Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como resolver avarias técnicas de Internet Fixa na my NOS

Mostre a primeira mensagem

154 Comentários

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Estou há mais de 3 meses a aguardar a resolução deste problema e, até ao momento, ninguém conseguiu identificar a causa.

Sinceramente, torna-se difícil compreender como uma operadora com meios e equipas especializadas não consegue resolver uma situação destas num prazo tão alargado.

Fico com a sensação de que, por se tratar de um único cliente, este caso não está a ter a devida prioridade — o que considero inaceitável.

Agradeço uma resolução concreta e urgente, ou pelo menos uma explicação clara e transparente sobre o que está efetivamente a ser feito para resolver a situação.

Recorra à provedoria da NOS, ANACOM, Portal da Queixa, CICAP, Centro de Arbitragem e em última instância avance para os tribunais e exija uma indemnização por todos os prejuízos causados e todas as faturas pagas, onde a NOS não prestou o serviço faturado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 30, 2026

Boa tarde,

Lamentamos novamente a situação ​@MiPortugaPC e agradecemos a sua partilha ​@Tiago Ferreira.

A situação já se encontra a ser acompanhada pela provedoria NOS, pelo que será contactado logo que possível.

Obrigado

• Megabyte
  • June 30, 2026

Boa tarde,

Lamentamos novamente a situação ​@MiPortugaPC e agradecemos a sua partilha ​@Tiago Ferreira.

A situação já se encontra a ser acompanhada pela provedoria NOS, pelo que será contactado logo que possível.

Obrigado

Após cerca de 3 meses, múltiplas intervenções e sucessivas trocas de equipamento, o problema mantém-se exatamente igual.

Para um caso já escalado, torna-se difícil compreender como ainda não existe um diagnóstico claro nem uma resolução efetiva. Isto deixa uma imagem de falta de capacidade técnica na análise do problema.

Estamos a falar de uma situação que, com uma abordagem técnica competente e estruturada, já deveria estar resolvida há muito tempo.

Do lado do cliente, tudo foi feito e testado. Neste ponto, a responsabilidade está exclusivamente do lado da engenharia, e espera-se uma resposta à altura.

Aguardo uma solução concreta, não mais tentativas sem resultado.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Bom dia ​@João H. 

Não é nada comigo, mas eu como cliente NOS desde 1999 não posso ficar indiferente a este descaso por parte da empresa ao final de 3 meses. Seja um cliente a ser afetado ou 50, não deixa de ser um cliente e todos nos clientes, temos que nos colocar no lugar deste cliente que pede uma posição da empresa há tanto tempo e o fórum se limita a informar o cliente que a situação já se encontra a ser acompanhada, mas não pode o cliente continuar a ser prejudicado.

Uma coisa eu vos garanto, se eu tivesse no lugar deste cliente, onde o mesmo teve que contratar como alternativa temporária a DIGI para ter fornecimento de Internet em casa, eu garanto-vos duma coisa, eu punha a NOS em tribunal e exigia todos os meus direitos e uma indemnização por todos os constrangimentos e ainda exigia que a empresa fosse multada.

Já tive uma situação muito semelhante com a Vodafone com outro tipo de serviço e em tribunal a Vodafone pagou-me tudo exigido e recebeu uma multa bem cara da ANACOM. As operadoras pensam que são tubarões e que são intocáveis, mas vocês lembrem-se os outros também conseguem arranjar bons advogados que os representem e a lei é para ser cumprida por TODOS.

Contudo, em relação a esta situação eu entendo a vossa posição e a limitação das vossas funções, onde vocês apenas se limitam a encaminhar a situação e nenhuma decisão pode ser tomada por vocês, e não sendo o caso, muitas das vezes muitos dos funcionários pertencem a empresas subcontratadas pela NOS, que são terceirizadas e especializadas em outsourcing.

No entanto, a vossa imagem fica comprometida perante esta situação toda, a empresa deixa uma imagem de descaso para com o cliente e isso transmite uma insegurança para os restantes clientes.

• Megabyte
  • June 30, 2026

Bom dia ​@João H. 

Não é nada comigo, mas eu como cliente NOS desde 1999 não posso ficar indiferente a este descaso por parte da empresa ao final de 3 meses. Seja um cliente a ser afetado ou 50, não deixa de ser um cliente e todos nos clientes, temos que nos colocar no lugar deste cliente que pede uma posição da empresa há tanto tempo e o fórum se limita a informar o cliente que a situação já se encontra a ser acompanhada, mas não pode o cliente continuar a ser prejudicado.

Uma coisa eu vos garanto, se eu tivesse no lugar deste cliente, onde o mesmo teve que contratar como alternativa temporária a DIGI para ter fornecimento de Internet em casa, eu garanto-vos duma coisa, eu punha a NOS em tribunal e exigia todos os meus direitos e uma indemnização por todos os constrangimentos e ainda exigia que a empresa fosse multada.

Já tive uma situação muito semelhante com a Vodafone com outro tipo de serviço e em tribunal a Vodafone pagou-me tudo exigido e recebeu uma multa bem cara da ANACOM. As operadoras pensam que são tubarões e que são intocáveis, mas vocês lembrem-se os outros também conseguem arranjar bons advogados que os representem e a lei é para ser cumprida por TODOS.

Contudo, em relação a esta situação eu entendo a vossa posição e a limitação das vossas funções, onde vocês apenas se limitam a encaminhar a situação e nenhuma decisão pode ser tomada por vocês, e não sendo o caso, muitas das vezes muitos dos funcionários pertencem a empresas subcontratadas pela NOS, que são terceirizadas e especializadas em outsourcing.

No entanto, a vossa imagem fica comprometida perante esta situação toda, a empresa deixa uma imagem de descaso para com o cliente e isso transmite uma insegurança para os restantes clientes.

Boa tarde,

Antes de mais, agradeço ao utilizador pela partilha — é importante ver que ainda há quem não fique indiferente a este tipo de situações.

Após tudo o que já foi feito ao longo destes 3 meses, começa a ser inevitável questionar se este problema está realmente a ser tratado com o nível técnico adequado.

Não é normal uma situação destas arrastar-se tanto tempo sem diagnóstico claro nem resolução, ainda por cima quando o serviço já funcionou corretamente durante mais de um ano.

Já me foi sugerido cancelar sem custos ou reduzir o tarifário, mas reforço: não procuro sair nem pagar menos — procuro apenas ter o serviço conforme contratado.

Estou disponível para aguardar uma resolução definitiva, mas até lá não faz sentido continuar a suportar custos por um serviço que não está a ser prestado nas condições devidas.

Infelizmente, situações destas acabam por transmitir a sensação de que, para estas empresas, os clientes são apenas números — quando na realidade são os clientes que sustentam o serviço todos os meses.

Talvez fosse preferível investir esses mesmos valores em recursos técnicos mais especializados, porque uma situação destas não deveria prolongar-se por tanto tempo sem solução.

Sinceramente, esta demora acaba por refletir falta de eficácia na abordagem técnica. Situações destas deveriam ser resolvidas com outro nível de competência e prioridade.

Aguardo uma solução concreta e definitiva.

• Megabyte
  • June 30, 2026

Velocidade Upload num serviço 10G via wifi

• Megabyte
  • June 30, 2026

Velocidade via cabo rede cat7

• Megabyte
  • July 1, 2026

Mais chamada da provedoria do cliente e nada pode fazer parte engenharia mega complexa coitada operadora ela tá ser mega profissional mas não tem ferramentas para tal.

• Kilobyte
  • July 1, 2026

Atualmente, verifico que a velocidade de download está dentro dos parâmetros esperados (cerca de 8120 Mbps), no entanto, a velocidade de upload encontra-se persistentemente limitada a cerca de 400 Mbps, o que está muito abaixo do contratado e do expectável para este tipo de serviço.

Tenho notado este exato problema. No entanto estou a aguardar a instalação da DIGI para que a possa fazer uma comparação justa. Eu possuo diferentes redes de internet, de cada provedor, para redudância e melhores rotas de conexão. Entretanto, a NOS é a única que oferece 8Gbps/8Gbps neste momento, enquanto Vodafone e UZO/MEO são 1Gbps/500Mbps

Existem dois problemas com a NOS:

• As rotas de conexão são PÉSSIMAS, piores do que a MEO e piores do que Vodafone (
  • upload para multiplos serviços (incluindo CloudFlare, Netflix/FAST, e diferentes servidores do Speedtest) estão no máximo em 2100Mbps, enquanto o download se situa entre 7000~8000mbps, o que é expectável

No meu caso, não posso culpar a NOS pelo baixo upload, NESTE MOMENTO, pois utilizo um firewall externo e equipamento da NOS em “modo bridge”. Porém, após a instalação da DIGI poderei confirmar se o problema é da NOS, ou não.

Se a DIGI, no mesmo equipamento, conseguir atingir >5000Mbps, então o problema é exclusivo da NOS. Neste caso, farei de tudo que for possível para cancelar o contrato, já que a NOS não está a cumpri-lo.

• Megabyte
  • July 1, 2026

Atualmente, verifico que a velocidade de download está dentro dos parâmetros esperados (cerca de 8120 Mbps), no entanto, a velocidade de upload encontra-se persistentemente limitada a cerca de 400 Mbps, o que está muito abaixo do contratado e do expectável para este tipo de serviço.

Tenho notado este exato problema. No entanto estou a aguardar a instalação da DIGI para que a possa fazer uma comparação justa. Eu possuo diferentes redes de internet, de cada provedor, para redudância e melhores rotas de conexão. Entretanto, a NOS é a única que oferece 8Gbps/8Gbps neste momento, enquanto Vodafone e UZO/MEO são 1Gbps/500Mbps

Existem dois problemas com a NOS:

• As rotas de conexão são PÉSSIMAS, piores do que a MEO e piores do que Vodafone (
  • upload para multiplos serviços (incluindo CloudFlare, Netflix/FAST, e diferentes servidores do Speedtest) estão no máximo em 2100Mbps, enquanto o download se situa entre 7000~8000mbps, o que é expectável

No meu caso, não posso culpar a NOS pelo baixo upload, NESTE MOMENTO, pois utilizo um firewall externo e equipamento da NOS em “modo bridge”. Porém, após a instalação da DIGI poderei confirmar se o problema é da NOS, ou não.

Se a DIGI, no mesmo equipamento, conseguir atingir >5000Mbps, então o problema é exclusivo da NOS. Neste caso, farei de tudo que for possível para cancelar o contrato, já que a NOS não está a cumpri-lo.

Já agora, para quem tem NOS 10G:

Que versão de firmware têm no router da NOS?

Estou a tentar perceber se isto pode estar relacionado com alguma atualização recente, porque desde final de abril notei diferença no upload.

eu modo bridge tenho 8200 por 8200.

mas preciso router Wi-Fi que não dá mais 50 mb upload e dantes dava 1000

• Megabyte
  • July 1, 2026

Mal é que não está fácil arranjar router 2 portas 10G rj45 com bom wifi

• Kilobyte
  • July 1, 2026

Já tenho Digi instalada.
Único defeito CG-NAT

Não tem CG-NAT no IPv6. Se isso for uma possibilidade, no meu caso optei por migrar para IPv6-Only (ou melhor: “IPv6-Mostly”, pois ainda usa NAT64/DNS64/CLAT). Além disso, a DIGI oferece /56 ou invés do /60 da NOS, tens mais IPv6 na DIGI do que na NOS.

Também estou a aguardar e instalação da DIGI.

• Kilobyte
  • July 1, 2026

Eu utilizo em modo bridge e não obtenho mais do que 2Gbps, de upload. Porém, preciso aguardar a DIGI para confirmar se o problema é da NOS ou se é do OPNSense, switches ou outros equipamentos que possuo.

• Megabyte
  • July 1, 2026

Eu utilizo em modo bridge e não obtenho mais do que 2Gbps, de upload. Porém, preciso aguardar a DIGI para confirmar se o problema é da NOS ou se é do OPNSense, switches ou outros equipamentos que possuo.

Eu acho minha avaria.

Estando em bridge, excluo bottlenecks na rede interna. Tudo indica limitação a nível de core/backbone (routing/peering) ou eventual alteração de firmware/configuração desde 27 de abril.

• Megabyte
  • July 1, 2026

Já tenho Digi instalada.
Único defeito CG-NAT

Não tem CG-NAT no IPv6. Se isso for uma possibilidade, no meu caso optei por migrar para IPv6-Only (ou melhor: “IPv6-Mostly”, pois ainda usa NAT64/DNS64/CLAT). Além disso, a DIGI oferece /56 ou invés do /60 da NOS, tens mais IPv6 na DIGI do que na NOS.

Também estou a aguardar e instalação da DIGI.

Obrigado pela explicação, mas no meu caso o ponto crítico é mesmo a camada IPv4 e o impacto do CG-NAT em cenários de conectividade inbound, NAT traversal e latência em serviços específicos.
Mesmo com IPv6 bem implementado, continuo dependente de IPv4 em vários serviços, por isso não faz sentido para mim migrar para uma rede onde o IPv4 está atrás de CG-NAT. Vou manter a minha solução atual.

Percebo o modelo IPv6-first com NAT64/DNS64, mas na prática ainda tenho dependências IPv4 legacy e requisitos de inbound connectivity que não são compatíveis com CG-NAT em IPv4. Para o meu caso de uso, preciso de IP público IPv4 ou dual-stack sem NAT de operador, por isso não vou avançar com a DIGI.

• Megabyte
  • July 1, 2026

Ah central da minha zona não tenho IPV6 não sei se nível nacional alguém tem ipv6 nos

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Ah central da minha zona não tenho IPV6 não sei se nível nacional alguém tem ipv6 nos

Sim eu tenho IPv6 já alguns meses e tenho velocidade contratada de 1Gbps com Giga Router Wi-Fi 6.

• Megabyte
  • July 1, 2026

Sim eu tenho IPv6 já alguns meses e tenho velocidade contratada de 1Gbps com Giga Router Wi-Fi 6.

Ja tens velocidade simétrica no teu 1G?

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Não. Tenho 1Gbps (Download), 100Mbps (Upload)

• Megabyte
  • July 1, 2026

100 xiii entregar vídeos eles estava sem emprego

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

100 xiii entregar vídeos eles estava sem emprego

Infelizmente é o que a NOS tem para oferecer em todos os seus planos de 1Gbps (com tecnologia DOCSIS 3.1). Em FTTH eu creio que vai até 200Mbps. 

Contudo, na atual tecnologia da NOS, em DOCSIS 3.1 as velocidades poderiam ir até 10Gbps (Download) / 1.5Gbps (Upload) e na versão DOCSIS 4.0 as velocidades poderão chegar até 10Gbps (Download) / 6Gbps (Upload), mas a NOS pelos vistos não quer atualizar as suas centrais.

• Megabyte
  • July 1, 2026

Conheço rede docsis desde versão 1 netcabo sempre odiei.

mas bem melhor que adsl

• Megabyte
  • July 2, 2026

Mas meu problema depois 6 chamadas hoje coitada senhora provederia cliente pedir tantos testes.

Engenheiros da NOS não podem ter conhecimentos não consigo acreditar exista pessoas lá com conhecimento avançado.

• Kilobyte
  • July 2, 2026

Alguém sabe qual tipo de “Speedtest” é válido como prova do descumprimento por parte da NOS?

No Regulamento de 2015/2120, Artigo 4, Numero 4 diz:

“Qualquer discrepância significativa, contínua ou recorrente, entre o desempenho real no que se refere ao débito ou a outros parâmetros de qualidade dos serviços de acesso à Internet e o desempenho indicado pelo prestador de serviços de acesso à Internet nos termos do n.o 1, alíneas a) a d), é, caso os factos relevantes sejam estabelecidos por um sistema de controlo certificado pela autoridade reguladora nacional, considerada como constituindo uma não conformidade do desempenho para efeitos do desencadeamento do processo de tomada das medidas corretivas de que o consumidor dispõe nos termos do direito nacional.”

Na minha interpretação (e do GPT e afins) a discrepância significativa no desempenho só pode ser confirmada/provada se for usado um “sistema de controlo certificado pela autoridade reguladora nacional”.

A questão é: Qual é este sistema de controlo? Se for a NETmede, da ANACOM, isto é limitado até 1Gbps, portanto não há como usa-lo para >1Gbps.

O documento da NOS (https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/regulamento_2120%20_nos_comunicacoes.pdf ), indica para usar o Speedtest da própria NOS. Além disso, impõe a necessidade de fazer vários testes (15 no total: três testes com intervalos de 10 minutos a cada 4 horas). Esta exigência não é definida no 2015/2120, por “recorrente” acredito que seja válido se a velocidade minima não for atingida sempre as 17:00, por exemplo. A maior questão é: não há indicação que o Speedtest da NOS é válido para o 2015/2120.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 2, 2026

Boa tarde a todos, 

Sugiro a leitura deste artigo. 

Obrigado.