Skip to main content
Header
Destaque

Novo comando NOS Iris

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29621 comentários

O lançamento do novo comando para a box IRIS reforça a presença de equipamentos de qualidade superior em casa dos nossos clientes, proporcionando uma melhor experiência de ver televisão.

O novo comando NOS IRIS de qualidade superior, permite o acesso direto às principais funcionalidades.🌱

A box Iris tem agora um novo comando mais amigo do ambiente e com um design premiado pela sua inovação, que proporciona uma melhor experiência de utilização.

Manual do comando NOS Iris

O novo comando IRIS garante todas as funcionalidades existentes no comando atual. Para que conheça melhor todas as funcionalidades, acessos do seu comando e assim controlar a sua box Iris mostramos abaixo as funções  de cada tecla:

Emparelhar o comando com a box

Após conhecer o seu comando e começar a utilizar para controlar a box Iris apenas precisa colocar as pilhas e está pronto a usar.

Ficou com alguma sobre o novo comando da Iris? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes sobre o comando NOS Iris:

1. O meu comando atual IRIS vai ser substituído por um novo?
    Mostre o conteúdo

Não haverá troca de comandos atuais por novos. Se for necessária a substituição do comando do cliente, poderá ser fornecido um comando novo ou atual, dependendo do stock existente.

2. Recebi agora uma nova box IRIS. Vou ter um novo comando?
    Mostre o conteúdo

Quando um cliente NOS recebe uma box IRIS pode ser fornecido um comando novo ou atual, dependendo do stock existente.

3. Tenho de emparelhar o meu novo comando com a box?
    Mostre o conteúdo

Para o comando da box IRIS coloque as pilhas no comando e está pronto para controlar a box.

4. Qual a tecnologia dos novos comandos?
    Mostre o conteúdo

A tecnologia utilizada é de Infravermelho.

5. Agora que os comandos são parecidos, posso usar o mesmo para diferentes boxes?
    Mostre o conteúdo

Não, cada box só pode ser controlada com o respetivo comando. Se tiver diferentes modelos de boxes em casa, tem de utilizar, para cada box, o respetivo comando.

6. Posso comprar o novo comando?
    Mostre o conteúdo

De momento, apenas o comando 5.0 da box UMA V2 está disponível para compra mas brevemente os novos comandos também estarão disponíveis.

7. Tenho boxes diferentes em casa e os comandos são parecidos, como os consigo distinguir?
    Mostre o conteúdo

Para distinguir os seus comandos pode fazê-lo das seguintes formas:

Conheça melhor a box IRIS em:

O novo comando NOS IRIS, um comando feito a pensar em si! 😊

Gostou das novidades e funcionalidades do comando? 

Caso tenha questões, partilhe connosco para ajudarmos. Queremos saber a sua opinião.

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
100% acharam o tópico útil

12 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29621 comentários
  • 5 de novembro de 2024

Boa tarde a todos, 😊

O lançamento do novo comando para a box IRIS reforça a presença de equipamentos de qualidade superior em casa dos nossos clientes, proporcionando uma melhor experiência de ver televisão.

novo comando NOS IRIS de qualidade superior, permite o acesso direto às principais funcionalidades.🌱

Obrigado,

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 630 comentários
  • 5 de novembro de 2024

Boa tarde a todos😉

Tenho uma Box UMA Light (Iris) como box secundaria ,á primeira oportunidade vou trocar para o novo comando, assim a experiência de utilização entre as duas Boxes Uma e Iris fica “mais semelhante”.Só espero que as teclas sejam silenciosas.👍

Abraço

dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 2224 comentários
  • 5 de novembro de 2024

A mim vai dar jeito pra UMAV1 que o meu comando já está todo partido.

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 10 de dezembro de 2024

e emparelhar o comando com a TV? dá?

CP001
  • 1521 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

Aqui vai o meu feedback do novo comando Iris.

É bastante intuitivo e mais confortável que o anterior.

Vantagens:

• Comando silencioso. A primeira versão do comando IRIS (entretanto melhorada uns anos depois) tinha teclas muito ruidosas. Este é precisamente o oposto.
  • Mantém a possibilidade de controlar a TV. É só clicar na tecla TV e OK durante dois segundos, marcar 991 e clicar OK quando a TV desligar, tal como no comando anterior.
  • Conforto
  • Para quem não perceba como funciona o sistema Iris, é útil as teclas direcionais de pausa, forward e rewind. Fica mais straightforward para os clientes aprenderem a usar o sistema.
  • Tecla de Pesquisa é um fantástico acrescento.

Desvantagens:

• LED vermelho que pisca quando se usa os botões
  • Antigamente ao controlar a TV, era possível alternar entre a entrada AV da TV no botão de asterisco. Este comando não o permite fazer.
  • Falta manuais de instruções do comando na secção de Ajuda do site (e da box e dos routers também; antigamente estava lá tudo).

Gostei bastante do comando, é claramente uma melhoria.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21910 comentários
  • 7 de janeiro de 2025
CP001 escreveu:

Aqui vai o meu feedback do novo comando Iris.

É bastante intuitivo e mais confortável que o anterior.

Vantagens:

• Comando silencioso. A primeira versão do comando IRIS (entretanto melhorada uns anos depois) tinha teclas muito ruidosas. Este é precisamente o oposto.
  • Mantém a possibilidade de controlar a TV. É só clicar na tecla TV e OK durante dois segundos, marcar 991 e clicar OK quando a TV desligar, tal como no comando anterior.
  • Conforto
  • Para quem não perceba como funciona o sistema Iris, é útil as teclas direcionais de pausa, forward e rewind. Fica mais straightforward para os clientes aprenderem a usar o sistema.
  • Tecla de Pesquisa é um fantástico acrescento.

Desvantagens:

• LED vermelho que pisca quando se usa os botões
  • Antigamente ao controlar a TV, era possível alternar entre a entrada AV da TV no botão de asterisco. Este comando não o permite fazer.
  • Falta manuais de instruções do comando na secção de Ajuda do site (e da box e dos routers também; antigamente estava lá tudo).

Gostei bastante do comando, é claramente uma melhoria.

Boa tarde ​@CP001eu nunca utilizei o sistema de desligar a TV no comando da Box, mas agora, ao ler a sua mensagem, fui experimentar seguindo as suas diretrizes e não sortiu efeito,  vamos ver, com a TV ligada em qualquer canal  carrego em TV e não acontece nada, ao carregar OK durante 2 segundos a imagem desaparece asim como o som e fica parada nas setas, se fizer OK regressa à imagem onde estava ao marcar 991 entra na ativação NOS que depois desaparece fica no canal inicial mas parado.

Consegue atingir onde está o erro ? Obrigado.

CP001
  • 1521 comentários
  • 7 de janeiro de 2025
Jose Rodrigues escreveu:
CP001 escreveu:

Boa tarde ​@CP001eu nunca utilizei o sistema de desligar a TV no comando da Box, mas agora, ao ler a sua mensagem, fui experimentar seguindo as suas diretrizes e não sortiu efeito,  vamos ver, com a TV ligada em qualquer canal  carrego em TV e não acontece nada, ao carregar OK durante 2 segundos a imagem desaparece asim como o som e fica parada nas setas, se fizer OK regressa à imagem onde estava ao marcar 991 entra na ativação NOS que depois desaparece fica no canal inicial mas parado.

Consegue atingir onde está o erro ? Obrigado.

O erro não é seu ​@Jose Rodrigues. É inteiramente da NOS. Está em falta um manual de instruções no site. 

A box Iris pode ser controlada por três comandos. 

Este https://dicas-sugestoes.blogspot.com/2011/05/como-configurar-o-comando-zon-box-hd.html

Comando 1.0

Este https://dicas-sugestoes.blogspot.com/2014/05/controlar-tv-com-o-comando-da-zon-iris.html

Comando 2.0

E o novo, comando Iris 2024, que tenho em casa.

Nos links explica como pode configurar o comando para poder controlar a TV. A configuração do comando Iris 2024 é igual à do comando 2.0.

A partir daí o comando 2.0 e o comando Iris têm a mesma maneira de operação. Quando clica na tecla “TV” o comando passa a comportar-se durante 15 segundos como comando que controla a TV e assim consegue desligar e ligar a TV com esse comando. Tem estas funcionalidades, assim de cor:

Comando Iris 2024

Desliga e liga TV 

Controlar o volume da TV e Mute

Tempo de operação: 15 segundos após clicar na tecla TV ou até usar um botão que não seja Power on, Mute, V+, V-

Comando 2.0 (lançado em 2011)

Desliga e liga TV 

Controlar os botões numéricos da TV

Controlar o botão de entrada AV/HDMI da TV

Tempo de operação: 15 segundos após clicar na tecla TV ou até tornar a carregar na tecla TV do comando

Comando 1.0 (lançado em 2008)

Desliga e liga TV 

Controlar os botões numéricos da TV

Controlar o botão de entrada AV/HDMI da TV

Controlar botão de teletexto, EPG digital da TV, setas direcionais para menu da TV, comando universal no fundo

Tempo de operação: Após clicar na tecla TV e até tornar a clicar no botão BOX do comando

No que respeita a controlar a TV, o comando Iris 2024, apesar de não ter CEC, no fundo tem as mesmas funções que o comando da UMA V2  (possível configurar para ligar e desligar a TV e também tem opção para controlar o volume da TV o comando da UMA V2). Comando UMA V2 funciona por CEC e o comando Iris funciona por infravermelhos. 

Tem uma diferença, contudo. Este novo comando Iris acaba por ser o único comando que a NOS/ZON lançou até hoje que não permite alterar a TV para a fonte HDMI da box, daí que eu aponte isso como uma desvantagem. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29621 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

Boa tarde, ​@CP001 
Muito obrigado pela sua partilha e feedback. De certo que o mesmo ajudará outros membros que queiram melhor compreender o funcionamento do novo comando. 
Obrigado, 

Jorge C
Super User
  • 8150 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

Boa noite a todos, 

Aproveito este tópico para subscrever as experiências já partilhadas sobre o comando que é parecido com o comando 5.0 da box UMA v2 😎

Apesar de raramente ver TV posso finalmente arrumar o antigo que nunca falhou. 

Sejam amigos do ambiente e usem pilhas recarregáveis ✨ 

Obrigado. 

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 579 comentários
  • 13 de janeiro de 2025

Bom dia, comunidade.

Recebido o comando 2.0 para a box Iris, só tenho a dizer pontos positivos, como está ligado a uma TV que não tem HDMI CEC não posso usar essas funcionalidades, mas de resto é muito mais ergonómico que o antecessor, não sei se será do comando, mas a navegação é mais rápida, as teclas suaves e silenciosas. o que é uma mais valia.

Recomendo vivamente a que, puder comprar um ou proceder à substituição.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21910 comentários
  • 13 de janeiro de 2025

Bom dia, também recebi o novo comando, que agradeço. Gostei da boa aparência, o material é de muito boa qualidade, muito elegante, muito mais cómodo no manuseamento.

Apenas senti dificuldade para abrir a tampa para colocar as pilhas.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29544 comentários
  • 13 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a partilha dos vossos testemunhos sobre o novo comando Iris com a comunidade ​@Jorge C, ​@Renato Gomes e ​@Jose Rodrigues.

Partilhem connosco qualquer questão ou sugestão que possa surgir. Os testemunhos da comundiade são muito importantes para nós.

Obrigado