
A NOS tem conhecimento de que está a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.
Há também quem tenha recebido chamadas telefónicas, em que são “informados”, através de uma gravação em língua inglesa, que se trata de um contacto oriundo da Polícia Judiciária e/ou da EUROPOL.
Nessa gravação, o cidadão é aconselhado a selecionar uma das opções, para estabelecer conversação com um “Inspector”.
O que é o Vishing

O Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços. Em regra, o teor dessa chamada tem contornos de phishing bem elaborados, que tentam captar a atenção e credibilidade junto do destinatário, recorrendo a alertas de segurança, dividas ou outras burocracias processuais, fazendo uso do nome de entidades credíveis. Dependendo do conteúdo da tentativa de phishing em curso, pode ser levado a divulgar dados pessoais e/ou bancários, divulgar tokens/passwords, permitir acesso aos seus equipamentos informáticos ou realizar pagamentos pontuais, entre outros…
Para se proteger contra ataques de Vishing, é essencial seguir boas práticas como:
- não seguir os passos indicados no decorrer destes contactos ilícitos/suspeitos, e denunciar com a maior brevidade possível a ocorrência junto da entidade prestadora de serviço que for visada no decurso dessa chamada.
- não divulgar dados pessoais/bancários, tokens ou passwords, nem fornecer acesso a qualquer um dos seus equipamentos informáticos ou telefónicos;
- não instalar nenhum software que possa ser pedido, nem aceder a links suspeitos para onde seja conduzido
- qualquer pedido de pagamento só deve ser feito após a validação com a respetiva entidade prestadora do serviço em causa;
- estas ocorrências têm de ser sempre comunicadas às autoridades competentes, sempre que existam indícios de manipulação do número do chamador;
- caso não seja o alvo do vishing, mas sim o titular do número NOS utilizado, este deverá comunicar também o facto às autoridades.
Mantenha-se vigilante e proteja suas informações pessoais.
Registe o número do contacto efetuado e, por favor, denuncie às entidades policiais.