolver problemas criados ou não resolvidos pelo NOS. Desde que efetuei mudança de titular da conta NOS que possuímos a nível familiar, que desde o inicio me garantiam todos os serviços e ofertas do pacote anterior seriam automaticamente assumidos no novo titular, tive de efetuar várias chamadas para o apoio ao cliente para resolver problemas que foram surgindo porque afinal não foi tudo tão automático como previsível, agora ao receber a fatura verifico que todas essas chamadas foram cobradas, é a meu ver uma falta de critério e de ética, sabem ao telefone assumir que são erros de sistema, mas cobram na mesma as chamadas. Usem as gravações para confirmar que todas as chamadas foram nos propósitos de reativar serviços, e até de corrigir a morada que nem me souberam explicar porquê ficou diferente e não permitia a simples adesão a protocolos de ofertas com outras entidades. É ainda lastimável que uma empresa como a NOS não tenha um formulário ou um email para efetuarmos as nossas reclamações e nos “obriguem” a deslocação a uma loja para o fazermos.

Cliente:
    Cxxxxxx

Guimas
    Super User
    Super User
    October 6, 2022

Não coloque os seus dados no forum.

Pode ligar novamente á faturação e peça o crédito das anteriores e atual.

Guimas
    Super User
    Super User
    October 6, 2022

16990 ou 931699000 opção 2 de faturação. Peça o crédito.