Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como resolver avarias técnicas de Internet Fixa na my NOS

Mostre a primeira mensagem

120 Comentários

• Megabyte
  • June 5, 2026

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Lamentamos a situação. Estamos a acompanhar este tema internamente e logo que tenhamos mais informações, partilhamos consigo através de resposta à sua mensagem privada.

Um comentário seu noutro tópico foi eliminado por estar repetido neste mesmo tópico onde o tema já é abordado.

Agradecemos a compreensão

Sinceramente isto já parece gozo com os clientes.

Estou há MAIS DE 2 MESES com avaria no serviço e ninguém resolve nada. Já falei com mais de 8 supervisores, já fizeram todos os “despistes” possíveis — trocaram router, resets, testes — e o problema continua exatamente igual.

Cada vez que ligo, é a mesma conversa básica, como se o problema fosse sempre do meu lado. Não é. Já ficou mais do que provado.

Isto não é um simples incómodo. A internet é essencial, é uma ferramenta de trabalho, é o sustento da minha família. E andam a brincar com a situação como se não tivesse impacto nenhum.

Pior: ninguém sabe explicar o que se passa. Parece a “Área 51” — um mistério total dentro da própria operadora.

Pergunto:
Há mais alguém nesta situação?
Mais alguém com avarias que nunca são resolvidas e só andam a empurrar com testes inúteis?

Isto já ultrapassou todos os limites. Não é normal, não é aceitável e não é serviço.

Parem de brincar com os clientes e resolvam o problema.

• Megabyte
  • June 5, 2026

Boa tarde,

Após a intervenção técnica realizada, foi registado no relatório que o serviço se encontrava a funcionar com normalidade.

No entanto, isso não corresponde à realidade. O problema mantém-se exatamente igual após a intervenção, o que significa que a avaria foi indevidamente dada como resolvida.

Esta situação é grave, pois induz em erro o sistema e está a atrasar ainda mais a resolução de um problema que já se arrasta há mais de 2 meses.

Solicito a reabertura imediata do caso e o seu encaminhamento para a equipa de rede, uma vez que já foram substituídos equipamentos e realizados todos os despistes possíveis sem qualquer impacto.

A situação não está resolvida e precisa de intervenção ao nível da infraestrutura.

Fico a aguardar uma atuação séria e eficaz sobre este caso.

Cumprimento

• Megabyte
  • June 5, 2026

olá de novo 
A situação tornou-se completamente insustentável.

Neste momento, os próprios operadores indicam que “não sabem mais o que fazer”, o que demonstra claramente que o problema ultrapassa o suporte técnico básico.

Existe uma avaria evidente no serviço, com impacto real e contínuo há mais de 2 meses, no entanto essa avaria não está sequer corretamente registada ou referenciada no sistema.

Isto cria uma situação absurda:

o serviço não funciona corretamente

os operadores não conseguem resolver

mas o sistema indica que está tudo normal

Como consequência, nem sequer é possível tratar corretamente compensações ou créditos, porque formalmente “não existe avaria”.

Isto é inaceitável.

Solicito com urgência:

1. O registo correto desta avaria como problema de rede/infraestrutura
  2. O escalamento imediato para equipas técnicas de rede
  3. A regularização da situação em sistema para permitir a devida compensação pelo período afetado

Não é admissível que um cliente fique meses com um serviço degradado, sem resolução e sem qualquer enquadramento formal da avaria.

Fico a aguardar uma resposta concreta e ação efetiva sobre este caso.

Cumprimentos.

• Megabyte
  • June 6, 2026

Na última intervenção técnica, foi claramente identificado pelo próprio técnico que se trata de um problema exterior, ou seja, ao nível da rede e não da instalação do cliente.

Apesar disso, a situação continua sem resolução e, para agravar, o serviço foi dado como normal no sistema, o que não corresponde à realidade.

Já houve substituição de equipamentos e múltiplos despistes, todos sem qualquer impacto, reforçando que a origem da avaria está fora da minha instalação.

Neste momento, existe uma contradição grave:

tecnicamente foi identificado problema exterior
mas administrativamente o serviço surge como normal

Isto está a impedir uma resolução eficaz e até o tratamento adequado de compensações.

Solicito a correção imediata do estado do serviço, a reabertura do caso e o seu encaminhamento urgente para a equipa de rede responsável pela infraestrutura.

A situação já se arrasta há mais de 2 meses e exige uma atuação séria e definitiva.

Cumprimentos.

• Megabyte
  • June 6, 2026

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Lamentamos a situação. Estamos a acompanhar este tema internamente e logo que tenhamos mais informações, partilhamos consigo através de resposta à sua mensagem privada.

Um comentário seu noutro tópico foi eliminado por estar repetido neste mesmo tópico onde o tema já é abordado.

Agradecemos a compreensão

Boa tarde,

Agradeço a resposta, mas sinceramente já não estamos numa fase de “acompanhar internamente” sem qualquer contacto direto com o cliente.

Após mais de 2 meses com esta avaria, múltiplos contactos, intervenção técnica e até identificação de problema exterior, a situação mantém-se exatamente igual.

A minha questão é simples:

É assim tão difícil alguém responsável entrar em contacto comigo, explicar o que está a falhar e apresentar um pedido de desculpa pelo tempo e impacto desta situação?

Neste momento, o que existe é apenas silêncio e respostas genéricas, enquanto o serviço continua com problemas e sem qualquer previsão de resolução.

Mais do que uma resposta padrão, espero um contacto real, transparente e uma explicação concreta do que se está a passar.

Cumprimentos.

• Megabyte
  • June 6, 2026

Sinceramente esta situação já me está a levar ao limite.

Esta avaria já dura há mais de 2 meses e continua tudo igual. Já trocaram router, já fizeram testes, já falei com técnicos e supervisores — e nada resolve.

O mais frustrante é continuarem a insistir em despistes básicos, como se o problema fosse sempre do meu lado, quando já foi identificado como problema exterior.

Isto não é só incómodo, está a afetar o meu dia a dia e a minha estabilidade, e ninguém assume nem dá uma explicação clara.

Peço, de forma direta: parem de repetir os mesmos testes e tratem isto como um problema real de rede.

Isto assim não é serviço.

• Megabyte
  • June 6, 2026

Isto já ultrapassou todos os limites.

Já tive contacto com cerca de 94 técnicos/suporte ao longo deste tempo e continuo exatamente na mesma situação.

Já fiz tudo:

resets de fábrica

testes em vários equipamentos

substituição de router

horas e horas em chamadas

Houve inclusive intervenção no local onde foi dito que o problema é exterior.

Mesmo assim, continuo a ser tratado como se o problema fosse sempre do meu lado e obrigado a repetir os mesmos despistes vezes sem conta.

Já perdi imenso tempo do meu dia nisto. Não é normal um cliente ter que andar constantemente a ligar e a explicar a mesma situação durante meses.

Isto não é suporte técnico — é desgaste ao cliente.

Pergunta direta:
vão assumir o problema de rede e resolver, ou estão à espera que eu desista?

Porque eu não vou desistir.

• Megabyte
  • June 6, 2026

Isto já ultrapassou completamente o aceitável.

Para tentar resolver a situação, liguei para o apoio informático da própria operadora, estive 55 minutos em chamada e tive um custo de 26€, apenas para no final me confirmarem que o problema não é do meu lado.

Ou seja, paguei para provar algo que já era evidente.

Neste momento a situação é esta:

mais de 2 meses com avaria

cerca de 94 contactos com técnicos/suporte

router já foi substituído sem qualquer efeito

técnico no local identificou problema exterior

e até o apoio técnico da operadora confirma que não é do cliente

Mesmo assim, continuo a ser tratado como se o problema fosse meu.

Isto já não é apenas mau serviço — é prejuízo direto para o cliente.

Pergunta direta:
vão assumir o problema de rede e resolver, ou continuam a empurrar responsabilidades para o cliente mesmo depois de tudo isto?

Porque neste momento já não é só o tempo perdido — já existem custos reais associados a esta situação.

Isto é inadmissível.

• Megabyte
  • June 7, 2026

Isto não é um caso isolado — isto já é um problema sério de serviço.

Tenho uma avaria há mais de 2 meses. Durante este tempo:

já tive contacto com cerca de 107 técnicos/suporte

já fiz todos os despistes possíveis (reset, testes, equipamentos diferentes)

trocaram o router e ficou exatamente igual

houve técnico no local que confirmou problema exterior

Mesmo assim, continuo a ser tratado como se o problema fosse do meu lado.

Cheguei ao ponto de ligar para o apoio técnico da própria operadora (linha paga), estive 55 minutos em chamada e gastei 26€, só para no final me confirmarem que não existe qualquer problema na minha instalação.

Ou seja:
o próprio apoio da operadora confirma que não é do cliente… mas o suporte continua a insistir nisso.

Entretanto:

o serviço continua com falhas

o sistema diz que está “normal”

e eu continuo a perder horas em chamadas a repetir sempre a mesma coisa

Pergunta séria para quem estiver a ler:

Mais alguém está com upload instável ou problemas que nunca ficam resolvidos, mesmo após vários contactos?

Isto começa a parecer um problema de rede mais abrangente e não um caso isolado.

E para a operadora:
até quando vão continuar a ignorar um problema já identificado como exterior?

Porque neste momento não estamos a falar de suporte técnico — estamos a falar de desgaste sistemático do cliente.

Isto assim não é aceitável.

• Megabyte
  • June 7, 2026

Se alguém tiver informações concretas (mesma situação, mesma zona, ou conhecimento técnico do que se pode estar a passar), estou disponível para compensar essa ajuda (MBWay até 200€) caso contribua realmente para identificar a origem do problema.

Isto já não é só suporte técnico — é tentar perceber o que realmente se passa na rede.

Agradeço a quem puder partilhar experiência ou dados.

• Megabyte
  • June 7, 2026

Se alguém tiver informações concretas (mesma situação, mesma zona, ou conhecimento técnico do que se pode estar a passar), estou disponível para compensar essa ajuda (MBWay até 200€) caso contribua realmente para identificar a origem do problema.

Isto já não é só suporte técnico — é tentar perceber o que realmente se passa na rede.

Agradeço a quem puder partilhar experiência ou dados.

• Megabyte
  • June 7, 2026

Potência RX 19.393
Potência TX 5.256
CATV RX 4.2

• Megabyte
  • June 8, 2026

Boas,

Queria perceber se mais alguém anda com este problema ou se sou caso isolado.

Tenho serviço 10Gbps e há cerca de 2 meses comecei a notar o upload muito estranho. Coincidiu com um update de firmware do router (foi o próprio suporte que referiu isso mais tarde).

O comportamento é sempre o mesmo:

Wi-Fi: cerca de 50 Mbps upload

Porta 1G: à volta de 300 Mbps

Porta 10G: varia entre 300 e 500 Mbps

Em modo bridge (ligação direta ao PC): passa logo para ~8Gbps sem qualquer problema

Ou seja, em bridge tenho a velocidade contratada, em modo normal não.

Já testei praticamente tudo o que me lembrei:

Cabos diferentes

Apenas 1 equipamento ligado

Sem switches nem nada intermédio

Outro router → igual

Reset de fábrica

Técnicos no local

Os valores de sinal também estão normais, portanto não parece ser problema da fibra em si.

O mais estranho é que a limitação só acontece quando o router está a fazer o trabalho “normal”. Em bridge fica perfeito.

Já falei com imensa gente no apoio, vieram técnicos, trocaram router… mas a resposta acaba sempre por ser que está tudo bem.

Sinceramente, parece mais algum problema de firmware ou forma como o router está a tratar o tráfego, porque a diferença entre bridge e modo normal é demasiado grande.

Alguém com algo parecido? Ou alguma ideia do que possa testar mais?

Obrigado 👍

• Megabyte
  • June 9, 2026

Ofereço 400MBway ajuda deste problema já que nós não está conseguir.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 9, 2026

Estranho realmente, poderia ser do router mas fizeste reset de fábrica e já trocaste. Se fosse do router estaria esse problema a acontecer com todos os clientes.

E teste em outro pc sem bridge não chega aos 8000mpbs? Testaram o modo de segurança com rede do windows?

Assumo que não se tenha acesso á pagina interna do router, só nos net?

• Megabyte
  • June 10, 2026

Sim, também pensei exatamente nisso — se fosse “defeito simples de router”, teria de acontecer a toda a gente.
Mas há aqui alguns pontos que me deixam com dúvidas:
      Durante cerca de 1 ano funcionou tudo normal (upload total)
    O problema apareceu de repente (sem alterações do meu lado)
     Já foi feito reset de fábrica
    Router já foi trocado
    Testado em mais do que um PC → comportamento igual
 Ou seja, consigo excluir praticamente tudo do lado do cliente.
Sobre os testes:
    Em modo normal (sem bridge), nunca passa dos ~300–500 Mbps upload
    Em modo bridge → vai direto para ~8100 Mbps
Também já testei:
     Outro PC
    Ligação direta
    Sem equipamentos intermédios
Tudo com o mesmo resultado.
 Cheguei a testar ONT diretamente (com credenciais) e também funciona a 100% — portanto a rede está claramente OK.

O ponto que para mim é chave:
 O comportamento é consistente em TODAS as portas:
       Wi-Fi (~50 Mbps upload)
    LAN 1G (~300 Mbps)
    LAN 10G (~300–500 Mbps)
Isto não parece limitação física, parece mesmo algo a nível de processamento/configuração do router.

Percebo o que dizes de não afetar todos os clientes, mas:
 se for firmware + configuração específica (ACS),
 pode não estar aplicado a todos da mesma forma
e isso explicava:
      porque começou de repente
      porque trocar router não resolve
      porque em bridge funciona perfeito

Neste momento, honestamente, custa-me ver isto como problema “normal” de equipamento.
Está com cara de:

firmware / config interna do router
Mas agradeço mesmo o feedback — se tiveres mais ideias de testes, estou aberto.

Lembra-te quantas pessoas tenhem serviço 10G.

Sim tenho acesso página interna router.

Nao uso nos net.

• Megabyte
  • June 10, 2026

Qualquer dispositivo ligado o upload apresenta problemas.

PS5 Pro

Switch 2

Apple TV

Portatil Windows 

Via Cabo

Via wifi

• Megabyte
  • June 11, 2026

Meus Vision Pro também upload tá igual.

• Megabyte
  • June 11, 2026

Boas,

Deixo aqui um update porque entretanto isto evoluiu.

Depois de ter oferecido 200€ por MBWay a quem conseguisse ajudar a identificar o problema, começaram a aparecer mais pessoas com exatamente a mesma situação.

Ou seja, já não sou caso isolado.

Todos com o mesmo padrão:

Funcionava tudo bem durante bastante tempo

De repente upload fica limitado em modo normal

Em bridge funciona a 100%

No meu caso:

Já troquei router

Já fiz reset de fábrica

Testei vários equipamentos

Técnicos já vieram / pedidos fechados sem solução

E o comportamento mantém-se sempre igual.

Isto começa a apontar claramente para problema do router (firmware/configuração), e não da rede nem da instalação.

Principalmente porque:

Em bridge → velocidade total

Em modo normal → limitado em todas as portas e Wi-Fi

Se mais alguém estiver com isto, diga alguma coisa.

Quanto mais casos aparecerem, mais fácil é provar que não é situação isolada e que algo se passa mesmo do lado deles.

Obrigado 

• Megabyte
  • June 12, 2026

Boas,

Hoje tive mais um episódio caricato com o suporte.

Depois de meses com este problema, uma supervisora basicamente disse-me para “aguentar”.

Sinceramente, custa ouvir isso quando:

estou há meses com o serviço a não funcionar corretamente

já fiz todos os testes possíveis

já houve várias intervenções sem solução

👉Não estamos a falar de um problema pontual, estamos a falar de um serviço que pago e não está a ser entregue como deve ser.

O mais frustrante é mesmo a postura.

Ninguém espera milagres, mas espera-se:

acompanhamento sério

tentativa real de resolução

e acima de tudo respeito pelo cliente

Porque no final do dia:
sem clientes, não existe operadora

Continuo a acreditar que isto é um problema técnico (provavelmente router/firmware), mas enquanto não chegar às equipas certas, vai continuar tudo igual.

Mais alguém nesta situação?

Cumprimentos